Existência religiosa em Kierkegaard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Helysson Assunção
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mattos, Delmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3080
Resumo: O estudo abordou o estilo de vida religioso com base em Kierkegaard. Tendo como objetivo principal discorrer sobre o estilo de vida religioso com base nas concepções de Kierkegaard. O estilo de vida religioso existe no âmbito de uma consciência de fé. As pessoas que vivem esse estágio de vida priorizam a fé em detrimentos do prazer estético e aos ditames da razão. O estilo de vida religioso está diretamente relacionado à fé da existência de Deus. Segundo o autor, o único caminho para o homem livrar-se do desespero é a tomada de consciência de fé. Quando o indivíduo mergulha em si mesmo, encontra o poder que o criou e, assim, o modo religioso possui profunda interioridade. O indivíduo religioso tem consciência de que nesse âmbito a moral é ultrapassada, visto que somente são observados os deveres com Deus, cujo fato é denominado pelo autor de suspensão teleológica da moral. Concluiu-se que na concepção de Kierkegaard somente é possível amar verdadeiramente ou se realizar de maneira plena do eu e alcançar a felicidade o homem que se encontra no estágio de vida religioso.
id UFMA-4_c3023772082600ce6efe60538b82cf95
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3080
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling Existência religiosa em KierkegaardO estudo abordou o estilo de vida religioso com base em Kierkegaard. Tendo como objetivo principal discorrer sobre o estilo de vida religioso com base nas concepções de Kierkegaard. O estilo de vida religioso existe no âmbito de uma consciência de fé. As pessoas que vivem esse estágio de vida priorizam a fé em detrimentos do prazer estético e aos ditames da razão. O estilo de vida religioso está diretamente relacionado à fé da existência de Deus. Segundo o autor, o único caminho para o homem livrar-se do desespero é a tomada de consciência de fé. Quando o indivíduo mergulha em si mesmo, encontra o poder que o criou e, assim, o modo religioso possui profunda interioridade. O indivíduo religioso tem consciência de que nesse âmbito a moral é ultrapassada, visto que somente são observados os deveres com Deus, cujo fato é denominado pelo autor de suspensão teleológica da moral. Concluiu-se que na concepção de Kierkegaard somente é possível amar verdadeiramente ou se realizar de maneira plena do eu e alcançar a felicidade o homem que se encontra no estágio de vida religioso.Universidade Federal do Maranhão2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3080Revista Húmus; v. 4 n. 12 (2014): Pluralidade e Diferença2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3080/2956Copyright (c) 2015 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Helysson AssunçãoMattos, Delmo2016-06-28T11:54:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3080Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:33.200943Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv Existência religiosa em Kierkegaard
title Existência religiosa em Kierkegaard
spellingShingle Existência religiosa em Kierkegaard
França, Helysson Assunção
title_short Existência religiosa em Kierkegaard
title_full Existência religiosa em Kierkegaard
title_fullStr Existência religiosa em Kierkegaard
title_full_unstemmed Existência religiosa em Kierkegaard
title_sort Existência religiosa em Kierkegaard
author França, Helysson Assunção
author_facet França, Helysson Assunção
Mattos, Delmo
author_role author
author2 Mattos, Delmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Helysson Assunção
Mattos, Delmo
description O estudo abordou o estilo de vida religioso com base em Kierkegaard. Tendo como objetivo principal discorrer sobre o estilo de vida religioso com base nas concepções de Kierkegaard. O estilo de vida religioso existe no âmbito de uma consciência de fé. As pessoas que vivem esse estágio de vida priorizam a fé em detrimentos do prazer estético e aos ditames da razão. O estilo de vida religioso está diretamente relacionado à fé da existência de Deus. Segundo o autor, o único caminho para o homem livrar-se do desespero é a tomada de consciência de fé. Quando o indivíduo mergulha em si mesmo, encontra o poder que o criou e, assim, o modo religioso possui profunda interioridade. O indivíduo religioso tem consciência de que nesse âmbito a moral é ultrapassada, visto que somente são observados os deveres com Deus, cujo fato é denominado pelo autor de suspensão teleológica da moral. Concluiu-se que na concepção de Kierkegaard somente é possível amar verdadeiramente ou se realizar de maneira plena do eu e alcançar a felicidade o homem que se encontra no estágio de vida religioso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3080
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3080/2956
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 4 n. 12 (2014): Pluralidade e Diferença
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874897643569152