DOS MODOS DE VIVER ENTRE A DIVERSIDADE E A UNIVERSALIDADE A JUVENTUDE NA ESCOLA: narrativas sobre o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salva, Sueli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martinez, Lucas da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9956
Resumo: Este artigo faz parte dos resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado e versa sobre as questões de juventude e ensino médio. O objetivo deste trabalho é compreender as possibilidades de viver a juventude no contexto escolar, considerando a relação das jovens estudantes com os colegas, com a escola e os desafios do cotidiano, com base em suas narrativas. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com base em narrativas produzidas através de entrevistas narrativas sobre as vivências no ensino médio de duas jovens estudantes do ensino superior, da Universidade Federal de Santa Maria.  As entrevistas narrativas foram analisadas a partir da análise temática que trouxe a tona tramas/categorias para organização dos dados e posteriormente pela análise estruturalista. Essas possibilidades de viver a juventude no cotidiano escolar referem-se aos processos de socialização, que se traduzem na relação dos jovens com os pares durante o percurso formativo; nos processos e expectativas de preparação para o futuro, principalmente quando a escola se coloca como uma das únicas possibilidades de mobilidade social; no enfrentamento dos desafios vividos, como a falta de oportunidades de expressão corporal e a fragilidade das relações sociais, como o Bullying e nas táticas empregadas que criam uma forma própria de viver a escola, driblando normas para tornar acontecimentos do cotidiano em ocasiões de ganho e vantagem. As narrativas de Aline e Juliana mostram que, mesmo na diversidade de experiências, elas conseguem representar as vivências e a universalidade do ser juvenil.OF WAYS OF LIVING BETWEEN DIVERSITY AND THE UNIVERSALITY OF YOUTH IN SCHOOL: narratives on high schoolAbstract: This article is part of the preliminary results of a master's research and addresses the issues of youth and high school. The objective of this work is to understand the possibilities of living the youth in the school context, considering the relation of the young students with the colleagues, with the school and the daily challenges, based on their narratives. The methodology used is of a qualitative nature based on narratives produced through narrative interviews about the experiences in high school of two young students of higher education, Federal University of Santa Maria. The narrative interviews were analyzed from the thematic analysis that brought to the fore the frames/categories for data organization and later by the structural analysis. These possibilities of living the youth in the daily school refer to the processes of socialization, which are translated in the relationship of the young with the peers during the formative course; in the processes and expectations of preparation for the future, especially when the school is one of the only possibilities for social mobility; in the face of the challenges faced, such as the lack of opportunities for corporal expression and the fragility of social relations, such as Bullying and, in the tactics employed that create a proper way of living the school, avoiding norms to make everyday events in times of gain and advantage. The narratives of Aline and Juliana show that, even in the diversity of experiences, they can represent the experiences and the universality of the youthful being.Keywords: Narratives. Youth. High school. Diversity. Universality. DE LOS MODOS DE VIVER ENTRE LA DIVERSIDAD Y LA UNIVERSALIDAD LA JUVENTUD EN LA ESCUELA: narrativas sobre la enseñanza mediaResumen: Este artículo forma parte de los resultados preliminares de una investigación de maestría y versa sobre las cuestiones de juventud y enseñanza media. El objetivo de este trabajo es comprender las posibilidades de vivir la juventud en el contexto escolar, considerando la relación de las jóvenes estudiantes con los colegas, con la escuela y los desafíos de lo cotidiano, con base en sus narrativas. La metodología utilizada es de naturaleza cualitativa con base en narrativas producidas a través de entrevistas narrativas sobre las vivencias en la enseñanza media de dos jóvenes estudiantes de la enseñanza superior de la Universidad Federal de Santa María. Las entrevistas narrativas fueron analizadas a partir del análisis temático que trajo a la luz tramas/categorías para la organización de los datos y posteriormente por el análisis estructuralista. Estas posibilidades de vivir la juventud en el cotidiano escolar se refieren a los procesos de socialización, que se traducen en la relación de los jóvenes con los pares durante el recorrido formativo; en los procesos y expectativas de preparación para el futuro, principalmente cuando la escuela se sitúa como una de las únicas posibilidades de movilidad social; en el enfrentamiento de los desafíos vividos, como la falta de oportunidades de expresión corporal y la fragilidad de las relaciones sociales, como el Bullying y, en las tácticas empleadas que crean una forma propia de vivir la escuela, driblando normas para hacer acontecimientos de lo cotidiano en ocasiones de ganancia y la ventaja. Las narrativas de Aline y Juliana muestran que, incluso en la diversidad de experiencias, ellas logran representar las vivencias y la universalidad del ser juvenil.Palabras clave: Narrativas. Juventud. Enseñanza Media. Diversidad. Universalidad.
