O PODER DA PALAVRA: Linguagem, Ideologia e Educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4671 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é problematizar as implicações das palavras, principalmente no campo educacional, justificando de que modo que elas são empregadas e influenciam na vida e na formação dos educandos e dos educadores. As palavras não têm uma força, poder ou forma nelas mesmas, mas é o homem que as emprega e as transforma em um aparelho para servir a diversas matrizes. O discurso é uma das principais estratégias de persuasão, indução e convencimento tão bem demonstrada por Platão, especialmente na obra O Sofista. Essa reflexão é ancorada em duas teses fundamentais de Bakhtin: “a palavra está presente em todos os atos de compreensão e em todos os atos de interpretação” e “a palavra é o fenômeno ideológico por excelência”. A palavra pode ter diversos significados segundo a ideologia a qual está subordinada, produzindo novos conhecimentos ou novas alienações e reificações. Na delimitação do processo pedagógico, a palavra é a ferramenta que mais permite a relação dialógica e a construção da existência humana. |
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O PODER DA PALAVRA: Linguagem, Ideologia e EducaçãoO objetivo desse artigo é problematizar as implicações das palavras, principalmente no campo educacional, justificando de que modo que elas são empregadas e influenciam na vida e na formação dos educandos e dos educadores. As palavras não têm uma força, poder ou forma nelas mesmas, mas é o homem que as emprega e as transforma em um aparelho para servir a diversas matrizes. O discurso é uma das principais estratégias de persuasão, indução e convencimento tão bem demonstrada por Platão, especialmente na obra O Sofista. Essa reflexão é ancorada em duas teses fundamentais de Bakhtin: “a palavra está presente em todos os atos de compreensão e em todos os atos de interpretação” e “a palavra é o fenômeno ideológico por excelência”. A palavra pode ter diversos significados segundo a ideologia a qual está subordinada, produzindo novos conhecimentos ou novas alienações e reificações. Na delimitação do processo pedagógico, a palavra é a ferramenta que mais permite a relação dialógica e a construção da existência humana.Universidade Federal do Maranhão2016-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4671Revista Húmus; v. 6 n. 16 (2016): Compaixão e liberdade2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4671/2546Copyright (c) 2016 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Jorge Mirandade Oliveira, Adriano Moreira2016-05-25T09:21:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4671Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:35.584077Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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