OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Rogerio Andrade
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro, Cesar Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os objetos de comunicação e escolares no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança, Estado do Pará, (1957-1977). A tessitura metodológica é constituída pela abordagem da Nova História Cultural que se estabelece enquanto campo teórico e metodológico das representações. Diante disso, constatou-se que os objetos de comunicação e escolares localizavam-se em diferentes instituições: o microfone foi identificado na Rádio Educadora; o gravador foi encontrado no Escritório Central do SERB; as antenas e os transmissores foram identificados nas casas dos transmissores. Conclui-se que esses objetos são constituidores dos sentidos da educomunicação no cerne desta instituição educativa.Palavras-chave: Objetos de comunicação e escolares; Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA; Sentidos da Educomunicação.COMMUNICATION AND SCHOOL OBJECTS IN THE RADIOPHONIC EDUCATION SYSTEM IN BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)AbstractThe present study aims to analyze the communication and school objects in the Bragança Radiophonic Educational System, State of Pará, (1957-1977). The methodological composition is constituted by the Cultural History New approach that is established as a theoretical and methodological field of the representations. Therefore, the present study was found that communication and school objects were located in different institutions: the microphone was on the Educator Radio; the recorder was in the main office of the SERB, the antennas, and transmitters were in the homes of the transmitters. It is concluded that these objects are established by the edu-communication way based on this educational institution.Keywords: Communication and school objects; Radiophonic education system in Bragança – PA; Educommunication ways.COMUNICACIÓN Y OBJETOS ESCOLARES EN EL SISTEMA EDUCATIVO DE RADIO BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar la comunicación y los objetos escolares en el Sistema Educativo Radiofónico Bragança, Estado de Pará, (1957-1977). El tejido metodológico está constituido por el enfoque de la Nueva Historia Cultural que se establece como campo teórico y metodológico de las representaciones. Ante esto, se encontró que la comunicación y los objetos escolares estaban ubicados en diferentes instituciones: el micrófono fue identificado en Radio Educadora; la grabadora fue encontrada en la sede de SERB; Se han identificado antenas y transmisores en casas de transmisores. Se concluye que estos objetos constituyen los significados de la educomunicación en el corazón de esta institución educativa.Palabras clave: comunicación y objetos escolares; Sistema de educación radiofónica Bragança - PA; Direcciones de Educommunication. 
id UFMA-5_40a651719cf978a34526bf858b5f2a3d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12278
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)Objetos de comunicação e escolaresSistema Educativo Radiofônico de Bragança – PASentidos da EducomunicaçãoCultura Material EscolarO presente artigo tem como objetivo analisar os objetos de comunicação e escolares no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança, Estado do Pará, (1957-1977). A tessitura metodológica é constituída pela abordagem da Nova História Cultural que se estabelece enquanto campo teórico e metodológico das representações. Diante disso, constatou-se que os objetos de comunicação e escolares localizavam-se em diferentes instituições: o microfone foi identificado na Rádio Educadora; o gravador foi encontrado no Escritório Central do SERB; as antenas e os transmissores foram identificados nas casas dos transmissores. Conclui-se que esses objetos são constituidores dos sentidos da educomunicação no cerne desta instituição educativa.Palavras-chave: Objetos de comunicação e escolares; Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA; Sentidos da Educomunicação.COMMUNICATION AND SCHOOL OBJECTS IN THE RADIOPHONIC EDUCATION SYSTEM IN BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)AbstractThe present study aims to analyze the communication and school objects in the Bragança Radiophonic Educational System, State of Pará, (1957-1977). The methodological composition is constituted by the Cultural History New approach that is established as a theoretical and methodological field of the representations. Therefore, the present study was found that communication and school objects were located in different institutions: the microphone was on the Educator Radio; the recorder was in the main office of the SERB, the antennas, and transmitters were in the homes of the transmitters. It is concluded that these objects are established by the edu-communication way based on this educational institution.Keywords: Communication and school objects; Radiophonic education system in Bragança – PA; Educommunication ways.COMUNICACIÓN Y OBJETOS ESCOLARES EN EL SISTEMA EDUCATIVO DE RADIO BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar la comunicación y los objetos escolares en el Sistema Educativo Radiofónico Bragança, Estado de Pará, (1957-1977). El tejido metodológico está constituido por el enfoque de la Nueva Historia Cultural que se establece como campo teórico y metodológico de las representaciones. Ante esto, se encontró que la comunicación y los objetos