Movimento Popular Planta y Vida de Rio Verde y Escuela: posibilidades y desafíos de las prácticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Queiroz, Edinalva Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19828
Resumo: Busca-se compreender o Movimento Popular Planta e Vida de Rio Verde – MOPORV e as possibilidades e desafios das práticas pedagógicas tecidas neste movimento. Participaram da pesquisa cinco docentes do sexo feminino, vinculadas a escolas públicas e privadas, tempo médio de docência de 25 anos e que desenvolveram no ano de 2019 atividades pedagógicas no MOPORV. Foram realizadas entrevistas individuais e a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os resultados das entrevistas foram organizados com base nos seguintes núcleos de sentidos: Núcleo 1 – Não é o MOPORV como movimento social, é o MOPORV dos remédios naturais; Núcleo 2 – O papel do MOPORV no processo ensino-aprendizagem; Núcleo 3 – Os movimentos sociais nas práticas pedagógicas e seus conflitos e seus desafios. Como resultado tem-se que as participantes conceberam o MOPORV em seu papel comercial e saber popular de plantas medicinais e naturais; as práticas pedagógicas realizadas centram-se nos aspectos biológicos relacionados às plantas, não observando o desenvolvimento de atividades transversais de diálogo histórico, social, político e ético. As participantes relataram desenvolver parcialmente a temática dos movimentos sociais e populares, uma vez que podem ser geradores de desgaste tanto entre colegas quanto com a direção acadêmica e pais de alunos. Conclui-se que há necessidade de que as escolas problematizem suas práticas estabelecendo o diálogo com a sociedade, que fomentem os processos de ensino e aprendizagem com consciência crítica e que sejam espaços de gestão democrática e compartilhada pautadas na possibilidade de conscientização e transformação social.
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Foram realizadas entrevistas individuais e a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os resultados das entrevistas foram organizados com base nos seguintes núcleos de sentidos: Núcleo 1 – Não é o MOPORV como movimento social, é o MOPORV dos remédios naturais; Núcleo 2 – O papel do MOPORV no processo ensino-aprendizagem; Núcleo 3 – Os movimentos sociais nas práticas pedagógicas e seus conflitos e seus desafios. Como resultado tem-se que as participantes conceberam o MOPORV em seu papel comercial e saber popular de plantas medicinais e naturais; as práticas pedagógicas realizadas centram-se nos aspectos biológicos relacionados às plantas, não observando o desenvolvimento de atividades transversais de diálogo histórico, social, político e ético. As participantes relataram desenvolver parcialmente a temática dos movimentos sociais e populares, uma vez que podem ser geradores de desgaste tanto entre colegas quanto com a direção acadêmica e pais de alunos. Conclui-se que há necessidade de que as escolas problematizem suas práticas estabelecendo o diálogo com a sociedade, que fomentem os processos de ensino e aprendizagem com consciência crítica e que sejam espaços de gestão democrática e compartilhada pautadas na possibilidade de conscientização e transformação social.El presente trabajo busca comprender el Movimiento Popular Planta y Vida de Río Verde - MOPORV y la psibilidad y desafíos de las prácticas pedagógicas tejidas en este movimiento. En el estudio participaron cinco maestras, vinculadas a escuelas públicas y privadas, con un tiempo medio de docencia de 25 años y que desarrollaron actividades pedagógicas en MOPORV en 2019. Se realizaron entrevistas individuales y el proyecto fue aprobado por el comité de ética de la investigación. Los resultados de las entrevistas se organizaron en base a los núcleos de significados titulados: Core 1 – Moporv no es como movimiento social, es el MOPORV de remedios naturales; Núcleo 2 - El papel de MOPORV en el proceso de enseñanza-aprendizaje; Núcleo 3 - Movimientos sociales en las prácticas educativas e sus conflictos y sus desafíos. Como resultado, se espera que los participantes conciban el MOPORV en su papel comercial y conocimiento popular de las plantas medicinales y naturales; las prácticas pedagógicas realizadas se centran en aspectos biológicos y relacionados con las plantas, no observando el desarrollo de actividades transversales y que dialogan con aspectos históricos, sociales, políticos y morales. Los participantes reportaron no desarrollar el tema relacionado con los movimientos sociales y populares, ya que pueden generar desgaste tanto entre colegas como directivos académicos y padres de alumnos. Se concluye que es necesario que las escuelas problematicen sus prácticas estableciendo un diálogo con la sociedad, que fomenten procesos de enseñanza y aprendizaje con conciencia crítica y que sean espacios de gestión democrática y compartida, basados en la posibilidad de sensibilización y transformación social.The present work seeks to understand the Popular Movement Plant and Life of Rio Verde - MOPORV and the possibility and challenges of pedagogical practices woven in this movement. Five female teachers participated in the study, linked to public and private schools, an average teaching time of 25 years and who developed pedagogical activities at MOPORV in 2019. Individual interviews were conducted and the project was approved by the research ethics committee. The results of the interviews were organized based on the nuclei of meanings entitled: Core 1 – Moporv is not as a social movement, it is the MOPORV of natural remedies; Core 2 - The role of MOPORV in the teaching-learning process; Core 3 - Social movements in educational practices and yours conflicts and challenges. As a result, it is expected that the participants conceive the MOPORV in its commercial role and popular knowledge of medicinal and natural plants; the pedagogical practices performed focus on biological and plant-related aspects, not observing the development of transversal activities and that dialogue with historical, social, political and moral aspects. The participants reported not developing the theme related to social and popular movements, since they can generate wear and tear among both colleagues and academic management and parents of students. It is concluded that there is a need for schools to problematize their practices by establishing dialogue with society, that they foster teaching and learning processes with critical awareness and that are spaces of democratic and shared management, based on the possibility of awareness and social transformation.Universidade Federal do Maranhão2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1982810.18764/2358-4319v16n1.2023.11Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 272-2912358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19828/11737Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Luiza Ferreira Rezende deQueiroz, Edinalva Barbosa 2023-05-07T02:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19828Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-05-07T02:41:33Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
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