DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: singularidades em comunidades expost-facto com a nucleação das escolas rurais
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15270 |
Resumo: | RESUMO – Este artigo se fundamenta na ciência do desenvolvimento comunitário, baseada na área da educação do campo, por meio de análises e singularidades que exibem características cognitivas e psicológicas do desenvolvimento humano nas comunidades rurais após a nucleação das escolas rurais. Embora, os planos da educação no campo, sejam de melhorar as práticas pedagógicas, estruturas das escolas e a área econômica, defendida por muitos, ficam, sobretudo, as questões do desenvolvimento das pessoas nas comunidades produzindo, assim, novos paradigmas comunitários sem a escola local. O método utilizado tem como objetivos o exploratório explicativo, de abordagem quantitativa-qualitativa e de procedimentos bibliográfico documental expost-facto a partir da coleta de dados primários, por meio de entrevistas e aplicação de questionários sobre da nucleação das escolas rurais, nos limites do município de Canoinhas- SC. Conclui-se, contudo, que a nucleação das escolas rurais, mesmo tendo proporcionado ganhos pedagógicos, estruturais e econômicos nas escolas, em todo seu contexto e impactos, modificou o comportamento das pessoas em comunidades locais, na vida diária, devido a ausência das crianças, durante o dia nas escolas da comunidade-local: ocasionando novos costumes, sentimentos de saudosismo e singularidades com perdas irreparáveis ao com bem do desenvolvimento comunitário. |
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DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: singularidades em comunidades expost-facto com a nucleação das escolas ruraisRESUMO – Este artigo se fundamenta na ciência do desenvolvimento comunitário, baseada na área da educação do campo, por meio de análises e singularidades que exibem características cognitivas e psicológicas do desenvolvimento humano nas comunidades rurais após a nucleação das escolas rurais. Embora, os planos da educação no campo, sejam de melhorar as práticas pedagógicas, estruturas das escolas e a área econômica, defendida por muitos, ficam, sobretudo, as questões do desenvolvimento das pessoas nas comunidades produzindo, assim, novos paradigmas comunitários sem a escola local. O método utilizado tem como objetivos o exploratório explicativo, de abordagem quantitativa-qualitativa e de procedimentos bibliográfico documental expost-facto a partir da coleta de dados primários, por meio de entrevistas e aplicação de questionários sobre da nucleação das escolas rurais, nos limites do município de Canoinhas- SC. Conclui-se, contudo, que a nucleação das escolas rurais, mesmo tendo proporcionado ganhos pedagógicos, estruturais e econômicos nas escolas, em todo seu contexto e impactos, modificou o comportamento das pessoas em comunidades locais, na vida diária, devido a ausência das crianças, durante o dia nas escolas da comunidade-local: ocasionando novos costumes, sentimentos de saudosismo e singularidades com perdas irreparáveis ao com bem do desenvolvimento comunitário.Universidade Federal do Maranhão2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15270Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15270/9577Copyright (c) 2021 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessKnorek, ReinaldoSchörner, AncelmoGonzaga, Carlos Alberto Marçal2021-08-28T20:26:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15270Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:51.464594Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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