Mediação como método de resolução de confl itos escolares, da escola Nossa Senhora de Fátima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Médard, Biembe Bakamba
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ramirez-Sánchez, Miguel Ysrrael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14762
Resumo: Este artigo tem em vista analisar a mediação escolar de confl itos e sua viabilidade na Escola da Nossa Senhora de Fátima (ENSF) na cidade da Beira em Moçambique. Nesta pesquisa a mediação escolar é concebida como um elemento importante da fi losofi a educativa e como uma oportunidade de formação pessoal e social para resolver os confl itos do dia-a-dia e promover uma cultura de paz. O estudo tem quatro objetivos específi cos: a) identifi car que tipo de confl itos ocorrem na ENSF; b) descobrir as fontes e os níveis de conflitos na ENSF; c) reconhecer a forma como são geridos confl itos na ENSF; e d) sugerir a mediação como um dos métodos de resolução de confl itos na ENSF. A conclusão deste estudo traduz-se em várias sugestões práticas, nomeadamente a criação e implementação de um Departamento de Serviços de Apoio ao Aluno (DSAA), como espaço de convívio, onde os alunos possam ter e sentir a liberdade de expressão para resolver as suas diferenças.Palavras-chave: Mediação escolar. Gestão de conflitos. Escola Nossa Senhora de Fátima. Cidade da Beira. Pesquisa em sala de aula.Mediation as a method of resolving school confl icts, the Nossa Senhora de Fátima school AbstractThis article aims to analyze the school mediation of confl icts and their viability in the School of Our Lady of Fátima (ENSF) in the city of Beira in Mozambique. In this research, school mediation is conceived as an important element of educational philosophy and as an opportunity for personal and social formation to resolve day-to-day confl icts and promote a culture of peace. The study has four specifi c objectives: a) identify what kind of conflicts occur in the NSS; b) to discover the sources and levels of conflicts in the ENSF; c) recognize the way conflicts are managed in the ENSF; and d) suggest mediation as one of the conflict resolution methods in ENSF. The conclusion of this study is translated into several practical suggestions, namely the creation and implementation of a Student Support Services Department (DSAA), as a convivial space where students can have and feel the freedom of expression to solve their differences.Keywords: School mediation. Conflict management. Nossa Senhora de Fátima school. City of Beira. Research in the classroom.Mediación como método de resolución de confl ictos escolares, de la escuela Nossa Senhora de FátimaResumenEste artigo tiene como objetivo analizar la mediación escolar de conflictos y su viabilidad en la Escuela de Nossa Senhora de Fátima (ENSF) en la ciudad de Beira en Mozambique. En esta investigación la mediación escolar es concebida como un elemento importante de la filosofía educativa y como una oportunidad de formación personal y social para resolver los conflictos del día a día y promover una cultura de paz. El estudio tiene cuatro objetivos específicos: a) identificar qué tipo de conflictos ocurren en la ENSF; b) descubrir las fuentes y los niveles de conflictos en la ENSF; c) reconocer la forma como son generados los conflictos en la ENSF; e d) sugerir la mediación como uno de los métodos de resolución de conflictos en la ENSF. La conclusión de este estudio se traduce en varias sugerencias prácticas, a través de la creación e implementación de un Departamento de Servicios de Apoyo al Alumno (DSAA), como espacio de convivio, en donde los alumnos puedan tener y sentir la libertad de expresión para resolver sus diferencias.Palabras clave: Mediación escolar. Gestión de conflictos. Escuela Nossa Senhora de Fátima. Ciudad de Beira. Investigación en el salón de clases.
