LESBOMATERNIDAD Y ESCUELA: nuevas familias, nuevas relaciones escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castañeda, José Antonio Serrano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Soto, Alma Jessica Arciniega
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12801
Resumo: Asumimos que los actores sociales experimentan la relación con su mundo-de-vida de manera contradictoria. Con apoyo en la entrevista, como mediación que permite la construcción de datos relativos al sujeto.  En este texto, exponemos lo que tres mujeres entrevistadas, pertenecientes a familias lesbomaternales, afirman sobre la diversidad de vínculos instaurados en la escuela como instancia en la que la socialización secundaria comienza. Tomamos como opción metodológica el giro narrativo para comprender el sentido construido por las familias lesbomaternales y su experiencia en el ámbito escolar. La experiencia en su relación con los otros, en el encuentro con lo social. A partir de la historia de vida de los sujetos, de sus historias y relatos, indagamos el efecto que tiene en ellos pertenecer a un grupo social (familias lesbomaternales) en un mundo de pertenencia común donde los otros importan.  Damos cuenta del sentido que tiene la inclusión de los hijos de las familias lesbomaternales en las escuelas en un mundo cultural predominada por las visiones heterosexuales. Organizamos el texto en cuatro apartados. Primero, abordamos el giro narrativo; después, esbozamos la forma como se integran las familias lesbomaternales y homopaternales; posteriormente, mostramos características generales de los tres casos —familias lesbomaternales— abordados y su relación con la escuela. Cerramos el texto con algunas reflexiones en torno a la lesbomaternidad y la escuela.LESBOMATERNITY AND SCHOOL: new families, new school relationshipsAbstract We assume that social actors experience the relationship with their “life-world” in a contradictory way. With the support of the interview, as a mediation that allows the construction of data related to the subject. In this paper, we expose what three women interviewed - belonging to lesbomaternas families - affirm about the diversity of bonds established in the school as an instance in which secondary socialization begins. We took as a methodological option the narrative turn to understand the meaning built by lesbian families and their experience in the school environment. Experience in your relationship with others in meeting the social. . From the subjects' life histories, their histories and their accounts, we investigate the effect of belonging to the social group of lesbian families in a world of common belonging, where others matter. We realize the significance of including children of lesbian families in schools in a cultural world dominated by heterosexual views. We organized the text into four sections: first, we approach the narrative turn; We then outline how lesbomaternal and homopaternal families are integrated, and then show the general characteristics of the three cases of lesbian families addressed and their relationship to the school.  We close the text with some reflections on lesbomaternidade and school.Palavras-chave: Narrative. World of life. Lesbomaternity. LGBT rights. Narrative interview.LESBOMATERNIDADE E ESCOLA: novas famílias, novas relações escolaresResumoAssumimos que os atores sociais experimentam o relacionamento com seu “mundo-de-vida” de maneira contraditória. Com o apoio da entrevista, como mediação que permite a construção de dados relacionados ao sujeito. Neste texto, expomos o que três mulheres entrevistadas - pertencentes a famílias lesbomaternas - afirmam sobre a diversidade de vínculos estabelecidos na escola como instância em que a socialização secundária começa. Tomamos como opção metodológica a virada narrativa para entender o significado construído pelas famílias de lésbicas e sua experiência no ambiente escolar. A experiência em seu relacionamento com os outros no encontro com o social. A partir da história de vida dos sujeitos, suas histórias e seus relatos, investigamos o efeito de pertencer ao grupo social  de famílias de lésbicas em um mundo de pertencimento comum, onde os outros importam. Percebemos o significado da inclusão de filhos de famílias de lésbicas nas escolas em um mundo cultural dominado por visões heterossexuais. Organizamos o texto em quatro seções: primeiro, abordamos a virada narrativa; em seguida, delineamos a maneira como as famílias lesbomaternas e homopaternas são integradas e, posteriormente, mostramos características gerais dos três casos de famílias lésbicas abordadas e sua relação com a escola. Encerramos o texto com algumas reflexões sobre lesbomaternidade e escola.Palavras-chave: Narrativa. Mundo da vida. Lesbomaternidade. Direitos LGBT. Entrevista narrativa.
