O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: reflexões a partir de um programa de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thalita Folmann da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Guimarães, Sandra Regina Kirchner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12961
Resumo: Planejar é uma capacidade humana que se desenvolve durante a infância e, normalmente, vem a se consolidar na adolescência. No ambiente escolar, uma das atividades que podem potencializar a capacidade de planejar é a produção de textos. Diante desses pressupostos, realizou-se uma intervenção que teve como objetivo analisar a influência da etapa de planejamento na produção do gênero texto de opinião. A intervenção foi desenvolvida com 24 estudantes de 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Curitiba/PR, durante 5 meses. Houve a implementação de uma sequência didática, organizada em três módulos, distribuída em 11 aulas de 45 minutos. O estudo possibilitou comparar o desempenho de estudantes que planejaram a escrita com o desempenho de estudantes que não adotaram o planejamento na produção de textos de opinião, bem como identificar as principais estratégias empregadas no planejamento da escrita, após a implementação da sequência didática. Permitiu verificar, entre outros aspectos, que o planejamento da escrita pode contribuir para o melhor desempenho na produção do gênero texto de opinião, no que se refere à estrutura, coesão e coerência textual. Além disso, o programa de intervenção forneceu subsídios empíricos para afirmar que a tarefa de planejar pode ser vivenciada no espaço escolar, de modo a propiciar o desenvolvimento da capacidade de planejar dos estudantes da faixa etária em questão. A intervenção possibilitou também recomendar novos estudos, para que outros elementos, entre eles a revisão do planejamento, sejam objeto de discussão no processo de produção de textos no contexto escolar.Palavras-chave: planejamento da escrita; aprimoramento da escrita; processo de produção de textos.THE PLANNING IN THE OPINION TEXT PRODUCTION PROCESS AND THE IMPROVEMENT OF THE WRITING: reflections from an intervention programAbstractPlanning is a human ability that is developed during childhood and usually consolidates in adolescence. In the school environment, one of the activities that can enhance the ability to plan is the production of texts. Given these assumptions, we carried out an intervention to analyze the influence of the planning stage in the production of the opinion text genre. The intervention was developed with 24 students in the 5th year of elementary school from a municipal school in the city of Curitiba/PR, for 5 months. There was the implementation of a didactic sequence, organized in three modules, distributed in 11 classes of 45 minutes. The study made it possible to compare the performance of students who planned their writing with the performance of students who did not adopt planning in the production of opinion texts. It also enabled us to identify the main strategies employed in the planning of writing, after the implementation of the didactic sequence. It allowed us to verify, among other aspects, that the planning of the writing can contribute to the best performance in the production of the opinion text genre, regarding the structure, cohesion and textual coherence. Furthermore, the intervention program provided empirical support to state that the task of planning can be experienced in the school environment so as to promote the development of the planning ability of the students in this age group. The intervention also made it possible to recommend new studies, so that other elements, including the revision of planning, be the subject of discussion in the text production process in the school context.Keywords: writing planning; writing improvement; text production process.LA PLANIFICACIÓN EN EL PROCESO DE PRODUCCIÓN DE TEXTOS DE OPINIÓN Y LA MEJORA DE LA ESCRITURA: REFLEXIONES SOBRE UN PROGRAMA DE INTERVENCIÓN ResumenPlanificar es una capacidad humana innata, que se desarrolla durante la infancia y, normalmente, se consolida en la adolescencia. Así, las actividades vividas por el niño en el ambiente escolar pueden influir sobre el acrecentamiento de la capacidad de planificar. Entre las actividades que pueden potenciar esa capacidad, está la producción de textos. Frente a esos supuestos, se realizó una intervención cuyo objetivo fue analizar la influencia de la etapa de planificación en la producción del género texto de opinión. La intervención se desarrolló con 24 estudiantes de 5º grado de la educación básica de una escuela municipal de la ciudad de Curitiba/PR, durante 5 meses. Se trabajó con una secuencia didáctica, organizada en tres módulos, distribuida en 11 clases de 45 minutos. El estudio permitió comparar el desempeño de estudiantes que planificaron su redacción con el de estudiantes que no la adoptaron en la producción de textos de opinión, así como identificar las principales estrategias utilizadas en la planificación; eso después de haberse implementado la secuencia didáctica. La intervención permitió verificar, entre otros aspectos, que la planificación de la escritura puede contribuir para un mejor desempeño en la producción del género texto de opinión, en lo que se refiere a su estructura, cohesión y coherencia textual. Además, el programa de intervención generó subsidios empíricos para afirmar que la tarea de planificar puede ser puesta en práctica en el espacio escolar, de manera a propiciar el desarrollo de la capacidad de planificar de estudiantes del grupo etario en cuestión. La intervención permitió también recomendar nuevos estudios, para que otros elementos, entre ellos la revisión de la planificación, sean objeto de discusión en el proceso de producción de textos en el contexto escolar.Palabras clave: planificación de la escritura; mejoramiento de la escritura; proceso de producción textual.