id UFMA-5_42e66f1257112aac825f7b9d08602a49
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14762
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling Mediação como método de resolução de confl itos escolares, da escola Nossa Senhora de FátimaMediação escolarGestão de conflitosEscola Nossa Senhora de FátimaCidade da BeiraPesquisa em sala de aulaEste artigo tem em vista analisar a mediação escolar de confl itos e sua viabilidade na Escola da Nossa Senhora de Fátima (ENSF) na cidade da Beira em Moçambique. Nesta pesquisa a mediação escolar é concebida como um elemento importante da fi losofi a educativa e como uma oportunidade de formação pessoal e social para resolver os confl itos do dia-a-dia e promover uma cultura de paz. O estudo tem quatro objetivos específi cos: a) identifi car que tipo de confl itos ocorrem na ENSF; b) descobrir as fontes e os níveis de conflitos na ENSF; c) reconhecer a forma como são geridos confl itos na ENSF; e d) sugerir a mediação como um dos métodos de resolução de confl itos na ENSF. A conclusão deste estudo traduz-se em várias sugestões práticas, nomeadamente a criação e implementação de um Departamento de Serviços de Apoio ao Aluno (DSAA), como espaço de convívio, onde os alunos possam ter e sentir a liberdade de expressão para resolver as suas diferenças.Palavras-chave: Mediação escolar. Gestão de conflitos. Escola Nossa Senhora de Fátima. Cidade da Beira. Pesquisa em sala de aula.Mediation as a method of resolving school confl icts, the Nossa Senhora de Fátima school AbstractThis article aims to analyze the school mediation of confl icts and their viability in the School of Our Lady of Fátima (ENSF) in the city of Beira in Mozambique. In this research, school mediation is conceived as an important element of educational philosophy and as an opportunity for personal and social formation to resolve day-to-day confl icts and promote a culture of peace. The study has four specifi c objectives: a) identify what kind of conflicts occur in the NSS; b) to discover the sources and levels of conflicts in the ENSF; c) recognize the way conflicts are managed in the ENSF; and d) suggest mediation as one of the conflict resolution methods in ENSF. The conclusion of this study is translated into several practical suggestions, namely the creation and implementation of a Student Support Services Department (DSAA), as a convivial space where students can have and feel the freedom of expression to solve their differences.Keywords: School mediation. Conflict management. Nossa Senhora de Fátima school. City of Beira. Research in the classroom.Mediación como método de resolución de confl ictos escolares, de la escuela Nossa Senhora de FátimaResumenEste artigo tiene como objetivo analizar la mediación escolar de conflictos y su viabilidad en la Escuela de Nossa Senhora de Fátima (ENSF) en la ciudad de Beira en Mozambique. En esta investigación la mediación escolar es concebida como un elemento importante de la filosofía educativa y como una oportunidad de formación personal y social para resolver los conflictos del día a día y promover una cultura de paz. El estudio tiene cuatro objetivos específicos: a) identificar qué tipo de conflictos ocurren en la ENSF; b) descubrir las fuentes y los niveles de conflictos en la ENSF; c) reconocer la forma como son generados los conflictos en la ENSF; e d) sugerir la mediación como uno de los métodos de resolución de conflictos en la ENSF. La conclusión de este estudio se traduce en varias sugerencias prácticas, a través de la creación e implementación de un Departamento de Servicios de Apoyo al Alumno (DSAA), como espacio de convivio, en donde los alumnos puedan tener y sentir la libertad de expresión para resolver sus diferencias.Palabras clave: Mediación escolar. Gestión de conflictos. Escuela Nossa Senhora de Fátima. Ciudad de Beira. Investigación en el salón de clases.Universidade Federal do Maranhão2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1476210.18764/2178-2229.v27n1p349-379Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 1, jan./mar. 2020; 349-3792178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14762/7784Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMédard, Biembe BakambaRamirez-Sánchez, Miguel Ysrrael2021-01-20T22:32:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14762Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:12.485369Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv Mediação como método de resolução de confl itos escolares, da escola Nossa Senhora de Fátima
title Mediação como método de resolução de confl itos escolares, da escola Nossa Senhora de Fátima
spellingShingle Mediação como método de resolução de confl itos escolares, da escola Nossa Senhora de Fátima
Médard, Biembe Bakamba
Mediação escolar
Gestão de conflitos
Escola Nossa Senhora de Fátima
Cidade da Beira
Pesquisa em sala de aula
title_short Mediação como método de resolução de confl itos escolares, da escola Nossa Senhora de Fátima
