FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: narrativas de produção de si e do mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Raquel Barbosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Arruda, Marina Patrício de, Andrade, Izabel Cristina Feijó de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8761
Resumo: Esse artigo teve por objetivo compreender a formação em serviço e a perspectiva epistemológica da implicação do professor na construção de si e do mundo. A pesquisa foi realizada com 14 professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio por meio de uma entrevista semi-estruturada. Após a entrevista, foram selecionados 04 professores para a entrevista narrativa contando suas experiências profissionais e pessoais. Como procedimento, as análises das narrativas seguiram as orientações da Análise Textual Discursiva. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir com a proposta de formação de professores em serviço, pois em termos educacionais, estar implicado é estar por inteiro naquilo que se realiza. Assim, a educação poderá promover a formação de uma “inteligência geral” apta a compreender o complexo, a produção concomitante de si e do mundo.TRAINING OF TEACHERS IN SERVICE: narratives of self-production and the worldAbstractThis article aimed objective to understand the service training and the epistemological perspective implication of the teacher’s involvement in the constructing himself and the world. The research was carried out with 14 teachers of Elementary School II and High School through a semi-structured interview. After the interview, 04 teachers were selected for the interview / narrative telling their professionals and personal experiences. As a procedure, the analyzes of the narratives followed the guidelines of the Discursive Textual Analysis. We hope that this research can contribute to the proposal of in-service teacher training, because in educational terms, being involved is being fully in what is done. Thus, the education can promote the formation of a “general intelligence” capable of understanding the complex, concomitant production of self and the world.FORMACIÓN DE PROFESORES EM SERVICIO: narrativas de producción de sí y del mundoResumenEn este artículo se tuvo como objetivo comprender la formación en el servicio y la perspectiva epistemológica de la implicación del profesor en la construcción de sí mismo y del mundo. La investigación fue realizada con 14 maestros de la Enseñanza Fundamental II y la Enseñanza Media a través de una entrevista semiestructurada. Después de la entrevista, 04 maestros fueron seleccionados para la entrevista narrativa contando sus experiencias profesionales y personales. Como procedimiento, los análisis de las narrativas siguieron las orientaciones del análisis textual discursivo. Esperamos que esta investigación pueda contribuir con la propuesta de formación de profesores en servicio, pues en términos educativos, estar implicado es estar por entero en lo que se realiza. Así, la educación podrá promover la formación de una “inteligencia general” apta para comprender el complejo, la producción concomitante de sí y del mundo.
id UFMA-5_05f0ddb611c08d588d67191bb41125b7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8761
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: narrativas de produção de si e do mundoFormação em ServiçoNarrativasPensamento complexoProdução de si e do mundoEsse artigo teve por objetivo compreender a formação em serviço e a perspectiva epistemológica da implicação do professor na construção de si e do mundo. A pesquisa foi realizada com 14 professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio por meio de uma entrevista semi-estruturada. Após a entrevista, foram selecionados 04 professores para a entrevista narrativa contando suas experiências profissionais e pessoais. Como procedimento, as análises das narrativas seguiram as orientações da Análise Textual Discursiva. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir com a proposta de formação de professores em serviço, pois em termos educacionais, estar implicado é estar por inteiro naquilo que se realiza. Assim, a educação poderá promover a formação de uma “inteligência geral” apta a compreender o complexo, a produção concomitante de si e do mundo.TRAINING OF TEACHERS IN SERVICE: narratives of self-production and the worldAbstractThis article aimed objective to understand the service training and the epistemological perspective implication of the teacher’s involvement in the constructing himself and the world. The research was carried out with 14 teachers of Elementary School II and High School through a semi-structured interview. After the interview, 04 teachers were selected for the interview / narrative telling their professionals and personal experiences. As a procedure, the analyzes of the narratives followed the guidelines of the Discursive Textual Analysis. We hope that this research can contribute to the proposal of in-service teacher training, because in educational terms, being involved is being fully in what is done. Thus, the education can promote the formation of a “general intelligence” capable of understanding the complex, concomitant production of self and the world.FORMACIÓN DE PROFESORES EM SERVICIO: narrativas de producción de sí y del mundoResumenEn este artículo se tuvo como objetivo comprender la formación en el servicio y la perspectiva epistemológica de la implicación del profesor en la construcción de sí mismo y del mundo. La investigación fue realizada con 14 maestros de la Enseñanza Fundamental II y la Enseñanza Media a través de una