escolares estaban ubicados en diferentes instituciones: el micrófono fue identificado en Radio Educadora; la grabadora fue encontrada en la sede de SERB; Se han identificado antenas y transmisores en casas de transmisores. Se concluye que estos objetos constituyen los significados de la educomunicación en el corazón de esta institución educativa.Palabras clave: comunicación y objetos escolares; Sistema de educación radiofónica Bragança - PA; Direcciones de Educommunication. Universidade Federal do Maranhão2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1227810.18764/2178-2229.v28n3p399-419Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 3, jul./set. 2020; 399-4192178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278/8494http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278/10565Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Rogerio AndradeCastro, Cesar Augusto2021-12-07T00:34:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12278Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:06.042828Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)
title OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)
spellingShingle OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)
Maciel, Rogerio Andrade
Objetos de comunicação e escolares
Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA
Sentidos da Educomunicação
Cultura Material Escolar
title_short OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)
title_full OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)
title_fullStr OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)
title_full_unstemmed OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)
title_sort OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)
author Maciel, Rogerio Andrade
author_facet Maciel, Rogerio Andrade
Castro, Cesar Augusto
author_role author
author2 Castro, Cesar Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Rogerio Andrade
Castro, Cesar Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de comunicação e escolares
Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA
Sentidos da Educomunicação
Cultura Material Escolar
topic Objetos de comunicação e escolares
Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA
Sentidos da Educomunicação
Cultura Material Escolar
description O presente artigo tem como objetivo analisar os objetos de comunicação e escolares no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança, Estado do Pará, (1957-1977). A tessitura metodológica é constituída pela abordagem da Nova História Cultural que se estabelece enquanto campo teórico e metodológico das representações. Diante disso, constatou-se que os objetos de comunicação e escolares localizavam-se em diferentes instituições: o microfone foi identificado na Rádio Educadora; o gravador foi encontrado no Escritório Central do SERB; as antenas e os transmissores foram identificados nas casas dos transmissores. Conclui-se que esses objetos são constituidores dos sentidos da educomunicação no cerne desta instituição educativa.Palavras-chave: Objetos de comunicação e escolares; Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA; Sentidos da Educomunicação.COMMUNICATION AND SCHOOL OBJECTS IN THE RADIOPHONIC EDUCATION SYSTEM IN BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)AbstractThe present study aims to analyze the communication and school objects in the Bragança Radiophonic Educational System, State of Pará, (1957-1977). The methodological composition is constituted by the Cultural History New approach that is established as a theoretical and methodological field of the representations. Therefore, the present study was found that communication and school objects were located in different institutions: the microphone was on the Educator Radio; the recorder was in the main office of the SERB, the antennas, and transmitters were in the homes of the transmitters. It is concluded that these objects are established by the edu-communication way based on this educational institution.Keywords: Communication and school objects; Radiophonic education system in Bragança – PA; Educommunication ways.COMUNICACIÓN Y OBJETOS ESCOLARES EN EL SISTEMA EDUCATIVO DE RADIO BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar la comunicación y los objetos escolares en el Sistema Educativo Radiofónico Bragança, Estado de Pará, (1957-1977). El tejido metodológico está constituido por el enfoque de la Nueva Historia Cultural que se establece como campo teórico y metodológico de las representaciones. Ante esto, se encontró que la comunicación y los objetos escolares estaban ubicados en diferentes instituciones: el micrófono fue identificado en Radio Educadora; la grabadora fue encontrada en la sede de SERB; Se han identificado antenas y transmisores en casas de transmisores. Se concluye que estos objetos constituyen los significados de la educomunicación en el corazón de esta institución educativa.Palabras clave: comunicación y objetos escolares; Sistema de educación radiofónica Bragança - PA; Direcciones de Educommunication. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278
10.18764/2178-2229.v28n3p399-419
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n3p399-419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278/8494
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278/10565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 3, jul./set. 2020; 399-419
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879936266240