O JOGO DE XADREZ COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3070 |
Resumo: | Atualmente confrontamos com vários embargos perante o sistema educacional brasileiro. Novas formas de ensino são mais que necessárias para que processo de ensino aprendizagem seja realizado de forma coerente às novas exigências do mundo atual. Discorrendo a respeito de tal afirmativa, uma boa sugestão, para que as aulasse tornem mais dinâmicas, instigantes é a utilização do xadrez nas aulas de Geografia. Nosso objetivo é mostrar que o jogo de xadrez pode ser considerado promotor de um desenvolvimento cognitivo do aluno, facilitando ao mesmo, o estímulo do raciocínio lógico, da concentração, do convívio interpessoal, e capaz de construir, nestes, umpensamento crítico e reflexivo, no que se refere à análise das categorias geográficas de lugar, espaço e território. Consistindo, portanto, em uma ferramenta impar no processo ensino-aprendizagem. Assim, com base em pesquisas bibliográficas e na experiência prática na Escola Estadual Américo Martins, localizada em Montes Claros/MG,percebe-se a amplitude compensatória dos resultados obtidos no espaço escolar, após intervenções e oficinas realizadas na mesma. É sem dúvida alguma, de grande importância projetos que visem e incentivem a construção de valores e que estimulem o desenvolvimento, em todas as esferas dos educando no ambiente escolar, pois oconhecimento construído no espaço escolar é para toda vida.Palavras-chave: Xadrez. Geografia. Aluno. THE GAME OF CHESS AS A METHODOLOGY FOR TEACHING OF GEOGRAPHYAbstract: Currently we have confronted with various embargoes against the Brazilian educational system. New forms of teaching are more than necessary for the teaching process learning is carried out in a manner consistent with the new demands of today’s world. Talking about such affirmative, a good suggestion for the classes become more dynamic and thought-provoking is the use of chess in geography lessons. Our goal is to show that the game of chess can be considered a promoter of cognitive development of the student, facilitating at the same, the stimulus of logical reasoning, concentration, of interpersonal relations, and able to build a critical thinking and reflective, as regards the analysis of the geographical categories of place, space, territory and power. Consisting in a unique tool in the teaching-learning process. So based on bibliographic research and practical experience in the Escola Estadual Américo Martins, located in Montes Claros/MG, if realizes the compensatory magnitude of the results obtained in schools, after interventions and workshops on the same. It is undoubtedly of great importance to projects that encourage the construction of values and to stimulate the development, in all spheres of educating in the school environment, because the knowledge built in the school space is for lifeKeywords: Chess. Geography. Student. EL JUEGO DEL AJEDREZ COMO UNA METODOLOGÍA PARA LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍAResumen: Enfrenta actualmente los varios embargos contra el sistema educativo brasileño. Nuevas formas de enseñanza son más que necesario para que el proceso de enseñanza aprendizaje sea realizado de forma consistente con las nuevas exigencias del mundo actual. Hablando de tal afirmativa, una buena sugerencia para quelas clases sean más dinámicas, estimulantes es el uso del ajedrez en lecciones de Geografía. Nuestro objetivo es mostrar que el juego del ajedrez se puede considerar un promotor del desarrollo cognitivo del estudiante, facilitando al mismo, el estímulo de razonamiento lógico, concentración, de las relaciones interpersonales y, poder construirestos, un pensamiento crítico y reflexivo, como considera la análisis de las categorías geográficas del lugar, espacio y territorio. Consiste, por lo tanto, en una herramienta única en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Basada en la investigación bibliográfica y la experiencia práctica en la Escuela Estadual Américo Martins, ubicado en MontesClaros/MG, percibirse cuenta de la magnitud de los resultados obtenidos en las escuelas compensatorias, después de las intervenciones y talleres sobre el mismo. Es sin duda de gran importancia proyectos que alientan la construcción de valores y estimular el desarrollo, en todas las esferas de los estudiantes en el ambiente escolar, porque elconocimiento construido en el espacio de la escuela es para toda la vida.Palabras clave: Ajedrez. Geografía. Estudiante. |
id |
