EDUCAÇÃO POPULAR COMO POLÍTICA DE SAÚDE: interfaces com a formação profissional em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/7518 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste artigo é debater e problematizar a formação profissional em saúde como um dos fatores determinantes no âmbito dos limites e possibilidades da Educação Popular em Saúde, materializada na Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEP-SUS). O estudo apresenta abordagem qualitativa e tem a PNEP-SUS como ponto de partida para uma reflexão sobre aspectos da Educação Popular em Saúde e da formação profissional em saúde. São objetos de análise o texto da política na íntegra, a portaria que a institui e o plano operacional do período 2013-2015, além de textos sobre a formação profissional em saúde. Conclui-se que a implementação da Educação Popular em Saúde como política requer, necessariamente, a compreensão ampliada da saúde e de suas determinações sociais e a compreensão e promoção do diálogo, da construção coletiva, da valorização do saber popular e da emancipação. Exige, portanto, a reorientação da formação profissional em saúde, tendo como base a ruptura do paradigma de formação curativista e biologicista, pautada na disciplinaridade e na negação do senso comum.Palavras-chave: Sistema Único de Saúde. Educação Popular em Saúde. Formação profissional em saúde.POPULAR EDUCATION AS HEALTH POLICY: interface with training professional in health Abstract: The purpose of this article is to debate and discuss professional training in health as one of the determining factors within the limits and possibilities of Popular Education in Health, embodied in the National Popular Education Policy in Health in the National Health System One (PNEP-SUS). The study presents qualitative approach and has PNEP-SUS as a starting point for a reflection on aspects of Popular Health Education and of training professional in health. Are objects of analysis of political text in full, the ordinance that establishing and operating plan for the period 2013-2015, as well as texts on vocational training in health. It is concluded that the implementing of Popular Education in Health as policy necessarily requires a broader understanding of health and its social determinants and understanding and promote dialogue, collective construction, the appreciation of popular knowledge and emancipation. Therefore requires the reorientation of vocational training in health, based on the breakdown of curative education paradigm and biologicist, based on disciplinarity and denial of common sense.Keywords: Health System One. Popular Education in Health. Vocational training in health.EDUCACIÓN POPULAR COMO POLÍTICA DE SALUD: interfaces con la formación profesional en salud Resumen: El propósito de este artículo es debatir y discutir la formación profesional en salud como uno de los factores determinantes en el marco de los límites y posibilidades de la Educación Popular en Salud, materializada en la Política Nacional de Educación Popular en Salud en el Sistema Único de Salud (PNEP-SUS). El estudio presenta un enfoque cualitativo y tiene la PNEP-SUS como punto de partida para una reflexión sobre aspectos de la Educación Popular en Salud y de la formación profesional en salud. Son objetos de análisis el texto de la política en su totalidad, la ordenanza que la instituye y el plan operativo para el periodo 2013-2015, además de textos sobre la formación profesional en salud. Se concluye que la implementación de la Educación Popular en Salud como política requiere, necesariamente, la comprensión ampliada de la salud y sus determinaciones sociales y la comprensión y promoción del diálogo, de la construcción colectiva, de la valoración del conocimiento popular y de la emancipación. Exige, por lo tanto, la reorientación de la formación profesional en salud, basado en la ruptura con el paradigma de formación meramente curativa y biológica, y marcado en la disciplinariedad y en la negación del sentido común.Palabras-clave: Sistema Único de Salud. Educación Popular en Salud. Formación profesional en salud. |
id |
UFMA-5_439d7c7a8c45a68b4ac010cb9ef45f59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7518 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO POPULAR COMO POLÍTICA DE SAÚDE: interfaces com a formação profissional em saúdeSistema Único de Saúde. Educação Popular em Saúde. Formação profissional em saúde. Resumo: O objetivo deste artigo é debater e problematizar a formação profissional em saúde como um dos fatores determinantes no âmbito dos limites e possibilidades da Educação Popular em Saúde, materializada na Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEP-SUS). O estudo apresenta abordagem qualitativa e tem a PNEP-SUS como ponto de partida para uma reflexão sobre aspectos da Educação Popular em Saúde e da formação profissional em saúde. São objetos de análise o texto da política na íntegra, a