Práxis educativa das professoras alfabetizadoras de Cascavel – Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Lia Machado Fiuza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Scarlett O'hara Costa, Santos, Marília Carvalho dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14942
Resumo: A alfabetização universal das crianças até o final dos primeiros anos do Ensino Fundamental ainda é um problema no Brasil e em várias cidades do país, como é o caso de Cascavel, no Ceará. O objetivo foi compreender que correntes pedagógicas orientam as práticas educativas utilizadas pelas professoras alfabetizadoras, que atuam em classes de 1°, 2° e 3° ano, da Escola Júlia de Melo. Desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que utilizou a história oral temática como metodologia. As entrevistas, enquanto instrumento de coleta de dados, permitiram gravar, transcrever, textualizar e validar as narrativas orais das três professoras alfabetizadoras que trabalham na escola investigada. Os resultados revelaram que todas as professoras iniciaram a docência como professoras leigas, no entanto, realizaram a licenciatura em Pedagogia em regime especial pela Universidade Vale do Acaraú, com recursos próprios. As atuações como alfabetizadoras deram-se sem qualquer formação específica. Apenas uma professora identificou a corrente pedagógica que orientava suas práticas, o construtivismo. As demais, além de demonstrarem desconhecimento, adotavam práticas sintéticas e tradicionais, culpabilizando o aluno e suas famílias pelo fracasso escolar. Importa fomentar formação contínua com mote na reflexão e ressignificação da práxis educativa.Palavras-chave: Alfabetização. Práticas educativas. História oral.Educational praxis of literacy teachers in Cascavel - CearáABSTRACTThe universal literacy of children until the end of the first grades of elementary school is still a problem in Brazil and in several cities in the country, as is the case of Cascavel, in Ceará. The objective was to understand which pedagogical currents guide the educational practices used by literacy teachers, who work in grades 1, 2 and 3, at Escola Júlia de Melo. A qualitative research was developed, in the type of case study, which used thematic oral history as a methodology. The interviews, as a data collection instrument, allowed to record, transcribe, textualize and validate the oral narratives of the three literacy teachers who work in the investigated school. The results revealed that all teachers started teaching as lay teachers, however, they did a degree in Pedagogy in a special regime by the Universidade Vale do Acaraú, with their own resources. The performances in literacy took place without any specific training. Only one teacher identified the pedagogical current that guided her practices, constructivism, the others, in addition to demonstrating ignorance, adopted synthetic and traditional practices, blaming the student and their families for school failure. It is important to promote continuous training with a view to reflecting on and re-signifying educational praxis.Keywords: Literacy. Educational practices. Oral history.Praxis educativa de los profesores de alfabetización en Cascavel - CearáRESUMENLa alfabetización universal de los niños hasta el final de los primeros grados de la escuela primaria sigue siendo un problema en Brasil y en varias ciudades del país, como es el caso de Cascavel, en Ceará. El objetivo era comprender qué corrientes pedagógicas guían las prácticas educativas utilizadas por los maestros de alfabetización, que trabajan en los grados 1, 2 y 3, en la Escola Júlia de Melo. Se desarrolló una investigación cualitativa, en el tipo de estudio de caso, que utilizó la historia oral temática como metodología. Las entrevistas, como instrumento de recolección de datos, permitieron registrar, transcribir, textualizar y validar las narraciones orales de los tres maestros de alfabetización que trabajan en la escuela investigada. Los resultados revelaron que todos los maestros comenzaron a enseñar como maestros laicos, sin embargo, obtuvieron un título en Pedagogía en un régimen especial de la Universidade Vale do Acaraú, con sus propios recursos. El desempeño en alfabetización se realizó sin capacitación específica. Solo un maestro identificó la corriente pedagógica que guía sus prácticas, el constructivismo, los demás, además de demostrar ignorancia, adoptaron prácticas sintéticas y tradicionales, culpando a los estudiantes y sus familias por el fracaso escolar. Es importante promover la formación continua con miras a reflexionar y volver a significar la praxis educativa.Palabras clave: Alfabetización. Prácticas educativas. Historia oral.
