MÍMESIS E BRICOLER: aproximações conceituais para uma reflexão sobre o ensino das práticas corporais na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3397 |
Resumo: | O artigo ora apresentado considera a centralidade do corpo nas práticas pedagógicas das aulas deEducação Física, buscamos aproximar dois conceitos teoricamente distantes, mas visivelmente “corporais”: o demímesis – a partir de Walter Benjamin (1995) e Theodor Adorno (2009) - e o de bricoler, tendo como referência asreflexões de Claude Levi-Strauss (1989). Após uma discussão conceitual, apresentamos uma análise de parte dofilme “O Homem Sexta-feira”, especialmente quando Robinson Crusoé tenta ensinar Sexta feira o que é o esporte.Assim, procuramos pensar nas relações entre professores e alunos. Acreditamos que tais conceitos podem nosajudar a pensar a autonomia dos alunos nas aulas de educação física, rompendo com uma tradição nos processosde ensino e aprendizagem baseados numa relação unidirecional “mestre-discípulo”.Palavras-chave: Mimesis. Bricoler. Corpo. Educação. Professores. Alunos. MÍMESIS AND BRICOLER: conceptual approaches to reflect on the teaching ofbody practices in physical educationAbstract: In this paper, it is considering the centrality of the body in the pedagogical practices of physical educationclasses, we seek closer two concepts theoretically distant, but visibly “corporal”: the mimesis - from WalterBenjamin (1995) and Theodor Adorno (2009) - and the bricoler taking reference to the reflections of Claude Levi-Strauss (1989). After a conceptual discussion, we present analysis of one part of the film, “Men Friday”, especiallywhen Robinson Crusoé tries to teach Friday’s man what is the sport. Then we think of the relationship betweenteachers and students. We believe that these concepts can help us to think the autonomy of students in physicaleducation classes, breaking with a tradition in teaching and learning processes based on a “oneway” to relationship“master-disciple”.Keywords: Mímesis. Bricoler. Body. Education. Teachers. Students. MÍMESIS Y BRICOLER: enfoques conceptuales para una reflexión sobre la enseñanzade las prácticas corporales en la Educación Física de la EscuelaResumen: En el presente artículo, teniendo en cuenta la centralidad del cuerpo en las prácticas pedagógicasen las clases de Educación Física, buscar más acerca de dos conceptos teóricamente distintos, mas visiblemente“corporales”: el de mímesis, de Walter Benjamin (1995) y Theodor Adorno (2009) y el concepto de bricoler, enreferencia a las reflexiones hechas por Claude Levi-Strauss (1989). Después de la discusión conceptual, presentamosun análisis de parte de la película “El hombre de Viernes”, especialmente cuando Robinson Crusoé tratandode enseñar a Viernes lo que es el deporte. Así, tratemos de pensar en las relaciones entre profesores y alumnos.Creemos que estos conceptos pueden ayudarnos a pensar la autonomía de los alumnos en las clases de educaciónfísica, provocando una ruptura con la tradición en los procesos de enseñanza y aprendizaje basadas en la relaciónunidireccional “maestro- discípulo”.Palabras clave: Mimesis. Bricoler. Cuerpo. Educación. Profesores. Estudiantes. |
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