A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: 13 anos depois

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Moisés Nunes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13058
Resumo: O artigo discute a escolarização de jovens e adultos trabalhadores no Brasil. O objetivo é refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à educação profissional, após 13 anos de implementação dessa oferta educacional. A pesquisa é qualitativa, desenvolvida com base em autores que discutem a temática, em pesquisa documental e em dados estatísticos produzidos por órgãos governamentais. A reflexão é importante pelo fato de que a integração da EJA com a educação profissional pode contribuir para a superação da baixa escolarização de jovens e adultos trabalhadores no país, possibilitando melhor (re)inserção no mundo do trabalho e o exercício qualificado da cidadania. Discute-se a EJA no Brasil do século XXI; aborda-se a integração da EJA com a Educação Profissional; e estabelece-se perspectivas de ampliação dessa oferta educacional. Os resultados apontam que a integração da EJA com a educação profissional nos últimos 13 anos teve um crescimento significativo por conta da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, mas muito distante da Meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação 2014-2024. Conclui-se que as ações governamentais destinadas à EJA, ainda não se constituíram em política pública de Estado, e que urge uma reflexão ético-política sobre a importância da elevação da escolaridade e da qualificação profissional dos jovens e adultos trabalhadores, como fortalecimento da educação como direito de todos os cidadãos.Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Educação profissional. Integração.YOUTH AND ADULT EDUCATION INTEGRATED WITH PROFESSIONAL EDUCATION IN BRAZIL: 13 years laterAbstractThe article discusses the education of young and working adults in Brazil. The goal is to reflect on Youth and Adult Education (EJA) integrated with professional education, after 13 years of implementation of this educational offer. The research is qualitative, developed based on authors who discuss the subject, based on a documentary research and statistical data produced by government agencies. The reflection is important because the integration of EJA with professional education can contribute to overcome the low schooling of young and working adults in the country, enabling better (re)insertion in the working world and the qualified exercise of citizenship. EJA is discussed in 21st century Brazil; It addresses the integration of EJA with Professional Education; and the prospects for expanding this educational offer are established. The results indicate that the integration of EJA with professional education in the last 13 years had a significant growth due to the expansion of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, but very distant from Target set by the National Education Plan 2014-2024. It is concluded that the governmental actions aimed at the EJA, have not yet constituted public policy of the State, and that an ethical-political reflection on the importance of the elevation of the education and the professional qualification of the working youngsters and adults, as strengthening of the education as a right of all citizens.Keywords: Youth and adult education. Professional education. Integration.EDUCACIÓN PARA JÓVENES Y ADULTOS INTEGRADA A LA FORMACIÓN PROFESIONAL EN BRASIL: 13 años despuésResumenEl artículo analiza la educación de jóvenes y adultos trabajadores en Brasil. El objetivo es reflexionar sobre la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) integrada con la educación profesional, después de 13 años de implementación de esta oferta educativa. La investigación es cualitativa y fue desarrollada tomando como base los estúdios de autores que discuten el tema, la investigación documental y los datos estadísticos producidos por agencias gubernamentales. La reflexión es importante porque la integración de EJA con la educación profesional puede contribuir a superar la baja escolaridad de los jóvenes y adultos trabajadores en el país, permitiendo una mejor (re)inserción en el mundo del trabajo y el ejercicio calificado de la ciudadanía. Se discute la EJA en el siglo XXI en Brasil; se abordan la integración de EJA con la educación profesional; y se establecen las perspectivas de ampliar esta oferta educativa. Los resultados indican que la integración de EJA con la educación profesional en los últimos 13 años tuvo un crecimiento significativo debido a la expansión de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica, pero aún está muy distante de la Meta establecida por el Plan Nacional de Educación 2014-2024. Se concluye que las acciones gubernamentales dirigidas a la EJA, aún no han constituido una política pública del Estado, y que debe haber una reflexión ético-política sobre la importancia de la elevación de la educación y la calificación profesional de los trabajadores jóvenes y adultos, como fortalecimiento de la educación como un derecho de todos los ciudadanos.Palabras clave: Educación de jóvenes y adultos. Educación profesional Integración.
