As normalistas nas duas primeiras décadas do século XX em São Luís do Maranhão: entre o discurso da ordem e a subversão nas práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tourinho, Mary Angélica Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3314
Resumo: O presente trabalho inscreve-se na temática que se movimenta entre a história da educação e as relações de gênero; procura acompanhar atuações de alunas e egressas da Escola Normal do Maranhão, na transição do século XIX para o XX, tomando como ponto de partida as ideias, principalmente referente às mulheres, que compõem o ideário nacional do período. Estes referenciais identifi cam-se com a república e transformações sócioculturais e vão sendo disseminadas em todo território nacional; através de intelectuais -, como Teixeira Mendes,Coelho Neto, Barbosa de Godóis, Silvio Romero, Artur Azevedo – que produziram e reinterpretaram obras e correntes teóricas que integravam o contexto material e relacional desse período. Parte-se do pressuposto de que a Escola Normal, através da ação cotidiana de suas alunas e egressas, tornou-se um importante veículo de reinterpretação das ideias do novo na construção de uma sociedade modelar, em que o sexo feminino aparecia como sustentáculo fundamental na afi rmação de referenciais sociais considerados adequados para o período. Portanto, o trabalho sustenta-se no método de análise do discurso, que procura apontar a diferença entre o dito no discurso, e o lido pelas mulheres, nesse contexto, conforme nos aponta Chartier (2001), entendendo essa leitura como particular e aliada às práticas cotidianas especifi cadas, como “subversões”, na perspectiva de Certeau (2002). Para a representação do panorama local, que serviu de campo de vivência relacional e profi ssional, também se buscou referência no que Certeau (2002) denomina de “bricolagem”, como forma de montar um crítico “mosaico”, através do qual conseguimos vislumbrar a dinamicidade e multiplicidade comportamental, sociocultural, de mulheres normalistas no Maranhão daquele período. Palavras-chave: História da Educação. Normalista. Maranhão. Subversão. Cotidiano.
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