A correção da produção escrita no Caderno Saberes e Aprendizagens do município de São Paulo sob o olhar da autoria e da subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Júlio César de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lucri, Vanessa Stochi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11480
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre as motivações e análises de autoria e subjetividade presentes nas grades de correção de produção textual oferecidas no Caderno de Saberes e Aprendizagens de Língua Portuguesa da Cidade de São Paulo - Volume 1, distribuído em 2018. A pesquisa foi motivada a partir do seguinte questionamento: estaria essa referência de correção permitindo que o professor avalie o texto dos alunos partindo desses dois conceitos mencionados – autoria e subjetividade? O objetivo deste estudo foi verificar como os procedimentos de correção avaliam as questões de autoria dos alunos. Para tanto, utilizaremos como fundamento teórico as propostas de análise mencionadas no Currículo da Cidade, por meio do eixo práticas de produção de texto escrito e as considerações de subjetividade da escrita. Para realizar este trabalho foi utilizado um corpus composto de correções de minicontos elaborados por alunos pertencentes ao chamado Ciclo Autoral, a partir da grade de correção proposta pelo Caderno da Cidade. Os resultados apontam que determinada grade dá margem a respostas avaliativas dicotômicas por parte do professor, como “sim” ou “não”, e  não colaboram para que o processo de correção permita ao professor observar as marcas de subjetividade do aluno. Conclui-se que tal questionamento do material não destaque uma avaliação aprofundada da subjetividade e autoria do aluno, abrangendo uma parte superficial dos indícios de autoria e uma conceitualização vaga do que seria subjetividade, podendo trazer um olhar pouco reflexivo no processo de correção.Palavras-chave: Currículo. Redação. Autoria. Subjetividade.The correction of written production in the “Caderno Saberes e Aprendizagens” of the city of São Paulo under the perspective of authorship and subjectivityABSTRACTThis work is the result of a research on the motivations and analysis of authorship and subjectivity which are part of the text production correction sheet offered the “Caderno Saberes e Aprendizagens” of the city of São Paulo - Volum 1”, distributed in 2018. The research was motivated from the following question: would be this method of correction allowing the teacher to evaluate the students’ texts from these two mentioned concepts - authorship and subjectivity? The aim of this study was to check how the correction procedures evaluate the questions written by the students. For this analysis, we are going to use, as theoretical basis, the proposals of analysis mentioned in the curriculum of the city throughout the focus on written text production practices and the subjectivity considerations to the writing. To accomplish this work, a corpus made of corrections of short stories elaborated by students from Ciclo Autoral (Authoral Circle) was used, from the correction sheet presented by the Caderno da Cidade (city brochure). The results show that determined sheet correction gives room to dichotomous evaluatives answers by the teacher, such as “yes” or “no”, and do not help in order to the correction process allows to the teacher see the subjectivity marks of the student. It is concluded that such questioning of the subject does not highlight a deep evaluation of the student subjectivity and authorship, embracing a superficial part of the evidences of authorship and a vague conception of what subjectivity would be, and it can reveal a poor reflexive view of the correction process.Keywords: Curriculum. Essay. Authorship. Subjectivity.La corrección de la producción escrita en el Cuaderno Saberes y aprendizajes del municipio de São Paulo bajo la mirada de la autoría y de la subjetividadRESUMÉNEste trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre as motivações e análises de autoria e subjetividade presentes nas grades de correção de produção textual oferecidas no Caderno de Saberes e Aprendizagens de Língua Portuguesa da Cidade de São Paulo - Volume 1, distribuído em 2018. A pesquisa foi motivada a partir do seguinte questionamento: estaria essa referência de correção permitindo que o professor avalie o texto dos alunos partindo desses dois conceitos mencionados – autoria e subjetividade? O objetivo deste estudo foi verificar como os procedimentos de correção avaliam as questões de autoria dos alunos. Para tanto, utilizaremos como fundamento teórico as propostas de análise mencionadas no Currículo da Cidade, por meio do eixo práticas de produção de texto escrito e as considerações de subjetividade da escrita. Para realizar este trabalho foi utilizado um corpus composto de correções de minicontos elaborados por alunos pertencentes ao chamado Ciclo Autoral, a partir da grade de correção proposta pelo Caderno da Cidade. Os resultados apontam que determinada grade dá margem a respostas avaliativas dicotômicas por parte do professor, como “sim” ou “não”, e  não colaboram para que o processo de correção permita ao professor observar as marcas de subjetividade do aluno. Conclui-se que tal questionamento do material não destaque uma avaliação aprofundada da subjetividade e autoria do aluno, abrangendo uma parte superficial dos indícios de autoria e uma conceitualização vaga do que seria subjetividade, podendo trazer um olhar pouco reflexivo no processo de correção.Palavras-clave: Plan de estudios. Escritura. Autoría. Subjetividad.