id UFMA-5_24ab38c8b5307832797f2ee385674bfd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12961
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: reflexões a partir de um programa de intervençãoPlanejamento da escritaAprimoramento da escritaProcesso de produção de textosPlanejamento da escrita de textoPrograma de intervenção.Planejar é uma capacidade humana que se desenvolve durante a infância e, normalmente, vem a se consolidar na adolescência. No ambiente escolar, uma das atividades que podem potencializar a capacidade de planejar é a produção de textos. Diante desses pressupostos, realizou-se uma intervenção que teve como objetivo analisar a influência da etapa de planejamento na produção do gênero texto de opinião. A intervenção foi desenvolvida com 24 estudantes de 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Curitiba/PR, durante 5 meses. Houve a implementação de uma sequência didática, organizada em três módulos, distribuída em 11 aulas de 45 minutos. O estudo possibilitou comparar o desempenho de estudantes que planejaram a escrita com o desempenho de estudantes que não adotaram o planejamento na produção de textos de opinião, bem como identificar as principais estratégias empregadas no planejamento da escrita, após a implementação da sequência didática. Permitiu verificar, entre outros aspectos, que o planejamento da escrita pode contribuir para o melhor desempenho na produção do gênero texto de opinião, no que se refere à estrutura, coesão e coerência textual. Além disso, o programa de intervenção forneceu subsídios empíricos para afirmar que a tarefa de planejar pode ser vivenciada no espaço escolar, de modo a propiciar o desenvolvimento da capacidade de planejar dos estudantes da faixa etária em questão. A intervenção possibilitou também recomendar novos estudos, para que outros elementos, entre eles a revisão do planejamento, sejam objeto de discussão no processo de produção de textos no contexto escolar.Palavras-chave: planejamento da escrita; aprimoramento da escrita; processo de produção de textos.THE PLANNING IN THE OPINION TEXT PRODUCTION PROCESS AND THE IMPROVEMENT OF THE WRITING: reflections from an intervention programAbstractPlanning is a human ability that is developed during childhood and usually consolidates in adolescence. In the school environment, one of the activities that can enhance the ability to plan is the production of texts. Given these assumptions, we carried out an intervention to analyze the influence of the planning stage in the production of the opinion text genre. The intervention was developed with 24 students in the 5th year of elementary school from a municipal school in the city of Curitiba/PR, for 5 months. There was the implementation of a didactic sequence, organized in three modules, distributed in 11 classes of 45 minutes. The study made it possible to compare the performance of students who planned their writing with the performance of students who did not adopt planning in the production of opinion texts. It also enabled us to identify the main strategies employed in the planning of writing, after the implementation of the didactic sequence. It allowed us to verify, among other aspects, that the planning of the writing can contribute to the best performance in the production of the opinion text genre, regarding the structure, cohesion and textual coherence. Furthermore, the intervention program provided empirical support to state that the task of planning can be experienced in the school environment so as to promote the development of the planning ability of the students in this age group. The intervention also made it possible to recommend new studies, so that other elements, including the revision of planning, be the subject of discussion in the text production process in the school context.Keywords: writing planning; writing improvement; text production process.LA PLANIFICACIÓN EN EL PROCESO DE PRODUCCIÓN DE TEXTOS DE OPINIÓN Y LA MEJORA DE LA ESCRITURA: REFLEXIONES SOBRE UN PROGRAMA DE INTERVENCIÓN ResumenPlanificar es una capacidad humana innata, que se desarrolla durante la infancia y, normalmente, se consolida en la adolescencia. Así, las