Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/661 |
Resumo: | O texto problematiza as perspectivas educacionais e formativo-identitárias de jovens do campo. É uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem autobiográfica, utilizando-se das entrevistas narrativas. Por meio da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010), aponta como significativo para a formação de jovens do campo a participação em movimentos sociais, como aspecto que fortalece a perspectiva do continuum para a identidade desses sujeitos. Num movimento dialógico, a inserção em movimentos sociais e culturais é muito latente no discurso emanado por esses sujeitos e denota a diversidade por eles experienciada no espaço do campo. A correlação da dimensão social e a possibilidade de inserção dos jovens nas ações comunitárias, inclusive como propositores de mudanças, são atraentes para a forma como eles vivem em sua comunidade e experienciam as diversidades.Palavras-chave: Diversidades. Juventudes. Experiências formativas. Youths: formative experiences and diversities in rural áreas The text discusses the rural youths’ educational and formative identity perspectives. It is qualitative research based on an autobiographical approach with narrative interviews. Through the Comprehensive Analysis (BERTAUX, 2010), it points out that participation in social movements as an aspect that strengthens the continuum perspective for rural youths’ identity is meaningful to their education. In a dialogical movement, their insertion in social and cultural movements is frequent in the discourse emanated from these individuals and denotes the diversity experienced by them in rural areas. The correlation between the social dimension and the possibility of young people’s integration in community actions, even as proponents of change, is attractive to the way young people live in their community and experience diversities. Keywords: Diversities. Youths. Formative experiences. |
id |
EDUL-1_f610fe74bcdfa94584b9dfa7b99a2b17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/661 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campoDiversidadesJuventudesExperiências formativas.EducaçãoDiversidadeProcessos identitáriosJuventudeO texto problematiza as perspectivas educacionais e formativo-identitárias de jovens do campo. É uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem autobiográfica, utilizando-se das entrevistas narrativas. Por meio da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010), aponta como significativo para a formação de jovens do campo a participação em movimentos sociais, como aspecto que fortalece a perspectiva do continuum para a identidade desses sujeitos. Num movimento dialógico, a inserção em movimentos sociais e culturais é muito latente no discurso emanado por esses sujeitos e denota a diversidade por eles experienciada no espaço do campo. A correlação da dimensão social e a possibilidade de inserção dos jovens nas ações comunitárias, inclusive como propositores de mudanças, são atraentes para a forma como eles vivem em sua comunidade e experienciam as diversidades.Palavras-chave: Diversidades. Juventudes. Experiências formativas. Youths: formative experiences and diversities in rural áreas The text discusses the rural youths’ educational and formative identity perspectives. It is qualitative research based on an autobiographical approach with narrative interviews. Through the Comprehensive Analysis (BERTAUX, 2010), it points out that participation in social movements as an aspect that strengthens the continuum perspective for rural youths’ identity is meaningful to their education. In a dialogical movement, their insertion in social and cultural movements is frequent in the discourse emanated from these individuals and denotes the diversity experienced by them in rural areas. The correlation between the social dimension and the possibility of young people’s integration in community actions, even as proponents of change, is attractive to the way young people live in their community and experience diversities. Keywords: Diversities. Youths. Formative experiences. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/661REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 314-3342177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/661/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabrício Oliveira daOliveira, Adelson Dias deRios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco2021-03-17T21:41:11Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/661Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:11Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo |
title |
Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo |
spellingShingle |
Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo Silva, Fabrício Oliveira da Diversidades Juventudes Experiências formativas. Educação Diversidade Processos identitários Juventude |
title_short |
Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo |
title_full |
Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo |
title_fullStr |
Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo |
title_full_unstemmed |
Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo |
title_sort |
Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo |
author |
Silva, Fabrício Oliveira da |
author_facet |
Silva, Fabrício Oliveira da Oliveira, Adelson Dias de Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Adelson Dias de Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabrício Oliveira da Oliveira, Adelson Dias de Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidades Juventudes Experiências formativas. Educação Diversidade Processos identitários Juventude |
topic |
Diversidades Juventudes Experiências formativas. Educação Diversidade Processos identitários Juventude |
description |
O texto problematiza as perspectivas educacionais e formativo-identitárias de jovens do campo. É uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem autobiográfica, utilizando-se das entrevistas narrativas. Por meio da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010), aponta como significativo para a formação de jovens do campo a participação em movimentos sociais, como aspecto que fortalece a perspectiva do continuum para a identidade desses sujeitos. Num movimento dialógico, a inserção em movimentos sociais e culturais é muito latente no discurso emanado por esses sujeitos e denota a diversidade por eles experienciada no espaço do campo. A correlação da dimensão social e a possibilidade de inserção dos jovens nas ações comunitárias, inclusive como propositores de mudanças, são atraentes para a forma como eles vivem em sua comunidade e experienciam as diversidades.Palavras-chave: Diversidades. Juventudes. Experiências formativas. Youths: formative experiences and diversities in rural áreas The text discusses the rural youths’ educational and formative identity perspectives. It is qualitative research based on an autobiographical approach with narrative interviews. Through the Comprehensive Analysis (BERTAUX, 2010), it points out that participation in social movements as an aspect that strengthens the continuum perspective for rural youths’ identity is meaningful to their education. In a dialogical movement, their insertion in social and cultural movements is frequent in the discourse emanated from these individuals and denotes the diversity experienced by them in rural areas. The correlation between the social dimension and the possibility of young people’s integration in community actions, even as proponents of change, is attractive to the way young people live in their community and experience diversities. Keywords: Diversities. Youths. Formative experiences. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/661 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/661/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 314-334 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352289021952 |