A noção de ruptura epistemologica em Gaston Barchelard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Roberta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rocha, Fábio Libório
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2829
Resumo: Contrário a ideia de universalidade do saber, bem como de sua continuidade, Bachelard se opõe à concepção positivista na qual o conhecimento científico é constituído de verdades objetivas. Esta noção nos levaria a admitir que a cada passo dado no progresso da ciência haveria uma e apenas uma maneira de se construir o conhecimento – através da complementação constante e recorrente às teorias anteriores. Essa forma de organizar o pensamento científico acarretaria um saber científico acumulativo e restrito. No entanto, a partir da concepção dada pelo novo espírito científico, Bachelard admitia um corte no saber. Sua ideia estava em estabelecer esse corte para abstrair os obstáculos que criavam uma continuidade inadequada ao pensamento. O corte, também dado como ruptura epistemológica, delimitaria e conferiria ao objeto sua objetividade. Assim, a ciência deveria produzir a cada momento de sua história, suas próprias normas de verdade e seus princípios de refutação para tudo aquilo que é por ela for apreendido.
id UFMA-4_b51eb5b4161cbb70044a599d40ee49b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2829
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling A noção de ruptura epistemologica em Gaston BarchelardContrário a ideia de universalidade do saber, bem como de sua continuidade, Bachelard se opõe à concepção positivista na qual o conhecimento científico é constituído de verdades objetivas. Esta noção nos levaria a admitir que a cada passo dado no progresso da ciência haveria uma e apenas uma maneira de se construir o conhecimento – através da complementação constante e recorrente às teorias anteriores. Essa forma de organizar o pensamento científico acarretaria um saber científico acumulativo e restrito. No entanto, a partir da concepção dada pelo novo espírito científico, Bachelard admitia um corte no saber. Sua ideia estava em estabelecer esse corte para abstrair os obstáculos que criavam uma continuidade inadequada ao pensamento. O corte, também dado como ruptura epistemológica, delimitaria e conferiria ao objeto sua objetividade. Assim, a ciência deveria produzir a cada momento de sua história, suas próprias normas de verdade e seus princípios de refutação para tudo aquilo que é por ela for apreendido.Universidade Federal do Maranhão2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2829Revista Húmus; v. 4 n. 11 (2014): Educação, política e pluralidade2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2829/2961Copyright (c) 2014 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, RobertaRocha, Fábio Libório2016-06-28T12:06:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2829Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:32.394445Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A noção de ruptura epistemologica em Gaston Barchelard
title A noção de ruptura epistemologica em Gaston Barchelard
spellingShingle A noção de ruptura epistemologica em Gaston Barchelard
Melo, Roberta
title_short A noção de ruptura epistemologica em Gaston Barchelard
title_full A noção de ruptura epistemologica em Gaston Barchelard
title_fullStr A noção de ruptura epistemologica em Gaston Barchelard
title_full_unstemmed A noção de ruptura epistemologica em Gaston Barchelard
title_sort A noção de ruptura epistemologica em Gaston Barchelard
author Melo, Roberta
author_facet Melo, Roberta
Rocha, Fábio Libório
author_role author
author2 Rocha, Fábio Libório
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Roberta
Rocha, Fábio Libório
description Contrário a ideia de universalidade do saber, bem como de sua continuidade, Bachelard se opõe à concepção positivista na qual o conhecimento científico é constituído de verdades objetivas. Esta noção nos levaria a admitir que a cada passo dado no progresso da ciência haveria uma e apenas uma maneira de se construir o conhecimento – através da complementação constante e recorrente às teorias anteriores. Essa forma de organizar o pensamento científico acarretaria um saber científico acumulativo e restrito. No entanto, a partir da concepção dada pelo novo espírito científico, Bachelard admitia um corte no saber. Sua ideia estava em estabelecer esse corte para abstrair os obstáculos que criavam uma continuidade inadequada ao pensamento. O corte, também dado como ruptura epistemológica, delimitaria e conferiria ao objeto sua objetividade. Assim, a ciência deveria produzir a cada momento de sua história, suas próprias normas de verdade e seus princípios de refutação para tudo aquilo que é por ela for apreendido.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2829
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2829/2961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 4 n. 11 (2014): Educação, política e pluralidade
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874897633083392