Experiências referenciais da Educação escolar indígena brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Meireles, Jose Manuel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15580
Resumo: O artigo apresenta o conceito de escola referencial, marca original deste trabalho, discorre sobre este termo principalmente ao abordar as escolas referenciais como tais, por balancearem o ensino do conhecimento ocidental com o tradicional. Apresenta também escolas indígenas referenciais em três regiões brasileiras distintas.Traz a discussão sobre a necessidade de se ensinar o conhecimento tradicional nas escolas indígenas e não somente o universal como é defendido por uma tendência dos estudos sobre a educação escolar indígena.O ponto de partida histórico da educação escolar indígena aconteceu no Acre. Tanto lá quanto em outras regiões, o método desenvolvido nas escolas ditas referenciais foi o de Paulo Freire.A importância da educação escolar indígena foi primordial na formação de organizações indígenas, responsáveis pelo avanço dos direitos indígenas contidos na Constituição Federal de 1988.
id UFMA-4_c47e884d884eddea19fb27bc77e0aaaf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15580
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling Experiências referenciais da Educação escolar indígena brasileiraO artigo apresenta o conceito de escola referencial, marca original deste trabalho, discorre sobre este termo principalmente ao abordar as escolas referenciais como tais, por balancearem o ensino do conhecimento ocidental com o tradicional. Apresenta também escolas indígenas referenciais em três regiões brasileiras distintas.Traz a discussão sobre a necessidade de se ensinar o conhecimento tradicional nas escolas indígenas e não somente o universal como é defendido por uma tendência dos estudos sobre a educação escolar indígena.O ponto de partida histórico da educação escolar indígena aconteceu no Acre. Tanto lá quanto em outras regiões, o método desenvolvido nas escolas ditas referenciais foi o de Paulo Freire.A importância da educação escolar indígena foi primordial na formação de organizações indígenas, responsáveis pelo avanço dos direitos indígenas contidos na Constituição Federal de 1988.Universidade Federal do Maranhão2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15580Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15580/9573Copyright (c) 2021 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Meireles, Jose Manuel2021-08-28T20:26:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15580Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:52.139278Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv Experiências referenciais da Educação escolar indígena brasileira
title Experiências referenciais da Educação escolar indígena brasileira
spellingShingle Experiências referenciais da Educação escolar indígena brasileira
Ribeiro Meireles, Jose Manuel
title_short Experiências referenciais da Educação escolar indígena brasileira
title_full Experiências referenciais da Educação escolar indígena brasileira
title_fullStr Experiências referenciais da Educação escolar indígena brasileira
title_full_unstemmed Experiências referenciais da Educação escolar indígena brasileira
title_sort Experiências referenciais da Educação escolar indígena brasileira
author Ribeiro Meireles, Jose Manuel
author_facet Ribeiro Meireles, Jose Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Meireles, Jose Manuel
description O artigo apresenta o conceito de escola referencial, marca original deste trabalho, discorre sobre este termo principalmente ao abordar as escolas referenciais como tais, por balancearem o ensino do conhecimento ocidental com o tradicional. Apresenta também escolas indígenas referenciais em três regiões brasileiras distintas.Traz a discussão sobre a necessidade de se ensinar o conhecimento tradicional nas escolas indígenas e não somente o universal como é defendido por uma tendência dos estudos sobre a educação escolar indígena.O ponto de partida histórico da educação escolar indígena aconteceu no Acre. Tanto lá quanto em outras regiões, o método desenvolvido nas escolas ditas referenciais foi o de Paulo Freire.A importância da educação escolar indígena foi primordial na formação de organizações indígenas, responsáveis pelo avanço dos direitos indígenas contidos na Constituição Federal de 1988.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15580
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15580/9573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1814256595191726080