entrevista semiestructurada. Después de la entrevista, 04 maestros fueron seleccionados para la entrevista narrativa contando sus experiencias profesionales y personales. Como procedimiento, los análisis de las narrativas siguieron las orientaciones del análisis textual discursivo. Esperamos que esta investigación pueda contribuir con la propuesta de formación de profesores en servicio, pues en términos educativos, estar implicado es estar por entero en lo que se realiza. Así, la educación podrá promover la formación de una “inteligencia general” apta para comprender el complejo, la producción concomitante de sí y del mundo.Universidade Federal do Maranhão2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8761Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 1, jan./mar. 2018; 95-1082178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8761/5308Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Raquel BarbosaArruda, Marina Patrício deAndrade, Izabel Cristina Feijó de2021-01-18T12:34:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8761Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:56.252056Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: narrativas de produção de si e do mundo
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: narrativas de produção de si e do mundo
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: narrativas de produção de si e do mundo
Rocha, Raquel Barbosa
Formação em Serviço
Narrativas
Pensamento complexo
Produção de si e do mundo
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: narrativas de produção de si e do mundo
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: narrativas de produção de si e do mundo
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: narrativas de produção de si e do mundo
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: narrativas de produção de si e do mundo
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: narrativas de produção de si e do mundo
author Rocha, Raquel Barbosa
author_facet Rocha, Raquel Barbosa
Arruda, Marina Patrício de
Andrade, Izabel Cristina Feijó de
author_role author
author2 Arruda, Marina Patrício de
Andrade, Izabel Cristina Feijó de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Raquel Barbosa
Arruda, Marina Patrício de
Andrade, Izabel Cristina Feijó de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação em Serviço
Narrativas
Pensamento complexo
Produção de si e do mundo
topic Formação em Serviço
Narrativas
Pensamento complexo
Produção de si e do mundo
description Esse artigo teve por objetivo compreender a formação em serviço e a perspectiva epistemológica da implicação do professor na construção de si e do mundo. A pesquisa foi realizada com 14 professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio por meio de uma entrevista semi-estruturada. Após a entrevista, foram selecionados 04 professores para a entrevista narrativa contando suas experiências profissionais e pessoais. Como procedimento, as análises das narrativas seguiram as orientações da Análise Textual Discursiva. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir com a proposta de formação de professores em serviço, pois em termos educacionais, estar implicado é estar por inteiro naquilo que se realiza. Assim, a educação poderá promover a formação de uma “inteligência geral” apta a compreender o complexo, a produção concomitante de si e do mundo.TRAINING OF TEACHERS IN SERVICE: narratives of self-production and the worldAbstractThis article aimed objective to understand the service training and the epistemological perspective implication of the teacher’s involvement in the constructing himself and the world. The research was carried out with 14 teachers of Elementary School II and High School through a semi-structured interview. After the interview, 04 teachers were selected for the interview / narrative telling their professionals and personal experiences. As a procedure, the analyzes of the narratives followed the guidelines of the Discursive Textual Analysis. We hope that this research can contribute to the proposal of in-service teacher training, because in educational terms, being involved is being fully in what is done. Thus, the education can promote the formation of a “general intelligence” capable of understanding the complex, concomitant production of self and the world.FORMACIÓN DE PROFESORES EM SERVICIO: narrativas de producción de sí y del mundoResumenEn este artículo se tuvo como objetivo comprender la formación en el servicio y la perspectiva epistemológica de la implicación del profesor en la construcción de sí mismo y del mundo. La investigación fue realizada con 14 maestros de la Enseñanza Fundamental II y la Enseñanza Media a través de una entrevista semiestructurada. Después de la entrevista, 04 maestros fueron seleccionados para la entrevista narrativa contando sus experiencias profesionales y personales. Como procedimiento, los análisis de las narrativas siguieron las orientaciones del análisis textual discursivo. Esperamos que esta investigación pueda contribuir con la propuesta de formación de profesores en servicio, pues en términos educativos, estar implicado es estar por entero en lo que se realiza. Así, la educación podrá promover la formación de una “inteligencia general” apta para comprender el complejo, la producción concomitante de sí y del mundo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8761
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8761/5308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 1, jan./mar. 2018; 95-108
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879124668416