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Para tanto, utilizaremos como fundamento teórico as propostas de análise mencionadas no Currículo da Cidade, por meio do eixo práticas de produção de texto escrito e as considerações de subjetividade da escrita. Para realizar este trabalho foi utilizado um corpus composto de correções de minicontos elaborados por alunos pertencentes ao chamado Ciclo Autoral, a partir da grade de correção proposta pelo Caderno da Cidade. Os resultados apontam que determinada grade dá margem a respostas avaliativas dicotômicas por parte do professor, como “sim” ou “não”, e  não colaboram para que o processo de correção permita ao professor observar as marcas de subjetividade do aluno. Conclui-se que tal questionamento do material não destaque uma avaliação aprofundada da subjetividade e autoria do aluno, abrangendo uma parte superficial dos indícios de autoria e uma conceitualização vaga do que seria subjetividade, podendo trazer um olhar pouco reflexivo no processo de correção.Palavras-chave: Currículo. Redação. Autoria. Subjetividade.The correction of written production in the “Caderno Saberes e Aprendizagens” of the city of São Paulo under the perspective of authorship and subjectivityABSTRACTThis work is the result of a research on the motivations and analysis of authorship and subjectivity which are part of the text production correction sheet offered the “Caderno Saberes e Aprendizagens” of the city of São Paulo - Volum 1”, distributed in 2018. The research was motivated from the following question: would be this method of correction allowing the teacher to evaluate the students’ texts from these two mentioned concepts - authorship and subjectivity? The aim of this study was to check how the correction procedures evaluate the questions written by the students. For this analysis, we are going to use, as theoretical basis, the proposals of analysis mentioned in the curriculum of the city throughout the focus on written text production practices and the subjectivity considerations to the writing. To accomplish this work, a corpus made of corrections of short stories elaborated by students from Ciclo Autoral (Authoral Circle) was used, from the correction sheet presented by the Caderno da Cidade (city brochure). The results show that determined sheet correction gives room to dichotomous evaluatives answers by the teacher, such as “yes” or “no”, and do not help in order to the correction process allows to the teacher see the subjectivity marks of the student. It is concluded that such questioning of the subject does not highlight a deep evaluation of the student subjectivity and authorship, embracing a superficial part of the evidences of authorship and a vague conception of what subjectivity would be, and it can reveal a poor reflexive view of the correction process.Keywords: Curriculum. Essay. Authorship. Subjectivity.La corrección de la producción escrita en el Cuaderno Saberes y aprendizajes del municipio de São Paulo bajo la mirada de la autoría y de la subjetividadRESUMÉNEste trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre as motivações e análises de autoria e subjetividade presentes nas grades de correção de produção textual oferecidas no Caderno de Saberes e Aprendizagens de Língua Portuguesa da Cidade de São Paulo - Volume 1, distribuído em 2018. A pesquisa foi motivada a partir do seguinte questionamento: estaria essa referência de correção permitindo que o professor avalie o texto dos alunos partindo desses dois conceitos mencionados – autoria e subjetividade? O objetivo deste estudo foi verificar como os procedimentos de correção avaliam as questões de autoria dos alunos. Para tanto, utilizaremos como fundamento teórico as propostas de análise mencionadas no Currículo da Cidade, por meio do eixo práticas de produção de texto escrito e as considerações de subjetividade da escrita. Para realizar este trabalho foi utilizado um corpus composto de correções de minicontos elaborados por alunos pertencentes ao chamado Ciclo Autoral, a partir da grade de correção proposta pelo Caderno da Cidade. Os resultados apontam que determinada grade dá margem a respostas avaliativas dicotômicas por parte do professor, como “sim” ou “não”, e  não colaboram para que o processo de correção permita ao professor observar as marcas de subjetividade do aluno. Conclui-se que tal questionamento do material não destaque uma avaliação aprofundada da subjetividade e autoria do aluno, abrangendo uma parte superficial dos indícios de autoria e uma conceitualização vaga do que seria subjetividade, podendo trazer um olhar pouco reflexivo no processo de correção.Palavras-clave: Plan de estudios. Escritura. Autoría. 