GUIAS DE ORIENTAÇÃO PARA PAIS E/OU CUIDADORES CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA 1ª INFÂNCIA: opiniões sobre os benefícios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana Maria Moura da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Maria da Piedade Resende da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2969
Resumo: Os pais e/ou cuidadores são as pessoas que cuidam, interagem e mantêm vínculo afetivo com as criançascom deficiência visual na 1ª infância. São os principais responsáveis por oportunidades estimuladoras, masnem sempre estão preparados para estimular o brincar de maneira eficiente, por essa razão esta pesquisa analisouos benefícios proporcionados pelos guias de orientação às crianças com deficiência visual na 1ª infância, aos seuspais e/ou cuidadores quando aplicados com elas nos ambientes familiares por esses genitores. Participaram doestudo seis crianças com deficiência visual que estavam na 1ª infância e nove pais e/ou cuidadores dessas crianças.Foram aplicados testes de acuidade visual e da sensibilidade aos contrastes que mostraram a melhora daacuidade visual e a sensibilidade ao contraste, em alguns casos; em outros casos, houve a aquisição de habilidadesde locomoção e equilíbrio dinâmico, o aumento da percepção luminosa, a redução do nistagmo e dos movimentosestereotipados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pais e/ou cuidadores que destacaram algunsbenefícios gerados às crianças, após a aplicação das orientações, tais como: o aumento da movimentação, amelhora da acuidade visual, a busca e preensão de objetos utilizando a visão. O estudo revelou também que, paraos pais e/ou cuidadores, os benefícios compreenderam desde a importância de saber lidar com as crianças, até aimportância de saberem utilizar brinquedos de cores fortes e com contrastes, para estimulação visual e preensãoda criança. A pesquisa apontou que as orientações minimizaram atrasos no desenvolvimento motor e visual dascrianças, beneficiando a independência e a autonomia delas. Além disso, mostrou que os pais e/ou cuidadores sentiram-se instrumentalizados apromover avanços no desenvolvimento infantil, a conhecerem as potencialidades dassuas crianças, as peculiaridades do desenvolvimento delas, além de reconhecerem a importância da estimulaçãodestas crianças para a independência e a autonomia infantil delas.Palavras-chave: Deficiência visual. Primeira infância. Orientações. Estimulação. Benefícios. Família. GUIDELINE FOR PARENTS AND/OR CARERS OF CHILDREN WITH VISUAL IMPAIRMENTIN EARLY CHILDHOOD: opinions about the benefitsAbstract: Parents and / or caregivers are people who care, interact and maintains an affective bond with childrenwith visual impairment in childhood 1st. They are primarily responsible for stimulating opportunities, but are not alwaysprepared to stimulate play efficiently, therefore this research examined the benefits provided by the guides oforientation to children with visual impairment in the 1st childhood, their parents and / or caregivers when applied bythese parents in family environments. The participants were six children with visual impairments who were in childhood1st and nine parents and / or caregivers these childrens. Visual acuity and contrast sensitivity tests showedimprovement in visual acuity and contrast sensitivity, when were applied in some cases; in other cases, there acquiringskills of movement and dynamic equilibrium, the increase in light perception, the reduction of nystagmus andstereotyped moviments. Semi-structured interviews were conducted with parents and / or caregivers that highlightedsome benefits to children, after application of the guidelines, such as: increased handling, improvement of visualacuity, search and hold of the objects using vision.The study also revealed that for the parents and / or caregivers,the benefits were in the sense of relating to children and to know the importance of using strong colors and toys withcontrastes for hold visual stimulation.The survey indicated that the guidelines minimizes delays in motor and visualdevelopment of children, benefiting the independence and autonomy of them. Moreover, it showed that parents and/ or caregivers felt exploited to promote advances in child development to know the potential of their children, the peculiaritiesof their development and acknowledgment the importance of incentive of these children for independenceand autonomy.Keywords: Visual disabilities. Early childhood. Guidelines. Incentive. Benefits. Family. GUÍAS DE ORIENTACIÓN PARA PADRES Y/O CUIDADORES DE NIÑOS CONDÉFICIT VISUAL EN LA 1ª INFANCIA: opiniones sobre los beneficiosResumen: Los padres y / o cuidadores son personas que se preocupan, interactúan y mantienen un vínculo afectivocon los niños con discapacidad visual en la primera infancia. En este contexto, son los principales responsablesde la estimulación de las oportunidades, pero no siempre están preparados para estimular el juego de maneraeficiente, por lo tanto, esta