BENJAMIN, BAUDELAIRE E O MODERNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Fábio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/5470
Resumo: Pretende-se, com esta pesquisa, discutir o conceito de modernidade, a partir das formulações filosóficas de Walter Benjamin em suas interlocuções com o escritor francês Charles Baudelaire. O objetivo geral consiste em compreender como, a partir das noções de técnica e progresso (que são os seus dois braços fortes), se desenvolve a ideia de modernidade. Para fins pontuais, ressalta-se que a pesquisa compõe-se de duas partes. Na primeira, analisa-se a ideia de originalidade da obra de arte no contexto da tradição medieval para, em seguida, compreender como – a partir da reprodutibilidade técnica – se dá o enfraquecimento desse caráter originário do produto da criação artística, resultando naquilo que Benjamin chama de perda da aura. A segunda parte, à sua vez, discorre sobre a contraposição e as críticas de Baudelaire a uma sociedade que, estando sob as rédeas do capitalismo, relativiza os seus valores fundamentais em benefício do desenvolvimento industrial que esfacelou culturas e tradições, gerando, assim, as modernas catástrofes sociais.  
id UFMA-4_0dcc04f6afc5bc8cf14dde71dcfbb38e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5470
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling BENJAMIN, BAUDELAIRE E O MODERNOPretende-se, com esta pesquisa, discutir o conceito de modernidade, a partir das formulações filosóficas de Walter Benjamin em suas interlocuções com o escritor francês Charles Baudelaire. O objetivo geral consiste em compreender como, a partir das noções de técnica e progresso (que são os seus dois braços fortes), se desenvolve a ideia de modernidade. Para fins pontuais, ressalta-se que a pesquisa compõe-se de duas partes. Na primeira, analisa-se a ideia de originalidade da obra de arte no contexto da tradição medieval para, em seguida, compreender como – a partir da reprodutibilidade técnica – se dá o enfraquecimento desse caráter originário do produto da criação artística, resultando naquilo que Benjamin chama de perda da aura. A segunda parte, à sua vez, discorre sobre a contraposição e as críticas de Baudelaire a uma sociedade que, estando sob as rédeas do capitalismo, relativiza os seus valores fundamentais em benefício do desenvolvimento industrial que esfacelou culturas e tradições, gerando, assim, as modernas catástrofes sociais.  Universidade Federal do Maranhão2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/5470Revista Húmus; v. 6 n. 17 (2016): Política, amizade e liberdade na modernidade2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/5470/3328Copyright (c) 2016 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoimbra, Fábio2017-11-05T20:25:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5470Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:36.281833Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv BENJAMIN, BAUDELAIRE E O MODERNO
title BENJAMIN, BAUDELAIRE E O MODERNO
spellingShingle BENJAMIN, BAUDELAIRE E O MODERNO
Coimbra, Fábio
title_short BENJAMIN, BAUDELAIRE E O MODERNO
title_full BENJAMIN, BAUDELAIRE E O MODERNO
title_fullStr BENJAMIN, BAUDELAIRE E O MODERNO
title_full_unstemmed BENJAMIN, BAUDELAIRE E O MODERNO
title_sort BENJAMIN, BAUDELAIRE E O MODERNO
author Coimbra, Fábio
author_facet Coimbra, Fábio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, Fábio
description Pretende-se, com esta pesquisa, discutir o conceito de modernidade, a partir das formulações filosóficas de Walter Benjamin em suas interlocuções com o escritor francês Charles Baudelaire. O objetivo geral consiste em compreender como, a partir das noções de técnica e progresso (que são os seus dois braços fortes), se desenvolve a ideia de modernidade. Para fins pontuais, ressalta-se que a pesquisa compõe-se de duas partes. Na primeira, analisa-se a ideia de originalidade da obra de arte no contexto da tradição medieval para, em seguida, compreender como – a partir da reprodutibilidade técnica – se dá o enfraquecimento desse caráter originário do produto da criação artística, resultando naquilo que Benjamin chama de perda da aura. A segunda parte, à sua vez, discorre sobre a contraposição e as críticas de Baudelaire a uma sociedade que, estando sob as rédeas do capitalismo, relativiza os seus valores fundamentais em benefício do desenvolvimento industrial que esfacelou culturas e tradições, gerando, assim, as modernas catástrofes sociais.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/5470
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/5470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/5470/3328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 6 n. 17 (2016): Política, amizade e liberdade na modernidade
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874897702289408