REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11041 |
Resumo: | O artigo analisa a experiência implementada, nos anos de 2017 e 2018, no Espírito Santo, para operacionalizar a colaboração entre estado e os municípios para melhoria da aprendizagem na alfabetização. A partir de pesquisa bibliográfico-documental, constituiu-se um corpus de documentos que foram analisados tomando com referência a perspectiva dialógica e, teoricamente, se embasando nos conceitos de enunciado, texto, dialogia formulados pelo círculo de Bakhtin (2003; 2004). Os documentos analisados permitiram concluir que o atual ordenamento jurídico educacional possibilita que regimes de colaboração possam assumir funções reguladoras e centralizadoras de gestão do processo educacional desde a sala de aula até as instâncias responsáveis pela organização sistêmica da educação, contribuindo para a constituição de relações de subordinação dos municípios ao estado. Palavras-chaves: Regime de Colaboração. Gestão Democrática. Política Educacional. Alfabetização.REGIME OF COLLABORATION IN THE POLICY OF THE TRAINING OF LITERACY TEACHERS: limits for democratic managementAbstractThe article analyzes the experience implemented in the years 2017 and 2018, in Espírito Santo, to operationalize the collaboration between state and municipalities to improve learning in literacy. From a bibliographical-documentary research, a corpus of documents was constituted that were analyzed with reference to the dialogical perspective and, theoretically, based on the concepts of utterance, text, dialogue formulated by Bakhtin's circle (2003; 2004). The documents analyzed allowed us to conclude that the current legal legal framework allows collaboration schemes to assume regulatory and centralizing functions of educational process management from the classroom to the bodies responsible for the systemic organization of education, contributing to the formation of subordination relationships from the municipalities to the state.Key words: Collaboration Regime. Democratic management. Educational politics. Literacy.RÉGIMEN DE COLABORACIÓN EN LA POLÍTICA DE FORMACIÓN DE PROFESORES ALFABETIZADORES: límites para la gestión democráticaResumenEl artículo analiza la experiencia implementada, en los años 2017 y 2018, en Espírito Santo, para operacionalizar la colaboración entre estado y los municipios para mejorar el aprendizaje en la alfabetización. A partir de la investigación bibliográfico-documental, se constituyó un corpus de documentos que fueron analizados tomando como referencia la perspectiva dialógica y, teóricamente, basándose en los conceptos de enunciado, texto, dialogia formulados por el círculo de Bakhtin (2003; 2004). Los documentos analizados permitieron concluir que el actual ordenamiento jurídico educativo posibilita que regímenes de colaboración puedan asumir funciones reguladoras y centralizadoras de gestión del proceso educativo desde el aula hasta las instancias responsables de la organización sistémica de la educación, contribuyendo a la constitución de relaciones de subordinación de los municipios al estado.Palabras-claves: Régimen de Colaboración. Gestión Democrática. Política Educativa. Alfabetización. |
id |
UFMA-5_3757f879a8518409dd870b5c9174cd11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11041 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democráticaRegime de ColaboraçãoGestão DemocráticaPolítica EducacionalAlfabetização.Política educacionalO artigo analisa a experiência implementada, nos anos de 2017 e 2018, no Espírito Santo, para operacionalizar a colaboração entre estado e os municípios para melhoria da aprendizagem na alfabetização. A partir de pesquisa bibliográfico-documental, constituiu-se um corpus de documentos que foram analisados tomando com referência a perspectiva dialógica e, teoricamente, se embasando nos conceitos de enunciado, texto, dialogia formulados pelo círculo de Bakhtin (2003; 2004). Os documentos analisados permitiram concluir que o atual ordenamento jurídico educacional possibilita que regimes de colaboração possam assumir funções reguladoras e centralizadoras de gestão do processo educacional desde a sala de aula até as instâncias responsáveis pela organização sistêmica da educação, contribuindo para a constituição de relações de subordinação dos municípios ao estado. Palavras-chaves: Regime de Colaboração. Gestão Democrática. Política Educacional. Alfabetização.REGIME OF COLLABORATION IN THE POLICY OF THE TRAINING OF LITERACY TEACHERS: limits for democratic managementAbstractThe article analyzes the experience implemented in the years 2017 and 2018, in Espírito Santo, to operationalize the collaboration between state and municipalities to improve learning in literacy. From a bibliographical-documentary research, a corpus of documents was constituted that were analyzed with reference to the dialogical perspective and, theoretically, based on the concepts of utterance, text, dialogue formulated by Bakhtin's circle (2003; 2004). The documents analyzed allowed us to conclude that the current legal legal framework allows collaboration schemes to assume regulatory and centralizing functions of educational process management from the classroom to the bodies responsible for the systemic organization of education, contributing to the formation of subordination relationships from the municipalities to the state.Key words: Collaboration Regime. Democratic management. Educational politics. Literacy.RÉGIMEN DE COLABORACIÓN EN LA POLÍTICA DE FORMACIÓN DE PROFESORES ALFABETIZADORES: límites para la gestión democráticaResumenEl artículo analiza la experiencia implementada, en los años 2017 y 2018, en Espírito Santo, para operacionalizar la colaboración entre estado y los municipios para mejorar el aprendizaje en la alfabetización. A partir de la investigación bibliográfico-documental, se constituyó un corpus de documentos que fueron analizados tomando como referencia la perspectiva dialógica y, teóricamente, basándose en los conceptos de enunciado, texto, dialogia formulados por el círculo de Bakhtin (2003; 2004). Los documentos analizados permitieron