ESTIGMAS, RÓTULOS E CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA PRÉ-ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Thaynara Nascimento
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18771
Resumo: O presente artigo analisa as interações pedagógicas estabelecidas entre dois grupos pré-escolares da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O objetivo é descrever e interpretar as percepções e as expectativas das docentes sobre as crianças, suas variações e as relações dessas percepções com a construção social de trajetórias escolares. A metodologia engloba observações etnográficas em dois grupos pré-escolares e entrevistas em profundidade com as professoras regentes. Demonstraremos que as professoras não percebem as crianças de forma equânime, de forma que foi possível dividir o corpo discente, em termos analíticos, em três grupos de crianças: aqueles percebidos positivamente, negativamente e os que recebem percepções mistas. Tais percepções orientam as ações pedagógicas das professoras, de forma que a trajetória de cada aluno e aluna é afetada pela percepção que a docente tem sobre ele ou ela. Constrói-se, portanto, desde os primeiros anos da escolarização, trajetórias de sucesso e fracasso escolar.
id UFMA-5_0ab6a952264c86c3af376af98fcbab1e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18771
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ESTIGMAS, RÓTULOS E CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA PRÉ-ESCOLAEducação InfantilEducação Pré-escolarInteração professor-criançaO presente artigo analisa as interações pedagógicas estabelecidas entre dois grupos pré-escolares da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O objetivo é descrever e interpretar as percepções e as expectativas das docentes sobre as crianças, suas variações e as relações dessas percepções com a construção social de trajetórias escolares. A metodologia engloba observações etnográficas em dois grupos pré-escolares e entrevistas em profundidade com as professoras regentes. Demonstraremos que as professoras não percebem as crianças de forma equânime, de forma que foi possível dividir o corpo discente, em termos analíticos, em três grupos de crianças: aqueles percebidos positivamente, negativamente e os que recebem percepções mistas. Tais percepções orientam as ações pedagógicas das professoras, de forma que a trajetória de cada aluno e aluna é afetada pela percepção que a docente tem sobre ele ou ela. Constrói-se, portanto, desde os primeiros anos da escolarização, trajetórias de sucesso e fracasso escolar.Universidade Federal do Maranhão2024-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campo; Entrevistaapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18771Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 219-2472178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18771/12617Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Thaynara NascimentoRosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha2024-05-08T17:12:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18771Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:22.638388Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ESTIGMAS, RÓTULOS E CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA PRÉ-ESCOLA
title ESTIGMAS, RÓTULOS E CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA PRÉ-ESCOLA
spellingShingle ESTIGMAS, RÓTULOS E CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA PRÉ-ESCOLA
Costa, Thaynara Nascimento
Educação Infantil
Educação Pré-escolar
Interação professor-criança
title_short ESTIGMAS, RÓTULOS E CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA PRÉ-ESCOLA
title_full ESTIGMAS, RÓTULOS E CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA PRÉ-ESCOLA
title_fullStr ESTIGMAS, RÓTULOS E CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA PRÉ-ESCOLA
title_full_unstemmed ESTIGMAS, RÓTULOS E CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA PRÉ-ESCOLA
title_sort ESTIGMAS, RÓTULOS E CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA PRÉ-ESCOLA
author Costa, Thaynara Nascimento
author_facet Costa, Thaynara Nascimento
Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha
author_role author
author2 Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Thaynara Nascimento
Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Educação Pré-escolar
Interação professor-criança
topic Educação Infantil
Educação Pré-escolar
Interação professor-criança
description O presente artigo analisa as interações pedagógicas estabelecidas entre dois grupos pré-escolares da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O objetivo é descrever e interpretar as percepções e as expectativas das docentes sobre as crianças, suas variações e as relações dessas percepções com a construção social de trajetórias escolares. A metodologia engloba observações etnográficas em dois grupos pré-escolares e entrevistas em profundidade com as professoras regentes. Demonstraremos que as professoras não percebem as crianças de forma equânime, de forma que foi possível dividir o corpo discente, em termos analíticos, em três grupos de crianças: aqueles percebidos positivamente, negativamente e os que recebem percepções mistas. Tais percepções orientam as ações pedagógicas das professoras, de forma que a trajetória de cada aluno e aluna é afetada pela percepção que a docente tem sobre ele ou ela. Constrói-se, portanto, desde os primeiros anos da escolarização, trajetórias de sucesso e fracasso escolar.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de campo; Entrevista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18771
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18771/12617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 219-247
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881749254144