Identidade, História e Educação na Comunidade Quilombola de Castanhão em Ibipitanga/BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Angelita Rosa de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mira, Feliciano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9536
Resumo: A construção histórica da identidade remanescente quilombola das crianças do Ensino Fundamental da Comunidade de Castanhão, (Ibipitanga, BA), efectua-se por meio da transmissão da cultura e valores, desde a fundação do povoado e do sistema oficial de ensino. O nosso objetivo foi compreender a reconstituição da identidade quilombola e como os valores da comunidade são transmitidos, assim como os métodos aplicados na educação escolar das crianças quilombolas. A coleta de dados foi efetuada a partir da aplicação de questionários a alunos e professores e a realização de entrevistas semiestruturadas com representantes da comunidade. A análise dos resultados mostra que a educação escolar é tributária da identidade quilombola, e colabora para a formação da identidade negra da Comunidade e fortalecimento do seu percurso histórico. A Escola Pe. Aldo Coppola necessita articular a educação e a identidade num processo pela socialização do quilombola.Palavras-chave: Comunidade de Castanhão. Remanescente quilombola. Identidade quilombola. Identity, History and Education in the Community Quilombola of Castanhão in Ibipitanga/BAABSTRACTThe historical construction of the remaining quilombola identity of the children of the Fundamental Education of the Community of Castanhão (Ibipitanga, BA), is carried out through the transmission of culture and values, from the foundation of the village and in the official system of education. Our objective was to understand the reconstitution of quilombola identity and how community values are transmitted, as well as the methods applied in school education of quilombola children. Data collection was carried out through the application of questionnaires to students and teachers and semi-structured interviews with representatives of the community. The analysis of the results shows that the school education is tributary of the quilombola identity, and contributes to the formation of the black identity of the Community and strengthening of its historical course. The School Fr. Aldo Coppola needs to articulate education and identity in a process for the quilombola’s socialization.Keywords: Community of Castanhão. Remnant quilombola. Quilombola identity. Identidad, Historia y Educación en la Comunidad Quilombola de Castanhão en Ibipitanga / BARESUMENLa construcción histórica de la identidad remanente de los niños de la Enseñanza Fundamental de la Comunidad de Castanhão (Ibipitanga, BA), se efectúa a través de la transmisión de la cultura y valores, desde la fundación del pueblo y en el sistema ofi cial de enseñanza. Comprender la reconstitución de la identidad quilombola y cómo se transmiten los valores de la comunidad, así como los métodos aplicados en la educación escolar de los niños quilombolas. La recogida de datos fue efectuada a partir de la aplicación de cuestionarios a alumnos y profesores y la realización de entrevistas semiestructuradas con representantes de la comunidad. El análisis de los resultados muestra que la educación escolar es tributaria de la identidad quilombola, y colabora para la formación de la identidad negra de la Comunidad y fortalece su recorrido histórico. La Escuela P. Aldo Coppola necesita articular la educación y la identidad en un proceso por la socialización del quilombola.Palabras clave: Comunidad de Castanhão. Remanente quilombola. Identidad quilombola.
id UFMA-3_f9273c784737373291b2ad73bee49f2a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9536
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Identidade, História e Educação na Comunidade Quilombola de Castanhão em Ibipitanga/BAComunidade de Castanhão. Remanescente quilombola. Identidade quilombola.A construção histórica da identidade remanescente quilombola das crianças do Ensino Fundamental da Comunidade de Castanhão, (Ibipitanga, BA), efectua-se por meio da transmissão da cultura e valores, desde a fundação do povoado e do sistema oficial de ensino. O nosso objetivo foi compreender a reconstituição da identidade quilombola e como os valores da comunidade são transmitidos, assim como os métodos aplicados na educação escolar das crianças quilombolas. A coleta de dados foi efetuada a partir da aplicação de questionários a alunos e professores e a realização de entrevistas semiestruturadas com representantes da comunidade. A análise dos resultados mostra que a educação escolar é tributária da identidade quilombola, e colabora para a formação da identidade negra da Comunidade e fortalecimento do seu percurso histórico. A Escola Pe. Aldo Coppola necessita articular a educação e a identidade num processo pela socialização do quilombola.Palavras-chave: Comunidade de Castanhão. Remanescente quilombola. Identidade quilombola. Identity, History and Education in the Community Quilombola of Castanhão in Ibipitanga/BAABSTRACTThe historical construction of the remaining quilombola identity of the children of the Fundamental Education of the Community of Castanhão (Ibipitanga, BA), is carried out through the transmission of culture and values, from the foundation of the village and in the official system of education. Our objective was to understand the reconstitution of quilombola identity and how community values are transmitted, as well as the methods applied in school education of quilombola children. Data collection was carried out through the application of questionnaires to students and teachers and semi-structured interviews with representatives of the community. The analysis of the results shows that the school education is tributary of the quilombola identity, and contributes to the formation of the black identity of the Community and strengthening of its historical course. The School Fr. Aldo Coppola needs to articulate education and identity in a process for the quilombola’s socialization.Keywords: Community of Castanhão. Remnant quilombola. Quilombola identity. Identidad, Historia y Educación en la Comunidad Quilombola de Castanhão en Ibipitanga / BARESUMENLa construcción histórica de la identidad remanente de los niños de la Enseñanza Fundamental de la Comunidad de Castanhão (Ibipitanga, BA), se efectúa a través de la transmisión de la cultura y valores, desde la fundación del pueblo y en el sistema ofi cial de enseñanza. Comprender la reconstitución de la identidad quilombola y cómo se transmiten los valores de la comunidad, así como los métodos aplicados en la educación escolar de los niños quilombolas. La recogida de datos fue efectuada a partir de la aplicación de cuestionarios a alumnos y profesores y la realización de entrevistas semiestructuradas con representantes de la comunidad. El análisis de los resultados muestra que la educación escolar es tributaria de la identidad quilombola, y colabora para la formación de la identidad negra de la Comunidad y fortalece su recorrido histórico. La Escuela P. Aldo Coppola necesita articular la educación y la identidad en un proceso por la socialización del quilombola.Palabras clave: Comunidad de Castanhão. Remanente quilombola. Identidad quilombola.Universidade Federal do Maranhão2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/953610.18764/2358-4319.v11n2p215-237Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.215-2372358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9536/5559Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Angelita Rosa deMira, Feliciano de2018-12-31T21:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9536Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2018-12-31T21:12:32Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade, História e Educação na Comunidade Quilombola de Castanhão em Ibipitanga/BA
title Identidade, História e Educação na Comunidade Quilombola de Castanhão em Ibipitanga/BA
spellingShingle Identidade, História e Educação na Comunidade Quilombola de Castanhão em Ibipitanga/BA
Oliveira, Angelita Rosa de
Comunidade de Castanhão. Remanescente quilombola. Identidade quilombola.