id UFMA-3_fc3004a311fdf6a637069b605f134517
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14942
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Práxis educativa das professoras alfabetizadoras de Cascavel – CearáAlfabetizaçãoPráticas educativasHistória oralA alfabetização universal das crianças até o final dos primeiros anos do Ensino Fundamental ainda é um problema no Brasil e em várias cidades do país, como é o caso de Cascavel, no Ceará. O objetivo foi compreender que correntes pedagógicas orientam as práticas educativas utilizadas pelas professoras alfabetizadoras, que atuam em classes de 1°, 2° e 3° ano, da Escola Júlia de Melo. Desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que utilizou a história oral temática como metodologia. As entrevistas, enquanto instrumento de coleta de dados, permitiram gravar, transcrever, textualizar e validar as narrativas orais das três professoras alfabetizadoras que trabalham na escola investigada. Os resultados revelaram que todas as professoras iniciaram a docência como professoras leigas, no entanto, realizaram a licenciatura em Pedagogia em regime especial pela Universidade Vale do Acaraú, com recursos próprios. As atuações como alfabetizadoras deram-se sem qualquer formação específica. Apenas uma professora identificou a corrente pedagógica que orientava suas práticas, o construtivismo. As demais, além de demonstrarem desconhecimento, adotavam práticas sintéticas e tradicionais, culpabilizando o aluno e suas famílias pelo fracasso escolar. Importa fomentar formação contínua com mote na reflexão e ressignificação da práxis educativa.Palavras-chave: Alfabetização. Práticas educativas. História oral.Educational praxis of literacy teachers in Cascavel - CearáABSTRACTThe universal literacy of children until the end of the first grades of elementary school is still a problem in Brazil and in several cities in the country, as is the case of Cascavel, in Ceará. The objective was to understand which pedagogical currents guide the educational practices used by literacy teachers, who work in grades 1, 2 and 3, at Escola Júlia de Melo. A qualitative research was developed, in the type of case study, which used thematic oral history as a methodology. The interviews, as a data collection instrument, allowed to record, transcribe, textualize and validate the oral narratives of the three literacy teachers who work in the investigated school. The results revealed that all teachers started teaching as lay teachers, however, they did a degree in Pedagogy in a special regime by the Universidade Vale do Acaraú, with their own resources. The performances in literacy took place without any specific training. Only one teacher identified the pedagogical current that guided her practices, constructivism, the others, in addition to demonstrating ignorance, adopted synthetic and traditional practices, blaming the student and their families for school failure. It is important to promote continuous training with a view to reflecting on and re-signifying educational praxis.Keywords: Literacy. Educational practices. Oral history.Praxis educativa de los profesores de alfabetización en Cascavel - CearáRESUMENLa alfabetización universal de los niños hasta el final de los primeros grados de la escuela primaria sigue siendo un problema en Brasil y en varias ciudades del país, como es el caso de Cascavel, en Ceará. El objetivo era comprender qué corrientes pedagógicas guían las prácticas educativas utilizadas por los maestros de alfabetización, que trabajan en los grados 1, 2 y 3, en la Escola Júlia de Melo. Se desarrolló una investigación cualitativa, en el tipo de estudio de caso, que utilizó la historia oral temática como metodología. Las entrevistas, como instrumento de recolección de datos, permitieron registrar, transcribir, textualizar y validar las narraciones orales de los tres maestros de alfabetización que trabajan en la escuela investigada. Los resultados revelaron que todos los maestros comenzaron a enseñar como maestros laicos, sin embargo, obtuvieron un título en Pedagogía en un régimen especial de la Universidade Vale do Acaraú, con sus propios recursos. El desempeño en alfabetización se realizó sin capacitación específica. Solo un maestro identificó la corriente pedagógica que guía sus prácticas, el constructivismo, los demás, además de demostrar ignorancia, adoptaron prácticas sintéticas y tradicionales, culpando a los estudiantes y sus familias por el fracaso escolar. Es importante promover la formación continua con miras a reflexionar y volver a significar la praxis educativa.Palabras clave: Alfabetización. Prácticas educativas. Historia oral.Universidade Federal do Maranhão2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1494210.18764/2358-4319.v13n2p152-181Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.152-1812358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14942/7951Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFialho, Lia Machado FiuzaCarvalho, Scarlett O'hara CostaSantos, Marília Carvalho dos2020-09-17T00:37:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14942Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-09-17T00:37:13Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Práxis educativa das professoras alfabetizadoras de Cascavel – Ceará
title Práxis educativa das professoras alfabetizadoras de Cascavel – Ceará
spellingShingle Práxis educativa das professoras alfabetizadoras de Cascavel – Ceará
Fialho, Lia Machado Fiuza
Alfabetização
Práticas educativas
História oral
title_short Práxis educativa das professoras alfabetizadoras de Cascavel – Ceará
