O PODER DA PALAVRA: Linguagem, Ideologia e Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Jorge Miranda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Oliveira, Adriano Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4671
Resumo: O objetivo desse artigo é problematizar as implicações das palavras, principalmente no campo educacional, justificando de que modo que elas são empregadas e influenciam na vida e na formação dos educandos e dos educadores. As palavras não têm uma força, poder ou forma nelas mesmas, mas é o homem que as emprega e as transforma em um aparelho para servir a diversas matrizes. O discurso é uma das principais estratégias de persuasão, indução e convencimento tão bem demonstrada por Platão, especialmente na obra O Sofista. Essa reflexão é ancorada em duas teses fundamentais de Bakhtin: “a palavra está presente em todos os atos de compreensão e em todos os atos de interpretação” e “a palavra é o fenômeno ideológico por excelência”. A palavra pode ter diversos significados segundo a ideologia a qual está subordinada, produzindo novos conhecimentos ou novas alienações e reificações. Na delimitação do processo pedagógico, a palavra é a ferramenta que mais permite a relação dialógica e a construção da existência humana.
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