O PODER DA PALAVRA: Linguagem, Ideologia e Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Jorge Miranda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Oliveira, Adriano Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4671
Resumo: O objetivo desse artigo é problematizar as implicações das palavras, principalmente no campo educacional, justificando de que modo que elas são empregadas e influenciam na vida e na formação dos educandos e dos educadores. As palavras não têm uma força, poder ou forma nelas mesmas, mas é o homem que as emprega e as transforma em um aparelho para servir a diversas matrizes. O discurso é uma das principais estratégias de persuasão, indução e convencimento tão bem demonstrada por Platão, especialmente na obra O Sofista. Essa reflexão é ancorada em duas teses fundamentais de Bakhtin: “a palavra está presente em todos os atos de compreensão e em todos os atos de interpretação” e “a palavra é o fenômeno ideológico por excelência”. A palavra pode ter diversos significados segundo a ideologia a qual está subordinada, produzindo novos conhecimentos ou novas alienações e reificações. Na delimitação do processo pedagógico, a palavra é a ferramenta que mais permite a relação dialógica e a construção da existência humana.
id UFMA-4_d0c4a52d2ebdf77f46fec12a3d873c00
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4671
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling O PODER DA PALAVRA: Linguagem, Ideologia e EducaçãoO objetivo desse artigo é problematizar as implicações das palavras, principalmente no campo educacional, justificando de que modo que elas são empregadas e influenciam na vida e na formação dos educandos e dos educadores. As palavras não têm uma força, poder ou forma nelas mesmas, mas é o homem que as emprega e as transforma em um aparelho para servir a diversas matrizes. O discurso é uma das principais estratégias de persuasão, indução e convencimento tão bem demonstrada por Platão, especialmente na obra O Sofista. Essa reflexão é ancorada em duas teses fundamentais de Bakhtin: “a palavra está presente em todos os atos de compreensão e em todos os atos de interpretação” e “a palavra é o fenômeno ideológico por excelência”. A palavra pode ter diversos significados segundo a ideologia a qual está subordinada, produzindo novos conhecimentos ou novas alienações e reificações. Na delimitação do processo pedagógico, a palavra é a ferramenta que mais permite a relação dialógica e a construção da existência humana.Universidade Federal do Maranhão2016-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4671Revista Húmus; v. 6 n. 16 (2016): Compaixão e liberdade2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4671/2546Copyright (c) 2016 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Jorge Mirandade Oliveira, Adriano Moreira2016-05-25T09:21:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4671Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:35.584077Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv O PODER DA PALAVRA: Linguagem, Ideologia e Educação
title O PODER DA PALAVRA: Linguagem, Ideologia e Educação
spellingShingle O PODER DA PALAVRA: Linguagem, Ideologia e Educação
de Almeida, Jorge Miranda
title_short O PODER DA PALAVRA: Linguagem, Ideologia e Educação
title_full O PODER DA PALAVRA: Linguagem, Ideologia e Educação
title_fullStr O PODER DA PALAVRA: Linguagem, Ideologia e Educação
title_full_unstemmed O PODER DA PALAVRA: Linguagem, Ideologia e Educação
title_sort O PODER DA PALAVRA: Linguagem, Ideologia e Educação
author de Almeida, Jorge Miranda
author_facet de Almeida, Jorge Miranda
de Oliveira, Adriano Moreira
author_role author
author2 de Oliveira, Adriano Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Jorge Miranda
de Oliveira, Adriano Moreira
description O objetivo desse artigo é problematizar as implicações das palavras, principalmente no campo educacional, justificando de que modo que elas são empregadas e influenciam na vida e na formação dos educandos e dos educadores. As palavras não têm uma força, poder ou forma nelas mesmas, mas é o homem que as emprega e as transforma em um aparelho para servir a diversas matrizes. O discurso é uma das principais estratégias de persuasão, indução e convencimento tão bem demonstrada por Platão, especialmente na obra O Sofista. Essa reflexão é ancorada em duas teses fundamentais de Bakhtin: “a palavra está presente em todos os atos de compreensão e em todos os atos de interpretação” e “a palavra é o fenômeno ideológico por excelência”. A palavra pode ter diversos significados segundo a ideologia a qual está subordinada, produzindo novos conhecimentos ou novas alienações e reificações. Na delimitação do processo pedagógico, a palavra é a ferramenta que mais permite a relação dialógica e a construção da existência humana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4671
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4671/2546
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 6 n. 16 (2016): Compaixão e liberdade
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1814256592706600960