RAZÕES HISTÓRICAS DAS FORMULAÇÕES DE JOHN DEWEY SOBRE DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biasotto, Karine
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Galter, Maria Inalva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6197
Resumo: O artigo examina a proposta educacional de John Dewey (1859-1952) no contexto histórico estadunidense no transcorrer das décadas finais do século XIX e primeira metade do século XX, ressaltando o seu entendimentosobre a democracia e a educação escolar numa sociedade complexa. Considera que as formulações do autor respondem às demandas contraditórias da sociedade da época. O grande desenvolvimento da indústria, da ciência, da tecnologia e da vida urbana favorecia a confiança no bem-estar humano numa sociedade em processo de mudança e em franco crescimento. Não obstante, o acirramento de conflitos culturais, raciais, étnicos e classistas colocava na ordem do dia o debate entre diferentes propostas de regulação das práticas individuais e coletivas. Diante desse contexto, o autor, postulou a via democrática de organização social, defendendo a escola como lócus singular de experiências educativas compartidas que devia primar pelo desenvolvimento inteligente do indivíduo de modo a favorecer o uso pleno de todas as suas capacidades. Enfim, a formação escolar do indivíduo era condição para a garantia do seu próprio bem-estar e, por conseguinte para o interesse público recíproco dos homens.Palavras-chave: Estados Unidos. John Dewey. Democracia. Educação escolar. HISTORICAL REASONS OF DEWEY’S FORMULATIONS ABOUT DEMOCRACY AND SCHOOL EDUCATIONAbstract: The article examines John Dewey’s educational proposal in the historical north-american context during the final decades of the XIX century and first half of XX century, presenting his understanding about democracy and school education in a complex society. It considers that the author’s formulations are answers to the contradictory demands of society. Huge development of industry, science, technology and urban life favored confidence in human welfare in a society undergoing a process of change and growth. Notwithstanding, cultural, racial, ethnic and classist conflicts put different proposals about regulations of individual and collective practicesals on the agenda. In light of this context, the author postulated democracy as a social organization, defending school as a singular lócus of shared educative experiences, that should focus on intelligent development of the individual in such a way as to favor the use of all capacities. Finally, the schooling of each individual was the condition to ensure his own well being and consequently, for reciprocal public interest of human beings.Keywords: United States. John Dewey. Democracy. School education.RAZONES HISTORICAS DE LAS FORMULACIONES DE JOHN DEWEY SOBRE DEMOCRACIA Y EDUCACIÓN ESCOLARResumen: El artículo examina la propuesta educacional de John Dewey (1859-1952) en el contexto histórico de los Estados Unidos en el curso de las décadas finales del siglo XIX y la primera mitad del siglo XX, con relieve a  su comprensión sobre la democracia y la educación escolar en una sociedad compleja. Se considera que las formulaciones del autor responden a las exigencias contradictorias de la sociedad del momento. El gran desarrollo de la industria, la ciencia, la tecnología y la vida urbana fomenta la confianza en el bienestar humano en una sociedad que estaba cambiando y creciendo rápidamente. Sin embargo, la intensificación de los conflictos culturales, raciales, étnicos y de clase puso en evidencia el debate entre diferentes propuestas de regulación de las prácticas individuales y colectivas. En este contexto, el autor postuló la forma democrática de organización social, defendiendo la escuela como un lócus singular de experiencias educativas compartidas que se debía primar por el desarrollo inteligente de la persona con el fin de promover un uso completo de todas sus capacidades. Por fin, la formación escolar del individuo era una condición para la garantía de su bienestar y, consecuentemente, al interés público mutuo de los hombres.Palabras clave: Estados Unidos. John Dewey. Democracia. Educación escolar.
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Não obstante, o acirramento de conflitos culturais, raciais, étnicos e classistas colocava na ordem do dia o debate entre diferentes propostas de regulação das práticas individuais e coletivas. Diante desse contexto, o autor, postulou a via democrática de organização social, defendendo a escola como lócus singular de experiências educativas compartidas que devia primar pelo desenvolvimento inteligente do indivíduo de modo a favorecer o uso pleno de todas as suas capacidades. Enfim, a formação escolar do indivíduo era condição para a garantia do seu próprio bem-estar e, por conseguinte para o interesse público recíproco dos homens.Palavras-chave: Estados Unidos. John Dewey. Democracia. Educação escolar. HISTORICAL REASONS OF DEWEY’S FORMULATIONS ABOUT DEMOCRACY AND SCHOOL EDUCATIONAbstract: The article examines John Dewey’s educational proposal in the historical north-american context during the final decades of the XIX century and first half of XX century, presenting his understanding about democracy and school education in a complex society. It considers that the author’s formulations are answers to the contradictory demands of society. Huge development of industry, science, technology and urban life favored confidence in human welfare in a society undergoing a process of change and growth. Notwithstanding, cultural, racial, ethnic and classist conflicts put different proposals about regulations of individual and collective practicesals on the agenda. In light of this context, the author postulated democracy as a social organization, defending school as a singular lócus of shared educative experiences, that should focus on intelligent development of the individual in such a way as to favor the use of all capacities. Finally, the schooling of each individual was the condition to ensure his own well being and consequently, for reciprocal public interest of human beings.Keywords: United States. John Dewey. Democracy. School education.RAZONES HISTORICAS DE LAS FORMULACIONES DE JOHN DEWEY SOBRE DEMOCRACIA Y EDUCACIÓN ESCOLARResumen: El artículo examina la propuesta educacional de John Dewey (1859-1952) en el contexto histórico de los Estados Unidos en el curso de las décadas finales del siglo XIX y la primera mitad del siglo XX, con relieve a  su comprensión sobre la democracia y la educación escolar en una sociedad compleja. Se considera que las formulaciones del autor responden a las exigencias contradictorias de la sociedad del momento. El gran desarrollo de la industria, la ciencia, la tecnología y la vida urbana fomenta la confianza en el bienestar humano en una sociedad que estaba cambiando y creciendo rápidamente. Sin embargo, la intensificación de los conflictos culturales, raciales, étnicos y de clase puso en evidencia el debate entre diferentes propuestas de regulación de las prácticas individuales y colectivas. En este contexto, el autor postuló la forma democrática de organización social, defendiendo la escuela como un lócus singular de experiencias educativas compartidas que se debía primar por el desarrollo inteligente de la persona con el fin de promover un uso completo de todas sus capacidades. Por fin, la formación escolar del individuo era una condición para la garantía de su bienestar y, consecuentemente, al interés público mutuo de los hombres.Palabras clave: Estados Unidos. John Dewey. 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