PRUDÊNCIA, SABEDORIA E INTELECTO EM ARISTÓTELES: por uma releitura do papel do intelecto na ação virtuosa e na noção de felicidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Márcio Petrocelli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10925
Resumo: Na Ética a Nicômacos, Aristóteles nos dá elementos para pensar que o intelecto (νοῦς) é a faculdade articuladora entre o domínio prático das virtudes intelectuais e o seu domínio teorético. Assim, é uma faculdade comum e articuladora entre a prudência e a sabedoria. Isso nos permite uma retificação do conceito de felicidade (εὐδαιμονία) como pura realização da sabedoria teorética.
id UFMA-4_ecac7fef6657860bf1937deeb75e57f9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10925
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling PRUDÊNCIA, SABEDORIA E INTELECTO EM ARISTÓTELES: por uma releitura do papel do intelecto na ação virtuosa e na noção de felicidade.Na Ética a Nicômacos, Aristóteles nos dá elementos para pensar que o intelecto (νοῦς) é a faculdade articuladora entre o domínio prático das virtudes intelectuais e o seu domínio teorético. Assim, é uma faculdade comum e articuladora entre a prudência e a sabedoria. Isso nos permite uma retificação do conceito de felicidade (εὐδαιμονία) como pura realização da sabedoria teorética.Universidade Federal do Maranhão2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10925Revista Húmus; v. 8 n. 24 (2018): Perspectivas do Direito, Filosofia e Desenvolvimento Regional2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10925/6493Copyright (c) 2019 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaixão, Márcio Petrocelli2019-05-30T04:41:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10925Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:43.347975Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv PRUDÊNCIA, SABEDORIA E INTELECTO EM ARISTÓTELES: por uma releitura do papel do intelecto na ação virtuosa e na noção de felicidade.
title PRUDÊNCIA, SABEDORIA E INTELECTO EM ARISTÓTELES: por uma releitura do papel do intelecto na ação virtuosa e na noção de felicidade.
spellingShingle PRUDÊNCIA, SABEDORIA E INTELECTO EM ARISTÓTELES: por uma releitura do papel do intelecto na ação virtuosa e na noção de felicidade.
Paixão, Márcio Petrocelli
title_short PRUDÊNCIA, SABEDORIA E INTELECTO EM ARISTÓTELES: por uma releitura do papel do intelecto na ação virtuosa e na noção de felicidade.
title_full PRUDÊNCIA, SABEDORIA E INTELECTO EM ARISTÓTELES: por uma releitura do papel do intelecto na ação virtuosa e na noção de felicidade.
title_fullStr PRUDÊNCIA, SABEDORIA E INTELECTO EM ARISTÓTELES: por uma releitura do papel do intelecto na ação virtuosa e na noção de felicidade.
title_full_unstemmed PRUDÊNCIA, SABEDORIA E INTELECTO EM ARISTÓTELES: por uma releitura do papel do intelecto na ação virtuosa e na noção de felicidade.
title_sort PRUDÊNCIA, SABEDORIA E INTELECTO EM ARISTÓTELES: por uma releitura do papel do intelecto na ação virtuosa e na noção de felicidade.
author Paixão, Márcio Petrocelli
author_facet Paixão, Márcio Petrocelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Márcio Petrocelli
description Na Ética a Nicômacos, Aristóteles nos dá elementos para pensar que o intelecto (νοῦς) é a faculdade articuladora entre o domínio prático das virtudes intelectuais e o seu domínio teorético. Assim, é uma faculdade comum e articuladora entre a prudência e a sabedoria. Isso nos permite uma retificação do conceito de felicidade (εὐδαιμονία) como pura realização da sabedoria teorética.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10925
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10925/6493
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 8 n. 24 (2018): Perspectivas do Direito, Filosofia e Desenvolvimento Regional
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1814256593666048000