ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: uma experiência poética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fares, Josebel Akel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pantoja, Roberta Isabelle Bonfim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11101
Resumo: O presente artigo levanta questões acerca a escolarização da poesia, refletindo ações que esvaziam o texto literário de seus sentidos e comprometem sua fruição estética. A partir da recepção de alunos da 4º totalidade da EJA e do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual de Belém do Pará, apresentamos como a poesia a partir das teorias que fundamentam a Estética da Recepção pode contribuir para uma Educação Sensível. Utilizamos como escopo teórico os escritos de Jorge Larrosa (2017) sobre experiência, Umberto Eco (2001) e Hans Robert Jauss (1979) sobre Estética da Recepção, Magda Soares (1999) sobre escolarização da leitura, Octavio Paz (2012) sobre poesia e Paul Zumthor (2014) sobre performance e leitura.AESTHETICS OF RECEPTION: a poetic experienceAbstract: This article raises questions about the schooling of poetry, reflecting actions that empty the literary text from its senses and compromise its aesthetics enjoyment. From the reception of the 4th totality of EJA and 6th grade of Elementary School students from a state school in Belém do Pará, we present how poetry, based on theories that underlie Reception Aesthetics, can contribute to a Sensitive Education. We use as theoretical scope the writings of Jorge Larrosa (2017) about experience, Umberto Eco (2001) and  Hans Robert Juass (1979) about Aesthetics of Reception, Magda Soares about schooling of reading, Octavio Paz (2012) about poetry and Paul Zumthor (2014) about performance and reading.Keywords: Poetry. Reception Aesthetics. Sensitive Education.ESTÉTICA DE LA RECEPCIÓN: una experiencia poéticaResumen: El presente artículo plantea cuestiones acerca de la escolarización de la poesía, reflejando acciones que vacían el texto literario de sus sentidos y comprometen su fruición estética. A partir de la recepción de alumnos de la 4ª totalidad de la EJA y del 6º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela de la red estatal de Belém do Pará, presentamos cómo la poesía a partir de las teorías que fundamentan la Estética de la Recepción puede contribuir a una Educación sensible. Utilizamos como ámbito teórico los escritos de Jorge Larrosa (2017) sobre experiencia, Umberto Eco (2001) y Hans Robert Juass (1979) sobre Estética de la Recepción , Magda Soares (1999) sobre escolarización de la lectura, Octavio Paz (2012) sobre poesía y Paul Zumthor (2014) sobre performance y lectura.Palabras clave: Poesía. Estética de la recepción. Educación sensible.
id UFMA-5_25762701facac7da5395f3bf4c1e5bec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11101
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: uma experiência poéticaPoesiaEstética da RecepçãoEducação sensívelO presente artigo levanta questões acerca a escolarização da poesia, refletindo ações que esvaziam o texto literário de seus sentidos e comprometem sua fruição estética. A partir da recepção de alunos da 4º totalidade da EJA e do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual de Belém do Pará, apresentamos como a poesia a partir das teorias que fundamentam a Estética da Recepção pode contribuir para uma Educação Sensível. Utilizamos como escopo teórico os escritos de Jorge Larrosa (2017) sobre experiência, Umberto Eco (2001) e Hans Robert Jauss (1979) sobre Estética da Recepção, Magda Soares (1999) sobre escolarização da leitura, Octavio Paz (2012) sobre poesia e Paul Zumthor (2014) sobre performance e leitura.AESTHETICS OF RECEPTION: a poetic experienceAbstract: This article raises questions about the schooling of poetry, reflecting actions that empty the literary text from its senses and compromise its aesthetics enjoyment. From the reception of the 4th totality of EJA and 6th grade of Elementary School students from a state school in Belém do Pará, we present how poetry, based on theories that underlie Reception Aesthetics, can contribute to a Sensitive Education. We use as theoretical scope the writings of Jorge Larrosa (2017) about experience, Umberto Eco (2001) and  Hans Robert Juass (1979) about Aesthetics of Reception, Magda Soares about schooling of reading, Octavio Paz (2012) about poetry and Paul Zumthor (2014) about performance and reading.Keywords: Poetry. Reception Aesthetics. Sensitive Education.ESTÉTICA DE LA RECEPCIÓN: una experiencia poéticaResumen: El presente artículo plantea cuestiones acerca de la escolarización de la poesía, reflejando acciones que vacían el texto literario de sus sentidos y comprometen su fruición estética. A partir de la recepción de alumnos de la 4ª totalidad de la EJA y del 6º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela de la red estatal de Belém do Pará, presentamos cómo la poesía a partir de las teorías que fundamentan la Estética de la