investigación examinó los beneficios proporcionados por las guías de orientación paraniños con discapacidad visual en la primera infancia, de sus padres y / o cuidadores cuando se aplica a ellos porestos padres en ambientes familiares. Los participantes fueron seis niños con impedimentos visuales que estabanen primera nueve hijos y los padres y / o cuidadores de estos niños. En la pesquisa fueran aplicados pruebas de laagudeza visual y sensibilidad a los contrastes que mostrarán una mejoría en la agudeza visual y la sensibilidad alcontraste en algunos casos; en otros casos, hubo la adquisición de habilidades de movimiento y equilibrio dinámico,el aumento de la percepción de la luz, la reducción del nistagmo y de los comportamientos estereotipados. Hubo lasentrevistas semiestructuradas con los padres y / o cuidadores que destacaron algunos beneficios generados en losniños, después de la aplicación de las directrices, tales como: aumento de los movimientos, mejora de la agudezavisual, buscar y mantenga de los objetos utilizando la visión. El estudio también reveló que, para los padres y / ocuidadores, con los beneficios se dieron cuenta de la importancia de saber cómo tratar con los niños hasta quesepan la importancia de utilizar los juguetes con colores fuertes y contrastes para la estimulación visual y retencióninfantil. La encuesta indicó que las directrices minimizan los retrasos en el desarrollo motor y visual de los niños, enbeneficio de la independencia y autonomía de los mismos. Además, se mostró que los padres y / o cuidadores sesentían instrumentalizados para promover avances en el desarrollo del niño, a conocer el potencial de sus hijos, laspeculiaridades de su desarrollo, y reconocer la importancia de la estimulación de estos niños por la independenciay autonomía infantil de ellos.Palabras clave: Discapacidad visual. Primera infancia. Orientaciones. Estimulación. Beneficios. Familia.
id UFMA-5_06ef4fa7d8b27b7b9f1c8775ba5316b5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2969
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling GUIAS DE ORIENTAÇÃO PARA PAIS E/OU CUIDADORES CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA 1ª INFÂNCIA: opiniões sobre os benefíciosDeficiência visual. Primeira infância. Orientações. Estimulação. Benefícios. Família.Os pais e/ou cuidadores são as pessoas que cuidam, interagem e mantêm vínculo afetivo com as criançascom deficiência visual na 1ª infância. São os principais responsáveis por oportunidades estimuladoras, masnem sempre estão preparados para estimular o brincar de maneira eficiente, por essa razão esta pesquisa analisouos benefícios proporcionados pelos guias de orientação às crianças com deficiência visual na 1ª infância, aos seuspais e/ou cuidadores quando aplicados com elas nos ambientes familiares por esses genitores. Participaram doestudo seis crianças com deficiência visual que estavam na 1ª infância e nove pais e/ou cuidadores dessas crianças.Foram aplicados testes de acuidade visual e da sensibilidade aos contrastes que mostraram a melhora daacuidade visual e a sensibilidade ao contraste, em alguns casos; em outros casos, houve a aquisição de habilidadesde locomoção e equilíbrio dinâmico, o aumento da percepção luminosa, a redução do nistagmo e dos movimentosestereotipados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pais e/ou cuidadores que destacaram algunsbenefícios gerados às crianças, após a aplicação das orientações, tais como: o aumento da movimentação, amelhora da acuidade visual, a busca e preensão de objetos utilizando a visão. O estudo revelou também que, paraos pais e/ou cuidadores, os benefícios compreenderam desde a importância de saber lidar com as crianças, até aimportância de saberem utilizar brinquedos de cores fortes e com contrastes, para estimulação visual e preensãoda criança. A pesquisa apontou que as orientações minimizaram atrasos no desenvolvimento motor e visual dascrianças, beneficiando a independência e a autonomia delas. Além disso, mostrou que os pais e/ou cuidadores sentiram-se instrumentalizados apromover avanços no desenvolvimento infantil, a conhecerem as potencialidades dassuas crianças, as peculiaridades do desenvolvimento delas, além de reconhecerem a importância da estimulaçãodestas crianças para a independência e a autonomia infantil delas.Palavras-chave: Deficiência visual. Primeira infância. Orientações. Estimulação. Benefícios. Família. GUIDELINE FOR PARENTS AND/OR CARERS OF CHILDREN WITH VISUAL IMPAIRMENTIN EARLY CHILDHOOD: opinions about the benefitsAbstract: Parents and / or caregivers are people who care, interact and maintains an affective bond with childrenwith visual impairment in childhood 1st. They are primarily responsible for stimulating opportunities, but are not alwaysprepared to stimulate play efficiently, therefore this research examined the benefits provided by the guides oforientation to children with visual impairment in the 1st childhood, their parents and / or caregivers when applied bythese parents in family