ANÁLISE DE IMAGEM FIGURATIVA: entre limites e possibilidades no campo da História da Arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3194 |
Resumo: | Este artigo pretende abordar a produção artística no século XIX em Goiás (Cidade de Goiás e Pirenópolis) e discutir a relação entre a arte e o sagrado e a problemática em torno da leitura da significação das imagens ou ícones religiosos em História da Arte. Pretende-se também abordar a figuração. Em particular destacamos a arte sacra goiana a partir de Veiga Valle, que embora concebido como artista singular tem muita herança dos escultores portugueses, até mesmo em sua caligrafia escultórica. Fruto de seu tempo o artista, que não foi acadêmico, não estava isolado em Goiás, mesmo que tenha se inspirado em modelos de esculturas sacras europeias e brasileiras, soube dar a sua interpretação neste exercício mimético. Os estudos sobre as imagens realizadas pelo santeiro goiano - Veiga Valle e por outros escultores que vieram posteriormente como seu filho Henrique Ernesto, nos propõe discussões a respeito de arte figurativa, ícone, sagrado, mimese e encarnação. |
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ANÁLISE DE IMAGEM FIGURATIVA: entre limites e possibilidades no campo da História da ArteEste artigo pretende abordar a produção artística no século XIX em Goiás (Cidade de Goiás e Pirenópolis) e discutir a relação entre a arte e o sagrado e a problemática em torno da leitura da significação das imagens ou ícones religiosos em História da Arte. Pretende-se também abordar a figuração. Em particular destacamos a arte sacra goiana a partir de Veiga Valle, que embora concebido como artista singular tem muita herança dos escultores portugueses, até mesmo em sua caligrafia escultórica. Fruto de seu tempo o artista, que não foi acadêmico, não estava isolado em Goiás, mesmo que tenha se inspirado em modelos de esculturas sacras europeias e brasileiras, soube dar a sua interpretação neste exercício mimético. Os estudos sobre as imagens realizadas pelo santeiro goiano - Veiga Valle e por outros escultores que vieram posteriormente como seu filho Henrique Ernesto, nos propõe discussões a respeito de arte figurativa, ícone, sagrado, mimese e encarnação.Universidade Federal do Maranhão2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3194Revista Húmus; v. 5 n. 13 (2015): Existência, Educação e possiblidade2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3194/2969Copyright (c) 2015 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Raquel de Souza2017-11-05T20:37:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3194Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:33.726657Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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