EMPREENDEDORISMO FEMININO SOLIDÁRIO: estudo de caso em uma horta comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Anderson Luiz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Neto, Bezamat de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9019
Resumo: Esta pesquisa faz parte de um estudo que está sendo desenvolvido em forma de dissertação no Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da Universidade Federal de São João del-Rei. O trabalho almeja examinar um tipo peculiar de empreendedorismo, o empreendedorismo feminino solidário, realizado por um grupo de mulheres participantes de uma horta comunitária, localizada na cidade de São João del-Rei, na microrregião do Campo das Vertentes, no estado de Minas Gerais. O objetivo desta análise é demonstrar como as trocas de saberes e as práticas de gestão são estabelecidas dentro desse empreendimento. É fato que a horta comunitária é um ecossistema educomunicativo capaz de transformar de forma criativa o espaço urbano, por meio de uma micropolítica, que visa, dentro de um contexto de resiliência, a enfrentar as desigualdades sociais criadas pelo sistema hegemônico capitalista. Com isso, o processo de gestão dentro desse ambiente propicia às participantes da horta uma relação com o espaço urbano da cidade no sentido de ressignificação do vínculo com a urbanidade, além de mitigar a vulnerabilidade econômica e destacar o empoderamento feminino, promovendo autoestima e um sentimento de pertencimento comunitário.PALAVRAS-CHAVE: empreendedorismo feminino, economia solidária, horta comunitária, mulheres.
id UFMA-4_1a8f33a98aa27c23467d9a3faa452aec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9019
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling EMPREENDEDORISMO FEMININO SOLIDÁRIO: estudo de caso em uma horta comunitáriaEsta pesquisa faz parte de um estudo que está sendo desenvolvido em forma de dissertação no Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da Universidade Federal de São João del-Rei. O trabalho almeja examinar um tipo peculiar de empreendedorismo, o empreendedorismo feminino solidário, realizado por um grupo de mulheres participantes de uma horta comunitária, localizada na cidade de São João del-Rei, na microrregião do Campo das Vertentes, no estado de Minas Gerais. O objetivo desta análise é demonstrar como as trocas de saberes e as práticas de gestão são estabelecidas dentro desse empreendimento. É fato que a horta comunitária é um ecossistema educomunicativo capaz de transformar de forma criativa o espaço urbano, por meio de uma micropolítica, que visa, dentro de um contexto de resiliência, a enfrentar as desigualdades sociais criadas pelo sistema hegemônico capitalista. Com isso, o processo de gestão dentro desse ambiente propicia às participantes da horta uma relação com o espaço urbano da cidade no sentido de ressignificação do vínculo com a urbanidade, além de mitigar a vulnerabilidade econômica e destacar o empoderamento feminino, promovendo autoestima e um sentimento de pertencimento comunitário.PALAVRAS-CHAVE: empreendedorismo feminino, economia solidária, horta comunitária, mulheres.Universidade Federal do Maranhão2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9019Revista Húmus; v. 8 n. 23 (2018): DOSSIÊ: A interdisciplinaridade das Artes, urbanidades e sustentabilidade.2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9019/5595Copyright (c) 2018 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Anderson LuizNeto, Bezamat de Souza2019-05-25T19:24:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9019Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:40.973006Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv EMPREENDEDORISMO FEMININO SOLIDÁRIO: estudo de caso em uma horta comunitária
title EMPREENDEDORISMO FEMININO SOLIDÁRIO: estudo de caso em uma horta comunitária
spellingShingle EMPREENDEDORISMO FEMININO SOLIDÁRIO: estudo de caso em uma horta comunitária
Duarte, Anderson Luiz
title_short EMPREENDEDORISMO FEMININO SOLIDÁRIO: estudo de caso em uma horta comunitária
title_full EMPREENDEDORISMO FEMININO SOLIDÁRIO: estudo de caso em uma horta comunitária
title_fullStr EMPREENDEDORISMO FEMININO SOLIDÁRIO: estudo de caso em uma horta comunitária
title_full_unstemmed EMPREENDEDORISMO FEMININO SOLIDÁRIO: estudo de caso em uma horta comunitária
title_sort EMPREENDEDORISMO FEMININO SOLIDÁRIO: estudo de caso em uma horta comunitária
author Duarte, Anderson Luiz
author_facet Duarte, Anderson Luiz
Neto, Bezamat de Souza
author_role author
author2 Neto, Bezamat de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Anderson Luiz
Neto, Bezamat de Souza
description Esta pesquisa faz parte de um estudo que está sendo desenvolvido em forma de dissertação no Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da Universidade Federal de São João del-Rei. O trabalho almeja examinar um tipo peculiar de empreendedorismo, o empreendedorismo feminino solidário, realizado por um grupo de mulheres participantes de uma horta comunitária, localizada na cidade de São João del-Rei, na microrregião do Campo das Vertentes, no estado de Minas Gerais. O objetivo desta análise é demonstrar como as trocas de saberes e as práticas de gestão são estabelecidas dentro desse empreendimento. É fato que a horta comunitária é um ecossistema educomunicativo capaz de transformar de forma criativa o espaço urbano, por meio de uma micropolítica, que visa, dentro de um contexto de resiliência, a enfrentar as desigualdades sociais criadas pelo sistema hegemônico capitalista. Com isso, o processo de gestão dentro desse ambiente propicia às participantes da horta uma relação com o espaço urbano da cidade no sentido de ressignificação do vínculo com a urbanidade, além de mitigar a vulnerabilidade econômica e destacar o empoderamento feminino, promovendo autoestima e um sentimento de pertencimento comunitário.PALAVRAS-CHAVE: empreendedorismo feminino, economia solidária, horta comunitária, mulheres.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9019
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9019/5595
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 8 n. 23 (2018): DOSSIÊ: A interdisciplinaridade das Artes, urbanidades e sustentabilidade.
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874898062999552