RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Charles Maycon de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Fabrício Oliveira da, Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9520
Resumo: O presente artigo busca mapear pesquisas que versam sobre ruralidades na área da educação entre o período de 2007 a 2017. Trata-se de um estudo realizado no banco de dados disponibilizado pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD desenvolvida e coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Assim, o trabalho analisou a categoria ruralidades contemporâneas e suas relações com a Educação Básica desenvolvida em contextos rurais, adotando como princípios as bases sociológicas, históricas e geográficas que dão visibilidade aos diversos e diferentes modos de vida desenvolvidos em localidades rurais. O estudo baseia-se na abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e descritivo fundamentada na proposta de inventariar pesquisas já realizadas sobre o tema. Este trabalho nos proporcionou uma maior compreensão sobre o campo de produção acadêmica e científica nos possibilitando conhecer como cada uma das produções constrói seu percurso metodológico e quais vertentes teóricas se inscrevem nestes estudos.Palavras-chave: estado da arte; ruralidades contemporâneas; educação básica.CONTEMPORARY RURALITIES: basic education in focusAbstractThis article pursuit to map researches that deal with ruralities in the area of education between 2007 and 2017. It is a study realized in the database provided by the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD developed and coordinated by Brazilian Institute of Information in Science and Technology - IBICT. Thus, the work analyzed the contemporary ruralities category and its relations with the basic education in rural contexts, adopting as principles the sociological, historical and geographical bases that give visibility to the different ways of life of people who live in rural localities. The study is based on the qualitative approach of a bibliographic and descriptive character based on the proposal of inventorying research already done about the thematic. This work has provided us with a greater understanding of the field of academic and scientific production, enabling us to know how each of the productions builds its methodological path and to which theoretical aspects are inscribed in this studies.Keywords:  state of the art; contemporary ruralities; basic education.RURALIDADES CONTEMPORÁNEAS: educación básica en focoResumenEl presente artículo busca mapear investigaciones que versan sobre ruralidades en el área de la educación entre el período de 2007 a 2017. Se trata de un estudio realizado en el banco de datos disponibilizado por la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones - BDTD desarrollada y coordinada por el estudio Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología - IBICT. Así, el trabajo analizó la categoría ruralidades contemporáneas y sus relaciones con los espacios escolares situados en contextos rurales, adoptando como principios las bases sociológicas, históricas y geográficas que dan visibilidad a los diversos y diferentes modos de vida de personas que viven y conviven en localidades rurales. El estudio se sitúa en el abordaje cualitativo de cuño bibliográfico y descriptivo fundamentado en la propuesta de inventariar investigaciones ya realizadas. Este trabajo nos proporcionó una mayor comprensión sobre el campo de producción académica y científica, nos posibilitando conocer cómo cada una de las producciones construyen su recorrido metodológico y a las cuales vertientes teóricas se inscriben.Palabras clave: estado del arte; ruralidades contemporáneas; educación básica.
id UFMA-5_35c4ace89a33aab7ff9fa63ff7f9d01a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9520
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em focoEstado da arteRuralidades contemporâneasEducação básicaRuralidadesO presente artigo busca mapear pesquisas que versam sobre ruralidades na área da educação entre o período de 2007 a 2017. Trata-se de um estudo realizado no banco de dados disponibilizado pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD desenvolvida e coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Assim, o trabalho analisou a categoria ruralidades contemporâneas e suas relações com a Educação Básica desenvolvida em contextos rurais, adotando como princípios as bases sociológicas, históricas e geográficas que dão visibilidade aos diversos e diferentes modos de vida desenvolvidos em localidades rurais. O estudo baseia-se na abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e descritivo fundamentada na proposta de inventariar pesquisas já realizadas sobre o tema. Este trabalho nos proporcionou uma maior compreensão sobre o campo de produção acadêmica e científica nos possibilitando conhecer como cada uma das produções constrói seu percurso metodológico e quais vertentes teóricas se inscrevem nestes estudos.Palavras-chave: estado da arte; ruralidades contemporâneas; educação básica.CONTEMPORARY RURALITIES: basic education in focusAbstractThis article pursuit to map researches that deal with ruralities in the area of education between 2007 and 2017. It is a study realized in the database provided by the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD developed and coordinated by Brazilian Institute of Information in Science and Technology - IBICT. Thus, the work analyzed the contemporary ruralities category and its relations with the basic education in rural contexts, adopting as principles the sociological, historical and geographical bases that give visibility to the different ways of life of people who live in rural localities. The study is based on the qualitative approach of a bibliographic and descriptive character based on the proposal of inventorying research already done about the thematic. This work has provided us with a greater understanding of the field of academic and scientific production, enabling us to know how each of the productions builds its methodological path and to which theoretical aspects are inscribed in this studies.Keywords:  state of the art; contemporary ruralities; basic education.RURALIDADES CONTEMPORÁNEAS: educación básica en focoResumenEl presente artículo busca mapear investigaciones que versan sobre ruralidades en el área de la educación entre el período de 2007 a 2017. Se trata de un estudio realizado en el banco de datos disponibilizado por la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones - BDTD desarrollada y coordinada por el estudio Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología - IBICT. Así, el trabajo analizó la categoría