O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bahia, Norinês Panicacci
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Roger Marchesini de Quadros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/424
Resumo: ResumoEste artigo apresenta reflexões sobre a importância da formação para a docência, no caso, o Curso de Pedagogia, realizar-se em sintonia e articulação com o cotidiano escolar. Atualmente estamos diante de políticas de formação de professores com grandes investimentos em propostas que buscam a valorização e o aprimoramento do magistério, como é o caso do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, além de muitos estudos e discussões que permeiam as recomendações para que, efetivamente, ultrapassemos o círculo vicioso da precariedade formativa que reflete a atual crise das licenciaturas. Considerar o cotidiano escolar como um lugar privilegiado para a formação e a profissionalidade docente, compreendendo a necessidade de uma formação de professores construída dentro da profissão, conforme afirma Nóvoa (2009), pode significar um diferencial para a superação dos impasses que permeiam os processos formativos, especialmente relacionados à alternância entre a formação teórica (institucional) e a formação prática (escolar).Palavras-chave: Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. AbstractThis article reflects on the importance of teacher training, in this case, the Pedagogy Course, to be conducted in tune and articulated with school routine. We are currently faced with teacher-training policies with major investments in proposals that seek to value and improve teaching, as in the case of the PIBID – Institutional Program for Teaching Introduction Scholarships, besides many other studies and discussions that permeate the recommendations so that we can effectively surpass the vicious circle of training precariousness that reflects the current crisis of teaching degrees. Consider school routine as a privileged place for the training and professionalism of teachers can be a differential in overcoming the impasses that permeate training processes, especially related to the alternation between theoretical (institutional) and practical (school) training. Keywords: Teacher training. School routine. Training policies. 
id EDUL-1_eaf24d30962388ac56df52da28ffc6fe
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/424
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the differenceFormação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. PIBIDFormação de professoresFormação Inicialpolíticas de formaçãoPIBIDResumoEste artigo apresenta reflexões sobre a importância da formação para a docência, no caso, o Curso de Pedagogia, realizar-se em sintonia e articulação com o cotidiano escolar. Atualmente estamos diante de políticas de formação de professores com grandes investimentos em propostas que buscam a valorização e o aprimoramento do magistério, como é o caso do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, além de muitos estudos e discussões que permeiam as recomendações para que, efetivamente, ultrapassemos o círculo vicioso da precariedade formativa que reflete a atual crise das licenciaturas. Considerar o cotidiano escolar como um lugar privilegiado para a formação e a profissionalidade docente, compreendendo a necessidade de uma formação de professores construída dentro da profissão, conforme afirma Nóvoa (2009), pode significar um diferencial para a superação dos impasses que permeiam os processos formativos, especialmente relacionados à alternância entre a formação teórica (institucional) e a formação prática (escolar).Palavras-chave: Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. AbstractThis article reflects on the importance of teacher training, in this case, the Pedagogy Course, to be conducted in tune and articulated with school routine. We are currently faced with teacher-training policies with major investments in proposals that seek to value and improve teaching, as in the case of the PIBID – Institutional Program for Teaching Introduction Scholarships, besides many other studies and discussions that permeate the recommendations so that we can effectively surpass the vicious circle of training precariousness that reflects the current crisis of teaching degrees. Consider school routine as a privileged place for the training and professionalism of teachers can be a differential in overcoming the impasses that permeate training processes, especially related to the alternation between theoretical (institutional) and practical (school) training. Keywords: Teacher training. School routine. Training policies. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/424REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 339-3632177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/424/pdfBahia, Norinês PanicacciSouza, Roger Marchesini de Quadrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:34:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/424Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:34:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference
title O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference
spellingShingle O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference
Bahia, Norinês Panicacci
Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. PIBID
Formação de professores
Formação Inicial
políticas de formação
PIBID
title_short O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference
title_full O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference
title_fullStr O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference
title_full_unstemmed O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference
title_sort O Curso de Pedagogia e o PIBID: o cotidiano escolar fazendo a diferença /Educational courses and PIBID: school routine making the difference
author Bahia, Norinês Panicacci
author_facet Bahia, Norinês Panicacci
Souza, Roger Marchesini de Quadros
author_role author
author2 Souza, Roger Marchesini de Quadros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bahia, Norinês Panicacci
Souza, Roger Marchesini de Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. PIBID
Formação de professores
Formação Inicial
políticas de formação
PIBID
topic Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. PIBID
Formação de professores
Formação Inicial
políticas de formação
PIBID
description ResumoEste artigo apresenta reflexões sobre a importância da formação para a docência, no caso, o Curso de Pedagogia, realizar-se em sintonia e articulação com o cotidiano escolar. Atualmente estamos diante de políticas de formação de professores com grandes investimentos em propostas que buscam a valorização e o aprimoramento do magistério, como é o caso do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, além de muitos estudos e discussões que permeiam as recomendações para que, efetivamente, ultrapassemos o círculo vicioso da precariedade formativa que reflete a atual crise das licenciaturas. Considerar o cotidiano escolar como um lugar privilegiado para a formação e a profissionalidade docente, compreendendo a necessidade de uma formação de professores construída dentro da profissão, conforme afirma Nóvoa (2009), pode significar um diferencial para a superação dos impasses que permeiam os processos formativos, especialmente relacionados à alternância entre a formação teórica (institucional) e a formação prática (escolar).Palavras-chave: Formação de Professores. Cotidiano Escolar. Políticas de Formação. AbstractThis article reflects on the importance of teacher training, in this case, the Pedagogy Course, to be conducted in tune and articulated with school routine. We are currently faced with teacher-training policies with major investments in proposals that seek to value and improve teaching, as in the case of the PIBID – Institutional Program for Teaching Introduction Scholarships, besides many other studies and discussions that permeate the recommendations so that we can effectively surpass the vicious circle of training precariousness that reflects the current crisis of teaching degrees. Consider school routine as a privileged place for the training and professionalism of teachers can be a differential in overcoming the impasses that permeate training processes, especially related to the alternation between theoretical (institutional) and practical (school) training. Keywords: Teacher training. School routine. Training policies. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/424
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/424/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 339-363
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351798288384