Comentários marginais às competências da BNCC às Humanidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Birkner, Walter Marcos Knaesel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Ana Clarisse Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17589
Resumo: Apresentamos alguns comentários sobre cada uma das seis denominadas Competências para as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, documento que norteia os pressupostos da Educação do Brasil para o Ensino Básico. Nossa perspectiva de análise sobre tais Competências é orientada pela perspectiva da interdisciplinaridade e objetivada a vislumbrar as possibilidades de inserção do tema do Desenvolvimento e de sua variante local-regional nos conteúdos curriculares do Ensino Médio. Ao largo, propomos que as Ciências Humanas, notadamente a partir da Sociologia, promovam aproximações com outras áreas do conhecimento, como a Economia e as Ciências Naturais, facilitando a inserção do tema do Desenvolvimento no seu espectro analítico.
id UFMA-4_6b8be7dd0b556b5491c36ae2317c31d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17589
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling Comentários marginais às competências da BNCC às HumanidadesApresentamos alguns comentários sobre cada uma das seis denominadas Competências para as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, documento que norteia os pressupostos da Educação do Brasil para o Ensino Básico. Nossa perspectiva de análise sobre tais Competências é orientada pela perspectiva da interdisciplinaridade e objetivada a vislumbrar as possibilidades de inserção do tema do Desenvolvimento e de sua variante local-regional nos conteúdos curriculares do Ensino Médio. Ao largo, propomos que as Ciências Humanas, notadamente a partir da Sociologia, promovam aproximações com outras áreas do conhecimento, como a Economia e as Ciências Naturais, facilitando a inserção do tema do Desenvolvimento no seu espectro analítico.Universidade Federal do Maranhão2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17589Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17589/9566Copyright (c) 2021 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessBirkner, Walter Marcos KnaeselBarbosa, Ana Clarisse Alencar2021-08-28T20:26:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17589Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:56.209764Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv Comentários marginais às competências da BNCC às Humanidades
title Comentários marginais às competências da BNCC às Humanidades
spellingShingle Comentários marginais às competências da BNCC às Humanidades
Birkner, Walter Marcos Knaesel
title_short Comentários marginais às competências da BNCC às Humanidades
title_full Comentários marginais às competências da BNCC às Humanidades
title_fullStr Comentários marginais às competências da BNCC às Humanidades
title_full_unstemmed Comentários marginais às competências da BNCC às Humanidades
title_sort Comentários marginais às competências da BNCC às Humanidades
author Birkner, Walter Marcos Knaesel
author_facet Birkner, Walter Marcos Knaesel
Barbosa, Ana Clarisse Alencar
author_role author
author2 Barbosa, Ana Clarisse Alencar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Birkner, Walter Marcos Knaesel
Barbosa, Ana Clarisse Alencar
description Apresentamos alguns comentários sobre cada uma das seis denominadas Competências para as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, documento que norteia os pressupostos da Educação do Brasil para o Ensino Básico. Nossa perspectiva de análise sobre tais Competências é orientada pela perspectiva da interdisciplinaridade e objetivada a vislumbrar as possibilidades de inserção do tema do Desenvolvimento e de sua variante local-regional nos conteúdos curriculares do Ensino Médio. Ao largo, propomos que as Ciências Humanas, notadamente a partir da Sociologia, promovam aproximações com outras áreas do conhecimento, como a Economia e as Ciências Naturais, facilitando a inserção do tema do Desenvolvimento no seu espectro analítico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17589
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17589/9566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874899267813376