O QUE É FILOSOFIA DA MANÊNCIA? Prolegômenos a uma metafísica pós-moderna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/11402 |
Resumo: | Este trabalho pretende-se uma brevíssima introdução à reivindicação da herança e à reproposição da Doutrina do Abrangente, da Mistagogia do Uno e da Filosofia especulativa pura na época pós-moderna. Para isso, após uma rápida Introdução (I), explicita inicialmente a herança reivindicada e o parentesco com as Denkformen acima indicadas (II); em seguida, considera os limites sistemáticos e o alcance especulativo da filosofia da manência (III). Ato contínuo, discute o modo como em tal filosofia se reconhece o pensar por ela concebido em imagens e, portanto, em rigor, designado ‘pensar em imagens’; este o prenúncio de um pensar no Abrangente, ou, de modo mais preciso, do próprio pensar do Abrangente (IV). Enfim, o trabalho discute alguns aspectos essenciais da filosofia da manência, precisamente em confronto com as formas de pensar tradicionais, porquanto ela não se apresenta apenas como um novo pensar, mas, antes disso, como um novo início do pensar (V). Essa a razão pela qual também se pode afirmar que a filosofia da manência, aqui proposta, constitui um novo início da metafísica. |
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O QUE É FILOSOFIA DA MANÊNCIA? Prolegômenos a uma metafísica pós-modernaEste trabalho pretende-se uma brevíssima introdução à reivindicação da herança e à reproposição da Doutrina do Abrangente, da Mistagogia do Uno e da Filosofia especulativa pura na época pós-moderna. Para isso, após uma rápida Introdução (I), explicita inicialmente a herança reivindicada e o parentesco com as Denkformen acima indicadas (II); em seguida, considera os limites sistemáticos e o alcance especulativo da filosofia da manência (III). Ato contínuo, discute o modo como em tal filosofia se reconhece o pensar por ela concebido em imagens e, portanto, em rigor, designado ‘pensar em imagens’; este o prenúncio de um pensar no Abrangente, ou, de modo mais preciso, do próprio pensar do Abrangente (IV). Enfim, o trabalho discute alguns aspectos essenciais da filosofia da manência, precisamente em confronto com as formas de pensar tradicionais, porquanto ela não se apresenta apenas como um novo pensar, mas, antes disso, como um novo início do pensar (V). Essa a razão pela qual também se pode afirmar que a filosofia da manência, aqui proposta, constitui um novo início da metafísica.Universidade Federal do Maranhão2019-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/11402Revista Húmus; v. 9 n. 25 (2019): Perspectivas do Direito, Filosofia e Desenvolvimento Regional2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/11402/6462Copyright (c) 2019 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Manuel Moreira2019-07-26T17:34:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11402Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:44.497478Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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