environments. The participants were six children with visual impairments who were in childhood1st and nine parents and / or caregivers these childrens. Visual acuity and contrast sensitivity tests showedimprovement in visual acuity and contrast sensitivity, when were applied in some cases; in other cases, there acquiringskills of movement and dynamic equilibrium, the increase in light perception, the reduction of nystagmus andstereotyped moviments. Semi-structured interviews were conducted with parents and / or caregivers that highlightedsome benefits to children, after application of the guidelines, such as: increased handling, improvement of visualacuity, search and hold of the objects using vision.The study also revealed that for the parents and / or caregivers,the benefits were in the sense of relating to children and to know the importance of using strong colors and toys withcontrastes for hold visual stimulation.The survey indicated that the guidelines minimizes delays in motor and visualdevelopment of children, benefiting the independence and autonomy of them. Moreover, it showed that parents and/ or caregivers felt exploited to promote advances in child development to know the potential of their children, the peculiaritiesof their development and acknowledgment the importance of incentive of these children for independenceand autonomy.Keywords: Visual disabilities. Early childhood. Guidelines. Incentive. Benefits. Family. GUÍAS DE ORIENTACIÓN PARA PADRES Y/O CUIDADORES DE NIÑOS CONDÉFICIT VISUAL EN LA 1ª INFANCIA: opiniones sobre los beneficiosResumen: Los padres y / o cuidadores son personas que se preocupan, interactúan y mantienen un vínculo afectivocon los niños con discapacidad visual en la primera infancia. En este contexto, son los principales responsablesde la estimulación de las oportunidades, pero no siempre están preparados para estimular el juego de maneraeficiente, por lo tanto, esta investigación examinó los beneficios proporcionados por las guías de orientación paraniños con discapacidad visual en la primera infancia, de sus padres y / o cuidadores cuando se aplica a ellos porestos padres en ambientes familiares. Los participantes fueron seis niños con impedimentos visuales que estabanen primera nueve hijos y los padres y / o cuidadores de estos niños. En la pesquisa fueran aplicados pruebas de laagudeza visual y sensibilidad a los contrastes que mostrarán una mejoría en la agudeza visual y la sensibilidad alcontraste en algunos casos; en otros casos, hubo la adquisición de habilidades de movimiento y equilibrio dinámico,el aumento de la percepción de la luz, la reducción del nistagmo y de los comportamientos estereotipados. Hubo lasentrevistas semiestructuradas con los padres y / o cuidadores que destacaron algunos beneficios generados en losniños, después de la aplicación de las directrices, tales como: aumento de los movimientos, mejora de la agudezavisual, buscar y mantenga de los objetos utilizando la visión. El estudio también reveló que, para los padres y / ocuidadores, con los beneficios se dieron cuenta de la importancia de saber cómo tratar con los niños hasta quesepan la importancia de utilizar los juguetes con colores fuertes y contrastes para la estimulación visual y retencióninfantil. La encuesta indicó que las directrices minimizan los retrasos en el desarrollo motor y visual de los niños, enbeneficio de la independencia y autonomía de los mismos. Además, se mostró que los padres y / o cuidadores sesentían instrumentalizados para promover avances en el desarrollo del niño, a conocer el potencial de sus hijos, laspeculiaridades de su desarrollo, y reconocer la importancia de la estimulación de estos niños por la independenciay autonomía infantil de ellos.Palabras clave: Discapacidad visual. Primera infancia. Orientaciones. Estimulación. Beneficios. Familia.Universidade Federal do Maranhão2014-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/296910.18764/2178-2229.v21.n2.p.67-82Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 2, 2014; 67-822178-22290102-417510.18764/2178-2229.v21.n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2969/1569Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Silvana Maria Moura daCosta, Maria da Piedade Resende da2017-01-23T13:57:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2969Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:42.626528Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv GUIAS DE ORIENTAÇÃO PARA PAIS E/OU CUIDADORES CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA 1ª INFÂNCIA: opiniões sobre os benefícios
title GUIAS DE ORIENTAÇÃO PARA PAIS E/OU CUIDADORES CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA 1ª INFÂNCIA: opiniões sobre os benefícios
spellingShingle GUIAS DE ORIENTAÇÃO PARA PAIS E/OU CUIDADORES CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA 1ª INFÂNCIA: opiniões sobre os benefícios
Silva, Silvana Maria Moura da
Deficiência visual. Primeira infância. Orientações. Estimulação. Benefícios. Família.
