A constituição do sujeito através dos saberes sobre si
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1499 |
Resumo: | Quem sou eu? Quem é você meu caro leitor? Até que ponto somos aquilo que está documentado? Até que ponto nossos saberes se limitam àquilo que foi registrado? Que saberes, realmente, formam nossa identidade e nos constitui enquanto sujeitos? Os saberes documentados nos valorizam ou nos rotulam? Acreditamos que todo processo educacional, seja ele formal ou informal, é importante na constituição do sujeito, porém, somente um é valorizado, aquele que pode ser registrado, documentado e quantificado. Em boa medida, os sujeitos são classificados de acordo com os saberes formais. Para a lógica capitalista, vale o quanto e o que está registrado sobre o que você sabe e, isto, diz muito sobre você. A educação informal, na contramão da visão capitalista sobre o conhecimento, procura valorizar o sujeito enquanto tal, e não apenas o que ele sabe e interessa ao mercado. E a educação formal está desenvolvendo em nós uma capacidade de criadores ou ela é um simples adestramento? |
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A constituição do sujeito através dos saberes sobre si Quem sou eu? Quem é você meu caro leitor? Até que ponto somos aquilo que está documentado? Até que ponto nossos saberes se limitam àquilo que foi registrado? Que saberes, realmente, formam nossa identidade e nos constitui enquanto sujeitos? Os saberes documentados nos valorizam ou nos rotulam? Acreditamos que todo processo educacional, seja ele formal ou informal, é importante na constituição do sujeito, porém, somente um é valorizado, aquele que pode ser registrado, documentado e quantificado. Em boa medida, os sujeitos são classificados de acordo com os saberes formais. Para a lógica capitalista, vale o quanto e o que está registrado sobre o que você sabe e, isto, diz muito sobre você. A educação informal, na contramão da visão capitalista sobre o conhecimento, procura valorizar o sujeito enquanto tal, e não apenas o que ele sabe e interessa ao mercado. E a educação formal está desenvolvendo em nós uma capacidade de criadores ou ela é um simples adestramento?Universidade Federal do Maranhão2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1499Revista Húmus; v. 3 n. 7 (2013): Dossiê da segunda semana de Filosofia - UESB-BA/Filosofia Prática: Ética, Estética e Política na construção do humano2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1499/1200Copyright (c) 2013 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Adenaide Amorim2013-08-01T19:15:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1499Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:25.805865Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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