UFMA-5_0c725ac0c7dc7bc468b12db1c1d40735 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3070 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O JOGO DE XADREZ COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIAXadrez. Geografia. Aluno.Atualmente confrontamos com vários embargos perante o sistema educacional brasileiro. Novas formas de ensino são mais que necessárias para que processo de ensino aprendizagem seja realizado de forma coerente às novas exigências do mundo atual. Discorrendo a respeito de tal afirmativa, uma boa sugestão, para que as aulasse tornem mais dinâmicas, instigantes é a utilização do xadrez nas aulas de Geografia. Nosso objetivo é mostrar que o jogo de xadrez pode ser considerado promotor de um desenvolvimento cognitivo do aluno, facilitando ao mesmo, o estímulo do raciocínio lógico, da concentração, do convívio interpessoal, e capaz de construir, nestes, umpensamento crítico e reflexivo, no que se refere à análise das categorias geográficas de lugar, espaço e território. Consistindo, portanto, em uma ferramenta impar no processo ensino-aprendizagem. Assim, com base em pesquisas bibliográficas e na experiência prática na Escola Estadual Américo Martins, localizada em Montes Claros/MG,percebe-se a amplitude compensatória dos resultados obtidos no espaço escolar, após intervenções e oficinas realizadas na mesma. É sem dúvida alguma, de grande importância projetos que visem e incentivem a construção de valores e que estimulem o desenvolvimento, em todas as esferas dos educando no ambiente escolar, pois oconhecimento construído no espaço escolar é para toda vida.Palavras-chave: Xadrez. Geografia. Aluno. THE GAME OF CHESS AS A METHODOLOGY FOR TEACHING OF GEOGRAPHYAbstract: Currently we have confronted with various embargoes against the Brazilian educational system. New forms of teaching are more than necessary for the teaching process learning is carried out in a manner consistent with the new demands of today’s world. Talking about such affirmative, a good suggestion for the classes become more dynamic and thought-provoking is the use of chess in geography lessons. Our goal is to show that the game of chess can be considered a promoter of cognitive development of the student, facilitating at the same, the stimulus of logical reasoning, concentration, of interpersonal relations, and able to build a critical thinking and reflective, as regards the analysis of the geographical categories of place, space, territory and power. Consisting in a unique tool in the teaching-learning process. So based on bibliographic research and practical experience in the Escola Estadual Américo Martins, located in Montes Claros/MG, if realizes the compensatory magnitude of the results obtained in schools, after interventions and workshops on the same. It is undoubtedly of great importance to projects that encourage the construction of values and to stimulate the development, in all spheres of educating in the school environment, because the knowledge built in the school space is for lifeKeywords: Chess. Geography. Student. EL JUEGO DEL AJEDREZ COMO UNA METODOLOGÍA PARA LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍAResumen: Enfrenta actualmente los varios embargos contra el sistema educativo brasileño. Nuevas formas de enseñanza son más que necesario para que el proceso de enseñanza aprendizaje sea realizado de forma consistente con las nuevas exigencias del mundo actual. Hablando de tal afirmativa, una buena sugerencia para quelas clases sean más dinámicas, estimulantes es el uso del ajedrez en lecciones de Geografía. Nuestro objetivo es mostrar que el juego del ajedrez se puede considerar un promotor del desarrollo cognitivo del estudiante, facilitando al mismo, el estímulo de razonamiento lógico, concentración, de las relaciones interpersonales y, poder construirestos, un pensamiento crítico y reflexivo, como considera la análisis de las categorías geográficas del lugar, espacio y territorio. Consiste, por lo tanto, en una herramienta única en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Basada en la investigación bibliográfica y la experiencia práctica en la Escuela Estadual Américo Martins, ubicado en MontesClaros/MG, percibirse cuenta de la magnitud de los resultados obtenidos en las escuelas compensatorias, después de las intervenciones y talleres sobre el mismo. Es sin duda de gran importancia proyectos que alientan la construcción de valores y estimular el desarrollo, en todas las esferas de los estudiantes en el ambiente escolar, porque elconocimiento construido en el espacio de la escuela es para toda la vida.Palabras clave: Ajedrez. Geografía. Estudiante.Universidade Federal do Maranhão2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/307010.18764/2178-2229.v21.n3.p.29-40Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 3, 2014; 29-402178-22290102-417510.18764/2178-2229.v21.n3reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3070/1576Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Aparecida PereiraSoares, Selma Pereira2017-01-23T13:56:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3070Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:43.636957Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O JOGO DE XADREZ COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
title |
O JOGO DE XADREZ COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
O JOGO DE XADREZ COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Soares, Aparecida Pereira Xadrez. Geografia. Aluno. |
title_short |
O JOGO DE XADREZ COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full |
O JOGO DE XADREZ COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
O JOGO DE XADREZ COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
O JOGO DE XADREZ COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_sort |
O JOGO DE XADREZ COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
author |
Soares, Aparecida Pereira |
