O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Audenôra das Neves Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Abreu, Tereza Cristina Diniz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17242
Resumo: A importância da inclusão do lúdico e suas potencialidades para a construção da aprendizagem no contexto da Educação Infantil sempre desperta olhares e instiga diálogos e reflexões intensas entre educadores e suas práticas. Com vistas a tecer e ampliar o debate, o presente artigo é uma revisão bibliográfica e tem como objetivos pontuar a importância do lúdico na formação de professores; destacar a relevância do brincar para a criança na formação de professores de Educação Infantil e realçar a ludicidade das cantigas de roda como um instrumento capaz de construir saberes no processo do ensino e da aprendizagem. A metodologia realizada foi uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e abordagem histórico-cultural, através de textos, artigos, dissertações, livros e documentos. Os aportes teóricos, como os de Brougère (1998), Charlot (2013), Huizinga (1990), Kishimoto (1997; 2005), Luckesi (2020), Martins (1993, 2003, 2012), Santos (2007), Vygotsky (1991, 2000), dentre outros teóricos, vêm fundamentar as nossas argumentações de que o professor precisa complementar sua formação técnica e pedagógica, com a formação lúdica como elemento estruturante do processo de ensinar e desencadeadores de aprendizagens significativas. A ludicidade se faz necessário porque a Educação Infantil precisa ser um espaço prazeroso, a infância é por excelência o momento da brincadeira e as cantigas de roda proporcionam alegria, prazer para as crianças e para os professores e que necessitam ter o seu espaço reservado e preservado na infância e na escola.Palavras-chave: Lúdico, Formação de professores, Educação Infantil, Cantigas de roda.The ludician in the training of children's education teachers: weaving dialogues, learning from the wheel singerABSTRACTThe importance of including playfulness and its potential for the construction of learning in the context of Early Childhood Education, always arouses glances and instigates intense dialogues and reflections, between educators and their practices. In order to weave and expand the debate, this article is a bibliographic review and aims to highlight the importance of playfulness in teacher education; to highlight the relevance of playing for the child in the formation of Early Childhood Education teachers and to highlight the playfulness of the cantigas de roda as an instrument capable of building knowledge in the teaching and learning process. The methodology used was a bibliographic, qualitative and historical-cultural approach, through texts, articles, dissertations, books and documents. Theoretical contributions, such as those by Brougère (1998), Charlot (2013), Huizinga (1990), Kishimoto (1997; 2005), Luckesi (2020), Martins (1993, 2003, 2012), Santos (1997), Vygotsky (1991, 2000), among other theorists, supports our arguments that the teacher needs to complement his technical and pedagogical training, with playful training as a structuring element of the teaching process and triggers of significant learning. Playfulness is necessary because Early Childhood Education needs to be a pleasurable space, childhood is the moment of play par excellence and the singing songs provide joy, pleasure for children and teachers and they need to have their space reserved and preserved in childhood and at school.Keywords: Playful, Teacher Training, Early Childhood Education, Cantigas de roda.El ludician en la formación de profesores de educación infantil: diálogos de techo, aprendiendo de las cantigas de rodaRESUMENLa importancia de incluir el juego y su potencial para la construcción del aprendizaje en el contexto de la Educación de la Primera Infancia, siempre despierta miradas e instiga intensos diálogos y reflexiones, entre los educadores y sus prácticas. Con el fin de tejer y expandir el debate, este artículo es una revisión bibliográfica y tiene como objetivo resaltar la importancia del juego en la formación docente; resaltar la relevancia de jugar para los niños en la formación de maestros de Educación Infantil y resaltar la alegría de las cantigas de roda como un instrumento capaz de construir conocimiento en el proceso de enseñanza y aprendizaje. La metodología utilizada fue un enfoque bibliográfico, cualitativo e histórico-cultural, a través de textos, artículos, disertaciones, libros y documentos. Contribuciones teóricas, como las de Brougère (1998), Charlot (2013), Huizinga (1990), Kishimoto (1997, 2005), Luckesi (2020), Martins (1993, 2003, 2012), Santos (1997), Vygotsky (1991, 2000), entre otros teóricos, respalda nuestros argumentos de que el maestro necesita complementar su formación técnica y pedagógica, con la formación lúdica como elemento estructurante del proceso de enseñanza y desencadenantes del aprendizaje significativo. La diversión es necesaria porque la Educación de la Primera Infancia debe ser un espacio placentero, la infancia es el momento de jugar por excelencia y las canciones para cantar brindan alegría, placer a los niños y a los maestros, y necesitan tener su espacio reservado y preservado en la infancia y en la escuela.Palabras clave: Juguetón, Capacitación docente, Educación de la primera infancia, Cantigas de roda
id UFMA-3_c7579bd64989085997eb2dc9ed421d75
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17242
