FORMATIVE NARRATIVES OF TRANSEXUAL STUDENTS FROM FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Alfrancio Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ávila, Éverton Gonçalves de, Cardoso, Helma de Melo, Santos, Adriana Lohanna dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8755
Resumo: AbstractThe purpose of this text, influenced by post-critical studies, is to reflect on the formative process of transsexual students at Federal University of Sergipe. From the idea of curriculum as a cultural artifact involved in relations of power and in the production of graduated individuals, we ask: does the presence of transsexual students generate questions and destabilization of gender norms, triggering new forms of learning and negotiation regarding gender and sexuality discussions in higher education? Has the inclusion of transsexual students in higher education provoked curricular changes and methods of subjectivation? Methodologically, we use a qualitative post-critical approach, through of carrying out narratives interviews. It can be implied that the inclusion of transsexual students in the university is contributing to the beginning and development of the deconstruction of educational practices marked by the principle of normative regulation, since the university can also be a field of (un)learning of gender regulations, through the inclusion, permanence and  the destabilizations that transsexual people bring about.NARRATIVAS FORMATIVAS DE ESTUDANTES TRANSEXUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEResumoO propósito deste texto, influenciado pelos estudos pós-críticos, é refletir sobre o processo formativo de estudantes transexuais na Universidade Federal de Sergipe. A partir da ideia de currículo como um artefato cultural envolvido em relações de poder e na produção dos sujeitos, questiona-se: a presença de estudantes transexuais gera questionamentos e desestabilizações às normas de gênero, desencadeando novas formas de aprendizagens e de negociações no que se refere às discussões de gênero e sexualidades no ensino superior? A inserção de estudantes transexuais no ensino superior tem provocado mudanças curriculares e modos de subjetivação? Metodologicamente, utilizamos uma abordagem qualitativa pós-crítica, através da realização de entrevistas narrativas. Infere-se que a inserção de estudantes transexuais na universidade está contribuindo para o início e o desenvolvimento da desconstrução de práticas educativas marcadas pelo princípio da regulação normativa, visto que a universidade também pode ser um campo de (des)aprendizagens das regulações de gênero, mediante a inserção, a permanência e as desestabilizações que essas pessoas realizam.NARRATIVAS DE FORMACIÓN DE LOS ESTUDIANTES TRANSGÉNERO DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEResumenEl propósito de este texto, influenciado por los estudios post-críticos, es reflexionar sobre el proceso formativo de los estudiantes transgénero en la Universidad Federal de Sergipe. A partir de la idea de currículo como un artefacto cultural involucrado en las relaciones de poder y en la producción de los sujetos, se cuestiona: la presencia de estudiantes transexuales generar preguntas y desestabilizaciones  a las normas desestabilización de género, lo que provocó nuevas formas de aprendizajes y negociaciones  en lo que se refiere a discusiones de género y sexualidad en la educación superior? La inclusión de los estudiantes transexuales en la educación superior ha dado lugar a cambios en los programas y formas de subjetividad? Metodológicamente, se utilizó un enfoque, cualitativo post crítico mediante la realización de entrevistas narrativas. Se infiere que la inclusión de  estudiantes transexuales en la universidad está contribuyendo a la aparición y desarrollo de la deconstrucción de las prácticas educativas marcadas por el principio de regulación normativa,  ya que la universidad también puede ser una (des) aprendizajes de las relaciones de género por inserción, permanencia y desestabilización que esas personas realizan.
