Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na capital de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Lúcio Alves de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marçal, Caio César Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8911
Resumo: A política de segurança pública nos últimos anos no Brasil tem sido posta em questão devido ao caos do sistema penitenciário. A privação de liberdade como retribuição não cumpre e é incapaz de exercer sua função de ressocialização. O trabalho em apreço busca a compreensão nas relações sociais por meio das representações, valores, crenças e significados apresentados no cotidiano das mulheres em regime de privação de liberdade que frequentam a instituição escolar no Complexo Penitenciário Feminino São Pedro Nolasco, situado em Belo Horizonte (MG). Os resultados das entrevistas permitiram verificar que as detentas estudantes veem a escolarização como possibilidade de novas perspectivas na vida, apesar das tensões existentes com os superiores e a precária estrutura oferecida para a educação no presídio.Palavras-chave: Mulheres. Encarceramento. Educação, Direitos Humanos. Imprisoned education: a study on women prisoners and students in the capital of Minas GeraisABSTRACTThe public security policy in recent years in Brazil has been called into question due to the chaos of the penitentiary system. Deprivation of liberty as retribution does not fulfill and is incapable of exercising its resocialization function. The present work seeks to understand social relations through the representations, values, beliefs and meanings presented in the daily life of women in detention that attend the school institution in the São Pedro Nolasco Female Penitentiary Complex, located in Belo Horizonte (MG) ). The results of the interviews made it possible to verify that the student detainees see schooling as a possibility for new perspectives in life, despite tensions with superiors and the precarious structure offered for education in the prison.Keywords: Women. Imprisonment. Education. Human Rights. Educación encarcelada: un estudio sobre mujeres reclusas y estudiantes en la capital de Minas Gerais RESUMENLa política de seguridad pública en los últimos años en Brasil ha sido cuestionada, debido al caos del sistema penitenciario. La privación de libertad como retribución no cumple y es incapaz de ejercer su función de resocialización. El trabajo en aprecio busca la comprensión en las relaciones sociales a través de las representaciones, valores, creencias y significados presentados en el cotidiano de las mujeres en régimen de privación de libertad que frecuentan la institución escolar en el Complejo Penitenciario Femenino São Pedro Nolasco, situado en Belo Horizonte (MG). Los resultados de las entrevistas permitieron verificar que encarceladas ven que la escolarización como posibilidad de nuevas perspectivas de vida, a pesar de las tensiones existentes con los superiores y la precaria estructura ofrecida para la educación en el presidio.Palabras clave: Mujeres. Encarcelamiento. Educación. Derechos Humanos.
id UFMA-3_df45cbb9de8e95d5f4af28724eac8c09
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8911
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na capital de Minas GeraisMulheres. Encarceramento. EducaçãoDireitos Humanos.A política de segurança pública nos últimos anos no Brasil tem sido posta em questão devido ao caos do sistema penitenciário. A privação de liberdade como retribuição não cumpre e é incapaz de exercer sua função de ressocialização. O trabalho em apreço busca a compreensão nas relações sociais por meio das representações, valores, crenças e significados apresentados no cotidiano das mulheres em regime de privação de liberdade que frequentam a instituição escolar no Complexo Penitenciário Feminino São Pedro Nolasco, situado em Belo Horizonte (MG). Os resultados das entrevistas permitiram verificar que as detentas estudantes veem a escolarização como possibilidade de novas perspectivas na vida, apesar das tensões existentes com os superiores e a precária estrutura oferecida para a educação no presídio.Palavras-chave: Mulheres. Encarceramento. Educação, Direitos Humanos. Imprisoned education: a study on women prisoners and students in the capital of Minas GeraisABSTRACTThe public security policy in recent years in Brazil has been called into question due to the chaos of the penitentiary system. Deprivation of liberty as retribution does not fulfill and is incapable of exercising its resocialization function. The present work seeks to understand social relations through the representations, values, beliefs and meanings presented in the daily life of women in detention that attend the school institution in the São Pedro Nolasco Female Penitentiary Complex, located in Belo Horizonte (MG) ). The results of the interviews made it possible to verify that the student detainees see schooling as a possibility for new perspectives in life, despite tensions with superiors and the precarious structure offered for education in the prison.Keywords: Women. Imprisonment. Education. Human Rights. Educación encarcelada: un estudio sobre mujeres reclusas y estudiantes en la capital de Minas Gerais RESUMENLa política de seguridad pública en los últimos años en Brasil ha sido cuestionada, debido al caos del sistema penitenciario. La privación de libertad como retribución no cumple y es incapaz de ejercer su función de resocialización. El trabajo en aprecio busca la comprensión en las relaciones sociales a través de las representaciones, valores, creencias y significados presentados en el cotidiano de las mujeres en régimen de privación de libertad que frecuentan la institución escolar en el Complejo Penitenciario Femenino São Pedro Nolasco, situado en Belo Horizonte (MG). Los resultados de las entrevistas permitieron verificar que encarceladas ven que la escolarización como posibilidad de nuevas perspectivas de vida, a pesar de las tensiones existentes con los superiores y la precaria estructura ofrecida para la educación en el presidio.Palabras clave: Mujeres. Encarcelamiento. Educación. Derechos Humanos.Universidade Federal do Maranhão2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/891110.18764/2358-4319.v11n1p152-174Revista Educação e Emancipação; v.11, n. 1, jan./abr. 2018; p.152-1742358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8911/5400Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Lúcio Alves deMarçal, Caio César Sousa2018-07-06T02:25:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8911Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-07-06T02:25:43Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na capital de Minas Gerais
title Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na capital de Minas Gerais
spellingShingle Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na capital de Minas Gerais
Barros, Lúcio Alves de
Mulheres. Encarceramento. Educação
Direitos Humanos.
