Identidade e diferença: a prática discursiva como estratégia nas aulas de língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Avany Aparecida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gabler, Iracema
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2631
Resumo: Este artigo aborda as perspectivas atuais da teorização sobre a Identidade e a Diferença, postulando a viabilidade das aulas de língua materna como espaço privilegiado para o desenvolvimento de uma prática discursiva estratégica, que articule as dimensões simbólica e social, constitutivas da linguagem e da identidade, problematizando-as. Para tanto, são apreciadas bases teóricas, bem como estudos recentes que versam sobre a identidade e suas relações com o discurso, aludindo às tendências de ponta da Linguística, orientadas para o trabalho com a língua materna em sala de aula. Depreende-se dessas considerações, a vinculação intrínseca do processo de construção da identidade às propriedades da linguagem, sendo a diferença uma das características principais do funcionamento desta e, por extensão, também da identidade, como instituição cultural e social. Conjectura-se, assim, que o ensino da língua materna, a partir de uma perspectiva científica, reflexiva quanto aos mecanismos de realização da linguagem, da produção do sentido, da instituição do sujeito e quanto à relação desses fenômenos com as determinações histórico-sociais, pode configurar-se em um poderoso artifício de subversão do essencialismo identitário e linguístico, ao se reconhecer o caráter representativo da identidade e da diferença, procedendo-se a uma prática discursiva que, sistemicamente, interfira nesse curso, dando voz aos menos favorecidos pelas relações de poder.Palavras-chave: Identidade e Diferença. Prática Discursiva. Ensino de língua materna.AbstractThis article addresses the current prospects of theorization about the Identity and Difference, by postulating the viability of mother tongue classes as a privileged space for the development of a strategic discursive practice, which articulates the symbolic and social dimensions, constitutive of language and of identity, problematising-them. To do so, theoretical bases are appreciated, as well as recent studies treating about identity and its relations with the speech, alluding to trends of tip of Linguistics, oriented to work with the mother tongue in the classroom. It appears from these considerations, the intrinsic link between the process of identity construction to properties of the language, being the difference  one of the main features of the operation of this and, by extension, of identity, such as cultural and social institution. It is conjectured, therefore, that the teaching of the mother tongue, from a scientific perspective, reflective about the mechanisms realization of language, of production of meaning, of the institution of the individual and about relation of these phenomena to the determinations of historical-social,  can configure in a powerful artifice of subversion of essentialism and linguistic identitary, when recognize the representative character of identity and difference, proceeding to a discursive practice that, systemically, interfere in this course, giving voice to disadvantaged by power relations.Keywords: Identity and Difference. Discursive Practice. Teaching mother tongue.
id UFMA-3_f4fa73edc8d57178317622fff97bc80c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2631
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Identidade e diferença: a prática discursiva como estratégia nas aulas de língua maternaIdentidade e Diferença. Prática Discursiva. Ensino de língua materna.Este artigo aborda as perspectivas atuais da teorização sobre a Identidade e a Diferença, postulando a viabilidade das aulas de língua materna como espaço privilegiado para o desenvolvimento de uma prática discursiva estratégica, que articule as dimensões simbólica e social, constitutivas da linguagem e da identidade, problematizando-as. Para tanto, são apreciadas bases teóricas, bem como estudos recentes que versam sobre a identidade e suas relações com o discurso, aludindo às tendências de ponta da Linguística, orientadas para o trabalho com a língua materna em sala de aula. Depreende-se dessas considerações, a vinculação intrínseca do processo de construção da identidade às propriedades da linguagem, sendo a diferença uma das características principais do funcionamento desta e, por extensão, também da identidade, como instituição cultural e social. Conjectura-se, assim, que o ensino da língua materna, a partir de uma perspectiva científica, reflexiva quanto aos mecanismos de realização da linguagem, da produção do sentido, da instituição do sujeito e quanto à relação desses fenômenos com as determinações histórico-sociais, pode configurar-se em um poderoso artifício de subversão do essencialismo identitário e linguístico, ao se reconhecer o caráter representativo da identidade e da diferença, procedendo-se a uma prática discursiva que, sistemicamente, interfira nesse curso, dando voz aos menos favorecidos pelas relações de poder.Palavras-chave: Identidade e Diferença. Prática Discursiva. Ensino de língua materna.AbstractThis article addresses the current prospects of theorization about the Identity and Difference, by postulating the viability of mother tongue classes as a privileged space for the development of a strategic discursive practice, which articulates the symbolic and social dimensions, constitutive of language and of identity, problematising-them. To do so, theoretical bases are appreciated, as well as recent studies treating about identity and its relations with the speech, alluding to trends of tip of Linguistics, oriented to work with the mother tongue in the classroom. It appears from these considerations, the intrinsic link between the process of identity construction to properties of the language, being the difference  one of the main features of the operation of this and, by extension, of identity, such as cultural and social institution. It is conjectured, therefore, that the teaching of the mother tongue, from a scientific perspective, reflective about the mechanisms realization of language, of production of meaning, of the institution of the individual and about relation of these phenomena to the determinations of historical-social,  can configure in a powerful artifice of subversion of essentialism and linguistic identitary, when recognize the representative character of identity and difference, proceeding to a discursive practice that, systemically, interfere in this course, giving voice to disadvantaged by power relations.Keywords: Identity and Difference. Discursive Practice. Teaching mother tongue. Universidade Federal do Maranhão2014-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/263110.18764/Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 99-1182358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2631/671Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Avany AparecidaGabler, Iracema2017-06-25T06:18:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2631Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:18:15Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade e diferença: a prática discursiva como estratégia nas aulas de língua materna
title Identidade e diferença: a prática discursiva como estratégia nas aulas de língua materna
spellingShingle Identidade e diferença: a prática discursiva como estratégia nas aulas de língua materna
Garcia, Avany Aparecida
Identidade e Diferença. Prática Discursiva. Ensino de língua materna.