id UFMA-5_494b07b99d22f9ef0493ed3323f3a3d2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8755
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling FORMATIVE NARRATIVES OF TRANSEXUAL STUDENTS FROM FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPEFORMATIVE NARRATIVES OF TRANSEXUAL STUDENTS FROM FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPECurriculumGender IdentityTranssexualityCurriculumGender IdentityTranssexualityAbstractThe purpose of this text, influenced by post-critical studies, is to reflect on the formative process of transsexual students at Federal University of Sergipe. From the idea of curriculum as a cultural artifact involved in relations of power and in the production of graduated individuals, we ask: does the presence of transsexual students generate questions and destabilization of gender norms, triggering new forms of learning and negotiation regarding gender and sexuality discussions in higher education? Has the inclusion of transsexual students in higher education provoked curricular changes and methods of subjectivation? Methodologically, we use a qualitative post-critical approach, through of carrying out narratives interviews. It can be implied that the inclusion of transsexual students in the university is contributing to the beginning and development of the deconstruction of educational practices marked by the principle of normative regulation, since the university can also be a field of (un)learning of gender regulations, through the inclusion, permanence and  the destabilizations that transsexual people bring about.NARRATIVAS FORMATIVAS DE ESTUDANTES TRANSEXUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEResumoO propósito deste texto, influenciado pelos estudos pós-críticos, é refletir sobre o processo formativo de estudantes transexuais na Universidade Federal de Sergipe. A partir da ideia de currículo como um artefato cultural envolvido em relações de poder e na produção dos sujeitos, questiona-se: a presença de estudantes transexuais gera questionamentos e desestabilizações às normas de gênero, desencadeando novas formas de aprendizagens e de negociações no que se refere às discussões de gênero e sexualidades no ensino superior? A inserção de estudantes transexuais no ensino superior tem provocado mudanças curriculares e modos de subjetivação? Metodologicamente, utilizamos uma abordagem qualitativa pós-crítica, através da realização de entrevistas narrativas. Infere-se que a inserção de estudantes transexuais na universidade está contribuindo para o início e o desenvolvimento da desconstrução de práticas educativas marcadas pelo princípio da regulação normativa, visto que a universidade também pode ser um campo de (des)aprendizagens das regulações de gênero, mediante a inserção, a permanência e as desestabilizações que essas pessoas realizam.NARRATIVAS DE FORMACIÓN DE LOS ESTUDIANTES TRANSGÉNERO DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEResumenEl propósito de este texto, influenciado por los estudios post-críticos, es reflexionar sobre el proceso formativo de los estudiantes transgénero en la Universidad Federal de Sergipe. A partir de la idea de currículo como un artefacto cultural involucrado en las relaciones de poder y en la producción de los sujetos, se cuestiona: la presencia de estudiantes transexuales generar preguntas y desestabilizaciones  a las normas desestabilización de género, lo que provocó nuevas formas de aprendizajes y negociaciones  en lo que se refiere a discusiones de género y sexualidad en la educación superior? La inclusión de los estudiantes transexuales en la educación superior ha dado lugar a cambios en los programas y formas de subjetividad? Metodológicamente, se utilizó un enfoque, cualitativo post crítico mediante la realización de entrevistas narrativas. Se infiere que la inclusión de  estudiantes transexuales en la universidad está contribuyendo a la aparición y desarrollo de la deconstrucción de las prácticas educativas marcadas por el principio de regulación normativa,  ya que la universidad también puede ser una (des) aprendizajes de las relaciones de género por inserción, permanencia y desestabilización que esas personas realizan.AbstractThe purpose of this text, influenced by post-critical studies, is to reflect on the formative process of transsexual students at Federal University of Sergipe. From the idea of curriculum as a cultural artifact involved in relations of power and in the production of graduated individuals, we ask: does the presence of transsexual students generate questions and destabilization of gender norms, triggering new forms of learning and negotiation regarding gender and sexuality discussions in higher education? Has the inclusion of transsexual students in higher education provoked curricular changes and methods of subjectivation? Methodologically, we