id UFMA-5_a1051ba7fa600aaf5fe7c2c23474465d
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/9956
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling DOS MODOS DE VIVER ENTRE A DIVERSIDADE E A UNIVERSALIDADE A JUVENTUDE NA ESCOLA: narrativas sobre o ensino médioNarrativasJuventudeEnsino MédioDiversidadeUniversalidadeEste artigo faz parte dos resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado e versa sobre as questões de juventude e ensino médio. O objetivo deste trabalho é compreender as possibilidades de viver a juventude no contexto escolar, considerando a relação das jovens estudantes com os colegas, com a escola e os desafios do cotidiano, com base em suas narrativas. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com base em narrativas produzidas através de entrevistas narrativas sobre as vivências no ensino médio de duas jovens estudantes do ensino superior, da Universidade Federal de Santa Maria.  As entrevistas narrativas foram analisadas a partir da análise temática que trouxe a tona tramas/categorias para organização dos dados e posteriormente pela análise estruturalista. Essas possibilidades de viver a juventude no cotidiano escolar referem-se aos processos de socialização, que se traduzem na relação dos jovens com os pares durante o percurso formativo; nos processos e expectativas de preparação para o futuro, principalmente quando a escola se coloca como uma das únicas possibilidades de mobilidade social; no enfrentamento dos desafios vividos, como a falta de oportunidades de expressão corporal e a fragilidade das relações sociais, como o Bullying e nas táticas empregadas que criam uma forma própria de viver a escola, driblando normas para tornar acontecimentos do cotidiano em ocasiões de ganho e vantagem. As narrativas de Aline e Juliana mostram que, mesmo na diversidade de experiências, elas conseguem representar as vivências e a universalidade do ser juvenil.OF WAYS OF LIVING BETWEEN DIVERSITY AND THE UNIVERSALITY OF YOUTH IN SCHOOL: narratives on high schoolAbstract: This article is part of the preliminary results of a master's research and addresses the issues of youth and high school. The objective of this work is to understand the possibilities of living the youth in the school context, considering the relation of the young students with the colleagues, with the school and the daily challenges, based on their narratives. The methodology used is of a qualitative nature based on narratives produced through narrative interviews about the experiences in high school of two young students of higher education, Federal University of Santa Maria. The narrative interviews were analyzed from the thematic analysis that brought to the fore the frames/categories for data organization and later by the structural analysis. These possibilities of living the youth in the daily school refer to the processes of socialization, which are translated in the relationship of the young with the peers during the formative course; in the processes and expectations of preparation for the future, especially when the school is one of the only possibilities for social mobility; in the face of the challenges faced, such as the lack of opportunities for corporal expression and the fragility of social relations, such as Bullying and, in the tactics employed that create a proper way of living the school, avoiding norms to make everyday events in times of gain and advantage. The narratives of Aline and Juliana show that, even in the diversity of experiences, they can represent the experiences and the universality of the youthful being.Keywords: Narratives. Youth. High school. Diversity. Universality. DE LOS MODOS DE VIVER ENTRE LA DIVERSIDAD Y LA UNIVERSALIDAD LA JUVENTUD EN LA ESCUELA: narrativas sobre la enseñanza mediaResumen: Este artículo forma parte de los resultados preliminares de una investigación de maestría y versa sobre las cuestiones de juventud y enseñanza media. El objetivo de este trabajo es comprender las posibilidades de vivir la juventud en el contexto escolar, considerando la relación de las jóvenes estudiantes con los colegas, con la escuela y los desafíos de lo cotidiano, con base en sus narrativas. La metodología utilizada es de naturaleza cualitativa con base en narrativas producidas a través de entrevistas narrativas sobre las vivencias en la enseñanza media de dos jóvenes estudiantes de la enseñanza superior de la Universidad Federal