title_short Identidade e diferença: a prática discursiva como estratégia nas aulas de língua materna
title_full Identidade e diferença: a prática discursiva como estratégia nas aulas de língua materna
title_fullStr Identidade e diferença: a prática discursiva como estratégia nas aulas de língua materna
title_full_unstemmed Identidade e diferença: a prática discursiva como estratégia nas aulas de língua materna
title_sort Identidade e diferença: a prática discursiva como estratégia nas aulas de língua materna
author Garcia, Avany Aparecida
author_facet Garcia, Avany Aparecida
Gabler, Iracema
author_role author
author2 Gabler, Iracema
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Avany Aparecida
Gabler, Iracema
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade e Diferença. Prática Discursiva. Ensino de língua materna.
topic Identidade e Diferença. Prática Discursiva. Ensino de língua materna.
description Este artigo aborda as perspectivas atuais da teorização sobre a Identidade e a Diferença, postulando a viabilidade das aulas de língua materna como espaço privilegiado para o desenvolvimento de uma prática discursiva estratégica, que articule as dimensões simbólica e social, constitutivas da linguagem e da identidade, problematizando-as. Para tanto, são apreciadas bases teóricas, bem como estudos recentes que versam sobre a identidade e suas relações com o discurso, aludindo às tendências de ponta da Linguística, orientadas para o trabalho com a língua materna em sala de aula. Depreende-se dessas considerações, a vinculação intrínseca do processo de construção da identidade às propriedades da linguagem, sendo a diferença uma das características principais do funcionamento desta e, por extensão, também da identidade, como instituição cultural e social. Conjectura-se, assim, que o ensino da língua materna, a partir de uma perspectiva científica, reflexiva quanto aos mecanismos de realização da linguagem, da produção do sentido, da instituição do sujeito e quanto à relação desses fenômenos com as determinações histórico-sociais, pode configurar-se em um poderoso artifício de subversão do essencialismo identitário e linguístico, ao se reconhecer o caráter representativo da identidade e da diferença, procedendo-se a uma prática discursiva que, sistemicamente, interfira nesse curso, dando voz aos menos favorecidos pelas relações de poder.Palavras-chave: Identidade e Diferença. Prática Discursiva. Ensino de língua materna.AbstractThis article addresses the current prospects of theorization about the Identity and Difference, by postulating the viability of mother tongue classes as a privileged space for the development of a strategic discursive practice, which articulates the symbolic and social dimensions, constitutive of language and of identity, problematising-them. To do so, theoretical bases are appreciated, as well as recent studies treating about identity and its relations with the speech, alluding to trends of tip of Linguistics, oriented to work with the mother tongue in the classroom. It appears from these considerations, the intrinsic link between the process of identity construction to properties of the language, being the difference  one of the main features of the operation of this and, by extension, of identity, such as cultural and social institution. It is conjectured, therefore, that the teaching of the mother tongue, from a scientific perspective, reflective about the mechanisms realization of language, of production of meaning, of the institution of the individual and about relation of these phenomena to the determinations of historical-social,  can configure in a powerful artifice of subversion of essentialism and linguistic identitary, when recognize the representative character of identity and difference, proceeding to a discursive practice that, systemically, interfere in this course, giving voice to disadvantaged by power relations.Keywords: Identity and Difference. Discursive Practice. Teaching mother tongue.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2631
10.18764/
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2631
identifier_str_mv 10.18764/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2631/671
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.6, n.1, jan./jun. 2013; 99-118
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711319504453632