use a qualitative post-critical approach, through of carrying out narratives interviews. It can be implied that the inclusion of transsexual students in the university is contributing to the beginning and development of the deconstruction of educational practices marked by the principle of normative regulation, since the university can also be a field of (un)learning of gender regulations, through the inclusion, permanence and  the destabilizations that transsexual people bring about.NARRATIVAS FORMATIVAS DE ESTUDANTES TRANSEXUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEResumoO propósito deste texto, influenciado pelos estudos pós-críticos, é refletir sobre o processo formativo de estudantes transexuais na Universidade Federal de Sergipe. A partir da ideia de currículo como um artefato cultural envolvido em relações de poder e na produção dos sujeitos, questiona-se: a presença de estudantes transexuais gera questionamentos e desestabilizações às normas de gênero, desencadeando novas formas de aprendizagens e de negociações no que se refere às discussões de gênero e sexualidades no ensino superior? A inserção de estudantes transexuais no ensino superior tem provocado mudanças curriculares e modos de subjetivação? Metodologicamente, utilizamos uma abordagem qualitativa pós-crítica, através da realização de entrevistas narrativas. Infere-se que a inserção de estudantes transexuais na universidade está contribuindo para o início e o desenvolvimento da desconstrução de práticas educativas marcadas pelo princípio da regulação normativa, visto que a universidade também pode ser um campo de (des)aprendizagens das regulações de gênero, mediante a inserção, a permanência e as desestabilizações que essas pessoas realizam.NARRATIVAS DE FORMACIÓN DE LOS ESTUDIANTES TRANSGÉNERO DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEResumenEl propósito de este texto, influenciado por los estudios post-críticos, es reflexionar sobre el proceso formativo de los estudiantes transgénero en la Universidad Federal de Sergipe. A partir de la idea de currículo como un artefacto cultural involucrado en las relaciones de poder y en la producción de los sujetos, se cuestiona: la presencia de estudiantes transexuales generar preguntas y desestabilizaciones  a las normas desestabilización de género, lo que provocó nuevas formas de aprendizajes y negociaciones  en lo que se refiere a discusiones de género y sexualidad en la educación superior? La inclusión de los estudiantes transexuales en la educación superior ha dado lugar a cambios en los programas y formas de subjetividad? Metodológicamente, se utilizó un enfoque, cualitativo post crítico mediante la realización de entrevistas narrativas. Se infiere que la inclusión de  estudiantes transexuales en la universidad está contribuyendo a la aparición y desarrollo de la deconstrucción de las prácticas educativas marcadas por el principio de regulación normativa,  ya que la universidad también puede ser una (des) aprendizajes de las relaciones de género por inserción, permanencia y desestabilización que esas personas realizan.Universidade Federal do Maranhão2021-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8755Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 1, jan./mar. 2018; 23-332178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporenghttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8755/5302http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8755/5303Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Alfrancio FerreiraÁvila, Éverton Gonçalves deCardoso, Helma de MeloSantos, Adriana Lohanna dos2021-01-18T12:34:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8755Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:55.984544Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMATIVE NARRATIVES OF TRANSEXUAL STUDENTS FROM FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
FORMATIVE NARRATIVES OF TRANSEXUAL STUDENTS FROM FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
title FORMATIVE NARRATIVES OF TRANSEXUAL STUDENTS FROM FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
spellingShingle FORMATIVE NARRATIVES OF TRANSEXUAL STUDENTS FROM FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
Dias, Alfrancio Ferreira
Curriculum
Gender Identity
Transsexuality
Curriculum
Gender Identity
Transsexuality
title_short FORMATIVE NARRATIVES OF TRANSEXUAL STUDENTS FROM FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
title_full FORMATIVE NARRATIVES OF TRANSEXUAL STUDENTS FROM FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
title_fullStr FORMATIVE NARRATIVES OF TRANSEXUAL STUDENTS FROM FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
title_full_unstemmed FORMATIVE NARRATIVES OF TRANSEXUAL STUDENTS FROM FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
