CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10445 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar o estado da arte da temática criatividade e educação. De metodologia documental, este parte de levantamento das pesquisas acadêmicas desenvolvidas no Brasil, nos últimos seis anos. Os dados apresentados foram sistematizados a partir do Diretório de Grupos de Pesquisa da Capes, no Scielo, de maneira a constatar os artigos que tratam da temática, do Banco de teses e dissertações em âmbito nacional (Capes e BDTD-Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e demais sites e documentos que surgiram no decorrer dessa etapa, de maneira a garantir o rigor do referido estudo. Desta forma foram definidas como lacunas do conhecimento ainda pouco exploradas por pesquisas nacionais: o desenvolvimento de mapeamento em larga escala sobre a pesquisa em criatividade no país, o investimento na relação entre criatividade e formação docente e na formação continuada aplicada à criatividade.Palavras-chave: Criatividade e Educação. Estado da Arte. Pesquisa.CREATIVITY AND EDUCATION: possibilities of a research FieldAbstractThis article aims to present the state of the art of creativity and education. From documentary methodology, this part of survey of the academic researches developed in Brazil, in last six years. The data presented were systematized from the Directory of Research Groups of Capes, in Scielo, in order to verify the articles that deal with the subject, from the Bank of theses and dissertations at the national level (Capes and BDTD-Digital Library of Theses and Dissertations) and other sites and documents that appeared during this stage, in order to guarantee the rigor of this article. In this way, knowledge gaps that still unexplored by national research: the development of large-scale mapping on creativity research in the country, investment in the relationship between creativity and teacher training, and in continuing education applied to creativity.Keywords: Creativity and Education. State of art. Search.CREATIVIDAD Y EDUCACIÓN: posibilidades de um campo de investigaciónResumenEl presente artículo tiene por objetivo presentar el estado del arte de la temática creatividad y educación. De metodología documental, esta parte de levantamiento de las investigaciones académicas desarrolladas en Brasil, en los últimos seis años. Los datos presentados fueron sistematizados a partir del Directorio de Grupos de Investigación de Capes, en Scielo, de manera a constatar los artículos que tratan de la temática, del Banco de tesis y disertaciones a nivel nacional (Capes y BDTD-Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones y otros sitios y documentos que surgieron en el transcurso de esta etapa, de manera a garantizar el rigor del referido estudio. De esta forma se definieron como lagunas del conocimiento aún poco exploradas por investigaciones nacionales: el desarrollo de mapeo a gran escala sobre la investigación en creatividad en el país, la inversión en la relación entre creatividad y formación docente y en la formación continuada aplicada a la creatividad.Palabras clave: Creatividad y Educación. Estado del Arte. Investigación acadêmica. |
id |
UFMA-5_4920b9ce5eb03460a2b8edcf7a3151bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10445 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisaCriatividade e EducaçãoEstado da ArtePesquisaO presente artigo tem por objetivo apresentar o estado da arte da temática criatividade e educação. De metodologia documental, este parte de levantamento das pesquisas acadêmicas desenvolvidas no Brasil, nos últimos seis anos. Os dados apresentados foram sistematizados a partir do Diretório de Grupos de Pesquisa da Capes, no Scielo, de maneira a constatar os artigos que tratam da temática, do Banco de teses e dissertações em âmbito nacional (Capes e BDTD-Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e demais sites e documentos que surgiram no decorrer dessa etapa, de maneira a garantir o rigor do referido estudo. Desta forma foram definidas como lacunas do conhecimento ainda pouco exploradas por pesquisas nacionais: o desenvolvimento de mapeamento em larga escala sobre a pesquisa em criatividade no país, o investimento na relação entre criatividade e formação docente e na formação continuada aplicada à criatividade.Palavras-chave: Criatividade e Educação. Estado da Arte. Pesquisa.CREATIVITY AND EDUCATION: possibilities of a research FieldAbstractThis article aims to present the state of the art of creativity and education. From documentary methodology, this part of survey of the academic researches developed in Brazil, in last six years. The data presented were systematized from the Directory of Research Groups of Capes, in Scielo, in order to verify the articles that deal with the subject, from the Bank of theses and dissertations at the national level (Capes and BDTD-Digital Library of Theses and Dissertations) and other sites and documents that appeared during this stage, in order to guarantee the rigor of this article. In this way, knowledge gaps that still unexplored by national research: the development of large-scale mapping on creativity research in the country, investment in the relationship between creativity and teacher training, and in continuing education applied to creativity.Keywords: Creativity and Education. State of art. Search.CREATIVIDAD Y EDUCACIÓN: posibilidades de um campo de investigaciónResumenEl presente artículo tiene por objetivo presentar el estado del arte de la temática creatividad y educación. De metodología documental, esta parte de levantamiento de las investigaciones académicas desarrolladas en Brasil, en los últimos seis años. Los datos presentados fueron sistematizados a partir del Directorio de Grupos de Investigación de Capes, en Scielo, de manera a constatar los artículos que