El ejercicio de la docencia en un contexto de reformas educativas: ¿una vía para controlar el trabajo docente?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20558 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar a interface entre as recentes reformas educacionais e o trabalho docente, bem como suas implicações sobre a formação de professores da educação básica. Este tema insere-se no atual contexto de mercantilização e privatização na área da educação, em que os agentes privados têm ampliado seu poder de influência sobre a esfera educacional e, com isso, passam a interferir nas políticas públicas de educação, como é o caso das propostas de reformas nessa área. O foco da análise são as mudanças mais recentes propostas para o sistema educacional, tendo como recorte a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), a Base Nacional Comum Curricular (Resolução nº 4 de 2018) e a Resolução CNE/CP nº 2/2019, que institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Parte-se da hipótese de que a implementação destas reformas intensifica o quadro de precarização das condições de trabalho, da carreira e da formação docente. Dentre os principais resultados da análise, observou-se que estas reformas têm levado à desvalorização do saber docente e do trabalho intelectual, ao esvaziamento da formação de professores, à redução de trabalhadores qualificados e à precarização do trabalho docente. Este trabalho se baseia no referencial teórico e metodológico do materialismo histórico-dialético e apoia-se nas áreas da Sociologia da Educação e do Trabalho. |
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El ejercicio de la docencia en un contexto de reformas educativas: ¿una vía para controlar el trabajo docente?The practice of teaching in a context of educational reforms: a way to control over teaching work?O exercício da docência em um contexto de reformas educacionais: um caminho para o controle sobre o trabalho docente?trabalho docentereforma educacionalprivatização da educaçãotrabajo docentereforma educativaprivatización de la educaciónteaching workeducational reformprivatization of educationO presente artigo tem por objetivo analisar a interface entre as recentes reformas educacionais e o trabalho docente, bem como suas implicações sobre a formação de professores da educação básica. Este tema insere-se no atual contexto de mercantilização e privatização na área da educação, em que os agentes privados têm ampliado seu poder de influência sobre a esfera educacional e, com isso, passam a interferir nas políticas públicas de educação, como é o caso das propostas de reformas nessa área. O foco da análise são as mudanças mais recentes propostas para o sistema educacional, tendo como recorte a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), a Base Nacional Comum Curricular (Resolução nº 4 de 2018) e a Resolução CNE/CP nº 2/2019, que institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Parte-se da hipótese de que a implementação destas reformas intensifica o quadro de precarização das condições de trabalho, da carreira e da formação docente. Dentre os principais resultados da análise, observou-se que estas reformas têm levado à desvalorização do saber docente e do trabalho intelectual, ao esvaziamento da formação de professores, à redução de trabalhadores qualificados e à precarização do trabalho docente. Este trabalho se baseia no referencial teórico e metodológico do materialismo histórico-dialético e apoia-se nas áreas da Sociologia da Educação e do Trabalho.This article aims to analyze the interface between recent educational reforms and teaching work, and its implications for the formation of teachers in basic education. This theme is part of the current context of commodification and privatization in education area, in which private agents have increased their power of influence over the educational sphere and, with this, they start to interfere in public education policies, as is the case of the reform proposals in this area. The focus of the analysis is the most recent changes proposed for the educational system, having as a cut the High School Reform (Law 13.415/2017), the Common Curriculum National Base (Resolution nº 4 of 2018) and Resolution CNE/CP nº 2/2019, which establishes the Common National Base for the Initial Formation of Basic Education Teachers (BNC- Formation). It starts with the hypothesis that the implementation of these reforms intensifies the precariousness of working conditions, career and teacher formation. Among the main results of the analysis, it was observed that these reforms have led to the devaluation of teaching knowledge and intellectual work, the emptying of teacher formation, the reduction of qualified workers and the precariousness of teaching work. This article is based on the theoretical and methodological framework of historical-dialectical materialism and is supported by the areas of Sociology of Education and Work.Este artículo tiene como objetivo analizar la interrelación entre las reformas educativas recientes y el trabajo docente, y sus implicaciones para la formación de docentes de educación básica. Este tema se enmarca en el actual contexto de mercantilización y privatización en el área de la educación, en el cual los agentes privados han incrementado su poder de influencia sobre el ámbito educativo y, con ello, comienzan a interferir en las políticas públicas educativas, como es el caso de las propuestas de reforma en este ámbito. El foco del análisis son los cambios más recientes propuestos para el sistema educativo, teniendo como corte la Reforma de la Enseñanza Media (Ley 13.415/2017), la Base Nacional Común Curricular (Resolución nº 4 de 2018) y la Resolución CNE/CP nº 2/2019, por la que se crea la Base Nacional Común para la Formación Inicial de Profesores de Educación Básica (BNC-Formación). Se parte de la hipótesis de que la implementación de estas reformas intensifica la precariedad de las condiciones de trabajo, carrera y formación docente. Entre los principales resultados del análisis, se observó que estas reformas han llevado a la desvalorización del saber docente y del trabajo intelectual, el vaciamiento de la formación docente, la reducción de trabajadores calificados y la precarización del trabajo docente. Este artículo parte del marco teórico y metodológico del materialismo histórico-dialéctico y se fundamenta en las áreas de la Sociología de la Educación y el Trabajo.Universidade Federal do Maranhão2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2055810.18764/2358-4319v15n3.2022.32Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20558/11530http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Maria Aparecida2022-12-27T23:53:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20558Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-12-27T23:53:45Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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