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Discute-se a EJA no Brasil do século XXI; aborda-se a integração da EJA com a Educação Profissional; e estabelece-se perspectivas de ampliação dessa oferta educacional. Os resultados apontam que a integração da EJA com a educação profissional nos últimos 13 anos teve um crescimento significativo por conta da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, mas muito distante da Meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação 2014-2024. Conclui-se que as ações governamentais destinadas à EJA, ainda não se constituíram em política pública de Estado, e que urge uma reflexão ético-política sobre a importância da elevação da escolaridade e da qualificação profissional dos jovens e adultos trabalhadores, como fortalecimento da educação como direito de todos os cidadãos.Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Educação profissional. Integração.YOUTH AND ADULT EDUCATION INTEGRATED WITH PROFESSIONAL EDUCATION IN BRAZIL: 13 years laterAbstractThe article discusses the education of young and working adults in Brazil. The goal is to reflect on Youth and Adult Education (EJA) integrated with professional education, after 13 years of implementation of this educational offer. The research is qualitative, developed based on authors who discuss the subject, based on a documentary research and statistical data produced by government agencies. The reflection is important because the integration of EJA with professional education can contribute to overcome the low schooling of young and working adults in the country, enabling better (re)insertion in the working world and the qualified exercise of citizenship. EJA is discussed in 21st century Brazil; It addresses the integration of EJA with Professional Education; and the prospects for expanding this educational offer are established. The results indicate that the integration of EJA with professional education in the last 13 years had a significant growth due to the expansion of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, but very distant from Target set by the National Education Plan 2014-2024. It is concluded that the governmental actions aimed at the EJA, have not yet constituted public policy of the State, and that an ethical-political reflection on the importance of the elevation of the education and the professional qualification of the working youngsters and adults, as strengthening of the education as a right of all citizens.Keywords: Youth and adult education. Professional education. Integration.EDUCACIÓN PARA JÓVENES Y ADULTOS INTEGRADA A LA FORMACIÓN PROFESIONAL EN BRASIL: 13 años despuésResumenEl artículo analiza la educación de jóvenes y adultos trabajadores en Brasil. El objetivo es reflexionar sobre la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) integrada con la educación profesional, después de 13 años de implementación de esta oferta educativa. La investigación es cualitativa y fue desarrollada tomando como base los estúdios de autores que discuten el tema, la investigación documental y los datos estadísticos producidos por agencias gubernamentales. La reflexión es importante porque la integración de EJA con la educación profesional puede contribuir a superar la baja escolaridad de los jóvenes y adultos trabajadores en el país, permitiendo una mejor (re)inserción en el mundo del trabajo y el ejercicio calificado de la ciudadanía. Se discute la EJA en el siglo XXI en Brasil; se abordan la integración de EJA con la educación profesional; y se establecen las perspectivas de ampliar esta oferta educativa. Los resultados indican que la integración de EJA con la educación profesional en los últimos 13 años tuvo un crecimiento significativo debido a la expansión de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica, pero aún está muy distante de la Meta establecida por el Plan Nacional de Educación 2014-2024. Se concluye que las acciones gubernamentales dirigidas a la EJA, aún no han constituido una política pública del Estado, y que debe haber una reflexión ético-política sobre la importancia de la elevación de la educación y la calificación profesional de los trabajadores jóvenes y adultos, como fortalecimiento de la educación como un derecho de todos los ciudadanos.Palabras clave: Educación de jóvenes y adultos. Educación profesional Integración.Universidade Federal do Maranhão2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1305810.18764/2178-2229.v26n4p169-185Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 4, out./dez. 2019; 169-1852178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. 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The goal is to reflect on Youth and Adult Education (EJA) integrated with professional education, after 13 years of implementation of this educational offer. The research is qualitative, developed based on authors who discuss the subject, based on a documentary research and statistical data produced by government agencies. The reflection is important because the integration of EJA with professional education can contribute to overcome the low schooling of young and working adults in the country, enabling better (re)insertion in the working world and the qualified exercise of citizenship. EJA is discussed in 21st century Brazil; It addresses the integration of EJA with Professional Education; and the prospects for expanding this educational offer are established. 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El objetivo es reflexionar sobre la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) integrada con la educación profesional, después de 13 años de implementación de esta oferta educativa. La investigación es cualitativa y fue desarrollada tomando como base los estúdios de autores que discuten el tema, la investigación documental y los datos estadísticos producidos por agencias gubernamentales. La reflexión es importante porque la integración de EJA con la educación profesional puede contribuir a superar la baja escolaridad de los jóvenes y adultos trabajadores en el país, permitiendo una mejor (re)inserción en el mundo del trabajo y el ejercicio calificado de la ciudadanía. Se discute la EJA en el siglo XXI en Brasil; se abordan la integración de EJA con la educación profesional; y se establecen las perspectivas de ampliar esta oferta educativa. 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