PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabrício Oliveira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
DOI: 10.18764/2358-4319.v12n2p100-118
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11483
Resumo: O artigo analisa como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID se coloca como uma epistemologia de formação de professores que considera o cotidiano escolar como espaço de produção de experiências do ser professor. Tem como principal objetivo compreender como o PIBID possibilita a vivência do chão escolar e como esta constitui-se em experiências formativas do ser professor. A pesquisa desenvolveu-se a partir de abordagem (auto)biográfica, que é de natureza qualitativa e caracteriza-se por ser um método que possibilita ao sujeito que narra construir e revelar sentidos para o vivido, para suas experiências, logo para o seu processo de formação. Como dispositivos de pesquisa, foram utilizados memorial de formação e entrevistas narrativas de três licenciandos do curso de Letras de uma instituição pública de Ensino Superior do Estado da Bahia. O estudo revelou que no PIBID o conceito de formação é concebido epistemologicamente como um movimento reflexivo de compreensão da profissão docente, analisado a partir da inserção dos licenciandos no cotidiano da escola. Viver e conhecer o chão da escola significa poder produzir experiências da docência no contexto real do exercício profissional.Palavras-chave: PIBID. Formação de professores. Cotidiano EscolarPIBID as an epistemology of teacher training in the everyday schoolABSTRACT The article analyzes how the Institutional Program of Initiatives to Teaching - PIBID is an epistemology of teacher training that considers the daily school life as a space for the production of experiences of being a teacher. Its main objective is to understand how the PIBID makes possible the experience of the school ground and how it is constituted in formative experiences of being a teacher. The research developed from a (self) biographical approach, which is qualitative in nature and is characterized by being a method that allows the subject who narrates to construct and reveal meanings for the lived, for his experiences, soon for his process training. As research devices, training memo and narrative interviews were used of three graduates of the course of Literature of a public institution of Higher Education of the State of Bahia. The study revealed that in the PIBID the concept of formation is epistemologically conceived as a reflexive movement of understanding of the teaching profession, analyzed from the insertion of the licenciandos in the daily life of the school. Living and knowing the school floor means being able to produce experiences of teaching in the real context of professional practice.Keywords: PIBID Teacher training. Everyday SchoolPIBID como una epistemología de la formación de profesores en el cotidiano escolarRESUMENEl artículo analiza cómo el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - PIBID se plantea como una epistemología de formación de profesores que considera el cotidiano escolar como espacio de producción de experiencias del ser profesor. Tiene como principal objetivo comprender cómo el PIBID posibilita la vivencia del suelo escolar y cómo ésta se constituye en experiencias formativas del ser profesor. La investigación se desarrolló a partir de un enfoque (auto) biográfico, que es de naturaleza cualitativa y se caracteriza por ser un método que posibilita al sujeto que narra construir y revelar sentidos para lo vivido, para sus experiencias, luego para su proceso de formación. Como instrumentos de investigación, fueron utilizados memorial de formación y entrevistas narrativas de tres licenciandos del curso de Letras de una institución pública de Enseñanza Superior del Estado de Bahía. El estudio reveló que en el PIBID el concepto de formación es concebido epistemológicamente como un movimiento reflexivo de comprensión de la profesión docente, analizado a partir de la inserción de los licenciandos en el cotidiano de la escuela. Vivir y conocer el suelo de la escuela significa poder producir experiencias de la docencia en el contexto real del ejercicio profesional.Palavras clave: PIBID. Formación de profesores. Cotidiano Escolar.
id UFMA-3_f15206a627bdc643f7426d0b4320a2fb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11483
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
spelling PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolarPIBID. Formação de professores. Cotidiano EscolarO artigo analisa como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID se coloca como uma epistemologia de formação de professores que considera o cotidiano escolar como espaço de produção de experiências do ser professor. Tem como principal objetivo compreender como o PIBID possibilita a vivência do chão escolar e como esta constitui-se em experiências formativas do ser professor. A pesquisa desenvolveu-se a partir de abordagem (auto)biográfica, que é de natureza qualitativa e caracteriza-se por ser um método que possibilita ao sujeito que narra construir e revelar sentidos para o vivido, para suas experiências, logo para o seu processo de formação. Como dispositivos de pesquisa, foram utilizados memorial de formação e entrevistas narrativas de três licenciandos do curso de Letras de uma instituição pública de Ensino Superior do Estado da Bahia. O estudo revelou que no PIBID o conceito de formação é concebido epistemologicamente como um movimento reflexivo de compreensão da profissão docente, analisado a partir da inserção dos licenciandos no cotidiano da escola. Viver e conhecer o chão da escola significa poder produzir experiências da docência no contexto real do exercício profissional.Palavras-chave: PIBID. Formação de professores. Cotidiano EscolarPIBID as an epistemology of teacher training in the everyday schoolABSTRACT The article analyzes how the Institutional Program of Initiatives to Teaching - PIBID is an epistemology of teacher training that considers the daily school life as a space for the production of experiences of being a teacher. Its main objective is to understand how the PIBID makes possible the experience of the school ground and how it is constituted in formative experiences of being a teacher. The research developed from a (self) biographical approach, which is qualitative in nature and is characterized by being a method that allows the subject who narrates to construct and reveal meanings for the lived, for his experiences, soon for his process training. As research devices, training memo and narrative interviews were used of three graduates of the course of Literature of a public institution of Higher Education of the State of Bahia. The study revealed that in the PIBID the concept of formation is epistemologically conceived as a reflexive movement of understanding of the teaching profession, analyzed from the insertion of the licenciandos in the daily life of the school. Living and knowing the school floor means being able to produce experiences of teaching in the real context of professional practice.Keywords: PIBID Teacher training. Everyday SchoolPIBID como una epistemología de la formación de profesores en el cotidiano escolarRESUMENEl artículo analiza cómo el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - PIBID se plantea como una epistemología de formación de profesores que considera