EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM TRÊS EIXOS: enquanto valor econômico, gnosiológico e ético político

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lilian Tatiane Cândia de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cecílio, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3904
Resumo: A cidadania na Constituição Federal brasileira compõe um dos princípios fundamentais do EstadoDemocrático de Direito. No Art. 205 consta que a educação deve visar o pleno desenvolvimento da pessoa e seupreparo para o exercício da cidadania, a partir desse pressuposto, toda a legislação educacional é desenvolvida.Contudo, ao consultar a literatura especializada percebemos que ao longo de seu processo histórico, a palavra “cidadania”tem sido utilizada com diversos significados, inclusive na defesa de argumentos antagônicos. Assim, esteestudo de cunho qualitativo, objetiva analisar três dos principais sentidos utilizados para a compreensão da palavracidadania: cidadania enquanto valor econômico; valor gnosiológico e valor ético-político. A discussão textual evidenciaque esses três significados estão presentes no cotidiano e na política educacional.Palavras-chave: Política educacional. Cidadania econômica. Cidadania gnosiológica. Cidadania ética-política. EDUCATION AND CITIZENSHIP IN THREE AREAS: as economic value, gnosiologicaland political ethicalAbstract: The citizenship in the Constitution is one the fundamental principles of the democratic rule of law.Article 205 states that education should aim at the full development of the person and his preparation for the exerciseof citizenship, from this assumption, all educational legislation is developed. However, when we consults thespecialized literature, we realize that throughout history process, the word “citizenship” has been used with variousmeanings, including the defense arguments antagonistic. Thus, this qualitative research, analyzes three major directionsused for the understanding of the word citizenship: citizenship as economic value, value epistemologicaland ethical-political value. The textual discussion shows that these three meanings are present in daily life and ineducation policy.Keywords: Educational policy. Economic citizenship. Citizenship epistemological. Ethical and political citizenship. EDUCACIÓN Y CIUDADANÍA EN TRES ÁREAS: como valor económico, gnoseológicay ética políticaResumen: La ciudadanía en la Constitución Federal de Brasil constituye uno de los principios fundamentales delEstado democrático. En el Art. 205 establece que la educación debe tener como objetivo el pleno desarrollo de lapersona y su preparación para el ejercicio de la ciudadanía, a partir de ese supuesto se desarrolla toda la legislacióneducativa. Sin embargo, cuando se hace referencia a la literatura nos dimos cuenta de que a lo largo de su procesohistórico, la palabra “ciudadanía” se ha utilizado con significados diferentes, incluyendo la defensa de argumentosopuestos. Este estudio de naturaleza cualitativa, tiene como objetivo analizar a tres de los principales sentidos utilizadospara la comprensión de la palabra ciudadanía: la ciudadanía como valor económico; valor gnoseológico yvalor ético-político. La discusión del texto muestra que estos tres significados están presentes en la vida cotidianay en la política educativa.Palabras clave: Política educativa. Ciudadanía econômica. Ciudadanía epistemológica. Ciudadanía ética-política. 
id UFMA-5_1e2ce703cece72a2d15fe25f319363a9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3904
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM TRÊS EIXOS: enquanto valor econômico, gnosiológico e ético políticoPolítica educacional. Cidadania econômica. Cidadania gnosiológica. Cidadania ética-política.A cidadania na Constituição Federal brasileira compõe um dos princípios fundamentais do EstadoDemocrático de Direito. No Art. 205 consta que a educação deve visar o pleno desenvolvimento da pessoa e seupreparo para o exercício da cidadania, a partir desse pressuposto, toda a legislação educacional é desenvolvida.Contudo, ao consultar a literatura especializada percebemos que ao longo de seu processo histórico, a palavra “cidadania”tem sido utilizada com diversos significados, inclusive na defesa de argumentos antagônicos. Assim, esteestudo de cunho qualitativo, objetiva analisar três dos principais sentidos utilizados para a compreensão da palavracidadania: cidadania enquanto valor econômico; valor gnosiológico e valor ético-político. A discussão textual evidenciaque esses três significados estão presentes no cotidiano e na política educacional.Palavras-chave: Política educacional. Cidadania econômica. Cidadania gnosiológica. Cidadania ética-política. EDUCATION AND CITIZENSHIP IN THREE AREAS: as economic value, gnosiologicaland political ethicalAbstract: The citizenship in the Constitution is one the fundamental principles of the democratic rule of law.Article 205 states that education should aim at the full development of the person and his preparation for the exerciseof citizenship, from this assumption, all educational legislation is developed. However, when we consults thespecialized literature, we realize that throughout history process, the word “citizenship” has been used with variousmeanings, including the defense arguments antagonistic. Thus, this qualitative research, analyzes three major directionsused for the understanding of the word citizenship: citizenship as economic value, value epistemologicaland ethical-political value. The textual discussion shows that these three meanings are present in daily life and ineducation policy.Keywords: Educational policy. Economic citizenship. Citizenship epistemological. Ethical and political citizenship. EDUCACIÓN Y CIUDADANÍA EN TRES ÁREAS: como valor económico, gnoseológicay ética políticaResumen: La ciudadanía en la Constitución Federal de Brasil constituye uno de los principios fundamentales delEstado democrático. En el Art. 205 establece que la educación debe tener como objetivo el pleno desarrollo de lapersona y su preparación para el ejercicio de la ciudadanía, a partir de ese supuesto se desarrolla toda la legislacióneducativa. Sin embargo, cuando se hace referencia a la literatura nos dimos cuenta de que a lo largo de su procesohistórico, la palabra “ciudadanía” se ha utilizado con significados diferentes, incluyendo la defensa de argumentosopuestos. Este estudio de naturaleza cualitativa, tiene como objetivo analizar a tres de los principales sentidos utilizadospara la comprensión de la palabra ciudadanía: la ciudadanía como valor económico; valor gnoseológico yvalor ético-político. La discusión del texto muestra que estos tres significados están presentes en la vida cotidianay en la política educativa.Palabras clave: Política educativa. Ciudadanía econômica. Ciudadanía epistemológica. Ciudadanía ética-política. Universidade Federal do Maranhão2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/390410.18764/2178-2229.v22.n2.p.31-44Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 2, 2015; 31-442178-22290102-417510.18764/2178-2229.v22.n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3904/2048Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Lilian Tatiane Cândia deCecílio, Maria Aparecida2017-01-23T13:56:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3904Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:45.601699Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM TRÊS EIXOS: enquanto valor econômico, gnosiológico e ético político
title EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM TRÊS EIXOS: enquanto valor econômico, gnosiológico e ético político
spellingShingle EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM TRÊS EIXOS: enquanto valor econômico, gnosiológico e ético político
Oliveira, Lilian Tatiane Cândia de
Política educacional. Cidadania econômica. Cidadania gnosiológica. Cidadania ética-política.