Recepción puede contribuir a una Educación sensible. Utilizamos como ámbito teórico los escritos de Jorge Larrosa (2017) sobre experiencia, Umberto Eco (2001) y Hans Robert Juass (1979) sobre Estética de la Recepción , Magda Soares (1999) sobre escolarización de la lectura, Octavio Paz (2012) sobre poesía y Paul Zumthor (2014) sobre performance y lectura.Palabras clave: Poesía. Estética de la recepción. Educación sensible.Universidade Federal do Maranhão2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1110110.18764/2178-2229.v26n1p125-147Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 1, jan./mar. 2019; 125-1472178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11101/6351Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFares, Josebel AkelPantoja, Roberta Isabelle Bonfim2019-07-11T18:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11101Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:03.225908Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: uma experiência poética
title ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: uma experiência poética
spellingShingle ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: uma experiência poética
Fares, Josebel Akel
Poesia
Estética da Recepção
Educação sensível
title_short ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: uma experiência poética
title_full ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: uma experiência poética
title_fullStr ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: uma experiência poética
title_full_unstemmed ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: uma experiência poética
title_sort ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: uma experiência poética
author Fares, Josebel Akel
author_facet Fares, Josebel Akel
Pantoja, Roberta Isabelle Bonfim
author_role author
author2 Pantoja, Roberta Isabelle Bonfim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fares, Josebel Akel
Pantoja, Roberta Isabelle Bonfim
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Estética da Recepção
Educação sensível
topic Poesia
Estética da Recepção
Educação sensível
description O presente artigo levanta questões acerca a escolarização da poesia, refletindo ações que esvaziam o texto literário de seus sentidos e comprometem sua fruição estética. A partir da recepção de alunos da 4º totalidade da EJA e do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual de Belém do Pará, apresentamos como a poesia a partir das teorias que fundamentam a Estética da Recepção pode contribuir para uma Educação Sensível. Utilizamos como escopo teórico os escritos de Jorge Larrosa (2017) sobre experiência, Umberto Eco (2001) e Hans Robert Jauss (1979) sobre Estética da Recepção, Magda Soares (1999) sobre escolarização da leitura, Octavio Paz (2012) sobre poesia e Paul Zumthor (2014) sobre performance e leitura.AESTHETICS OF RECEPTION: a poetic experienceAbstract: This article raises questions about the schooling of poetry, reflecting actions that empty the literary text from its senses and compromise its aesthetics enjoyment. From the reception of the 4th totality of EJA and 6th grade of Elementary School students from a state school in Belém do Pará, we present how poetry, based on theories that underlie Reception Aesthetics, can contribute to a Sensitive Education. We use as theoretical scope the writings of Jorge Larrosa (2017) about experience, Umberto Eco (2001) and  Hans Robert Juass (1979) about Aesthetics of Reception, Magda Soares about schooling of reading, Octavio Paz (2012) about poetry and Paul Zumthor (2014) about performance and reading.Keywords: Poetry. Reception Aesthetics. Sensitive Education.ESTÉTICA DE LA RECEPCIÓN: una experiencia poéticaResumen: El presente artículo plantea cuestiones acerca de la escolarización de la poesía, reflejando acciones que vacían el texto literario de sus sentidos y comprometen su fruición estética. A partir de la recepción de alumnos de la 4ª totalidad de la EJA y del 6º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela de la red estatal de Belém do Pará, presentamos cómo la poesía a partir de las teorías que fundamentan la Estética de la Recepción puede contribuir a una Educación sensible. Utilizamos como ámbito teórico los escritos de Jorge Larrosa (2017) sobre experiencia, Umberto Eco (2001) y Hans Robert Juass (1979) sobre Estética de la Recepción , Magda Soares (1999) sobre escolarización de la lectura, Octavio Paz (2012) sobre poesía y Paul Zumthor (2014) sobre performance y lectura.Palabras clave: Poesía. Estética de la recepción. Educación sensible.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11101
10.18764/2178-2229.v26n1p125-147
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11101
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n1p125-147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11101/6351
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 1, jan./mar. 2019; 125-147
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879795757056