UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10035 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo tecer uma análise de conjuntura a respeito dos principais aspectos relacionados à questão educacional escolar na perspectiva da realidade da sociedade brasileira. Neste sentido, perpassaremos precisamente à observação do que pode ser tomado como avanço ou mesmo retrocesso ao que era pretendido no teor das perspectivas do Manifesto dos Educadores, que foi publicado no ano de 1959. Com isto, tentaremos em uma visão ampla estabelecer ao longo do texto um paralelo firmando uma nova forma de manifestar as necessidades educacionais da contemporaneidade no Brasil. |
id |
UFMA-4_82f079956b5ff787c2d67fbe2bab4b95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10035 |
network_acronym_str |
UFMA-4 |
network_name_str |
Revista Húmus |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959Este artigo tem como objetivo tecer uma análise de conjuntura a respeito dos principais aspectos relacionados à questão educacional escolar na perspectiva da realidade da sociedade brasileira. Neste sentido, perpassaremos precisamente à observação do que pode ser tomado como avanço ou mesmo retrocesso ao que era pretendido no teor das perspectivas do Manifesto dos Educadores, que foi publicado no ano de 1959. Com isto, tentaremos em uma visão ampla estabelecer ao longo do texto um paralelo firmando uma nova forma de manifestar as necessidades educacionais da contemporaneidade no Brasil.Universidade Federal do Maranhão2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10035Revista Húmus; v. 8 n. 24 (2018): Perspectivas do Direito, Filosofia e Desenvolvimento Regional2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10035/6513Copyright (c) 2019 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessoa Barradas de Brito, Mizânia Mizilílian2019-05-30T17:03:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10035Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:42.459107Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959 |
title |
UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959 |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959 Pessoa Barradas de Brito, Mizânia Mizilílian |
title_short |
UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959 |
title_full |
UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959 |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959 |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959 |
title_sort |
UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959 |
author |
Pessoa Barradas de Brito, Mizânia Mizilílian |
author_facet |
Pessoa Barradas de Brito, Mizânia Mizilílian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa Barradas de Brito, Mizânia Mizilílian |
description |
Este artigo tem como objetivo tecer uma análise de conjuntura a respeito dos principais aspectos relacionados à questão educacional escolar na perspectiva da realidade da sociedade brasileira. Neste sentido, perpassaremos precisamente à observação do que pode ser tomado como avanço ou mesmo retrocesso ao que era pretendido no teor das perspectivas do Manifesto dos Educadores, que foi publicado no ano de 1959. Com isto, tentaremos em uma visão ampla estabelecer ao longo do texto um paralelo firmando uma nova forma de manifestar as necessidades educacionais da contemporaneidade no Brasil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10035 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10035/6513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Húmus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Húmus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Húmus; v. 8 n. 24 (2018): Perspectivas do Direito, Filosofia e Desenvolvimento Regional 2236-4358 reponame:Revista Húmus instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Húmus |
collection |
Revista Húmus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||wellington.amorim@gmail.com |
_version_ |
1814256593648222208 |