title_short EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM TRÊS EIXOS: enquanto valor econômico, gnosiológico e ético político
title_full EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM TRÊS EIXOS: enquanto valor econômico, gnosiológico e ético político
title_fullStr EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM TRÊS EIXOS: enquanto valor econômico, gnosiológico e ético político
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM TRÊS EIXOS: enquanto valor econômico, gnosiológico e ético político
title_sort EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM TRÊS EIXOS: enquanto valor econômico, gnosiológico e ético político
author Oliveira, Lilian Tatiane Cândia de
author_facet Oliveira, Lilian Tatiane Cândia de
Cecílio, Maria Aparecida
author_role author
author2 Cecílio, Maria Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lilian Tatiane Cândia de
Cecílio, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional. Cidadania econômica. Cidadania gnosiológica. Cidadania ética-política.
topic Política educacional. Cidadania econômica. Cidadania gnosiológica. Cidadania ética-política.
description A cidadania na Constituição Federal brasileira compõe um dos princípios fundamentais do EstadoDemocrático de Direito. No Art. 205 consta que a educação deve visar o pleno desenvolvimento da pessoa e seupreparo para o exercício da cidadania, a partir desse pressuposto, toda a legislação educacional é desenvolvida.Contudo, ao consultar a literatura especializada percebemos que ao longo de seu processo histórico, a palavra “cidadania”tem sido utilizada com diversos significados, inclusive na defesa de argumentos antagônicos. Assim, esteestudo de cunho qualitativo, objetiva analisar três dos principais sentidos utilizados para a compreensão da palavracidadania: cidadania enquanto valor econômico; valor gnosiológico e valor ético-político. A discussão textual evidenciaque esses três significados estão presentes no cotidiano e na política educacional.Palavras-chave: Política educacional. Cidadania econômica. Cidadania gnosiológica. Cidadania ética-política. EDUCATION AND CITIZENSHIP IN THREE AREAS: as economic value, gnosiologicaland political ethicalAbstract: The citizenship in the Constitution is one the fundamental principles of the democratic rule of law.Article 205 states that education should aim at the full development of the person and his preparation for the exerciseof citizenship, from this assumption, all educational legislation is developed. However, when we consults thespecialized literature, we realize that throughout history process, the word “citizenship” has been used with variousmeanings, including the defense arguments antagonistic. Thus, this qualitative research, analyzes three major directionsused for the understanding of the word citizenship: citizenship as economic value, value epistemologicaland ethical-political value. The textual discussion shows that these three meanings are present in daily life and ineducation policy.Keywords: Educational policy. Economic citizenship. Citizenship epistemological. Ethical and political citizenship. EDUCACIÓN Y CIUDADANÍA EN TRES ÁREAS: como valor económico, gnoseológicay ética políticaResumen: La ciudadanía en la Constitución Federal de Brasil constituye uno de los principios fundamentales delEstado democrático. En el Art. 205 establece que la educación debe tener como objetivo el pleno desarrollo de lapersona y su preparación para el ejercicio de la ciudadanía, a partir de ese supuesto se desarrolla toda la legislacióneducativa. Sin embargo, cuando se hace referencia a la literatura nos dimos cuenta de que a lo largo de su procesohistórico, la palabra “ciudadanía” se ha utilizado con significados diferentes, incluyendo la defensa de argumentosopuestos. Este estudio de naturaleza cualitativa, tiene como objetivo analizar a tres de los principales sentidos utilizadospara la comprensión de la palabra ciudadanía: la ciudadanía como valor económico; valor gnoseológico yvalor ético-político. La discusión del texto muestra que estos tres significados están presentes en la vida cotidianay en la política educativa.Palabras clave: Política educativa. Ciudadanía econômica. Ciudadanía epistemológica. Ciudadanía ética-política. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3904
10.18764/2178-2229.v22.n2.p.31-44
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3904
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v22.n2.p.31-44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3904/2048
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 2, 2015; 31-44
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v22.n2
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878365499392