Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabrício Oliveira da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Adelson Dias de, Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/661
Resumo: O texto problematiza as perspectivas educacionais e formativo-identitárias de jovens do campo.  É uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem autobiográfica, utilizando-se das entrevistas narrativas. Por meio da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010), aponta como significativo para a formação de jovens do campo a participação em movimentos sociais, como aspecto que fortalece a perspectiva do continuum para a identidade desses sujeitos. Num movimento dialógico, a inserção em movimentos sociais e culturais é muito latente no discurso emanado por esses sujeitos e denota a diversidade por eles experienciada no espaço do campo. A correlação da dimensão social e a possibilidade de inserção dos jovens nas ações comunitárias, inclusive como propositores de mudanças, são atraentes para a forma como eles vivem em sua comunidade e experienciam as diversidades.Palavras-chave: Diversidades. Juventudes. Experiências formativas.  Youths: formative experiences and diversities in rural áreas The text discusses the rural youths’ educational and formative identity perspectives. It is qualitative research based on an autobiographical approach with narrative interviews. Through the Comprehensive Analysis (BERTAUX, 2010), it points out that participation in social movements as an aspect that strengthens the continuum perspective for rural youths’ identity is meaningful to their education. In a dialogical movement, their insertion in social and cultural movements is frequent in the discourse emanated from these individuals and denotes the diversity experienced by them in rural areas. The correlation between the social dimension and the possibility of young people’s integration in community actions, even as proponents of change, is attractive to the way young people live in their community and experience diversities. Keywords: Diversities. Youths. Formative experiences. 
id EDUL-1_f610fe74bcdfa94584b9dfa7b99a2b17
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/661
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campoDiversidadesJuventudesExperiências formativas.EducaçãoDiversidadeProcessos identitáriosJuventudeO texto problematiza as perspectivas educacionais e formativo-identitárias de jovens do campo.  É uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem autobiográfica, utilizando-se das entrevistas narrativas. Por meio da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010), aponta como significativo para a formação de jovens do campo a participação em movimentos sociais, como aspecto que fortalece a perspectiva do continuum para a identidade desses sujeitos. Num movimento dialógico, a inserção em movimentos sociais e culturais é muito latente no discurso emanado por esses sujeitos e denota a diversidade por eles experienciada no espaço do campo. A correlação da dimensão social e a possibilidade de inserção dos jovens nas ações comunitárias, inclusive como propositores de mudanças, são atraentes para a forma como eles vivem em sua comunidade e experienciam as diversidades.Palavras-chave: Diversidades. Juventudes. Experiências formativas.  Youths: formative experiences and diversities in rural áreas The text discusses the rural youths’ educational and formative identity perspectives. It is qualitative research based on an autobiographical approach with narrative interviews. Through the Comprehensive Analysis (BERTAUX, 2010), it points out that participation in social movements as an aspect that strengthens the continuum perspective for rural youths’ identity is meaningful to their education. In a dialogical movement, their insertion in social and cultural movements is frequent in the discourse emanated from these individuals and denotes the diversity experienced by them in rural areas. The correlation between the social dimension and the possibility of young people’s integration in community actions, even as proponents of change, is attractive to the way young people live in their community and experience diversities. Keywords: Diversities. Youths. Formative experiences. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/661REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 314-3342177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/661/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabrício Oliveira daOliveira, Adelson Dias deRios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco2021-03-17T21:41:11Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/661Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:11Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo
title Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo
spellingShingle Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo
Silva, Fabrício Oliveira da
Diversidades
Juventudes
Experiências formativas.
Educação
Diversidade
Processos identitários
Juventude
title_short Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo
title_full Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo
title_fullStr Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo
title_full_unstemmed Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo
title_sort Juventudes: Diversidades e Experiências Formativas no campo
author Silva, Fabrício Oliveira da
author_facet Silva, Fabrício Oliveira da
Oliveira, Adelson Dias de
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
author_role author
author2 Oliveira, Adelson Dias de
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabrício Oliveira da
Oliveira, Adelson Dias de
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidades
Juventudes
Experiências formativas.
Educação
Diversidade
Processos identitários
Juventude
topic Diversidades
Juventudes
Experiências formativas.
Educação
Diversidade
Processos identitários
Juventude
description O texto problematiza as perspectivas educacionais e formativo-identitárias de jovens do campo.  É uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem autobiográfica, utilizando-se das entrevistas narrativas. Por meio da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010), aponta como significativo para a formação de jovens do campo a participação em movimentos sociais, como aspecto que fortalece a perspectiva do continuum para a identidade desses sujeitos. Num movimento dialógico, a inserção em movimentos sociais e culturais é muito latente no discurso emanado por esses sujeitos e denota a diversidade por eles experienciada no espaço do campo. A correlação da dimensão social e a possibilidade de inserção dos jovens nas ações comunitárias, inclusive como propositores de mudanças, são atraentes para a forma como eles vivem em sua comunidade e experienciam as diversidades.Palavras-chave: Diversidades. Juventudes. Experiências formativas.  Youths: formative experiences and diversities in rural áreas The text discusses the rural youths’ educational and formative identity perspectives. It is qualitative research based on an autobiographical approach with narrative interviews. Through the Comprehensive Analysis (BERTAUX, 2010), it points out that participation in social movements as an aspect that strengthens the continuum perspective for rural youths’ identity is meaningful to their education. In a dialogical movement, their insertion in social and cultural movements is frequent in the discourse emanated from these individuals and denotes the diversity experienced by them in rural areas. The correlation between the social dimension and the possibility of young people’s integration in community actions, even as proponents of change, is attractive to the way young people live in their community and experience diversities. Keywords: Diversities. Youths. Formative experiences. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/661
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/661/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 314-334
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352289021952