title_full Práxis educativa das professoras alfabetizadoras de Cascavel – Ceará
title_fullStr Práxis educativa das professoras alfabetizadoras de Cascavel – Ceará
title_full_unstemmed Práxis educativa das professoras alfabetizadoras de Cascavel – Ceará
title_sort Práxis educativa das professoras alfabetizadoras de Cascavel – Ceará
author Fialho, Lia Machado Fiuza
author_facet Fialho, Lia Machado Fiuza
Carvalho, Scarlett O'hara Costa
Santos, Marília Carvalho dos
author_role author
author2 Carvalho, Scarlett O'hara Costa
Santos, Marília Carvalho dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Lia Machado Fiuza
Carvalho, Scarlett O'hara Costa
Santos, Marília Carvalho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Práticas educativas
História oral
topic Alfabetização
Práticas educativas
História oral
description A alfabetização universal das crianças até o final dos primeiros anos do Ensino Fundamental ainda é um problema no Brasil e em várias cidades do país, como é o caso de Cascavel, no Ceará. O objetivo foi compreender que correntes pedagógicas orientam as práticas educativas utilizadas pelas professoras alfabetizadoras, que atuam em classes de 1°, 2° e 3° ano, da Escola Júlia de Melo. Desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que utilizou a história oral temática como metodologia. As entrevistas, enquanto instrumento de coleta de dados, permitiram gravar, transcrever, textualizar e validar as narrativas orais das três professoras alfabetizadoras que trabalham na escola investigada. Os resultados revelaram que todas as professoras iniciaram a docência como professoras leigas, no entanto, realizaram a licenciatura em Pedagogia em regime especial pela Universidade Vale do Acaraú, com recursos próprios. As atuações como alfabetizadoras deram-se sem qualquer formação específica. Apenas uma professora identificou a corrente pedagógica que orientava suas práticas, o construtivismo. As demais, além de demonstrarem desconhecimento, adotavam práticas sintéticas e tradicionais, culpabilizando o aluno e suas famílias pelo fracasso escolar. Importa fomentar formação contínua com mote na reflexão e ressignificação da práxis educativa.Palavras-chave: Alfabetização. Práticas educativas. História oral.Educational praxis of literacy teachers in Cascavel - CearáABSTRACTThe universal literacy of children until the end of the first grades of elementary school is still a problem in Brazil and in several cities in the country, as is the case of Cascavel, in Ceará. The objective was to understand which pedagogical currents guide the educational practices used by literacy teachers, who work in grades 1, 2 and 3, at Escola Júlia de Melo. A qualitative research was developed, in the type of case study, which used thematic oral history as a methodology. The interviews, as a data collection instrument, allowed to record, transcribe, textualize and validate the oral narratives of the three literacy teachers who work in the investigated school. The results revealed that all teachers started teaching as lay teachers, however, they did a degree in Pedagogy in a special regime by the Universidade Vale do Acaraú, with their own resources. The performances in literacy took place without any specific training. Only one teacher identified the pedagogical current that guided her practices, constructivism, the others, in addition to demonstrating ignorance, adopted synthetic and traditional practices, blaming the student and their families for school failure. It is important to promote continuous training with a view to reflecting on and re-signifying educational praxis.Keywords: Literacy. Educational practices. Oral history.Praxis educativa de los profesores de alfabetización en Cascavel - CearáRESUMENLa alfabetización universal de los niños hasta el final de los primeros grados de la escuela primaria sigue siendo un problema en Brasil y en varias ciudades del país, como es el caso de Cascavel, en Ceará. El objetivo era comprender qué corrientes pedagógicas guían las prácticas educativas utilizadas por los maestros de alfabetización, que trabajan en los grados 1, 2 y 3, en la Escola Júlia de Melo. Se desarrolló una investigación cualitativa, en el tipo de estudio de caso, que utilizó la historia oral temática como metodología. Las entrevistas, como instrumento de recolección de datos, permitieron registrar, transcribir, textualizar y validar las narraciones orales de los tres maestros de alfabetización que trabajan en la escuela investigada. Los resultados revelaron que todos los maestros comenzaron a enseñar como maestros laicos, sin embargo, obtuvieron un título en Pedagogía en un régimen especial de la Universidade Vale do Acaraú, con sus propios recursos. El desempeño en alfabetización se realizó sin capacitación específica. Solo un maestro identificó la corriente pedagógica que guía sus prácticas, el constructivismo, los demás, además de demostrar ignorancia, adoptaron prácticas sintéticas y tradicionales, culpando a los estudiantes y sus familias por el fracaso escolar. Es importante promover la formación continua con miras a reflexionar y volver a significar la praxis educativa.Palabras clave: Alfabetización. Prácticas educativas. Historia oral.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14942
10.18764/2358-4319.v13n2p152-181
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14942
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n2p152-181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14942/7951
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.152-181
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321266061312