author_facet |
Soares, Aparecida Pereira Soares, Selma Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Selma Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Aparecida Pereira Soares, Selma Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Xadrez. Geografia. Aluno. |
topic |
Xadrez. Geografia. Aluno. |
description |
Atualmente confrontamos com vários embargos perante o sistema educacional brasileiro. Novas formas de ensino são mais que necessárias para que processo de ensino aprendizagem seja realizado de forma coerente às novas exigências do mundo atual. Discorrendo a respeito de tal afirmativa, uma boa sugestão, para que as aulasse tornem mais dinâmicas, instigantes é a utilização do xadrez nas aulas de Geografia. Nosso objetivo é mostrar que o jogo de xadrez pode ser considerado promotor de um desenvolvimento cognitivo do aluno, facilitando ao mesmo, o estímulo do raciocínio lógico, da concentração, do convívio interpessoal, e capaz de construir, nestes, umpensamento crítico e reflexivo, no que se refere à análise das categorias geográficas de lugar, espaço e território. Consistindo, portanto, em uma ferramenta impar no processo ensino-aprendizagem. Assim, com base em pesquisas bibliográficas e na experiência prática na Escola Estadual Américo Martins, localizada em Montes Claros/MG,percebe-se a amplitude compensatória dos resultados obtidos no espaço escolar, após intervenções e oficinas realizadas na mesma. É sem dúvida alguma, de grande importância projetos que visem e incentivem a construção de valores e que estimulem o desenvolvimento, em todas as esferas dos educando no ambiente escolar, pois oconhecimento construído no espaço escolar é para toda vida.Palavras-chave: Xadrez. Geografia. Aluno. THE GAME OF CHESS AS A METHODOLOGY FOR TEACHING OF GEOGRAPHYAbstract: Currently we have confronted with various embargoes against the Brazilian educational system. New forms of teaching are more than necessary for the teaching process learning is carried out in a manner consistent with the new demands of today’s world. Talking about such affirmative, a good suggestion for the classes become more dynamic and thought-provoking is the use of chess in geography lessons. Our goal is to show that the game of chess can be considered a promoter of cognitive development of the student, facilitating at the same, the stimulus of logical reasoning, concentration, of interpersonal relations, and able to build a critical thinking and reflective, as regards the analysis of the geographical categories of place, space, territory and power. Consisting in a unique tool in the teaching-learning process. So based on bibliographic research and practical experience in the Escola Estadual Américo Martins, located in Montes Claros/MG, if realizes the compensatory magnitude of the results obtained in schools, after interventions and workshops on the same. It is undoubtedly of great importance to projects that encourage the construction of values and to stimulate the development, in all spheres of educating in the school environment, because the knowledge built in the school space is for lifeKeywords: Chess. Geography. Student. EL JUEGO DEL AJEDREZ COMO UNA METODOLOGÍA PARA LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍAResumen: Enfrenta actualmente los varios embargos contra el sistema educativo brasileño. Nuevas formas de enseñanza son más que necesario para que el proceso de enseñanza aprendizaje sea realizado de forma consistente con las nuevas exigencias del mundo actual. Hablando de tal afirmativa, una buena sugerencia para quelas clases sean más dinámicas, estimulantes es el uso del ajedrez en lecciones de Geografía. Nuestro objetivo es mostrar que el juego del ajedrez se puede considerar un promotor del desarrollo cognitivo del estudiante, facilitando al mismo, el estímulo de razonamiento lógico, concentración, de las relaciones interpersonales y, poder construirestos, un pensamiento crítico y reflexivo, como considera la análisis de las categorías geográficas del lugar, espacio y territorio. Consiste, por lo tanto, en una herramienta única en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Basada en la investigación bibliográfica y la experiencia práctica en la Escuela Estadual Américo Martins, ubicado en MontesClaros/MG, percibirse cuenta de la magnitud de los resultados obtenidos en las escuelas compensatorias, después de las intervenciones y talleres sobre el mismo. Es sin duda de gran importancia proyectos que alientan la construcción de valores y estimular el desarrollo, en todas las esferas de los estudiantes en el ambiente escolar, porque elconocimiento construido en el espacio de la escuela es para toda la vida.Palabras clave: Ajedrez. Geografía. Estudiante. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3070 10.18764/2178-2229.v21.n3.p.29-40 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3070 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v21.n3.p.29-40 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3070/1576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 3, 2014; 29-40 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v21.n3 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874877848551424 |