A ESCOLA E O COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RUAS DE JOÃO PESSOA/PB SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Maria da Penha Caetano de Figueiredo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3247
Resumo: Nas últimas três décadas do século XX, a situação de crianças e adolescentes trabalhando e morando nas ruas das cidades brasileiras, vem preocupando vários segmentos da sociedade, profissionais e estudiosos no Brasil. Em 2001, a Secretaria de Educação e Cultura do município de João Pessoa/PB, tendo em vista o aumento de crianças e adolescentes nas ruas, criou oProjeto “Escola Vai à Rua”, no qual contribuímos para a sua implantação. Os objetivos da pesquisa foram analisar o significado da escola no cotidiano das crianças e dos adolescentes; entender as representações sociais que elestêm da escola e compreender as causas da evasão escolar. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa. Utilizamo-nos da observação participante, entrevistas abertas, registros dos diários de campo, oficinas pedagógicas, conversas informais e depoimentos. A partir das informações, falas e depoimentosconcluímos que, a escola representava um espaço de socialização e de autoestima para as crianças e os adolescentes. As crianças e os adolescentes já haviam passado por uma escola formal, embora a maioria, ainda não soubesse ler e escrever. A evasão escolar era associada, em primeiro lugar, a necessidade de a criança trabalhar e, em segundo lugar, a “pedagogia” adotada nas escolas, desconsiderava a realidade social na qual estava inserido o aluno pobre e trabalhador, contribuindo para o seu afastamento parcial ou total do meio escolar e que reforça o processo de exclusão social no qual as crianças e os adolescentes estão inseridos.Palavras-chave: Escola. Criança. Rua.ABSTRACTIn the last three decades of the twentieth century, the situation of children and adolescents working and living on the streets of Brazilian cities began to worry various segments of society, professionals, and scholars in Brazil. In 2001, the Secretary of Education and Culture in the municipality of João Pessoa, Paraíba, having in view the increase of children and adolescents on the streets, created the project “School Comes to the Street,” in which we contributed to its implementation. The research objectives were analyzing the school’s significance in the daily lives of children and adolescents, understanding their social representations of the school, and comprehending the causes of truancy in the school. It was a question of qualitative research.We used the participant-observer method, open interviews, recordings in field journals, teaching workshops, informal conversations and declarations. From the information, conversations, and declarations we concluded that the school represented a space of socialization and self-esteem forthe children and adolescents. The children and adolescents had already attended formal schools; however, the majority had not learned to read or write. School truancy was associated in the first place with the necessity of the child working and, in the second place, with the pedagogy adopted by the schools, which ignored the social reality into the poor and working student is inserted, contributing to his partial or total alienation from theschool environment and which reinforced the process of social exclusion in which the children and adolescents are inserted.Keywords: School. Children. Street.
id UFMA-3_c92a9c66947090c00a05727ed5fdcae1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3247
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A ESCOLA E O COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RUAS DE JOÃO PESSOA/PB SCHOOLEscolaCriançaRua.Nas últimas três décadas do século XX, a situação de crianças e adolescentes trabalhando e morando nas ruas das cidades brasileiras, vem preocupando vários segmentos da sociedade, profissionais e estudiosos no Brasil. Em 2001, a Secretaria de Educação e Cultura do município de João Pessoa/PB, tendo em vista o aumento de crianças e adolescentes nas ruas, criou oProjeto “Escola Vai à Rua”, no qual contribuímos para a sua implantação. Os objetivos da pesquisa foram analisar o significado da escola no cotidiano das crianças e dos adolescentes; entender as representações sociais que elestêm da escola e compreender as causas da evasão escolar. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa. Utilizamo-nos da observação participante, entrevistas abertas, registros dos diários de campo, oficinas pedagógicas, conversas informais e depoimentos. A partir das informações, falas e depoimentosconcluímos que, a escola representava um espaço de socialização e de autoestima para as crianças e os adolescentes. As crianças e os adolescentes já haviam passado por uma escola formal, embora a maioria, ainda não soubesse ler e escrever. A evasão escolar era associada, em primeiro lugar, a necessidade de a criança trabalhar e, em segundo lugar, a “pedagogia” adotada nas escolas, desconsiderava a realidade social na qual estava inserido o aluno pobre e trabalhador, contribuindo para o seu afastamento parcial ou total do meio escolar e que reforça o processo de exclusão social no qual as crianças e os adolescentes estão inseridos.Palavras-chave: Escola. Criança. Rua.ABSTRACTIn the last three decades of the twentieth century, the situation of children and adolescents working and living on the streets of Brazilian cities began to worry various segments of society, professionals, and scholars in Brazil. In 2001, the Secretary of Education and Culture in the municipality of João Pessoa, Paraíba, having in view the increase of children and adolescents on the streets, created the project “School Comes to the Street,” in which we contributed to its implementation. The research objectives were analyzing the school’s significance in the daily lives of children and adolescents, understanding their social representations of the school, and comprehending the causes of truancy in the school. It was a question of qualitative research.We used the participant-observer method, open interviews, recordings in field journals, teaching workshops, informal conversations and declarations. From the information, conversations, and declarations we concluded that the school represented a space of socialization and self-esteem forthe children and adolescents. The children and adolescents had already attended formal schools; however, the majority had not learned to read or write. School truancy was associated in the first place with the necessity of the child working and, in the second place, with the pedagogy adopted by the schools, which ignored the social reality into the poor and working student is inserted, contributing to his partial or total alienation from theschool environment and which reinforced the process of social exclusion in which the children and adolescents are inserted.Keywords: School. Children. Street.Universidade Federal do Maranhão2015-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3247Revista Educação e Emancipação; v.5, n.2, jul./dez. 2012; 225-2442358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3247/2670http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3247/2671Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGil, Maria da Penha Caetano de Figueiredo2017-12-19T14:53:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3247Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-12-19T14:53:37Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA E O COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RUAS DE JOÃO PESSOA/PB SCHOOL
title A ESCOLA E O COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RUAS DE JOÃO PESSOA/PB SCHOOL
spellingShingle A ESCOLA E O COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RUAS DE JOÃO PESSOA/PB SCHOOL
Gil, Maria da Penha Caetano de Figueiredo
Escola
Criança
Rua.