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de rodaLúdico. Formação de professores. Educação Infantil. Cantigas de rodaA importância da inclusão do lúdico e suas potencialidades para a construção da aprendizagem no contexto da Educação Infantil sempre desperta olhares e instiga diálogos e reflexões intensas entre educadores e suas práticas. Com vistas a tecer e ampliar o debate, o presente artigo é uma revisão bibliográfica e tem como objetivos pontuar a importância do lúdico na formação de professores; destacar a relevância do brincar para a criança na formação de professores de Educação Infantil e realçar a ludicidade das cantigas de roda como um instrumento capaz de construir saberes no processo do ensino e da aprendizagem. A metodologia realizada foi uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e abordagem histórico-cultural, através de textos, artigos, dissertações, livros e documentos. Os aportes teóricos, como os de Brougère (1998), Charlot (2013), Huizinga (1990), Kishimoto (1997; 2005), Luckesi (2020), Martins (1993, 2003, 2012), Santos (2007), Vygotsky (1991, 2000), dentre outros teóricos, vêm fundamentar as nossas argumentações de que o professor precisa complementar sua formação técnica e pedagógica, com a formação lúdica como elemento estruturante do processo de ensinar e desencadeadores de aprendizagens significativas. A ludicidade se faz necessário porque a Educação Infantil precisa ser um espaço prazeroso, a infância é por excelência o momento da brincadeira e as cantigas de roda proporcionam alegria, prazer para as crianças e para os professores e que necessitam ter o seu espaço reservado e preservado na infância e na escola.Palavras-chave: Lúdico, Formação de professores, Educação Infantil, Cantigas de roda.The ludician in the training of children's education teachers: weaving dialogues, learning from the wheel singerABSTRACTThe importance of including playfulness and its potential for the construction of learning in the context of Early Childhood Education, always arouses glances and instigates intense dialogues and reflections, between educators and their practices. In order to weave and expand the debate, this article is a bibliographic review and aims to highlight the importance of playfulness in teacher education; to highlight the relevance of playing for the child in the formation of Early Childhood Education teachers and to highlight the playfulness of the cantigas de roda as an instrument capable of building knowledge in the teaching and learning process. The methodology used was a bibliographic, qualitative and historical-cultural approach, through texts, articles, dissertations, books and documents. Theoretical contributions, such as those by Brougère (1998), Charlot (2013), Huizinga (1990), Kishimoto (1997; 2005), Luckesi (2020), Martins (1993, 2003, 2012), Santos (1997), Vygotsky (1991, 2000), among other theorists, supports our arguments that the teacher needs to complement his technical and pedagogical training, with playful training as a structuring element of the teaching process and triggers of significant learning. Playfulness is necessary because Early Childhood Education needs to be a pleasurable space, childhood is the moment of play par excellence and the singing songs provide joy, pleasure for children and teachers and they need to have their space reserved and preserved in childhood and at school.Keywords: Playful, Teacher Training, Early Childhood Education, Cantigas de roda.El ludician en la formación de profesores de educación infantil: diálogos de techo, aprendiendo de las cantigas de rodaRESUMENLa importancia de incluir el juego y su potencial para la construcción del aprendizaje en el contexto de la Educación de la Primera Infancia, siempre despierta miradas e instiga intensos diálogos y reflexiones, entre los educadores y sus prácticas. Con el fin de tejer y expandir el debate, este artículo es una revisión bibliográfica y tiene como objetivo resaltar la importancia del juego en la formación docente; resaltar la relevancia de jugar para los niños en la formación de maestros de Educación Infantil y resaltar la alegría de las cantigas de roda como un instrumento capaz de construir conocimiento en el proceso de enseñanza y aprendizaje. La metodología utilizada fue un enfoque bibliográfico, cualitativo e histórico-cultural, a través de textos, artículos, disertaciones, libros y documentos. Contribuciones teóricas, como las de Brougère (1998), Charlot (2013), Huizinga (1990), Kishimoto (1997, 2005), Luckesi (2020), Martins (1993, 2003, 2012), Santos (1997), Vygotsky (1991, 2000), entre otros teóricos, respalda nuestros argumentos de que el maestro necesita complementar su formación técnica y pedagógica, con la formación lúdica como elemento estructurante del proceso de enseñanza y desencadenantes del aprendizaje significativo. La diversión es necesaria porque la Educación de la Primera Infancia debe ser un espacio placentero, la infancia es el momento de jugar por excelencia y las canciones para cantar brindan alegría, placer a los niños y a los maestros, y necesitan tener su espacio reservado y preservado en la infancia y en la escuela.Palabras clave: Juguetón, Capacitación docente, Educación de la primera infancia, Cantigas de rodaUniversidade Federal do Maranhão2021-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1724210.18764/2358-4319.v14n2p535-557Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.535-5572358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17242/9326Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maria Audenôra das Neves SilvaAbreu, Tereza Cristina Diniz de2021-07-17T16:53:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17242Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-07-17T16:53:52Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda
title O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda
spellingShingle O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda
Martins, Maria Audenôra das Neves Silva
Lúdico. Formação de professores. Educação Infantil. Cantigas de roda
title_short O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda
title_full O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda
title_fullStr O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda
title_full_unstemmed O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda
title_sort O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda
author Martins, Maria Audenôra das Neves Silva
author_facet Martins, Maria Audenôra das Neves Silva