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Para realizar este trabalho foi utilizado um corpus composto de correções de minicontos elaborados por alunos pertencentes ao chamado Ciclo Autoral, a partir da grade de correção proposta pelo Caderno da Cidade. Os resultados apontam que determinada grade dá margem a respostas avaliativas dicotômicas por parte do professor, como “sim” ou “não”, e  não colaboram para que o processo de correção permita ao professor observar as marcas de subjetividade do aluno. Conclui-se que tal questionamento do material não destaque uma avaliação aprofundada da subjetividade e autoria do aluno, abrangendo uma parte superficial dos indícios de autoria e uma conceitualização vaga do que seria subjetividade, podendo trazer um olhar pouco reflexivo no processo de correção.Palavras-chave: Currículo. Redação. Autoria. Subjetividade.The correction of written production in the “Caderno Saberes e Aprendizagens” of the city of São Paulo under the perspective of authorship and subjectivityABSTRACTThis work is the result of a research on the motivations and analysis of authorship and subjectivity which are part of the text production correction sheet offered the “Caderno Saberes e Aprendizagens” of the city of São Paulo - Volum 1”, distributed in 2018. The research was motivated from the following question: would be this method of correction allowing the teacher to evaluate the students’ texts from these two mentioned concepts - authorship and subjectivity? The aim of this study was to check how the correction procedures evaluate the questions written by the students. For this analysis, we are going to use, as theoretical basis, the proposals of analysis mentioned in the curriculum of the city throughout the focus on written text production practices and the subjectivity considerations to the writing. To accomplish this work, a corpus made of corrections of short stories elaborated by students from Ciclo Autoral (Authoral Circle) was used, from the correction sheet presented by the Caderno da Cidade (city brochure). The results show that determined sheet correction gives room to dichotomous evaluatives answers by the teacher, such as “yes” or “no”, and do not help in order to the correction process allows to the teacher see the subjectivity marks of the student. It is concluded that such questioning of the subject does not highlight a deep evaluation of the student subjectivity and authorship, embracing a superficial part of the evidences of authorship and a vague conception of what subjectivity would be, and it can reveal a poor reflexive view of the correction process.Keywords: Curriculum. Essay. Authorship. Subjectivity.La corrección de la producción escrita en el Cuaderno Saberes y aprendizajes del municipio de São Paulo bajo la mirada de la autoría y de la subjetividadRESUMÉNEste trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre as motivações e análises de autoria e subjetividade presentes nas grades de correção de produção textual oferecidas no Caderno de Saberes e Aprendizagens de Língua Portuguesa da Cidade de São Paulo - Volume 1, distribuído em 2018. A pesquisa foi motivada a partir do seguinte questionamento: estaria essa referência de correção permitindo que o professor avalie o texto dos alunos partindo desses dois conceitos mencionados – autoria e subjetividade? O objetivo deste estudo foi verificar como os procedimentos de correção avaliam as questões de autoria dos alunos. Para tanto, utilizaremos como fundamento teórico as propostas de análise mencionadas no Currículo da Cidade, por meio do eixo práticas de produção de texto escrito e as considerações de subjetividade da escrita. Para realizar este trabalho foi utilizado um corpus composto de correções de minicontos elaborados por alunos pertencentes ao chamado Ciclo Autoral, a partir da grade de correção proposta pelo Caderno da Cidade. Os resultados apontam que determinada grade dá margem a respostas avaliativas dicotômicas por parte do professor, como “sim” ou “não”, e  não colaboram para que o processo de correção permita ao professor observar as marcas de subjetividade do aluno. Conclui-se que tal questionamento do material não destaque uma avaliação aprofundada da subjetividade e autoria do aluno, abrangendo uma parte superficial dos indícios de autoria e uma conceitualização vaga do que seria subjetividade, podendo trazer um olhar pouco reflexivo no processo de correção.Palavras-clave: Plan de estudios. Escritura. Autoría. Subjetividad.
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