title_short GUIAS DE ORIENTAÇÃO PARA PAIS E/OU CUIDADORES CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA 1ª INFÂNCIA: opiniões sobre os benefícios
title_full GUIAS DE ORIENTAÇÃO PARA PAIS E/OU CUIDADORES CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA 1ª INFÂNCIA: opiniões sobre os benefícios
title_fullStr GUIAS DE ORIENTAÇÃO PARA PAIS E/OU CUIDADORES CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA 1ª INFÂNCIA: opiniões sobre os benefícios
title_full_unstemmed GUIAS DE ORIENTAÇÃO PARA PAIS E/OU CUIDADORES CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA 1ª INFÂNCIA: opiniões sobre os benefícios
title_sort GUIAS DE ORIENTAÇÃO PARA PAIS E/OU CUIDADORES CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA 1ª INFÂNCIA: opiniões sobre os benefícios
author Silva, Silvana Maria Moura da
author_facet Silva, Silvana Maria Moura da
Costa, Maria da Piedade Resende da
author_role author
author2 Costa, Maria da Piedade Resende da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvana Maria Moura da
Costa, Maria da Piedade Resende da
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência visual. Primeira infância. Orientações. Estimulação. Benefícios. Família.
topic Deficiência visual. Primeira infância. Orientações. Estimulação. Benefícios. Família.
description Os pais e/ou cuidadores são as pessoas que cuidam, interagem e mantêm vínculo afetivo com as criançascom deficiência visual na 1ª infância. São os principais responsáveis por oportunidades estimuladoras, masnem sempre estão preparados para estimular o brincar de maneira eficiente, por essa razão esta pesquisa analisouos benefícios proporcionados pelos guias de orientação às crianças com deficiência visual na 1ª infância, aos seuspais e/ou cuidadores quando aplicados com elas nos ambientes familiares por esses genitores. Participaram doestudo seis crianças com deficiência visual que estavam na 1ª infância e nove pais e/ou cuidadores dessas crianças.Foram aplicados testes de acuidade visual e da sensibilidade aos contrastes que mostraram a melhora daacuidade visual e a sensibilidade ao contraste, em alguns casos; em outros casos, houve a aquisição de habilidadesde locomoção e equilíbrio dinâmico, o aumento da percepção luminosa, a redução do nistagmo e dos movimentosestereotipados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pais e/ou cuidadores que destacaram algunsbenefícios gerados às crianças, após a aplicação das orientações, tais como: o aumento da movimentação, amelhora da acuidade visual, a busca e preensão de objetos utilizando a visão. O estudo revelou também que, paraos pais e/ou cuidadores, os benefícios compreenderam desde a importância de saber lidar com as crianças, até aimportância de saberem utilizar brinquedos de cores fortes e com contrastes, para estimulação visual e preensãoda criança. A pesquisa apontou que as orientações minimizaram atrasos no desenvolvimento motor e visual dascrianças, beneficiando a independência e a autonomia delas. Além disso, mostrou que os pais e/ou cuidadores sentiram-se instrumentalizados apromover avanços no desenvolvimento infantil, a conhecerem as potencialidades dassuas crianças, as peculiaridades do desenvolvimento delas, além de reconhecerem a importância da estimulaçãodestas crianças para a independência e a autonomia infantil delas.Palavras-chave: Deficiência visual. Primeira infância. Orientações. Estimulação. Benefícios. Família. GUIDELINE FOR PARENTS AND/OR CARERS OF CHILDREN WITH VISUAL IMPAIRMENTIN EARLY CHILDHOOD: opinions about the benefitsAbstract: Parents and / or caregivers are people who care, interact and maintains an affective bond with childrenwith visual impairment in childhood 1st. They are primarily responsible for stimulating opportunities, but are not alwaysprepared to stimulate play efficiently, therefore this research examined the benefits provided by the guides oforientation to children with visual impairment in the 1st childhood, their parents and / or caregivers when applied bythese parents in family environments. The participants were six children with visual impairments who were in childhood1st and nine parents and / or caregivers these