REFLEXÕES SOBRE A FESTA DO MEL TENETEHARA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/160 |
Resumo: | Esse artigo pretende refletir sobre a Festa do Mel tenetehara como um dos rituais mais importantes desse povo, a partir do mito que originou essa festa, recolhido por Wagley e Galvão em 1940 e por nós em 1997 e 1998 e do ritual que nós presenciamos em agosto de 1989, na aldeia Bananal, da Terra Indígena Bacurizinho Grajaú, Maranhão. Pretende, ainda, relacionar esse mito com mitos narrados por outros povos indígenas para discutir as relações homem-natureza em sociedades originalmente de caçadores e coletores de floresta para entender como essas relações influenciam o pensamento e o comportamento social desses povos.Palavras-chave: Povos indígenas do Brasil. Índios do Maranhão. Tenetehara. Mitos. Rituais. Festa do mel.ABSTRACTThis paper reflects on the Tenetehara Festival of Honey as one of the most important rituals of that people, from the myth that originated that festivity, gathered for Wagley and Galvao in 1940 and by us in 1997 and 1998 and the ritual we witnessed in August, 1989 in the village Bananal, in the Indigenous Land Bacurizinho, Grajaú, Maranhão. It also attempts to relate that myth with myths told by other indigenous people to discuss the man-nature relations in societies originally of hunters and gatherers of forest to understand how those relationships influence the thinking and social behavior of those people.Keywords: Indigenous peoples in Brazil. Indians of Maranhão. Tenetehara. Myths. Rituals. Festival of honeyRESUMENEste artículo reflexiona sobre el Festival de Mel Tenetehara como uno de los rituales más importantes del pueblo, desde el mito de origen de esta fiesta, recogido por Wagley y Galvao en 1940 y por nosotros en 1997 y 1998 y por el ritual que fuimos testigos en agosto de 1989 en la localidad del village Bananal, de la Tierra Indígena Bacurizinho, Grajaú, Maranhão. Hay también el intento de relacionar este mito con los demas narrados por varios otros pueblos indígenas para discutir las relaciones hombre-naturaleza en las sociedades originalmente de cazadores y recolectores de los bosques para entender cómo estas relaciones influyen en el pensamiento y el comportamiento social de estas personas.Palabras-clave: Pueblos indígenas en Brasil. Indios de Maranhão. Tenetehara. Mitos. Rituales. Fiesta dela miel. |
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