OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar os objetos de comunicação e escolares no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança, Estado do Pará, (1957-1977). A tessitura metodológica é constituída pela abordagem da Nova História Cultural que se estabelece enquanto campo teórico e metodológico das representações. Diante disso, constatou-se que os objetos de comunicação e escolares localizavam-se em diferentes instituições: o microfone foi identificado na Rádio Educadora; o gravador foi encontrado no Escritório Central do SERB; as antenas e os transmissores foram identificados nas casas dos transmissores. Conclui-se que esses objetos são constituidores dos sentidos da educomunicação no cerne desta instituição educativa.Palavras-chave: Objetos de comunicação e escolares; Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA; Sentidos da Educomunicação.COMMUNICATION AND SCHOOL OBJECTS IN THE RADIOPHONIC EDUCATION SYSTEM IN BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)AbstractThe present study aims to analyze the communication and school objects in the Bragança Radiophonic Educational System, State of Pará, (1957-1977). The methodological composition is constituted by the Cultural History New approach that is established as a theoretical and methodological field of the representations. Therefore, the present study was found that communication and school objects were located in different institutions: the microphone was on the Educator Radio; the recorder was in the main office of the SERB, the antennas, and transmitters were in the homes of the transmitters. It is concluded that these objects are established by the edu-communication way based on this educational institution.Keywords: Communication and school objects; Radiophonic education system in Bragança – PA; Educommunication ways.COMUNICACIÓN Y OBJETOS ESCOLARES EN EL SISTEMA EDUCATIVO DE RADIO BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar la comunicación y los objetos escolares en el Sistema Educativo Radiofónico Bragança, Estado de Pará, (1957-1977). El tejido metodológico está constituido por el enfoque de la Nueva Historia Cultural que se establece como campo teórico y metodológico de las representaciones. Ante esto, se encontró que la comunicación y los objetos escolares estaban ubicados en diferentes instituciones: el micrófono fue identificado en Radio Educadora; la grabadora fue encontrada en la sede de SERB; Se han identificado antenas y transmisores en casas de transmisores. Se concluye que estos objetos constituyen los significados de la educomunicación en el corazón de esta institución educativa.Palabras clave: comunicación y objetos escolares; Sistema de educación radiofónica Bragança - PA; Direcciones de Educommunication. |
id |
UFMA-5_40a651719cf978a34526bf858b5f2a3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12278 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)Objetos de comunicação e escolaresSistema Educativo Radiofônico de Bragança – PASentidos da EducomunicaçãoCultura Material EscolarO presente artigo tem como objetivo analisar os objetos de comunicação e escolares no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança, Estado do Pará, (1957-1977). A tessitura metodológica é constituída pela abordagem da Nova História Cultural que se estabelece enquanto campo teórico e metodológico das representações. Diante disso, constatou-se que os objetos de comunicação e escolares localizavam-se em diferentes instituições: o microfone foi identificado na Rádio Educadora; o gravador foi encontrado no Escritório Central do SERB; as antenas e os transmissores foram identificados nas casas dos transmissores. Conclui-se que esses objetos são constituidores dos sentidos da educomunicação no cerne desta instituição educativa.Palavras-chave: Objetos de comunicação e escolares; Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA; Sentidos da Educomunicação.COMMUNICATION AND SCHOOL OBJECTS IN THE RADIOPHONIC EDUCATION SYSTEM IN BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)AbstractThe present study aims to analyze the communication and school objects in the Bragança Radiophonic Educational System, State of Pará, (1957-1977). The methodological composition is constituted by the Cultural History New approach that is established as a theoretical and methodological field of the representations. Therefore, the present study was found that communication and school objects were located in different institutions: the microphone was on the Educator Radio; the recorder was in the main office of the SERB, the antennas, and transmitters were in the homes of the transmitters. It is concluded that these objects are established by the edu-communication way based on this educational institution.Keywords: Communication and school objects; Radiophonic education system in Bragança – PA; Educommunication ways.COMUNICACIÓN Y OBJETOS ESCOLARES EN EL SISTEMA EDUCATIVO DE RADIO BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar la comunicación y los objetos escolares en el Sistema Educativo Radiofónico Bragança, Estado de Pará, (1957-1977). El tejido metodológico está constituido por el enfoque de la Nueva Historia Cultural que se establece como campo teórico y metodológico de las representaciones. Ante esto, se encontró que la comunicación y los objetos escolares estaban ubicados en diferentes instituciones: el micrófono fue identificado en Radio Educadora; la grabadora fue encontrada en la sede de SERB; Se han