portaria que a institui e o plano operacional do período 2013-2015, além de textos sobre a formação profissional em saúde. Conclui-se que a implementação da Educação Popular em Saúde como política requer, necessariamente, a compreensão ampliada da saúde e de suas determinações sociais e a compreensão e promoção do diálogo, da construção coletiva, da valorização do saber popular e da emancipação. Exige, portanto, a reorientação da formação profissional em saúde, tendo como base a ruptura do paradigma de formação curativista e biologicista, pautada na disciplinaridade e na negação do senso comum.Palavras-chave: Sistema Único de Saúde. Educação Popular em Saúde. Formação profissional em saúde.POPULAR EDUCATION AS HEALTH POLICY: interface with training professional in health Abstract: The purpose of this article is to debate and discuss professional training in health as one of the determining factors within the limits and possibilities of Popular Education in Health, embodied in the National Popular Education Policy in Health in the National Health System One (PNEP-SUS). The study presents qualitative approach and has PNEP-SUS as a starting point for a reflection on aspects of Popular Health Education and of training professional in health. Are objects of analysis of political text in full, the ordinance that establishing and operating plan for the period 2013-2015, as well as texts on vocational training in health. It is concluded that the implementing of Popular Education in Health as policy necessarily requires a broader understanding of health and its social determinants and understanding and promote dialogue, collective construction, the appreciation of popular knowledge and emancipation. Therefore requires the reorientation of vocational training in health, based on the breakdown of curative education paradigm and biologicist, based on disciplinarity and denial of common sense.Keywords: Health System One. Popular Education in Health. Vocational training in health.EDUCACIÓN POPULAR COMO POLÍTICA DE SALUD: interfaces con la formación profesional en salud Resumen: El propósito de este artículo es debatir y discutir la formación profesional en salud como uno de los factores determinantes en el marco de los límites y posibilidades de la Educación Popular en Salud, materializada en la Política Nacional de Educación Popular en Salud en el Sistema Único de Salud (PNEP-SUS). El estudio presenta un enfoque cualitativo y tiene la PNEP-SUS como punto de partida para una reflexión sobre aspectos de la Educación Popular en Salud y de la formación profesional en salud. Son objetos de análisis el texto de la política en su totalidad, la ordenanza que la instituye y el plan operativo para el periodo 2013-2015, además de textos sobre la formación profesional en salud. Se concluye que la implementación de la Educación Popular en Salud como política requiere, necesariamente, la comprensión ampliada de la salud y sus determinaciones sociales y la comprensión y promoción del diálogo, de la construcción colectiva, de la valoración del conocimiento popular y de la emancipación. Exige, por lo tanto, la reorientación de la formación profesional en salud, basado en la ruptura con el paradigma de formación meramente curativa y biológica, y marcado en la disciplinariedad y en la negación del sentido común.Palabras-clave: Sistema Único de Salud. Educación Popular en Salud. Formación profesional en salud.Universidade Federal do Maranhão2017-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/751810.18764/2178-2229.v24n2p125-138Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 2, maio/ago. 2017; 125-1382178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/7518/4632Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSthal, Hellen CristinaLeal, Cátia Regina Assis Almeida2018-09-21T13:02:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7518Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:53.491862Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO POPULAR COMO POLÍTICA DE SAÚDE: interfaces com a formação profissional em saúde |
title |
EDUCAÇÃO POPULAR COMO POLÍTICA DE SAÚDE: interfaces com a formação profissional em saúde |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO POPULAR COMO POLÍTICA DE SAÚDE: interfaces com a formação profissional em saúde Sthal, Hellen Cristina Sistema Único de Saúde. Educação Popular em Saúde. Formação profissional em saúde. |
title_short |
EDUCAÇÃO POPULAR COMO POLÍTICA DE SAÚDE: interfaces com a formação profissional em saúde |
title_full |
EDUCAÇÃO POPULAR COMO POLÍTICA DE SAÚDE: interfaces com a formação profissional em saúde |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO POPULAR COMO POLÍTICA DE SAÚDE: interfaces com a formação profissional em saúde |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO POPULAR COMO POLÍTICA DE SAÚDE: interfaces com a formação profissional em saúde |
title_sort |