ruralidades contemporáneas y sus relaciones con los espacios escolares situados en contextos rurales, adoptando como principios las bases sociológicas, históricas y geográficas que dan visibilidad a los diversos y diferentes modos de vida de personas que viven y conviven en localidades rurales. El estudio se sitúa en el abordaje cualitativo de cuño bibliográfico y descriptivo fundamentado en la propuesta de inventariar investigaciones ya realizadas. Este trabajo nos proporcionó una mayor comprensión sobre el campo de producción académica y científica, nos posibilitando conocer cómo cada una de las producciones construyen su recorrido metodológico y a las cuales vertientes teóricas se inscriben.Palabras clave: estado del arte; ruralidades contemporáneas; educación básica.Universidade Federal do Maranhão2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/952010.18764/2178-2229.v28n2.202117Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 39-642178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9520/9126http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9520/10442http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9520/10443Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Charles Maycon de AlmeidaSilva, Fabrício Oliveira daRios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco2021-11-29T13:53:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9520Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:58.593815Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco
title RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco
spellingShingle RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco
Mota, Charles Maycon de Almeida
Estado da arte
Ruralidades contemporâneas
Educação básica
Ruralidades
title_short RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco
title_full RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco
title_fullStr RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco
title_full_unstemmed RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco
title_sort RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco
author Mota, Charles Maycon de Almeida
author_facet Mota, Charles Maycon de Almeida
Silva, Fabrício Oliveira da
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
author_role author
author2 Silva, Fabrício Oliveira da
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Charles Maycon de Almeida
Silva, Fabrício Oliveira da
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Estado da arte
Ruralidades contemporâneas
Educação básica
Ruralidades
topic Estado da arte
Ruralidades contemporâneas
Educação básica
Ruralidades
description O presente artigo busca mapear pesquisas que versam sobre ruralidades na área da educação entre o período de 2007 a 2017. Trata-se de um estudo realizado no banco de dados disponibilizado pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD desenvolvida e coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Assim, o trabalho analisou a categoria ruralidades contemporâneas e suas relações com a Educação Básica desenvolvida em contextos rurais, adotando como princípios as bases sociológicas, históricas e geográficas que dão visibilidade aos diversos e diferentes modos de vida desenvolvidos em localidades rurais. O estudo baseia-se na abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e descritivo fundamentada na proposta de inventariar pesquisas já realizadas sobre o tema. Este trabalho nos proporcionou uma maior compreensão sobre o campo de produção acadêmica e científica nos possibilitando conhecer como cada uma das produções constrói seu percurso metodológico e quais vertentes teóricas se inscrevem nestes estudos.Palavras-chave: estado da arte; ruralidades contemporâneas; educação básica.CONTEMPORARY RURALITIES: basic education in focusAbstractThis article pursuit to map researches that deal with ruralities in the area of education between 2007 and 2017. It is a study realized in the database provided by the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD developed and coordinated by Brazilian Institute of Information in Science and Technology - IBICT. Thus, the work analyzed the contemporary ruralities category and its relations with the basic education in rural contexts, adopting as principles the sociological, historical and geographical bases that give visibility to the different ways of life of people who live in rural localities. The study is based on the qualitative approach of a bibliographic and descriptive character based on the proposal of inventorying research already done about the thematic. This work has provided us with a greater understanding of the field of academic and scientific production, enabling us to know how each of the productions builds its methodological path and to which theoretical aspects are inscribed in this studies.Keywords:  state of the art; contemporary ruralities; basic education.RURALIDADES CONTEMPORÁNEAS: educación básica en focoResumenEl presente artículo busca mapear investigaciones que versan sobre ruralidades en el área de la educación entre el período de 2007 a 2017. Se trata de un estudio realizado en el banco de datos disponibilizado por la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones - BDTD desarrollada y coordinada por el estudio Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología - IBICT. Así, el trabajo analizó la categoría ruralidades contemporáneas y sus relaciones con los espacios escolares situados en contextos rurales, adoptando como principios las bases sociológicas, históricas y geográficas que dan visibilidad a los diversos y diferentes modos de vida de personas que viven y conviven en localidades rurales. El estudio se sitúa en el abordaje cualitativo de cuño bibliográfico y descriptivo fundamentado en la propuesta de inventariar investigaciones ya realizadas. Este trabajo nos proporcionó una mayor comprensión sobre el campo de producción académica y científica, nos posibilitando conocer cómo cada una de las producciones construyen su recorrido metodológico y a las cuales vertientes teóricas se inscriben.Palabras clave: estado del arte; ruralidades contemporáneas; educación básica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9520
10.18764/2178-2229.v28n2.202117
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9520
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n2.202117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9520/9126
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9520/10442
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9520/10443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 2, abr./jun. 2021; 39-64
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879226380288