Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de Córdoba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana de Fátima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9728
Resumo: O artigo objetiva discutir o panorama atual da educação superior na América Latina e Caribe e perspectivas para a sua evolução de forma mais autônoma, integrada e autocentrada. Está organizado em três partes. A primeira constitui uma breve contextualização política, econômica e social da região, evidenciando a heterogeneidade entre os países, suas fragilidades e potencialidades. A segunda apresenta o quadro atual da educação superior, ciência e tecnologia da ALeC, resgatando as principais mudanças advindas desde a Reforma Universitária de Córdoba. A terceira discute a necessidade de um projeto de integração universitária regional para a superação de problemas comuns e o desenvolvimento da educação, em uma perspectiva de justiça social. As discussões estão embasadas nos escritos de autores que se dedicaram a uma análise da América Latina e Caribe na modernidade contemporânea, como Segrera, Domingues e Perrota; além de dados estatísticos disponibilizados pelo Banco Mundial, Unesco, Ricyt e Cepal.Palavras-chave: Educação superior; Política educacional; Integração regional. Higher Education in Latin America and the Caribbean: overview and perspectives one hundred years after the Reform of CordobaABSTRACTThe article aims to discuss the current landscape of higher education in Latin America and the Caribbean and perspectives for its evolution in a more autonomous, integrated and self-centered way. It is organized in three parts. The fi rst is a brief political, economic and social contextualization of the region, highlighting the heterogeneity among countries, their fragilities and potentialities. The second presents the current framework of higher education, science and technology of LAC, rescuing the main changes since the University Reform of Cordoba. The third discusses the need for a regional university integration project to overcome common problems and for the development of education in a social justice perspective. The discussions are based on the writings of Latin America and the Caribbean scholars in contemporary modernity, such as Segrera, Domingues and Perrota; in addition to statistical data from the World Bank, Unesco, Ricyt and ECLAC.Keywords: Higher education. Educational politics. Regional integration. Educación Superior en América Latina y el Caribe: panorama y perspectivas cien años después de la Reforma de CórdobaRESUMENEl artículo objetiva discutir el panorama actual de la educación superior en América Latina y el Caribe y perspectivas para su evolución de forma más autónoma, integrada y autocentrada. Está organizado en tres partes. La primera constituye una breve contextualización política, económica y social de la región, evidenciando la heterogeneidad entre los países, sus fragilidades y potencialidades. La segunda presenta el cuadro actual de la educación superior, ciencia y tecnología de la ALeC, rescatando los principales cambios surgidos desde la Reforma Universitaria de Córdoba. La tercera discute la necesidad de un proyecto de integración universitaria regional para la superación de problemas comunes y el desarrollo de la educación superior, en una perspectiva de justicia social. Las discusiones están basadas en los escritos de autores que se dedicaron a un análisis de América Latina y el Caribe en la modernidad contemporánea, como Segrera, Domingues y Perrota; además de datos estadísticos del Banco Mundial, Unesco, Ricyt y Cepal.Palabras clave: Educación superior. Política educativa. Integración regional.
id UFMA-3_ca359215f8e65504b256cb0f917e5b25
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9728
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de CórdobaEducação superiorPolítica educacionalIntegração regional.O artigo objetiva discutir o panorama atual da educação superior na América Latina e Caribe e perspectivas para a sua evolução de forma mais autônoma, integrada e autocentrada. Está organizado em três partes. A primeira constitui uma breve contextualização política, econômica e social da região, evidenciando a heterogeneidade entre os países, suas fragilidades e potencialidades. A segunda apresenta o quadro atual da educação superior, ciência e tecnologia da ALeC, resgatando as principais mudanças advindas desde a Reforma Universitária de Córdoba. A terceira discute a necessidade de um projeto de integração universitária regional para a superação de problemas comuns e o desenvolvimento da educação, em uma perspectiva de justiça social. As discussões estão embasadas nos escritos de autores que se dedicaram a uma análise da América Latina e Caribe na modernidade contemporânea, como Segrera, Domingues e Perrota; além de dados estatísticos disponibilizados pelo Banco Mundial, Unesco, Ricyt e Cepal.Palavras-chave: Educação superior; Política educacional; Integração regional. Higher Education in Latin America and the Caribbean: overview and perspectives one hundred years after the Reform of CordobaABSTRACTThe article aims to discuss the current landscape of higher education in Latin America and the Caribbean and perspectives for its evolution in a more autonomous, integrated and self-centered way. It is organized in three parts. The fi rst is a brief political, economic and social contextualization of the region, highlighting the heterogeneity among countries, their fragilities and potentialities. The second presents the current framework of higher education, science and technology of LAC, rescuing the main changes since the University Reform of Cordoba. The third discusses the need for a regional university integration project to overcome common problems and for the development of education in a social justice perspective. The discussions are based on the writings of Latin America and the Caribbean scholars in contemporary modernity, such as Segrera, Domingues and Perrota; in addition to statistical data from the World Bank, Unesco, Ricyt and ECLAC.Keywords: Higher education. Educational politics. Regional integration. Educación Superior en América Latina y el Caribe: panorama y perspectivas cien años después de la Reforma de CórdobaRESUMENEl artículo objetiva discutir el panorama actual de la educación superior en América Latina y el Caribe y perspectivas