id UFMA-5_29fb3571c85cd1e654ef7c4e7c83c41e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12801
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling LESBOMATERNIDAD Y ESCUELA: nuevas familias, nuevas relaciones escolaresNarrativaMundo-de-vidaLesbomaternidadDerechos LGBTEntrevista narrativaAsumimos que los actores sociales experimentan la relación con su mundo-de-vida de manera contradictoria. Con apoyo en la entrevista, como mediación que permite la construcción de datos relativos al sujeto.  En este texto, exponemos lo que tres mujeres entrevistadas, pertenecientes a familias lesbomaternales, afirman sobre la diversidad de vínculos instaurados en la escuela como instancia en la que la socialización secundaria comienza. Tomamos como opción metodológica el giro narrativo para comprender el sentido construido por las familias lesbomaternales y su experiencia en el ámbito escolar. La experiencia en su relación con los otros, en el encuentro con lo social. A partir de la historia de vida de los sujetos, de sus historias y relatos, indagamos el efecto que tiene en ellos pertenecer a un grupo social (familias lesbomaternales) en un mundo de pertenencia común donde los otros importan.  Damos cuenta del sentido que tiene la inclusión de los hijos de las familias lesbomaternales en las escuelas en un mundo cultural predominada por las visiones heterosexuales. Organizamos el texto en cuatro apartados. Primero, abordamos el giro narrativo; después, esbozamos la forma como se integran las familias lesbomaternales y homopaternales; posteriormente, mostramos características generales de los tres casos —familias lesbomaternales— abordados y su relación con la escuela. Cerramos el texto con algunas reflexiones en torno a la lesbomaternidad y la escuela.LESBOMATERNITY AND SCHOOL: new families, new school relationshipsAbstract We assume that social actors experience the relationship with their “life-world” in a contradictory way. With the support of the interview, as a mediation that allows the construction of data related to the subject. In this paper, we expose what three women interviewed - belonging to lesbomaternas families - affirm about the diversity of bonds established in the school as an instance in which secondary socialization begins. We took as a methodological option the narrative turn to understand the meaning built by lesbian families and their experience in the school environment. Experience in your relationship with others in meeting the social. . From the subjects' life histories, their histories and their accounts, we investigate the effect of belonging to the social group of lesbian families in a world of common belonging, where others matter. We realize the significance of including children of lesbian families in schools in a cultural world dominated by heterosexual views. We organized the text into four sections: first, we approach the narrative turn; We then outline how lesbomaternal and homopaternal families are integrated, and then show the general characteristics of the three cases of lesbian families addressed and their relationship to the school.  We close the text with some reflections on lesbomaternidade and school.Palavras-chave: Narrative. World of life. Lesbomaternity. LGBT rights. Narrative interview.LESBOMATERNIDADE E ESCOLA: novas famílias, novas relações escolaresResumoAssumimos que os atores sociais experimentam o relacionamento com seu “mundo-de-vida” de maneira contraditória. Com o apoio da entrevista, como mediação que permite a construção de dados relacionados ao sujeito. Neste texto, expomos o que três mulheres entrevistadas - pertencentes a famílias lesbomaternas - afirmam sobre a diversidade de vínculos estabelecidos na escola como instância em que a socialização secundária começa. Tomamos como opção metodológica a virada narrativa para entender o significado construído pelas famílias de lésbicas e sua experiência no ambiente escolar. A experiência em seu relacionamento com os outros no encontro com o social. A partir da história de vida dos sujeitos, suas histórias e seus relatos, investigamos o efeito de pertencer ao grupo social  de famílias de lésbicas em um mundo de pertencimento comum, onde os outros importam. Percebemos o significado da inclusão de filhos de famílias de lésbicas nas escolas em um mundo cultural dominado por visões heterossexuais. Organizamos o texto em quatro seções: primeiro, abordamos a virada narrativa; em seguida, delineamos a maneira como as famílias lesbomaternas e homopaternas são integradas e, posteriormente, mostramos características gerais dos três casos de famílias lésbicas abordadas e sua relação com a escola. Encerramos o texto com algumas reflexões sobre lesbomaternidade e escola.Palavras-chave: Narrativa. Mundo da vida. Lesbomaternidade. Direitos LGBT. Entrevista narrativa.Universidade Federal do Maranhão2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1280110.18764/2178-2229.v26n3p341-364Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 341-3642178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAspahttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12801/6917Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastañeda, José Antonio SerranoSoto, Alma Jessica Arciniega2019-11-25T19:41:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12801Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:08.090880Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv LESBOMATERNIDAD Y ESCUELA: nuevas familias, nuevas relaciones escolares
title LESBOMATERNIDAD Y ESCUELA: nuevas familias, nuevas relaciones escolares
spellingShingle LESBOMATERNIDAD Y ESCUELA: nuevas familias, nuevas relaciones escolares
Castañeda, José Antonio Serrano
Narrativa
Mundo-de-vida
Lesbomaternidad
Derechos LGBT
Entrevista narrativa