concluir que el actual ordenamiento jurídico educativo posibilita que regímenes de colaboración puedan asumir funciones reguladoras y centralizadoras de gestión del proceso educativo desde el aula hasta las instancias responsables de la organización sistémica de la educación, contribuyendo a la constitución de relaciones de subordinación de los municipios al estado.Palabras-claves: Régimen de Colaboración. Gestión Democrática. Política Educativa. Alfabetización.Universidade Federal do Maranhão2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de Campo; Pesquisa Documentalapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1104110.18764/2178-2229.v28n2-2020-08Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 2, abr./jun. 20202178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11041/8333Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchwartz, Cleonara MariaOliveira, Gildo Lyone Antunes deBecalli, Fernanda Zanetti2021-04-28T20:54:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11041Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:02.588431Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democrática |
title |
REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democrática |
spellingShingle |
REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democrática Schwartz, Cleonara Maria Regime de Colaboração Gestão Democrática Política Educacional Alfabetização. Política educacional |
title_short |
REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democrática |
title_full |
REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democrática |
title_fullStr |
REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democrática |
title_full_unstemmed |
REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democrática |
title_sort |
REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democrática |
author |
Schwartz, Cleonara Maria |
author_facet |
Schwartz, Cleonara Maria Oliveira, Gildo Lyone Antunes de Becalli, Fernanda Zanetti |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Gildo Lyone Antunes de Becalli, Fernanda Zanetti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwartz, Cleonara Maria Oliveira, Gildo Lyone Antunes de Becalli, Fernanda Zanetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Regime de Colaboração Gestão Democrática Política Educacional Alfabetização. Política educacional |
topic |
Regime de Colaboração Gestão Democrática Política Educacional Alfabetização. Política educacional |
description |
O artigo analisa a experiência implementada, nos anos de 2017 e 2018, no Espírito Santo, para operacionalizar a colaboração entre estado e os municípios para melhoria da aprendizagem na alfabetização. A partir de pesquisa bibliográfico-documental, constituiu-se um corpus de documentos que foram analisados tomando com referência a perspectiva dialógica e, teoricamente, se embasando nos conceitos de enunciado, texto, dialogia formulados pelo círculo de Bakhtin (2003; 2004). Os documentos analisados permitiram concluir que o atual ordenamento jurídico educacional possibilita que regimes de colaboração possam assumir funções reguladoras e centralizadoras de gestão do processo educacional desde a sala de aula até as instâncias responsáveis pela organização sistêmica da educação, contribuindo para a constituição de relações de subordinação dos municípios ao estado. Palavras-chaves: Regime de Colaboração. Gestão Democrática. Política Educacional. Alfabetização.REGIME OF COLLABORATION IN THE POLICY OF THE TRAINING OF LITERACY TEACHERS: limits for democratic managementAbstractThe article analyzes the experience implemented in the years 2017 and 2018, in Espírito Santo, to operationalize the collaboration between state and municipalities to improve learning in literacy. From a bibliographical-documentary research, a corpus of documents was constituted that were analyzed with reference to the dialogical perspective and, theoretically, based on the concepts of utterance, text, dialogue formulated by Bakhtin's circle (2003; 2004). The documents analyzed allowed us to conclude that the current legal legal framework allows collaboration schemes to assume regulatory and centralizing functions of educational process management from the classroom to the bodies responsible for the systemic organization of education, contributing to the formation of subordination relationships from the municipalities to the state.Key words: Collaboration Regime. Democratic management. Educational politics. Literacy.RÉGIMEN DE COLABORACIÓN EN LA POLÍTICA DE FORMACIÓN DE PROFESORES ALFABETIZADORES: límites para la gestión democráticaResumenEl artículo analiza la experiencia implementada, en los años 2017 y 2018, en Espírito Santo, para operacionalizar la colaboración entre estado y los municipios para mejorar el aprendizaje en la alfabetización. A partir de la investigación bibliográfico-documental, se constituyó un corpus de documentos que fueron analizados tomando como referencia la perspectiva dialógica y, teóricamente, basándose en los conceptos de enunciado, texto, dialogia formulados por el círculo de Bakhtin (2003; 2004). Los documentos analizados permitieron concluir que el actual ordenamiento jurídico educativo posibilita que regímenes de colaboración puedan asumir funciones reguladoras y centralizadoras de gestión del proceso educativo desde el aula hasta las instancias responsables de la organización sistémica de la educación, contribuyendo a la constitución de relaciones de subordinación de los municipios al estado.Palabras-claves: Régimen de Colaboración. Gestión Democrática. Política Educativa. Alfabetización. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de Campo; Pesquisa Documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11041 10.18764/2178-2229.v28n2-2020-08 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11041 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v28n2-2020-08 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11041/8333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 2, abr./jun. 2020 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874879765348352 |