BENJAMIN, BAUDELAIRE E O MODERNO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/5470 |
Resumo: | Pretende-se, com esta pesquisa, discutir o conceito de modernidade, a partir das formulações filosóficas de Walter Benjamin em suas interlocuções com o escritor francês Charles Baudelaire. O objetivo geral consiste em compreender como, a partir das noções de técnica e progresso (que são os seus dois braços fortes), se desenvolve a ideia de modernidade. Para fins pontuais, ressalta-se que a pesquisa compõe-se de duas partes. Na primeira, analisa-se a ideia de originalidade da obra de arte no contexto da tradição medieval para, em seguida, compreender como – a partir da reprodutibilidade técnica – se dá o enfraquecimento desse caráter originário do produto da criação artística, resultando naquilo que Benjamin chama de perda da aura. A segunda parte, à sua vez, discorre sobre a contraposição e as críticas de Baudelaire a uma sociedade que, estando sob as rédeas do capitalismo, relativiza os seus valores fundamentais em benefício do desenvolvimento industrial que esfacelou culturas e tradições, gerando, assim, as modernas catástrofes sociais. |
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BENJAMIN, BAUDELAIRE E O MODERNOPretende-se, com esta pesquisa, discutir o conceito de modernidade, a partir das formulações filosóficas de Walter Benjamin em suas interlocuções com o escritor francês Charles Baudelaire. O objetivo geral consiste em compreender como, a partir das noções de técnica e progresso (que são os seus dois braços fortes), se desenvolve a ideia de modernidade. Para fins pontuais, ressalta-se que a pesquisa compõe-se de duas partes. Na primeira, analisa-se a ideia de originalidade da obra de arte no contexto da tradição medieval para, em seguida, compreender como – a partir da reprodutibilidade técnica – se dá o enfraquecimento desse caráter originário do produto da criação artística, resultando naquilo que Benjamin chama de perda da aura. A segunda parte, à sua vez, discorre sobre a contraposição e as críticas de Baudelaire a uma sociedade que, estando sob as rédeas do capitalismo, relativiza os seus valores fundamentais em benefício do desenvolvimento industrial que esfacelou culturas e tradições, gerando, assim, as modernas catástrofes sociais. Universidade Federal do Maranhão2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/5470Revista Húmus; v. 6 n. 17 (2016): Política, amizade e liberdade na modernidade2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/5470/3328Copyright (c) 2016 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoimbra, Fábio2017-11-05T20:25:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5470Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:36.281833Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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