identificado antenas y transmisores en casas de transmisores. Se concluye que estos objetos constituyen los significados de la educomunicación en el corazón de esta institución educativa.Palabras clave: comunicación y objetos escolares; Sistema de educación radiofónica Bragança - PA; Direcciones de Educommunication. Universidade Federal do Maranhão2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1227810.18764/2178-2229.v28n3p399-419Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 3, jul./set. 2020; 399-4192178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278/8494http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278/10565Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Rogerio AndradeCastro, Cesar Augusto2021-12-07T00:34:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12278Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:06.042828Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977) |
title |
OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977) |
spellingShingle |
OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977) Maciel, Rogerio Andrade Objetos de comunicação e escolares Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA Sentidos da Educomunicação Cultura Material Escolar |
title_short |
OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977) |
title_full |
OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977) |
title_fullStr |
OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977) |
title_full_unstemmed |
OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977) |
title_sort |
OBJETOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLARES NO SISTEMA EDUCATIVO RADIOFÔNICO DE BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977) |
author |
Maciel, Rogerio Andrade |
author_facet |
Maciel, Rogerio Andrade Castro, Cesar Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Cesar Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Rogerio Andrade Castro, Cesar Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de comunicação e escolares Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA Sentidos da Educomunicação Cultura Material Escolar |
topic |
Objetos de comunicação e escolares Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA Sentidos da Educomunicação Cultura Material Escolar |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar os objetos de comunicação e escolares no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança, Estado do Pará, (1957-1977). A tessitura metodológica é constituída pela abordagem da Nova História Cultural que se estabelece enquanto campo teórico e metodológico das representações. Diante disso, constatou-se que os objetos de comunicação e escolares localizavam-se em diferentes instituições: o microfone foi identificado na Rádio Educadora; o gravador foi encontrado no Escritório Central do SERB; as antenas e os transmissores foram identificados nas casas dos transmissores. Conclui-se que esses objetos são constituidores dos sentidos da educomunicação no cerne desta instituição educativa.Palavras-chave: Objetos de comunicação e escolares; Sistema Educativo Radiofônico de Bragança – PA; Sentidos da Educomunicação.COMMUNICATION AND SCHOOL OBJECTS IN THE RADIOPHONIC EDUCATION SYSTEM IN BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)AbstractThe present study aims to analyze the communication and school objects in the Bragança Radiophonic Educational System, State of Pará, (1957-1977). The methodological composition is constituted by the Cultural History New approach that is established as a theoretical and methodological field of the representations. Therefore, the present study was found that communication and school objects were located in different institutions: the microphone was on the Educator Radio; the recorder was in the main office of the SERB, the antennas, and transmitters were in the homes of the transmitters. It is concluded that these objects are established by the edu-communication way based on this educational institution.Keywords: Communication and school objects; Radiophonic education system in Bragança – PA; Educommunication ways.COMUNICACIÓN Y OBJETOS ESCOLARES EN EL SISTEMA EDUCATIVO DE RADIO BRAGANÇA - PARÁ (1957-1977)ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar la comunicación y los objetos escolares en el Sistema Educativo Radiofónico Bragança, Estado de Pará, (1957-1977). El tejido metodológico está constituido por el enfoque de la Nueva Historia Cultural que se establece como campo teórico y metodológico de las representaciones. Ante esto, se encontró que la comunicación y los objetos escolares estaban ubicados en diferentes instituciones: el micrófono fue identificado en Radio Educadora; la grabadora fue encontrada en la sede de SERB; Se han identificado antenas y transmisores en casas de transmisores. Se concluye que estos objetos constituyen los significados de la educomunicación en el corazón de esta institución educativa.Palabras clave: comunicación y objetos escolares; Sistema de educación radiofónica Bragança - PA; Direcciones de Educommunication. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278 10.18764/2178-2229.v28n3p399-419 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v28n3p399-419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278/8494 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12278/10565 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 3, jul./set. 2020; 399-419 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874879936266240 |