de Santa María. Las entrevistas narrativas fueron analizadas a partir del análisis temático que trajo a la luz tramas/categorías para la organización de los datos y posteriormente por el análisis estructuralista. Estas posibilidades de vivir la juventud en el cotidiano escolar se refieren a los procesos de socialización, que se traducen en la relación de los jóvenes con los pares durante el recorrido formativo; en los procesos y expectativas de preparación para el futuro, principalmente cuando la escuela se sitúa como una de las únicas posibilidades de movilidad social; en el enfrentamiento de los desafíos vividos, como la falta de oportunidades de expresión corporal y la fragilidad de las relaciones sociales, como el Bullying y, en las tácticas empleadas que crean una forma propia de vivir la escuela, driblando normas para hacer acontecimientos de lo cotidiano en ocasiones de ganancia y la ventaja. Las narrativas de Aline y Juliana muestran que, incluso en la diversidad de experiencias, ellas logran representar las vivencias y la universalidad del ser juvenil.Palabras clave: Narrativas. Juventud. Enseñanza Media. Diversidad. Universalidad.Universidade Federal do Maranhão2018-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/995610.18764/2178-2229.v25n3p147-165Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 3, jul./set. 2018; 147-1652178-2229reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9956/5850Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalva, SueliMartinez, Lucas da Silva2018-11-28T15:37:00Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/9956Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2018-11-28T15:37Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv DOS MODOS DE VIVER ENTRE A DIVERSIDADE E A UNIVERSALIDADE A JUVENTUDE NA ESCOLA: narrativas sobre o ensino médio
title DOS MODOS DE VIVER ENTRE A DIVERSIDADE E A UNIVERSALIDADE A JUVENTUDE NA ESCOLA: narrativas sobre o ensino médio
spellingShingle DOS MODOS DE VIVER ENTRE A DIVERSIDADE E A UNIVERSALIDADE A JUVENTUDE NA ESCOLA: narrativas sobre o ensino médio
Salva, Sueli
Narrativas
Juventude
Ensino Médio
Diversidade
Universalidade
title_short DOS MODOS DE VIVER ENTRE A DIVERSIDADE E A UNIVERSALIDADE A JUVENTUDE NA ESCOLA: narrativas sobre o ensino médio
title_full DOS MODOS DE VIVER ENTRE A DIVERSIDADE E A UNIVERSALIDADE A JUVENTUDE NA ESCOLA: narrativas sobre o ensino médio
title_fullStr DOS MODOS DE VIVER ENTRE A DIVERSIDADE E A UNIVERSALIDADE A JUVENTUDE NA ESCOLA: narrativas sobre o ensino médio
title_full_unstemmed DOS MODOS DE VIVER ENTRE A DIVERSIDADE E A UNIVERSALIDADE A JUVENTUDE NA ESCOLA: narrativas sobre o ensino médio
title_sort DOS MODOS DE VIVER ENTRE A DIVERSIDADE E A UNIVERSALIDADE A JUVENTUDE NA ESCOLA: narrativas sobre o ensino médio
author Salva, Sueli
author_facet Salva, Sueli
Martinez, Lucas da Silva
author_role author
author2 Martinez, Lucas da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salva, Sueli
Martinez, Lucas da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Juventude
Ensino Médio
Diversidade
Universalidade
topic Narrativas
Juventude
Ensino Médio
Diversidade
Universalidade
description Este artigo faz parte dos resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado e versa sobre as questões de juventude e ensino médio. O objetivo deste trabalho é compreender as possibilidades de viver a juventude no contexto escolar, considerando a relação das jovens estudantes com os colegas, com a escola e os desafios do cotidiano, com base em suas narrativas. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com base em narrativas produzidas através de entrevistas narrativas sobre as vivências no ensino médio de duas jovens estudantes do ensino superior, da Universidade Federal de Santa Maria.  