title_full Mediação como método de resolução de confl itos escolares, da escola Nossa Senhora de Fátima
title_fullStr Mediação como método de resolução de confl itos escolares, da escola Nossa Senhora de Fátima
title_full_unstemmed Mediação como método de resolução de confl itos escolares, da escola Nossa Senhora de Fátima
title_sort Mediação como método de resolução de confl itos escolares, da escola Nossa Senhora de Fátima
author Médard, Biembe Bakamba
author_facet Médard, Biembe Bakamba
Ramirez-Sánchez, Miguel Ysrrael
author_role author
author2 Ramirez-Sánchez, Miguel Ysrrael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Médard, Biembe Bakamba
Ramirez-Sánchez, Miguel Ysrrael
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação escolar
Gestão de conflitos
Escola Nossa Senhora de Fátima
Cidade da Beira
Pesquisa em sala de aula
topic Mediação escolar
Gestão de conflitos
Escola Nossa Senhora de Fátima
Cidade da Beira
Pesquisa em sala de aula
description Este artigo tem em vista analisar a mediação escolar de confl itos e sua viabilidade na Escola da Nossa Senhora de Fátima (ENSF) na cidade da Beira em Moçambique. Nesta pesquisa a mediação escolar é concebida como um elemento importante da fi losofi a educativa e como uma oportunidade de formação pessoal e social para resolver os confl itos do dia-a-dia e promover uma cultura de paz. O estudo tem quatro objetivos específi cos: a) identifi car que tipo de confl itos ocorrem na ENSF; b) descobrir as fontes e os níveis de conflitos na ENSF; c) reconhecer a forma como são geridos confl itos na ENSF; e d) sugerir a mediação como um dos métodos de resolução de confl itos na ENSF. A conclusão deste estudo traduz-se em várias sugestões práticas, nomeadamente a criação e implementação de um Departamento de Serviços de Apoio ao Aluno (DSAA), como espaço de convívio, onde os alunos possam ter e sentir a liberdade de expressão para resolver as suas diferenças.Palavras-chave: Mediação escolar. Gestão de conflitos. Escola Nossa Senhora de Fátima. Cidade da Beira. Pesquisa em sala de aula.Mediation as a method of resolving school confl icts, the Nossa Senhora de Fátima school AbstractThis article aims to analyze the school mediation of confl icts and their viability in the School of Our Lady of Fátima (ENSF) in the city of Beira in Mozambique. In this research, school mediation is conceived as an important element of educational philosophy and as an opportunity for personal and social formation to resolve day-to-day confl icts and promote a culture of peace. The study has four specifi c objectives: a) identify what kind of conflicts occur in the NSS; b) to discover the sources and levels of conflicts in the ENSF; c) recognize the way conflicts are managed in the ENSF; and d) suggest mediation as one of the conflict resolution methods in ENSF. The conclusion of this study is translated into several practical suggestions, namely the creation and implementation of a Student Support Services Department (DSAA), as a convivial space where students can have and feel the freedom of expression to solve their differences.Keywords: School mediation. Conflict management. Nossa Senhora de Fátima school. City of Beira. Research in the classroom.Mediación como método de resolución de confl ictos escolares, de la escuela Nossa Senhora de FátimaResumenEste artigo tiene como objetivo analizar la mediación escolar de conflictos y su viabilidad en la Escuela de Nossa Senhora de Fátima (ENSF) en la ciudad de Beira en Mozambique. En esta investigación la mediación escolar es concebida como un elemento importante de la filosofía educativa y como una oportunidad de formación personal y social para resolver los conflictos del día a día y promover una cultura de paz. El estudio tiene cuatro objetivos específicos: a) identificar qué tipo de conflictos ocurren en la ENSF; b) descubrir las fuentes y los niveles de conflictos en la ENSF; c) reconocer la forma como son generados los conflictos en la ENSF; e d) sugerir la mediación como uno de los métodos de resolución de conflictos en la ENSF. La conclusión de este estudio se traduce en varias sugerencias prácticas, a través de la creación e implementación de un Departamento de Servicios de Apoyo al Alumno (DSAA), como espacio de convivio, en donde los alumnos puedan tener y sentir la libertad de expresión para resolver sus diferencias.Palabras clave: Mediación escolar. Gestión de conflictos. Escuela Nossa Senhora de Fátima. Ciudad de Beira. Investigación en el salón de clases.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14762
10.18764/2178-2229.v27n1p349-379
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14762
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v27n1p349-379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14762/7784
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 1, jan./mar. 2020; 349-379
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880667123712