title_short LESBOMATERNIDAD Y ESCUELA: nuevas familias, nuevas relaciones escolares
title_full LESBOMATERNIDAD Y ESCUELA: nuevas familias, nuevas relaciones escolares
title_fullStr LESBOMATERNIDAD Y ESCUELA: nuevas familias, nuevas relaciones escolares
title_full_unstemmed LESBOMATERNIDAD Y ESCUELA: nuevas familias, nuevas relaciones escolares
title_sort LESBOMATERNIDAD Y ESCUELA: nuevas familias, nuevas relaciones escolares
author Castañeda, José Antonio Serrano
author_facet Castañeda, José Antonio Serrano
Soto, Alma Jessica Arciniega
author_role author
author2 Soto, Alma Jessica Arciniega
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castañeda, José Antonio Serrano
Soto, Alma Jessica Arciniega
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Mundo-de-vida
Lesbomaternidad
Derechos LGBT
Entrevista narrativa
topic Narrativa
Mundo-de-vida
Lesbomaternidad
Derechos LGBT
Entrevista narrativa
description Asumimos que los actores sociales experimentan la relación con su mundo-de-vida de manera contradictoria. Con apoyo en la entrevista, como mediación que permite la construcción de datos relativos al sujeto.  En este texto, exponemos lo que tres mujeres entrevistadas, pertenecientes a familias lesbomaternales, afirman sobre la diversidad de vínculos instaurados en la escuela como instancia en la que la socialización secundaria comienza. Tomamos como opción metodológica el giro narrativo para comprender el sentido construido por las familias lesbomaternales y su experiencia en el ámbito escolar. La experiencia en su relación con los otros, en el encuentro con lo social. A partir de la historia de vida de los sujetos, de sus historias y relatos, indagamos el efecto que tiene en ellos pertenecer a un grupo social (familias lesbomaternales) en un mundo de pertenencia común donde los otros importan.  Damos cuenta del sentido que tiene la inclusión de los hijos de las familias lesbomaternales en las escuelas en un mundo cultural predominada por las visiones heterosexuales. Organizamos el texto en cuatro apartados. Primero, abordamos el giro narrativo; después, esbozamos la forma como se integran las familias lesbomaternales y homopaternales; posteriormente, mostramos características generales de los tres casos —familias lesbomaternales— abordados y su relación con la escuela. Cerramos el texto con algunas reflexiones en torno a la lesbomaternidad y la escuela.LESBOMATERNITY AND SCHOOL: new families, new school relationshipsAbstract We assume that social actors experience the relationship with their “life-world” in a contradictory way. With the support of the interview, as a mediation that allows the construction of data related to the subject. In this paper, we expose what three women interviewed - belonging to lesbomaternas families - affirm about the diversity of bonds established in the school as an instance in which secondary socialization begins. We took as a methodological option the narrative turn to understand the meaning built by lesbian families and their experience in the school environment. Experience in your relationship with others in meeting the social. . From the subjects' life histories, their histories and their accounts, we investigate the effect of belonging to the social group of lesbian families in a world of common belonging, where others matter. We realize the significance of including children of lesbian families in schools in a cultural world dominated by heterosexual views. We organized the text into four sections: first, we approach the narrative turn; We then outline how lesbomaternal and homopaternal families are integrated, and then show the general characteristics of the three cases of lesbian families addressed and their relationship to the school.  We close the text with some reflections on lesbomaternidade and school.Palavras-chave: Narrative. World of life. Lesbomaternity. LGBT rights. Narrative interview.LESBOMATERNIDADE E ESCOLA: novas famílias, novas relações escolaresResumoAssumimos que os atores sociais experimentam o relacionamento com seu “mundo-de-vida” de maneira contraditória. Com o apoio da entrevista, como mediação que permite a construção de dados relacionados ao sujeito. Neste texto, expomos o que três mulheres entrevistadas - pertencentes a famílias lesbomaternas - afirmam sobre a diversidade de vínculos estabelecidos na escola como instância em que a socialização secundária começa. Tomamos como opção metodológica a virada narrativa para entender o significado construído pelas famílias de lésbicas e sua experiência no ambiente escolar. A experiência em seu relacionamento com os outros no encontro com o social. A partir da história de vida dos sujeitos, suas histórias e seus relatos, investigamos o efeito de pertencer ao grupo social  de famílias de lésbicas em um mundo de pertencimento comum, onde os outros importam. Percebemos o significado da inclusão de filhos de famílias de lésbicas nas escolas em um mundo cultural dominado por visões heterossexuais. Organizamos o texto em quatro seções: primeiro, abordamos a virada narrativa; em seguida, delineamos a maneira como as famílias lesbomaternas e homopaternas são integradas e, posteriormente, mostramos características gerais dos três casos de famílias lésbicas abordadas e sua relação com a escola. Encerramos o texto com algumas reflexões sobre lesbomaternidade e escola.Palavras-chave: Narrativa. Mundo da vida. Lesbomaternidade. Direitos LGBT. Entrevista narrativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12801
10.18764/2178-2229.v26n3p341-364
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12801
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n3p341-364
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12801/6917
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 341-364
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880451117056