title_short Identidade, História e Educação na Comunidade Quilombola de Castanhão em Ibipitanga/BA
title_full Identidade, História e Educação na Comunidade Quilombola de Castanhão em Ibipitanga/BA
title_fullStr Identidade, História e Educação na Comunidade Quilombola de Castanhão em Ibipitanga/BA
title_full_unstemmed Identidade, História e Educação na Comunidade Quilombola de Castanhão em Ibipitanga/BA
title_sort Identidade, História e Educação na Comunidade Quilombola de Castanhão em Ibipitanga/BA
author Oliveira, Angelita Rosa de
author_facet Oliveira, Angelita Rosa de
Mira, Feliciano de
author_role author
author2 Mira, Feliciano de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Angelita Rosa de
Mira, Feliciano de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade de Castanhão. Remanescente quilombola. Identidade quilombola.
topic Comunidade de Castanhão. Remanescente quilombola. Identidade quilombola.
description A construção histórica da identidade remanescente quilombola das crianças do Ensino Fundamental da Comunidade de Castanhão, (Ibipitanga, BA), efectua-se por meio da transmissão da cultura e valores, desde a fundação do povoado e do sistema oficial de ensino. O nosso objetivo foi compreender a reconstituição da identidade quilombola e como os valores da comunidade são transmitidos, assim como os métodos aplicados na educação escolar das crianças quilombolas. A coleta de dados foi efetuada a partir da aplicação de questionários a alunos e professores e a realização de entrevistas semiestruturadas com representantes da comunidade. A análise dos resultados mostra que a educação escolar é tributária da identidade quilombola, e colabora para a formação da identidade negra da Comunidade e fortalecimento do seu percurso histórico. A Escola Pe. Aldo Coppola necessita articular a educação e a identidade num processo pela socialização do quilombola.Palavras-chave: Comunidade de Castanhão. Remanescente quilombola. Identidade quilombola. Identity, History and Education in the Community Quilombola of Castanhão in Ibipitanga/BAABSTRACTThe historical construction of the remaining quilombola identity of the children of the Fundamental Education of the Community of Castanhão (Ibipitanga, BA), is carried out through the transmission of culture and values, from the foundation of the village and in the official system of education. Our objective was to understand the reconstitution of quilombola identity and how community values are transmitted, as well as the methods applied in school education of quilombola children. Data collection was carried out through the application of questionnaires to students and teachers and semi-structured interviews with representatives of the community. The analysis of the results shows that the school education is tributary of the quilombola identity, and contributes to the formation of the black identity of the Community and strengthening of its historical course. The School Fr. Aldo Coppola needs to articulate education and identity in a process for the quilombola’s socialization.Keywords: Community of Castanhão. Remnant quilombola. Quilombola identity. Identidad, Historia y Educación en la Comunidad Quilombola de Castanhão en Ibipitanga / BARESUMENLa construcción histórica de la identidad remanente de los niños de la Enseñanza Fundamental de la Comunidad de Castanhão (Ibipitanga, BA), se efectúa a través de la transmisión de la cultura y valores, desde la fundación del pueblo y en el sistema ofi cial de enseñanza. Comprender la reconstitución de la identidad quilombola y cómo se transmiten los valores de la comunidad, así como los métodos aplicados en la educación escolar de los niños quilombolas. La recogida de datos fue efectuada a partir de la aplicación de cuestionarios a alumnos y profesores y la realización de entrevistas semiestructuradas con representantes de la comunidad. El análisis de los resultados muestra que la educación escolar es tributaria de la identidad quilombola, y colabora para la formación de la identidad negra de la Comunidad y fortalece su recorrido histórico. La Escuela P. Aldo Coppola necesita articular la educación y la identidad en un proceso por la socialización del quilombola.Palabras clave: Comunidad de Castanhão. Remanente quilombola. Identidad quilombola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9536
10.18764/2358-4319.v11n2p215-237
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9536
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v11n2p215-237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9536/5559
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.215-237
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1750226202432372736