CAPITAL SOCIAL E INTERDISCIPLINARIDADE: a premência do capital social no ensino da Sociologia e sua relação com o tema do desenvolvimento.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10776 |
Resumo: | trata-se de uma introdução ao tema do Associativismo para, na sequência, falar da importância do Capital social. O fenômeno do associativismo é um componente elementar daquilo que a literatura das Ciências Sociais convencionou denominar capital social. Assim, procuramos associar estes termos, a fim de corroborar com a importância de suas abordagens nas ciências sociais, relacionando-as com a temática do desenvolvimento. Por extensão, comentamos os resultados de uma leitura analítica dos manuais de Sociologia recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNDL, do Ministério da Educação, durante o período de 2015 a 2017. Nessa leitura investigativa pudemos constatar e confirmar algumas coisas, entre elas o fato de que o tema do capital social e seus temas constitutivos praticamente inexistem nesses manuais. Nessa perspectiva, sugerimos uma reflexão a respeito de sua inserção no debate sociológico.Palavras-chave: capital social, associativismo, interdisciplinaridade, introdução à sociologia, desenvolvimento. |
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CAPITAL SOCIAL E INTERDISCIPLINARIDADE: a premência do capital social no ensino da Sociologia e sua relação com o tema do desenvolvimento.trata-se de uma introdução ao tema do Associativismo para, na sequência, falar da importância do Capital social. O fenômeno do associativismo é um componente elementar daquilo que a literatura das Ciências Sociais convencionou denominar capital social. Assim, procuramos associar estes termos, a fim de corroborar com a importância de suas abordagens nas ciências sociais, relacionando-as com a temática do desenvolvimento. Por extensão, comentamos os resultados de uma leitura analítica dos manuais de Sociologia recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNDL, do Ministério da Educação, durante o período de 2015 a 2017. Nessa leitura investigativa pudemos constatar e confirmar algumas coisas, entre elas o fato de que o tema do capital social e seus temas constitutivos praticamente inexistem nesses manuais. Nessa perspectiva, sugerimos uma reflexão a respeito de sua inserção no debate sociológico.Palavras-chave: capital social, associativismo, interdisciplinaridade, introdução à sociologia, desenvolvimento.Universidade Federal do Maranhão2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10776Revista Húmus; v. 8 n. 24 (2018): Perspectivas do Direito, Filosofia e Desenvolvimento Regional2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10776/6512Copyright (c) 2019 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessBirkner, Walter Marcos Knaesel2019-05-30T16:59:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10776Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:43.063875Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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