Dimensão social e educativa da Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Praun, Andréa Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: De La Torre, Saturnino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1628
Resumo:  Este trabalho aborda a questão do ensino de Artes sob o ponto de vista de sua dimensão social educativa. Em sua dimensão social, o ensino de Artes se apresenta como um importante fator de expressão cultural, propiciando ao aluno desenvolvimento do pensamento artístico e da imaginação criativa. Permite, ainda, a inserção do aluno em seu próprio universo cultural e histórico. Em sua dimensão educativa, o ensino de Artes contribui para o surgimento das condições necessárias à aprendizagem, como a capacidade criadora, a flexibilidade, a sensibilidade e o senso crítico. Assim considerado o ensino de Artes deixa de ser um acessório dentro do currículo escolar, assumindo a condição de disciplina essencial para a formação integral do educando.
id UFMA-4_433b8c245008c40416bbd97911ca57fa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1628
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling Dimensão social e educativa da Arte Este trabalho aborda a questão do ensino de Artes sob o ponto de vista de sua dimensão social educativa. Em sua dimensão social, o ensino de Artes se apresenta como um importante fator de expressão cultural, propiciando ao aluno desenvolvimento do pensamento artístico e da imaginação criativa. Permite, ainda, a inserção do aluno em seu próprio universo cultural e histórico. Em sua dimensão educativa, o ensino de Artes contribui para o surgimento das condições necessárias à aprendizagem, como a capacidade criadora, a flexibilidade, a sensibilidade e o senso crítico. Assim considerado o ensino de Artes deixa de ser um acessório dentro do currículo escolar, assumindo a condição de disciplina essencial para a formação integral do educando.Universidade Federal do Maranhão2011-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1628Revista Húmus; v. 1 n. 2 (2011): A qualidade do ensino e do desenvolvimento do país2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1628/1291Copyright (c) 2013 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessPraun, Andréa GonçalvesDe La Torre, Saturnino2013-08-19T18:56:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1628Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:29.120173Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv Dimensão social e educativa da Arte
title Dimensão social e educativa da Arte
spellingShingle Dimensão social e educativa da Arte
Praun, Andréa Gonçalves
title_short Dimensão social e educativa da Arte
title_full Dimensão social e educativa da Arte
title_fullStr Dimensão social e educativa da Arte
title_full_unstemmed Dimensão social e educativa da Arte
title_sort Dimensão social e educativa da Arte
author Praun, Andréa Gonçalves
author_facet Praun, Andréa Gonçalves
De La Torre, Saturnino
author_role author
author2 De La Torre, Saturnino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Praun, Andréa Gonçalves
De La Torre, Saturnino
description  Este trabalho aborda a questão do ensino de Artes sob o ponto de vista de sua dimensão social educativa. Em sua dimensão social, o ensino de Artes se apresenta como um importante fator de expressão cultural, propiciando ao aluno desenvolvimento do pensamento artístico e da imaginação criativa. Permite, ainda, a inserção do aluno em seu próprio universo cultural e histórico. Em sua dimensão educativa, o ensino de Artes contribui para o surgimento das condições necessárias à aprendizagem, como a capacidade criadora, a flexibilidade, a sensibilidade e o senso crítico. Assim considerado o ensino de Artes deixa de ser um acessório dentro do currículo escolar, assumindo a condição de disciplina essencial para a formação integral do educando.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1628
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1628/1291
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 1 n. 2 (2011): A qualidade do ensino e do desenvolvimento do país
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874897277616128