para su evolución de forma más autónoma, integrada y autocentrada. Está organizado en tres partes. La primera constituye una breve contextualización política, económica y social de la región, evidenciando la heterogeneidad entre los países, sus fragilidades y potencialidades. La segunda presenta el cuadro actual de la educación superior, ciencia y tecnología de la ALeC, rescatando los principales cambios surgidos desde la Reforma Universitaria de Córdoba. La tercera discute la necesidad de un proyecto de integración universitaria regional para la superación de problemas comunes y el desarrollo de la educación superior, en una perspectiva de justicia social. Las discusiones están basadas en los escritos de autores que se dedicaron a un análisis de América Latina y el Caribe en la modernidad contemporánea, como Segrera, Domingues y Perrota; además de datos estadísticos del Banco Mundial, Unesco, Ricyt y Cepal.Palabras clave: Educación superior. Política educativa. Integración regional.Universidade Federal do Maranhão2018-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/972810.18764/2358-4319.v11n3p91-122Revista Educação e Emancipação; v.11, n.3, Dossiê Temático, set./dez. 2018; p.91-1222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9728/5652Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Juliana de Fátima2018-11-05T04:14:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9728Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-11-05T04:14:09Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de Córdoba
title Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de Córdoba
spellingShingle Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de Córdoba
Souza, Juliana de Fátima
Educação superior
Política educacional
Integração regional.
title_short Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de Córdoba
title_full Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de Córdoba
title_fullStr Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de Córdoba
title_full_unstemmed Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de Córdoba
title_sort Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de Córdoba
author Souza, Juliana de Fátima
author_facet Souza, Juliana de Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juliana de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Política educacional
Integração regional.
topic Educação superior
Política educacional
Integração regional.
description O artigo objetiva discutir o panorama atual da educação superior na América Latina e Caribe e perspectivas para a sua evolução de forma mais autônoma, integrada e autocentrada. Está organizado em três partes. A primeira constitui uma breve contextualização política, econômica e social da região, evidenciando a heterogeneidade entre os países, suas fragilidades e potencialidades. A segunda apresenta o quadro atual da educação superior, ciência e tecnologia da ALeC, resgatando as principais mudanças advindas desde a Reforma Universitária de Córdoba. A terceira discute a necessidade de um projeto de integração universitária regional para a superação de problemas comuns e o desenvolvimento da educação, em uma perspectiva de justiça social. As discussões estão embasadas nos escritos de autores que se dedicaram a uma análise da América Latina e Caribe na modernidade contemporânea, como Segrera, Domingues e Perrota; além de dados estatísticos disponibilizados pelo Banco Mundial, Unesco, Ricyt e Cepal.Palavras-chave: Educação superior; Política educacional; Integração regional. Higher Education in Latin America and the Caribbean: overview and perspectives one hundred years after the Reform of CordobaABSTRACTThe article aims to discuss the current landscape of higher education in Latin America and the Caribbean and perspectives for its evolution in a more autonomous, integrated and self-centered way. It is organized in three parts. The fi rst is a brief political, economic and social contextualization of the region, highlighting the heterogeneity among countries, their fragilities and potentialities. The second presents the current framework of higher education, science and technology of LAC, rescuing the main changes since the University Reform of Cordoba. The third discusses the need for a regional university integration project to overcome common problems and for the development of education in a social justice perspective. The discussions are based on the writings of Latin America and the Caribbean scholars in contemporary modernity, such as Segrera, Domingues and Perrota; in addition to statistical data from the World Bank, Unesco, Ricyt and ECLAC.Keywords: Higher education. Educational politics. Regional integration. Educación Superior en América Latina y el Caribe: panorama y perspectivas cien años después de la Reforma de CórdobaRESUMENEl artículo objetiva discutir el panorama actual de la educación superior en América Latina y el Caribe y perspectivas para su evolución de forma más autónoma, integrada y autocentrada. Está organizado en tres partes. La primera constituye una breve contextualización política, económica y social de la región, evidenciando la heterogeneidad entre los países, sus fragilidades y potencialidades. La segunda presenta el cuadro actual de la educación superior, ciencia y tecnología de la ALeC, rescatando los principales cambios surgidos desde la Reforma Universitaria de Córdoba. La tercera discute la necesidad de un proyecto de integración universitaria regional para la superación de problemas comunes y el desarrollo de la educación superior, en una perspectiva de justicia social. Las discusiones están basadas en los escritos de autores que se dedicaron a un análisis de América Latina y el Caribe en la modernidad contemporánea, como Segrera, Domingues y Perrota; además de datos estadísticos del Banco Mundial, Unesco, Ricyt y Cepal.Palabras clave: Educación superior. Política educativa. Integración regional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9728
10.18764/2358-4319.v11n3p91-122
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9728
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v11n3p91-122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9728/5652
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.11, n.3, Dossiê Temático, set./dez. 2018; p.91-122
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320740724736