Dimensão social e educativa da Arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1628 |
Resumo: | Este trabalho aborda a questão do ensino de Artes sob o ponto de vista de sua dimensão social educativa. Em sua dimensão social, o ensino de Artes se apresenta como um importante fator de expressão cultural, propiciando ao aluno desenvolvimento do pensamento artístico e da imaginação criativa. Permite, ainda, a inserção do aluno em seu próprio universo cultural e histórico. Em sua dimensão educativa, o ensino de Artes contribui para o surgimento das condições necessárias à aprendizagem, como a capacidade criadora, a flexibilidade, a sensibilidade e o senso crítico. Assim considerado o ensino de Artes deixa de ser um acessório dentro do currículo escolar, assumindo a condição de disciplina essencial para a formação integral do educando. |
id |
UFMA-4_433b8c245008c40416bbd97911ca57fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1628 |
network_acronym_str |
UFMA-4 |
network_name_str |
Revista Húmus |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensão social e educativa da Arte Este trabalho aborda a questão do ensino de Artes sob o ponto de vista de sua dimensão social educativa. Em sua dimensão social, o ensino de Artes se apresenta como um importante fator de expressão cultural, propiciando ao aluno desenvolvimento do pensamento artístico e da imaginação criativa. Permite, ainda, a inserção do aluno em seu próprio universo cultural e histórico. Em sua dimensão educativa, o ensino de Artes contribui para o surgimento das condições necessárias à aprendizagem, como a capacidade criadora, a flexibilidade, a sensibilidade e o senso crítico. Assim considerado o ensino de Artes deixa de ser um acessório dentro do currículo escolar, assumindo a condição de disciplina essencial para a formação integral do educando.Universidade Federal do Maranhão2011-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1628Revista Húmus; v. 1 n. 2 (2011): A qualidade do ensino e do desenvolvimento do país2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1628/1291Copyright (c) 2013 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessPraun, Andréa GonçalvesDe La Torre, Saturnino2013-08-19T18:56:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1628Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:29.120173Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensão social e educativa da Arte |
title |
Dimensão social e educativa da Arte |
spellingShingle |
Dimensão social e educativa da Arte Praun, Andréa Gonçalves |
title_short |
Dimensão social e educativa da Arte |
title_full |
Dimensão social e educativa da Arte |
title_fullStr |
Dimensão social e educativa da Arte |
title_full_unstemmed |
Dimensão social e educativa da Arte |
title_sort |
Dimensão social e educativa da Arte |
author |
Praun, Andréa Gonçalves |
author_facet |
Praun, Andréa Gonçalves De La Torre, Saturnino |
author_role |
author |
author2 |
De La Torre, Saturnino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Praun, Andréa Gonçalves De La Torre, Saturnino |
description |
Este trabalho aborda a questão do ensino de Artes sob o ponto de vista de sua dimensão social educativa. Em sua dimensão social, o ensino de Artes se apresenta como um importante fator de expressão cultural, propiciando ao aluno desenvolvimento do pensamento artístico e da imaginação criativa. Permite, ainda, a inserção do aluno em seu próprio universo cultural e histórico. Em sua dimensão educativa, o ensino de Artes contribui para o surgimento das condições necessárias à aprendizagem, como a capacidade criadora, a flexibilidade, a sensibilidade e o senso crítico. Assim considerado o ensino de Artes deixa de ser um acessório dentro do currículo escolar, assumindo a condição de disciplina essencial para a formação integral do educando. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1628 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1628/1291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Húmus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Húmus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Húmus; v. 1 n. 2 (2011): A qualidade do ensino e do desenvolvimento do país 2236-4358 reponame:Revista Húmus instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Húmus |
collection |
Revista Húmus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||wellington.amorim@gmail.com |
_version_ |
1799874897277616128 |