actividades vividas por el niño en el ambiente escolar pueden influir sobre el acrecentamiento de la capacidad de planificar. Entre las actividades que pueden potenciar esa capacidad, está la producción de textos. Frente a esos supuestos, se realizó una intervención cuyo objetivo fue analizar la influencia de la etapa de planificación en la producción del género texto de opinión. La intervención se desarrolló con 24 estudiantes de 5º grado de la educación básica de una escuela municipal de la ciudad de Curitiba/PR, durante 5 meses. Se trabajó con una secuencia didáctica, organizada en tres módulos, distribuida en 11 clases de 45 minutos. El estudio permitió comparar el desempeño de estudiantes que planificaron su redacción con el de estudiantes que no la adoptaron en la producción de textos de opinión, así como identificar las principales estrategias utilizadas en la planificación; eso después de haberse implementado la secuencia didáctica. La intervención permitió verificar, entre otros aspectos, que la planificación de la escritura puede contribuir para un mejor desempeño en la producción del género texto de opinión, en lo que se refiere a su estructura, cohesión y coherencia textual. Además, el programa de intervención generó subsidios empíricos para afirmar que la tarea de planificar puede ser puesta en práctica en el espacio escolar, de manera a propiciar el desarrollo de la capacidad de planificar de estudiantes del grupo etario en cuestión. La intervención permitió también recomendar nuevos estudios, para que otros elementos, entre ellos la revisión de la planificación, sean objeto de discusión en el proceso de producción de textos en el contexto escolar.Palabras clave: planificación de la escritura; mejoramiento de la escritura; proceso de producción textual.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de intervençãoapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1296110.18764/2178-2229v28n4.202172Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 415-4362178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12961/9973http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12961/10643http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12961/10644Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thalita Folmann daGuimarães, Sandra Regina Kirchner2022-01-12T14:47:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12961Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:08.345220Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: reflexões a partir de um programa de intervenção
title O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: reflexões a partir de um programa de intervenção
spellingShingle O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: reflexões a partir de um programa de intervenção
Silva, Thalita Folmann da
Planejamento da escrita
Aprimoramento da escrita
Processo de produção de textos
Planejamento da escrita de texto
Programa de intervenção.
title_short O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: reflexões a partir de um programa de intervenção
title_full O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: reflexões a partir de um programa de intervenção
title_fullStr O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: reflexões a partir de um programa de intervenção
title_full_unstemmed O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: reflexões a partir de um programa de intervenção
title_sort O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO E O APRIMORAMENTO DA ESCRITA: reflexões a partir de um programa de intervenção
author Silva, Thalita Folmann da
author_facet Silva, Thalita Folmann da
Guimarães, Sandra Regina Kirchner
author_role author
author2 Guimarães, Sandra Regina Kirchner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thalita Folmann da
Guimarães, Sandra Regina Kirchner
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento da escrita
Aprimoramento da escrita
Processo de produção de textos
Planejamento da escrita de texto
Programa de intervenção.
topic Planejamento da escrita
Aprimoramento da escrita
Processo de produção de textos
Planejamento da escrita de texto
Programa de intervenção.