As entrevistas narrativas foram analisadas a partir da análise temática que trouxe a tona tramas/categorias para organização dos dados e posteriormente pela análise estruturalista. Essas possibilidades de viver a juventude no cotidiano escolar referem-se aos processos de socialização, que se traduzem na relação dos jovens com os pares durante o percurso formativo; nos processos e expectativas de preparação para o futuro, principalmente quando a escola se coloca como uma das únicas possibilidades de mobilidade social; no enfrentamento dos desafios vividos, como a falta de oportunidades de expressão corporal e a fragilidade das relações sociais, como o Bullying e nas táticas empregadas que criam uma forma própria de viver a escola, driblando normas para tornar acontecimentos do cotidiano em ocasiões de ganho e vantagem. As narrativas de Aline e Juliana mostram que, mesmo na diversidade de experiências, elas conseguem representar as vivências e a universalidade do ser juvenil.OF WAYS OF LIVING BETWEEN DIVERSITY AND THE UNIVERSALITY OF YOUTH IN SCHOOL: narratives on high schoolAbstract: This article is part of the preliminary results of a master's research and addresses the issues of youth and high school. The objective of this work is to understand the possibilities of living the youth in the school context, considering the relation of the young students with the colleagues, with the school and the daily challenges, based on their narratives. The methodology used is of a qualitative nature based on narratives produced through narrative interviews about the experiences in high school of two young students of higher education, Federal University of Santa Maria. The narrative interviews were analyzed from the thematic analysis that brought to the fore the frames/categories for data organization and later by the structural analysis. These possibilities of living the youth in the daily school refer to the processes of socialization, which are translated in the relationship of the young with the peers during the formative course; in the processes and expectations of preparation for the future, especially when the school is one of the only possibilities for social mobility; in the face of the challenges faced, such as the lack of opportunities for corporal expression and the fragility of social relations, such as Bullying and, in the tactics employed that create a proper way of living the school, avoiding norms to make everyday events in times of gain and advantage. The narratives of Aline and Juliana show that, even in the diversity of experiences, they can represent the experiences and the universality of the youthful being.Keywords: Narratives. Youth. High school. Diversity. Universality. DE LOS MODOS DE VIVER ENTRE LA DIVERSIDAD Y LA UNIVERSALIDAD LA JUVENTUD EN LA ESCUELA: narrativas sobre la enseñanza mediaResumen: Este artículo forma parte de los resultados preliminares de una investigación de maestría y versa sobre las cuestiones de juventud y enseñanza media. El objetivo de este trabajo es comprender las posibilidades de vivir la juventud en el contexto escolar, considerando la relación de las jóvenes estudiantes con los colegas, con la escuela y los desafíos de lo cotidiano, con base en sus narrativas. La metodología utilizada es de naturaleza cualitativa con base en narrativas producidas a través de entrevistas narrativas sobre las vivencias en la enseñanza media de dos jóvenes estudiantes de la enseñanza superior de la Universidad Federal de Santa María. Las entrevistas narrativas fueron analizadas a partir del análisis temático que trajo a la luz tramas/categorías para la organización de los datos y posteriormente por el análisis estructuralista. Estas posibilidades de vivir la juventud en el cotidiano escolar se refieren a los procesos de socialización, que se traducen en la relación de los jóvenes con los pares durante el recorrido formativo; en los procesos y expectativas de preparación para el futuro, principalmente cuando la escuela se sitúa como una de las únicas posibilidades de movilidad social; en el enfrentamiento de los desafíos vividos, como la falta de oportunidades de expresión corporal y la fragilidad de las relaciones sociales, como el Bullying y, en las tácticas empleadas que crean una forma propia de vivir la escuela, driblando normas para hacer acontecimientos de lo cotidiano en ocasiones de ganancia y la ventaja. Las narrativas de Aline y Juliana muestran que, incluso en la diversidad de experiencias, ellas logran representar las vivencias y la universalidad del ser juvenil.Palabras clave: Narrativas. Juventud. Enseñanza Media. Diversidad. Universalidad.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9956
10.18764/2178-2229.v25n3p147-165
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9956
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n3p147-165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9956/5850
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 3, jul./set. 2018; 147-165
2178-2229
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1825939673831178240