Abreu, Tereza Cristina Diniz de
author_role author
author2 Abreu, Tereza Cristina Diniz de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Audenôra das Neves Silva
Abreu, Tereza Cristina Diniz de
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico. Formação de professores. Educação Infantil. Cantigas de roda
topic Lúdico. Formação de professores. Educação Infantil. Cantigas de roda
description A importância da inclusão do lúdico e suas potencialidades para a construção da aprendizagem no contexto da Educação Infantil sempre desperta olhares e instiga diálogos e reflexões intensas entre educadores e suas práticas. Com vistas a tecer e ampliar o debate, o presente artigo é uma revisão bibliográfica e tem como objetivos pontuar a importância do lúdico na formação de professores; destacar a relevância do brincar para a criança na formação de professores de Educação Infantil e realçar a ludicidade das cantigas de roda como um instrumento capaz de construir saberes no processo do ensino e da aprendizagem. A metodologia realizada foi uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e abordagem histórico-cultural, através de textos, artigos, dissertações, livros e documentos. Os aportes teóricos, como os de Brougère (1998), Charlot (2013), Huizinga (1990), Kishimoto (1997; 2005), Luckesi (2020), Martins (1993, 2003, 2012), Santos (2007), Vygotsky (1991, 2000), dentre outros teóricos, vêm fundamentar as nossas argumentações de que o professor precisa complementar sua formação técnica e pedagógica, com a formação lúdica como elemento estruturante do processo de ensinar e desencadeadores de aprendizagens significativas. A ludicidade se faz necessário porque a Educação Infantil precisa ser um espaço prazeroso, a infância é por excelência o momento da brincadeira e as cantigas de roda proporcionam alegria, prazer para as crianças e para os professores e que necessitam ter o seu espaço reservado e preservado na infância e na escola.Palavras-chave: Lúdico, Formação de professores, Educação Infantil, Cantigas de roda.The ludician in the training of children's education teachers: weaving dialogues, learning from the wheel singerABSTRACTThe importance of including playfulness and its potential for the construction of learning in the context of Early Childhood Education, always arouses glances and instigates intense dialogues and reflections, between educators and their practices. In order to weave and expand the debate, this article is a bibliographic review and aims to highlight the importance of playfulness in teacher education; to highlight the relevance of playing for the child in the formation of Early Childhood Education teachers and to highlight the playfulness of the cantigas de roda as an instrument capable of building knowledge in the teaching and learning process. The methodology used was a bibliographic, qualitative and historical-cultural approach, through texts, articles, dissertations, books and documents. Theoretical contributions, such as those by Brougère (1998), Charlot (2013), Huizinga (1990), Kishimoto (1997; 2005), Luckesi (2020), Martins (1993, 2003, 2012), Santos (1997), Vygotsky (1991, 2000), among other theorists, supports our arguments that the teacher needs to complement his technical and pedagogical training, with playful training as a structuring element of the teaching process and triggers of significant learning. Playfulness is necessary because Early Childhood Education needs to be a pleasurable space, childhood is the moment of play par excellence and the singing songs provide joy, pleasure for children and teachers and they need to have their space reserved and preserved in childhood and at school.Keywords: Playful, Teacher Training, Early Childhood Education, Cantigas de roda.El ludician en la formación de profesores de educación infantil: diálogos de techo, aprendiendo de las cantigas de rodaRESUMENLa importancia de incluir el juego y su potencial para la construcción del aprendizaje en el contexto de la Educación de la Primera Infancia, siempre despierta miradas e instiga intensos diálogos y reflexiones, entre los educadores y sus prácticas. Con el fin de tejer y expandir el debate, este artículo es una revisión bibliográfica y tiene como objetivo resaltar la importancia del juego en la formación docente; resaltar la relevancia de jugar para los niños en la formación de maestros de Educación Infantil y resaltar la alegría de las cantigas de roda como un instrumento capaz de construir conocimiento en el proceso de enseñanza y aprendizaje. La metodología utilizada fue un enfoque bibliográfico, cualitativo e histórico-cultural, a través de textos, artículos, disertaciones, libros y documentos. Contribuciones teóricas, como las de Brougère (1998), Charlot (2013), Huizinga (1990), Kishimoto (1997, 2005), Luckesi (2020), Martins (1993, 2003, 2012), Santos (1997), Vygotsky (1991, 2000), entre otros teóricos, respalda nuestros argumentos de que el maestro necesita complementar su formación técnica y pedagógica, con la formación lúdica como elemento estructurante del proceso de enseñanza y desencadenantes del aprendizaje significativo. La diversión es necesaria porque la Educación de la Primera Infancia debe ser un espacio placentero, la infancia es el momento de jugar por excelencia y las canciones para cantar brindan alegría, placer a los niños y a los maestros, y necesitan tener su espacio reservado y preservado en la infancia y en la escuela.Palabras clave: Juguetón, Capacitación docente, Educación de la primera infancia, Cantigas de roda
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17242
10.18764/2358-4319.v14n2p535-557
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17242
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v14n2p535-557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17242/9326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.14, n.2, maio/ago. 2021; p.535-557
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321748406272