el cotidiano escolar como espacio de producción de experiencias del ser profesor. Tiene como principal objetivo comprender cómo el PIBID posibilita la vivencia del suelo escolar y cómo ésta se constituye en experiencias formativas del ser profesor. La investigación se desarrolló a partir de un enfoque (auto) biográfico, que es de naturaleza cualitativa y se caracteriza por ser un método que posibilita al sujeto que narra construir y revelar sentidos para lo vivido, para sus experiencias, luego para su proceso de formación. Como instrumentos de investigación, fueron utilizados memorial de formación y entrevistas narrativas de tres licenciandos del curso de Letras de una institución pública de Enseñanza Superior del Estado de Bahía. El estudio reveló que en el PIBID el concepto de formación es concebido epistemológicamente como un movimiento reflexivo de comprensión de la profesión docente, analizado a partir de la inserción de los licenciandos en el cotidiano de la escuela. Vivir y conocer el suelo de la escuela significa poder producir experiencias de la docencia en el contexto real del ejercicio profesional.Palavras clave: PIBID. Formación de profesores. Cotidiano Escolar.Universidade Federal do Maranhão2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1148310.18764/2358-4319.v12n2p100-118Revista Educação e Emancipação; v.12, n.2, maio/ago.2019; p.100-1182358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11483/6522Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabrício Oliveira da2019-11-12T04:17:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11483Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-11-12T04:17:24Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar
title PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar
spellingShingle PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar
PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar
Silva, Fabrício Oliveira da
PIBID. Formação de professores. Cotidiano Escolar
Silva, Fabrício Oliveira da
PIBID. Formação de professores. Cotidiano Escolar
title_short PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar
title_full PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar
title_fullStr PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar
PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar
title_full_unstemmed PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar
PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar
title_sort PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar
author Silva, Fabrício Oliveira da
author_facet Silva, Fabrício Oliveira da
Silva, Fabrício Oliveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabrício Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID. Formação de professores. Cotidiano Escolar
topic PIBID. Formação de professores. Cotidiano Escolar
description O artigo analisa como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID se coloca como uma epistemologia de formação de professores que considera o cotidiano escolar como espaço de produção de experiências do ser professor. Tem como principal objetivo compreender como o PIBID possibilita a vivência do chão escolar e como esta constitui-se em experiências formativas do ser professor. A pesquisa desenvolveu-se a partir de abordagem (auto)biográfica, que é de natureza qualitativa e caracteriza-se por ser um método que possibilita ao sujeito que narra construir e revelar sentidos para o vivido, para suas experiências, logo para o seu processo de formação. Como dispositivos de pesquisa, foram utilizados memorial de formação e entrevistas narrativas de três licenciandos do curso de Letras de uma instituição pública de Ensino Superior do Estado da Bahia. O estudo revelou que no PIBID o conceito de formação é concebido epistemologicamente como um movimento reflexivo de compreensão da profissão docente, analisado a partir da inserção dos licenciandos no cotidiano da escola. Viver e conhecer o chão da escola significa poder produzir experiências da docência no contexto real do exercício profissional.Palavras-chave: PIBID. Formação de professores. Cotidiano EscolarPIBID as an epistemology of teacher training in the everyday schoolABSTRACT The article analyzes how the Institutional Program of Initiatives to Teaching - PIBID is an epistemology of teacher training that considers the daily school life as a space for the production of experiences of being a teacher. Its main objective is to understand how the PIBID makes possible the experience of the school ground and how it is constituted in formative experiences of being a teacher. The research developed from a (self) biographical approach, which is qualitative in nature and is characterized by being a method that allows the subject who narrates to construct and reveal meanings for the lived, for his experiences, soon for his process training. As research devices, training memo and narrative interviews were used of three graduates of the course of Literature of a public institution of Higher Education of the State of Bahia. The study revealed that in the PIBID the concept of formation is epistemologically conceived as a reflexive movement of understanding of the teaching profession, analyzed from the insertion of the licenciandos in the daily life of the school. Living and knowing the school floor means being able to produce experiences of teaching in the real context of professional practice.Keywords: PIBID Teacher training. Everyday SchoolPIBID como una epistemología de la formación de profesores en el cotidiano escolarRESUMENEl artículo analiza cómo el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - PIBID se plantea como una epistemología de formación de profesores que considera el cotidiano escolar como espacio de producción de experiencias del ser profesor. Tiene como principal objetivo comprender cómo el PIBID posibilita la vivencia del suelo escolar y cómo ésta se constituye en experiencias formativas del ser profesor. La investigación se desarrolló a partir de un enfoque (auto) biográfico, que es de naturaleza cualitativa y se caracteriza por ser un método que posibilita al sujeto que narra construir y revelar sentidos para lo vivido, para sus experiencias, luego para su proceso de formación. Como instrumentos de investigación, fueron utilizados memorial de formación y entrevistas narrativas de tres licenciandos del curso de Letras de una institución pública de Enseñanza Superior del Estado de Bahía. El estudio reveló que en el PIBID el concepto de formación es concebido epistemológicamente como un movimiento reflexivo de comprensión de la profesión docente, analizado a partir de la inserción de los licenciandos en el cotidiano de la escuela. Vivir y conocer el suelo de la escuela significa poder producir experiencias de la docencia en el contexto real del ejercicio profesional.Palavras clave: PIBID. Formación de profesores. Cotidiano Escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11483
10.18764/2358-4319.v12n2p100-118
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11483
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v12n2p100-118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11483/6522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.12, n.2, maio/ago.2019; p.100-118
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1822183033121275904
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18764/2358-4319.v12n2p100-118