childrens. Visual acuity and contrast sensitivity tests showedimprovement in visual acuity and contrast sensitivity, when were applied in some cases; in other cases, there acquiringskills of movement and dynamic equilibrium, the increase in light perception, the reduction of nystagmus andstereotyped moviments. Semi-structured interviews were conducted with parents and / or caregivers that highlightedsome benefits to children, after application of the guidelines, such as: increased handling, improvement of visualacuity, search and hold of the objects using vision.The study also revealed that for the parents and / or caregivers,the benefits were in the sense of relating to children and to know the importance of using strong colors and toys withcontrastes for hold visual stimulation.The survey indicated that the guidelines minimizes delays in motor and visualdevelopment of children, benefiting the independence and autonomy of them. Moreover, it showed that parents and/ or caregivers felt exploited to promote advances in child development to know the potential of their children, the peculiaritiesof their development and acknowledgment the importance of incentive of these children for independenceand autonomy.Keywords: Visual disabilities. Early childhood. Guidelines. Incentive. Benefits. Family. GUÍAS DE ORIENTACIÓN PARA PADRES Y/O CUIDADORES DE NIÑOS CONDÉFICIT VISUAL EN LA 1ª INFANCIA: opiniones sobre los beneficiosResumen: Los padres y / o cuidadores son personas que se preocupan, interactúan y mantienen un vínculo afectivocon los niños con discapacidad visual en la primera infancia. En este contexto, son los principales responsablesde la estimulación de las oportunidades, pero no siempre están preparados para estimular el juego de maneraeficiente, por lo tanto, esta investigación examinó los beneficios proporcionados por las guías de orientación paraniños con discapacidad visual en la primera infancia, de sus padres y / o cuidadores cuando se aplica a ellos porestos padres en ambientes familiares. Los participantes fueron seis niños con impedimentos visuales que estabanen primera nueve hijos y los padres y / o cuidadores de estos niños. En la pesquisa fueran aplicados pruebas de laagudeza visual y sensibilidad a los contrastes que mostrarán una mejoría en la agudeza visual y la sensibilidad alcontraste en algunos casos; en otros casos, hubo la adquisición de habilidades de movimiento y equilibrio dinámico,el aumento de la percepción de la luz, la reducción del nistagmo y de los comportamientos estereotipados. Hubo lasentrevistas semiestructuradas con los padres y / o cuidadores que destacaron algunos beneficios generados en losniños, después de la aplicación de las directrices, tales como: aumento de los movimientos, mejora de la agudezavisual, buscar y mantenga de los objetos utilizando la visión. El estudio también reveló que, para los padres y / ocuidadores, con los beneficios se dieron cuenta de la importancia de saber cómo tratar con los niños hasta quesepan la importancia de utilizar los juguetes con colores fuertes y contrastes para la estimulación visual y retencióninfantil. La encuesta indicó que las directrices minimizan los retrasos en el desarrollo motor y visual de los niños, enbeneficio de la independencia y autonomía de los mismos. Además, se mostró que los padres y / o cuidadores sesentían instrumentalizados para promover avances en el desarrollo del niño, a conocer el potencial de sus hijos, laspeculiaridades de su desarrollo, y reconocer la importancia de la estimulación de estos niños por la independenciay autonomía infantil de ellos.Palabras clave: Discapacidad visual. Primera infancia. Orientaciones. Estimulación. Beneficios. Familia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2969
10.18764/2178-2229.v21.n2.p.67-82
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2969
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v21.n2.p.67-82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2969/1569
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 2, 2014; 67-82
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v21.n2
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874877811851264