tratan de la temática, del Banco de tesis y disertaciones a nivel nacional (Capes y BDTD-Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones y otros sitios y documentos que surgieron en el transcurso de esta etapa, de manera a garantizar el rigor del referido estudio. De esta forma se definieron como lagunas del conocimiento aún poco exploradas por investigaciones nacionales: el desarrollo de mapeo a gran escala sobre la investigación en creatividad en el país, la inversión en la relación entre creatividad y formación docente y en la formación continuada aplicada a la creatividad.Palabras clave: Creatividad y Educación. Estado del Arte. Investigación acadêmica.Universidade Federal do Maranhão2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1044510.18764/2178-2229.v25n4p129-146Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 4, out./dez. 2018; 129-1462178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10445/6043Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Camila Nagem MarquesMaia, Maria Vitória Campos Mamede2019-04-24T14:51:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10445Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:01.032882Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisa |
title |
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisa |
spellingShingle |
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisa Vieira, Camila Nagem Marques Criatividade e Educação Estado da Arte Pesquisa |
title_short |
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisa |
title_full |
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisa |
title_fullStr |
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisa |
title_full_unstemmed |
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisa |
title_sort |
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisa |
author |
Vieira, Camila Nagem Marques |
author_facet |
Vieira, Camila Nagem Marques Maia, Maria Vitória Campos Mamede |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Maria Vitória Campos Mamede |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Camila Nagem Marques Maia, Maria Vitória Campos Mamede |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade e Educação Estado da Arte Pesquisa |
topic |
Criatividade e Educação Estado da Arte Pesquisa |
description |
O presente artigo tem por objetivo apresentar o estado da arte da temática criatividade e educação. De metodologia documental, este parte de levantamento das pesquisas acadêmicas desenvolvidas no Brasil, nos últimos seis anos. Os dados apresentados foram sistematizados a partir do Diretório de Grupos de Pesquisa da Capes, no Scielo, de maneira a constatar os artigos que tratam da temática, do Banco de teses e dissertações em âmbito nacional (Capes e BDTD-Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e demais sites e documentos que surgiram no decorrer dessa etapa, de maneira a garantir o rigor do referido estudo. Desta forma foram definidas como lacunas do conhecimento ainda pouco exploradas por pesquisas nacionais: o desenvolvimento de mapeamento em larga escala sobre a pesquisa em criatividade no país, o investimento na relação entre criatividade e formação docente e na formação continuada aplicada à criatividade.Palavras-chave: Criatividade e Educação. Estado da Arte. Pesquisa.CREATIVITY AND EDUCATION: possibilities of a research FieldAbstractThis article aims to present the state of the art of creativity and education. From documentary methodology, this part of survey of the academic researches developed in Brazil, in last six years. The data presented were systematized from the Directory of Research Groups of Capes, in Scielo, in order to verify the articles that deal with the subject, from the Bank of theses and dissertations at the national level (Capes and BDTD-Digital Library of Theses and Dissertations) and other sites and documents that appeared during this stage, in order to guarantee the rigor of this article. In this way, knowledge gaps that still unexplored by national research: the development of large-scale mapping on creativity research in the country, investment in the relationship between creativity and teacher training, and in continuing education applied to creativity.Keywords: Creativity and Education. State of art. Search.CREATIVIDAD Y EDUCACIÓN: posibilidades de um campo de investigaciónResumenEl presente artículo tiene por objetivo presentar el estado del arte de la temática creatividad y educación. De metodología documental, esta parte de levantamiento de las investigaciones académicas desarrolladas en Brasil, en los últimos seis años. Los datos presentados fueron sistematizados a partir del Directorio de Grupos de Investigación de Capes, en Scielo, de manera a constatar los artículos que tratan de la temática, del Banco de tesis y disertaciones a nivel nacional (Capes y BDTD-Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones y otros sitios y documentos que surgieron en el transcurso de esta etapa, de manera a garantizar el rigor del referido estudio. De esta forma se definieron como lagunas del conocimiento aún poco exploradas por investigaciones nacionales: el desarrollo de mapeo a gran escala sobre la investigación en creatividad en el país, la inversión en la relación entre creatividad y formación docente y en la formación continuada aplicada a la creatividad.Palabras clave: Creatividad y Educación. Estado del Arte. Investigación acadêmica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10445 10.18764/2178-2229.v25n4p129-146 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10445 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v25n4p129-146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10445/6043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 4, out./dez. 2018; 129-146 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874879684608000 |