O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/424 |
Resumo: | ResumoEste artigo apresenta reflexões sobre a importância da formação para a docência, no caso, o Curso de Pedagogia, realizar-se em sintonia e articulação com o cotidiano escolar. Atualmente estamos diante de políticas de formação de professores com grandes investimentos em propostas que buscam a valorização e o aprimoramento do magistério, como é o caso do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, além de muitos estudos e discussões que permeiam as recomendações para que, efetivamente, ultrapassemos o círculo vicioso da precariedade formativa que reflete a atual crise das licenciaturas. Considerar o cotidiano escolar como um lugar privilegiado para a formação e a profissionalidade docente, compreendendo a necessidade de uma formação de professores construída dentro da profissão, conforme afirma Nóvoa (2009), pode significar um diferencial para a superação dos impasses que permeiam os processos formativos, especialmente relacionados à alternância entre a formação teórica (institucional) e a formação prática (escolar).Palavras-chave: Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. AbstractThis article reflects on the importance of teacher training, in this case, the Pedagogy Course, to be conducted in tune and articulated with school routine. We are currently faced with teacher-training policies with major investments in proposals that seek to value and improve teaching, as in the case of the PIBID – Institutional Program for Teaching Introduction Scholarships, besides many other studies and discussions that permeate the recommendations so that we can effectively surpass the vicious circle of training precariousness that reflects the current crisis of teaching degrees. Consider school routine as a privileged place for the training and professionalism of teachers can be a differential in overcoming the impasses that permeate training processes, especially related to the alternation between theoretical (institutional) and practical (school) training. Keywords: Teacher training. School routine. Training policies. |
id |
EDUL-1_eaf24d30962388ac56df52da28ffc6fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/424 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the differenceFormação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. PIBIDFormação de professoresFormação Inicialpolíticas de formaçãoPIBIDResumoEste artigo apresenta reflexões sobre a importância da formação para a docência, no caso, o Curso de Pedagogia, realizar-se em sintonia e articulação com o cotidiano escolar. Atualmente estamos diante de políticas de formação de professores com grandes investimentos em propostas que buscam a valorização e o aprimoramento do magistério, como é o caso do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, além de muitos estudos e discussões que permeiam as recomendações para que, efetivamente, ultrapassemos o círculo vicioso da precariedade formativa que reflete a atual crise das licenciaturas. Considerar o cotidiano escolar como um lugar privilegiado para a formação e a profissionalidade docente, compreendendo a necessidade de uma formação de professores construída dentro da profissão, conforme afirma Nóvoa (2009), pode significar um diferencial para a superação dos impasses que permeiam os processos formativos, especialmente relacionados à alternância entre a formação teórica (institucional) e a formação prática (escolar).Palavras-chave: Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. AbstractThis article reflects on the importance of teacher training, in this case, the Pedagogy Course, to be conducted in tune and articulated with school routine. We are currently faced with teacher-training policies with major investments in proposals that seek to value and improve teaching, as in the case of the PIBID – Institutional Program for Teaching Introduction Scholarships, besides many other studies and discussions that permeate the recommendations so that we can effectively surpass the vicious circle of training precariousness that reflects the current crisis of teaching degrees. Consider school routine as a privileged place for the training and professionalism of teachers can be a differential in overcoming the impasses that permeate training processes, especially related to the alternation between theoretical (institutional) and practical (school) training. Keywords: Teacher training. School routine. Training policies. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/424REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 339-3632177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/424/pdfBahia, Norinês PanicacciSouza, Roger Marchesini de Quadrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:34:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/424Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:34:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference |
title |
O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference |
spellingShingle |
O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference Bahia, Norinês Panicacci Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. PIBID Formação de professores Formação Inicial políticas de formação PIBID |
title_short |
O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference |
title_full |
O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference |
title_fullStr |
O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference |
title_full_unstemmed |
O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference |
title_sort |
O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference |
author |
Bahia, Norinês Panicacci |
author_facet |
Bahia, Norinês Panicacci Souza, Roger Marchesini de Quadros |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Roger Marchesini de Quadros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bahia, Norinês Panicacci Souza, Roger Marchesini de Quadros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. PIBID Formação de professores Formação Inicial políticas de formação PIBID |
topic |
Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. PIBID Formação de professores Formação Inicial políticas de formação PIBID |
description |
ResumoEste artigo apresenta reflexões sobre a importância da formação para a docência, no caso, o Curso de Pedagogia, realizar-se em sintonia e articulação com o cotidiano escolar. Atualmente estamos diante de políticas de formação de professores com grandes investimentos em propostas que buscam a valorização e o aprimoramento do magistério, como é o caso do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, além de muitos estudos e discussões que permeiam as recomendações para que, efetivamente, ultrapassemos o círculo vicioso da precariedade formativa que reflete a atual crise das licenciaturas. Considerar o cotidiano escolar como um lugar privilegiado para a formação e a profissionalidade docente, compreendendo a necessidade de uma formação de professores construída dentro da profissão, conforme afirma Nóvoa (2009), pode significar um diferencial para a superação dos impasses que permeiam os processos formativos, especialmente relacionados à alternância entre a formação teórica (institucional) e a formação prática (escolar).Palavras-chave: Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. AbstractThis article reflects on the importance of teacher training, in this case, the Pedagogy Course, to be conducted in tune and articulated with school routine. We are currently faced with teacher-training policies with major investments in proposals that seek to value and improve teaching, as in the case of the PIBID – Institutional Program for Teaching Introduction Scholarships, besides many other studies and discussions that permeate the recommendations so that we can effectively surpass the vicious circle of training precariousness that reflects the current crisis of teaching degrees. Consider school routine as a privileged place for the training and professionalism of teachers can be a differential in overcoming the impasses that permeate training processes, especially related to the alternation between theoretical (institutional) and practical (school) training. Keywords: Teacher training. School routine. Training policies. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/424 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/424/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 339-363 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351798288384 |