title_short A ESCOLA E O COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RUAS DE JOÃO PESSOA/PB SCHOOL
title_full A ESCOLA E O COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RUAS DE JOÃO PESSOA/PB SCHOOL
title_fullStr A ESCOLA E O COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RUAS DE JOÃO PESSOA/PB SCHOOL
title_full_unstemmed A ESCOLA E O COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RUAS DE JOÃO PESSOA/PB SCHOOL
title_sort A ESCOLA E O COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RUAS DE JOÃO PESSOA/PB SCHOOL
author Gil, Maria da Penha Caetano de Figueiredo
author_facet Gil, Maria da Penha Caetano de Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Maria da Penha Caetano de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Criança
Rua.
topic Escola
Criança
Rua.
description Nas últimas três décadas do século XX, a situação de crianças e adolescentes trabalhando e morando nas ruas das cidades brasileiras, vem preocupando vários segmentos da sociedade, profissionais e estudiosos no Brasil. Em 2001, a Secretaria de Educação e Cultura do município de João Pessoa/PB, tendo em vista o aumento de crianças e adolescentes nas ruas, criou oProjeto “Escola Vai à Rua”, no qual contribuímos para a sua implantação. Os objetivos da pesquisa foram analisar o significado da escola no cotidiano das crianças e dos adolescentes; entender as representações sociais que elestêm da escola e compreender as causas da evasão escolar. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa. Utilizamo-nos da observação participante, entrevistas abertas, registros dos diários de campo, oficinas pedagógicas, conversas informais e depoimentos. A partir das informações, falas e depoimentosconcluímos que, a escola representava um espaço de socialização e de autoestima para as crianças e os adolescentes. As crianças e os adolescentes já haviam passado por uma escola formal, embora a maioria, ainda não soubesse ler e escrever. A evasão escolar era associada, em primeiro lugar, a necessidade de a criança trabalhar e, em segundo lugar, a “pedagogia” adotada nas escolas, desconsiderava a realidade social na qual estava inserido o aluno pobre e trabalhador, contribuindo para o seu afastamento parcial ou total do meio escolar e que reforça o processo de exclusão social no qual as crianças e os adolescentes estão inseridos.Palavras-chave: Escola. Criança. Rua.ABSTRACTIn the last three decades of the twentieth century, the situation of children and adolescents working and living on the streets of Brazilian cities began to worry various segments of society, professionals, and scholars in Brazil. In 2001, the Secretary of Education and Culture in the municipality of João Pessoa, Paraíba, having in view the increase of children and adolescents on the streets, created the project “School Comes to the Street,” in which we contributed to its implementation. The research objectives were analyzing the school’s significance in the daily lives of children and adolescents, understanding their social representations of the school, and comprehending the causes of truancy in the school. It was a question of qualitative research.We used the participant-observer method, open interviews, recordings in field journals, teaching workshops, informal conversations and declarations. From the information, conversations, and declarations we concluded that the school represented a space of socialization and self-esteem forthe children and adolescents. The children and adolescents had already attended formal schools; however, the majority had not learned to read or write. School truancy was associated in the first place with the necessity of the child working and, in the second place, with the pedagogy adopted by the schools, which ignored the social reality into the poor and working student is inserted, contributing to his partial or total alienation from theschool environment and which reinforced the process of social exclusion in which the children and adolescents are inserted.Keywords: School. Children. Street.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3247
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3247/2670
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3247/2671
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.5, n.2, jul./dez. 2012; 225-244
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711319553736704