description Planejar é uma capacidade humana que se desenvolve durante a infância e, normalmente, vem a se consolidar na adolescência. No ambiente escolar, uma das atividades que podem potencializar a capacidade de planejar é a produção de textos. Diante desses pressupostos, realizou-se uma intervenção que teve como objetivo analisar a influência da etapa de planejamento na produção do gênero texto de opinião. A intervenção foi desenvolvida com 24 estudantes de 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Curitiba/PR, durante 5 meses. Houve a implementação de uma sequência didática, organizada em três módulos, distribuída em 11 aulas de 45 minutos. O estudo possibilitou comparar o desempenho de estudantes que planejaram a escrita com o desempenho de estudantes que não adotaram o planejamento na produção de textos de opinião, bem como identificar as principais estratégias empregadas no planejamento da escrita, após a implementação da sequência didática. Permitiu verificar, entre outros aspectos, que o planejamento da escrita pode contribuir para o melhor desempenho na produção do gênero texto de opinião, no que se refere à estrutura, coesão e coerência textual. Além disso, o programa de intervenção forneceu subsídios empíricos para afirmar que a tarefa de planejar pode ser vivenciada no espaço escolar, de modo a propiciar o desenvolvimento da capacidade de planejar dos estudantes da faixa etária em questão. A intervenção possibilitou também recomendar novos estudos, para que outros elementos, entre eles a revisão do planejamento, sejam objeto de discussão no processo de produção de textos no contexto escolar.Palavras-chave: planejamento da escrita; aprimoramento da escrita; processo de produção de textos.THE PLANNING IN THE OPINION TEXT PRODUCTION PROCESS AND THE IMPROVEMENT OF THE WRITING: reflections from an intervention programAbstractPlanning is a human ability that is developed during childhood and usually consolidates in adolescence. In the school environment, one of the activities that can enhance the ability to plan is the production of texts. Given these assumptions, we carried out an intervention to analyze the influence of the planning stage in the production of the opinion text genre. The intervention was developed with 24 students in the 5th year of elementary school from a municipal school in the city of Curitiba/PR, for 5 months. There was the implementation of a didactic sequence, organized in three modules, distributed in 11 classes of 45 minutes. The study made it possible to compare the performance of students who planned their writing with the performance of students who did not adopt planning in the production of opinion texts. It also enabled us to identify the main strategies employed in the planning of writing, after the implementation of the didactic sequence. It allowed us to verify, among other aspects, that the planning of the writing can contribute to the best performance in the production of the opinion text genre, regarding the structure, cohesion and textual coherence. Furthermore, the intervention program provided empirical support to state that the task of planning can be experienced in the school environment so as to promote the development of the planning ability of the students in this age group. The intervention also made it possible to recommend new studies, so that other elements, including the revision of planning, be the subject of discussion in the text production process in the school context.Keywords: writing planning; writing improvement; text production process.LA PLANIFICACIÓN EN EL PROCESO DE PRODUCCIÓN DE TEXTOS DE OPINIÓN Y LA MEJORA DE LA ESCRITURA: REFLEXIONES SOBRE UN PROGRAMA DE INTERVENCIÓN ResumenPlanificar es una capacidad humana innata, que se desarrolla durante la infancia y, normalmente, se consolida en la adolescencia. Así, las actividades vividas por el niño en el ambiente escolar pueden influir sobre el acrecentamiento de la capacidad de planificar. Entre las actividades que pueden potenciar esa capacidad, está la producción de textos. Frente a esos supuestos, se realizó una intervención cuyo objetivo fue analizar la influencia de la etapa de planificación en la producción del género texto de opinión. La intervención se desarrolló con 24 estudiantes de 5º grado de la educación básica de una escuela municipal de la ciudad de Curitiba/PR, durante 5 meses. Se trabajó con una secuencia didáctica, organizada en tres módulos, distribuida en 11 clases de 45 minutos. El estudio permitió comparar el desempeño de estudiantes que planificaron su redacción con el de estudiantes que no la adoptaron en la producción de textos de opinión, así como identificar las principales estrategias utilizadas en la planificación; eso después de haberse implementado la secuencia didáctica. La intervención permitió verificar, entre otros aspectos, que la planificación de la escritura puede contribuir para un mejor desempeño en la producción del género texto de opinión, en lo que se refiere a su estructura, cohesión y coherencia textual. Además, el programa de intervención generó subsidios empíricos para afirmar que la tarea de planificar puede ser puesta en práctica en el espacio escolar, de manera a propiciar el desarrollo de la capacidad de planificar de estudiantes del grupo etario en cuestión. La intervención permitió también recomendar nuevos estudios, para que otros elementos, entre ellos la revisión de la planificación, sean objeto de discusión en el proceso de producción de textos en el contexto escolar.Palabras clave: planificación de la escritura; mejoramiento de la escritura; proceso de producción textual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de intervenção
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12961
10.18764/2178-2229v28n4.202172
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12961
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n4.202172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12961/9973
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12961/10643
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12961/10644
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 415-436
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880460554240