A constituição do sujeito através dos saberes sobre si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Adenaide Amorim
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1499
Resumo:  Quem sou eu? Quem é você meu caro leitor? Até que ponto somos aquilo que está documentado? Até que ponto nossos saberes se limitam àquilo que foi registrado? Que saberes, realmente, formam nossa identidade e nos constitui enquanto sujeitos? Os saberes documentados nos valorizam ou nos rotulam? Acreditamos que todo processo educacional, seja ele formal ou informal, é importante na constituição do sujeito, porém, somente um é valorizado, aquele que pode ser registrado, documentado e quantificado. Em boa medida, os sujeitos são classificados de acordo com os saberes formais. Para a lógica capitalista, vale o quanto e o que está registrado sobre o que você sabe e, isto, diz muito sobre você. A educação informal, na contramão da visão capitalista sobre o conhecimento, procura valorizar o sujeito enquanto tal, e não apenas o que ele sabe e interessa ao mercado. E a educação formal está desenvolvendo em nós uma capacidade de criadores ou ela é um simples adestramento?
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