UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa Barradas de Brito, Mizânia Mizilílian
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10035
Resumo: Este artigo tem como objetivo tecer uma análise de conjuntura a respeito dos principais aspectos relacionados à questão educacional escolar na perspectiva da realidade da sociedade brasileira. Neste sentido, perpassaremos precisamente à observação do que pode ser tomado como avanço ou mesmo retrocesso ao que era pretendido no teor das perspectivas do Manifesto dos Educadores, que foi publicado no ano de 1959. Com isto, tentaremos em uma visão ampla estabelecer ao longo do texto um paralelo firmando uma nova forma de manifestar as necessidades educacionais da contemporaneidade no Brasil.
id UFMA-4_82f079956b5ff787c2d67fbe2bab4b95
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10035
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959Este artigo tem como objetivo tecer uma análise de conjuntura a respeito dos principais aspectos relacionados à questão educacional escolar na perspectiva da realidade da sociedade brasileira. Neste sentido, perpassaremos precisamente à observação do que pode ser tomado como avanço ou mesmo retrocesso ao que era pretendido no teor das perspectivas do Manifesto dos Educadores, que foi publicado no ano de 1959. Com isto, tentaremos em uma visão ampla estabelecer ao longo do texto um paralelo firmando uma nova forma de manifestar as necessidades educacionais da contemporaneidade no Brasil.Universidade Federal do Maranhão2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10035Revista Húmus; v. 8 n. 24 (2018): Perspectivas do Direito, Filosofia e Desenvolvimento Regional2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10035/6513Copyright (c) 2019 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessoa Barradas de Brito, Mizânia Mizilílian2019-05-30T17:03:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10035Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:42.459107Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959
title UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959
spellingShingle UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959
Pessoa Barradas de Brito, Mizânia Mizilílian
title_short UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959
title_full UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959
title_fullStr UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959
title_sort UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959
author Pessoa Barradas de Brito, Mizânia Mizilílian
author_facet Pessoa Barradas de Brito, Mizânia Mizilílian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa Barradas de Brito, Mizânia Mizilílian
description Este artigo tem como objetivo tecer uma análise de conjuntura a respeito dos principais aspectos relacionados à questão educacional escolar na perspectiva da realidade da sociedade brasileira. Neste sentido, perpassaremos precisamente à observação do que pode ser tomado como avanço ou mesmo retrocesso ao que era pretendido no teor das perspectivas do Manifesto dos Educadores, que foi publicado no ano de 1959. Com isto, tentaremos em uma visão ampla estabelecer ao longo do texto um paralelo firmando uma nova forma de manifestar as necessidades educacionais da contemporaneidade no Brasil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10035
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10035/6513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 8 n. 24 (2018): Perspectivas do Direito, Filosofia e Desenvolvimento Regional
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1814256593648222208