EDUCAÇÃO POPULAR COMO POLÍTICA DE SAÚDE: interfaces com a formação profissional em saúde |
author |
Sthal, Hellen Cristina |
author_facet |
Sthal, Hellen Cristina Leal, Cátia Regina Assis Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Cátia Regina Assis Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sthal, Hellen Cristina Leal, Cátia Regina Assis Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Único de Saúde. Educação Popular em Saúde. Formação profissional em saúde. |
topic |
Sistema Único de Saúde. Educação Popular em Saúde. Formação profissional em saúde. |
description |
Resumo: O objetivo deste artigo é debater e problematizar a formação profissional em saúde como um dos fatores determinantes no âmbito dos limites e possibilidades da Educação Popular em Saúde, materializada na Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEP-SUS). O estudo apresenta abordagem qualitativa e tem a PNEP-SUS como ponto de partida para uma reflexão sobre aspectos da Educação Popular em Saúde e da formação profissional em saúde. São objetos de análise o texto da política na íntegra, a portaria que a institui e o plano operacional do período 2013-2015, além de textos sobre a formação profissional em saúde. Conclui-se que a implementação da Educação Popular em Saúde como política requer, necessariamente, a compreensão ampliada da saúde e de suas determinações sociais e a compreensão e promoção do diálogo, da construção coletiva, da valorização do saber popular e da emancipação. Exige, portanto, a reorientação da formação profissional em saúde, tendo como base a ruptura do paradigma de formação curativista e biologicista, pautada na disciplinaridade e na negação do senso comum.Palavras-chave: Sistema Único de Saúde. Educação Popular em Saúde. Formação profissional em saúde.POPULAR EDUCATION AS HEALTH POLICY: interface with training professional in health Abstract: The purpose of this article is to debate and discuss professional training in health as one of the determining factors within the limits and possibilities of Popular Education in Health, embodied in the National Popular Education Policy in Health in the National Health System One (PNEP-SUS). The study presents qualitative approach and has PNEP-SUS as a starting point for a reflection on aspects of Popular Health Education and of training professional in health. Are objects of analysis of political text in full, the ordinance that establishing and operating plan for the period 2013-2015, as well as texts on vocational training in health. It is concluded that the implementing of Popular Education in Health as policy necessarily requires a broader understanding of health and its social determinants and understanding and promote dialogue, collective construction, the appreciation of popular knowledge and emancipation. Therefore requires the reorientation of vocational training in health, based on the breakdown of curative education paradigm and biologicist, based on disciplinarity and denial of common sense.Keywords: Health System One. Popular Education in Health. Vocational training in health.EDUCACIÓN POPULAR COMO POLÍTICA DE SALUD: interfaces con la formación profesional en salud Resumen: El propósito de este artículo es debatir y discutir la formación profesional en salud como uno de los factores determinantes en el marco de los límites y posibilidades de la Educación Popular en Salud, materializada en la Política Nacional de Educación Popular en Salud en el Sistema Único de Salud (PNEP-SUS). El estudio presenta un enfoque cualitativo y tiene la PNEP-SUS como punto de partida para una reflexión sobre aspectos de la Educación Popular en Salud y de la formación profesional en salud. Son objetos de análisis el texto de la política en su totalidad, la ordenanza que la instituye y el plan operativo para el periodo 2013-2015, además de textos sobre la formación profesional en salud. Se concluye que la implementación de la Educación Popular en Salud como política requiere, necesariamente, la comprensión ampliada de la salud y sus determinaciones sociales y la comprensión y promoción del diálogo, de la construcción colectiva, de la valoración del conocimiento popular y de la emancipación. Exige, por lo tanto, la reorientación de la formación profesional en salud, basado en la ruptura con el paradigma de formación meramente curativa y biológica, y marcado en la disciplinariedad y en la negación del sentido común.Palabras-clave: Sistema Único de Salud. Educación Popular en Salud. Formación profesional en salud. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/7518 10.18764/2178-2229.v24n2p125-138 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/7518 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v24n2p125-138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/7518/4632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 2, maio/ago. 2017; 125-138 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874879007227904 |