“EM CARNE VIVA”: Aportes teóricos e historiográficos para uma crítica da escola do Recife
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4260 |
Resumo: | O trabalho procura contextualizar os debates historiográficos contemporâneos sobre a história intelectual e dos intelectuais capaz de fomentar uma crítica a chamada Escola do Recife, movimento intelectual que pode ser localizado na Faculdade de Direito do Recife entre 1860 e 1900. Para tanto, a pesquisa cruza as categorias e debates historiográficos contemporâneos que contribuem para uma análise da constituição das redes intelectuais e da circulação e transferências de ideias. A partir da influência de Tobias Barreto (1839-1889) – considerado o líder primevo – e de Sílvio Romero (1851-1914) na propagação dos debates, ideias e obras relacionadas à Escola, pretende-se delimitar as influências e relações de suas ideias com contemporâneos e herdeiros que difundiram essas ideias e seu legado. A problemática da investigação esteve relacionada ao estado da arte em torno da Escola do Recife. Dessa forma, qual o estatuto do movimento intelectual reunido inicialmente na Faculdade de Direito do Recife no quadro geral da historiografia brasileira? Buscamos delimitar nos herdeiros intelectuais as diversas apropriações e circulações que a Escola assumiu e os jogos de interesses e posicionamento ideológicos em torno dessas apropriações. |
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“EM CARNE VIVA”: Aportes teóricos e historiográficos para uma crítica da escola do RecifeO trabalho procura contextualizar os debates historiográficos contemporâneos sobre a história intelectual e dos intelectuais capaz de fomentar uma crítica a chamada Escola do Recife, movimento intelectual que pode ser localizado na Faculdade de Direito do Recife entre 1860 e 1900. Para tanto, a pesquisa cruza as categorias e debates historiográficos contemporâneos que contribuem para uma análise da constituição das redes intelectuais e da circulação e transferências de ideias. A partir da influência de Tobias Barreto (1839-1889) – considerado o líder primevo – e de Sílvio Romero (1851-1914) na propagação dos debates, ideias e obras relacionadas à Escola, pretende-se delimitar as influências e relações de suas ideias com contemporâneos e herdeiros que difundiram essas ideias e seu legado. A problemática da investigação esteve relacionada ao estado da arte em torno da Escola do Recife. Dessa forma, qual o estatuto do movimento intelectual reunido inicialmente na Faculdade de Direito do Recife no quadro geral da historiografia brasileira? Buscamos delimitar nos herdeiros intelectuais as diversas apropriações e circulações que a Escola assumiu e os jogos de interesses e posicionamento ideológicos em torno dessas apropriações.Universidade Federal do Maranhão2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4260Revista Húmus; v. 5 n. 15 (2015): A pajelança como húmus da humanidade2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4260/2318Copyright (c) 2016 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Passos, Aruanã Antônioda Silva, Deuzair José2016-01-17T15:32:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4260Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:34.985030Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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O trabalho procura contextualizar os debates historiográficos contemporâneos sobre a história intelectual e dos intelectuais capaz de fomentar uma crítica a chamada Escola do Recife, movimento intelectual que pode ser localizado na Faculdade de Direito do Recife entre 1860 e 1900. Para tanto, a pesquisa cruza as categorias e debates historiográficos contemporâneos que contribuem para uma análise da constituição das redes intelectuais e da circulação e transferências de ideias. A partir da influência de Tobias Barreto (1839-1889) – considerado o líder primevo – e de Sílvio Romero (1851-1914) na propagação dos debates, ideias e obras relacionadas à Escola, pretende-se delimitar as influências e relações de suas ideias com contemporâneos e herdeiros que difundiram essas ideias e seu legado. A problemática da investigação esteve relacionada ao estado da arte em torno da Escola do Recife. Dessa forma, qual o estatuto do movimento intelectual reunido inicialmente na Faculdade de Direito do Recife no quadro geral da historiografia brasileira? Buscamos delimitar nos herdeiros intelectuais as diversas apropriações e circulações que a Escola assumiu e os jogos de interesses e posicionamento ideológicos em torno dessas apropriações. |
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