title_short Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na capital de Minas Gerais
title_full Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na capital de Minas Gerais
title_fullStr Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na capital de Minas Gerais
title_full_unstemmed Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na capital de Minas Gerais
title_sort Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na capital de Minas Gerais
author Barros, Lúcio Alves de
author_facet Barros, Lúcio Alves de
Marçal, Caio César Sousa
author_role author
author2 Marçal, Caio César Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Lúcio Alves de
Marçal, Caio César Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres. Encarceramento. Educação
Direitos Humanos.
topic Mulheres. Encarceramento. Educação
Direitos Humanos.
description A política de segurança pública nos últimos anos no Brasil tem sido posta em questão devido ao caos do sistema penitenciário. A privação de liberdade como retribuição não cumpre e é incapaz de exercer sua função de ressocialização. O trabalho em apreço busca a compreensão nas relações sociais por meio das representações, valores, crenças e significados apresentados no cotidiano das mulheres em regime de privação de liberdade que frequentam a instituição escolar no Complexo Penitenciário Feminino São Pedro Nolasco, situado em Belo Horizonte (MG). Os resultados das entrevistas permitiram verificar que as detentas estudantes veem a escolarização como possibilidade de novas perspectivas na vida, apesar das tensões existentes com os superiores e a precária estrutura oferecida para a educação no presídio.Palavras-chave: Mulheres. Encarceramento. Educação, Direitos Humanos. Imprisoned education: a study on women prisoners and students in the capital of Minas GeraisABSTRACTThe public security policy in recent years in Brazil has been called into question due to the chaos of the penitentiary system. Deprivation of liberty as retribution does not fulfill and is incapable of exercising its resocialization function. The present work seeks to understand social relations through the representations, values, beliefs and meanings presented in the daily life of women in detention that attend the school institution in the São Pedro Nolasco Female Penitentiary Complex, located in Belo Horizonte (MG) ). The results of the interviews made it possible to verify that the student detainees see schooling as a possibility for new perspectives in life, despite tensions with superiors and the precarious structure offered for education in the prison.Keywords: Women. Imprisonment. Education. Human Rights. Educación encarcelada: un estudio sobre mujeres reclusas y estudiantes en la capital de Minas Gerais RESUMENLa política de seguridad pública en los últimos años en Brasil ha sido cuestionada, debido al caos del sistema penitenciario. La privación de libertad como retribución no cumple y es incapaz de ejercer su función de resocialización. El trabajo en aprecio busca la comprensión en las relaciones sociales a través de las representaciones, valores, creencias y significados presentados en el cotidiano de las mujeres en régimen de privación de libertad que frecuentan la institución escolar en el Complejo Penitenciario Femenino São Pedro Nolasco, situado en Belo Horizonte (MG). Los resultados de las entrevistas permitieron verificar que encarceladas ven que la escolarización como posibilidad de nuevas perspectivas de vida, a pesar de las tensiones existentes con los superiores y la precaria estructura ofrecida para la educación en el presidio.Palabras clave: Mujeres. Encarcelamiento. Educación. Derechos Humanos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8911
10.18764/2358-4319.v11n1p152-174
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8911
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v11n1p152-174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8911/5400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.11, n. 1, jan./abr. 2018; p.152-174
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320671518720