title_sort FORMATIVE NARRATIVES OF TRANSEXUAL STUDENTS FROM FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE
author Dias, Alfrancio Ferreira
author_facet Dias, Alfrancio Ferreira
Ávila, Éverton Gonçalves de
Cardoso, Helma de Melo
Santos, Adriana Lohanna dos
author_role author
author2 Ávila, Éverton Gonçalves de
Cardoso, Helma de Melo
Santos, Adriana Lohanna dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Alfrancio Ferreira
Ávila, Éverton Gonçalves de
Cardoso, Helma de Melo
Santos, Adriana Lohanna dos
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculum
Gender Identity
Transsexuality
Curriculum
Gender Identity
Transsexuality
topic Curriculum
Gender Identity
Transsexuality
Curriculum
Gender Identity
Transsexuality
description AbstractThe purpose of this text, influenced by post-critical studies, is to reflect on the formative process of transsexual students at Federal University of Sergipe. From the idea of curriculum as a cultural artifact involved in relations of power and in the production of graduated individuals, we ask: does the presence of transsexual students generate questions and destabilization of gender norms, triggering new forms of learning and negotiation regarding gender and sexuality discussions in higher education? Has the inclusion of transsexual students in higher education provoked curricular changes and methods of subjectivation? Methodologically, we use a qualitative post-critical approach, through of carrying out narratives interviews. It can be implied that the inclusion of transsexual students in the university is contributing to the beginning and development of the deconstruction of educational practices marked by the principle of normative regulation, since the university can also be a field of (un)learning of gender regulations, through the inclusion, permanence and  the destabilizations that transsexual people bring about.NARRATIVAS FORMATIVAS DE ESTUDANTES TRANSEXUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEResumoO propósito deste texto, influenciado pelos estudos pós-críticos, é refletir sobre o processo formativo de estudantes transexuais na Universidade Federal de Sergipe. A partir da ideia de currículo como um artefato cultural envolvido em relações de poder e na produção dos sujeitos, questiona-se: a presença de estudantes transexuais gera questionamentos e desestabilizações às normas de gênero, desencadeando novas formas de aprendizagens e de negociações no que se refere às discussões de gênero e sexualidades no ensino superior? A inserção de estudantes transexuais no ensino superior tem provocado mudanças curriculares e modos de subjetivação? Metodologicamente, utilizamos uma abordagem qualitativa pós-crítica, através da realização de entrevistas narrativas. Infere-se que a inserção de estudantes transexuais na universidade está contribuindo para o início e o desenvolvimento da desconstrução de práticas educativas marcadas pelo princípio da regulação normativa, visto que a universidade também pode ser um campo de (des)aprendizagens das regulações de gênero, mediante a inserção, a permanência e as desestabilizações que essas pessoas realizam.NARRATIVAS DE FORMACIÓN DE LOS ESTUDIANTES TRANSGÉNERO DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEResumenEl propósito de este texto, influenciado por los estudios post-críticos, es reflexionar sobre el proceso formativo de los estudiantes transgénero en la Universidad Federal de Sergipe. A partir de la idea de currículo como un artefacto cultural involucrado en las relaciones de poder y en la producción de los sujetos, se cuestiona: la presencia de estudiantes transexuales generar preguntas y desestabilizaciones  a las normas desestabilización de género, lo que provocó nuevas formas de aprendizajes y negociaciones  en lo que se refiere a discusiones de género y sexualidad en la educación superior? La inclusión de los estudiantes transexuales en la educación superior ha dado lugar a cambios en los programas y formas de subjetividad? Metodológicamente, se utilizó un enfoque, cualitativo post crítico mediante la realización de entrevistas narrativas. Se infiere que la inclusión de  estudiantes transexuales en la universidad está contribuyendo a la aparición y desarrollo de la deconstrucción de las prácticas educativas marcadas por el principio de regulación normativa,  ya que la universidad también puede ser una (des) aprendizajes de las relaciones de género por inserción, permanencia y desestabilización que esas personas realizan.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8755
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8755
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8755/5302
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8755/5303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 1, jan./mar. 2018; 23-33
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879109988352